Zoológico, Zoo Safári e Jardim Botânico estão fechados para visitação após caso de febre amarela em macaco-bugio

tigre branco no zoológico de são paulo febre amarelaO Jardim Botânico de São Paulo, o Zoológico de São Paulo e o Zoo Safári estão fechados por determinação da Secretaria de Meio Ambiente, depois da descoberta de um macaco bugio morto em razão de febre amarela. Os parques ficam localizados no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, na zona sul de São Paulo.

Por prevenção, a secretaria decidiu suspender a visitação nestes locais por tempo indeterminado. De acordo com informações do governo do Estado, a Fundação Parque Zoológico de São Paulo intensificou o monitoramento das espécies nativas presentes no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, especialmente dos grupos de macacos-bugios. No parque, onde estão inseridos o Zoológico de São Paulo e o Jardim Botânico, há muitos macacos-bugios e outras espécies da fauna brasileira.

Morte por Febre Amarela

Durante uma destas buscas, em 10 de janeiro, foi encontrado um macaco-bugio morto no zoológico. O macaco não vivia em cativeiro, mas livre nas dependências do parque estadual.
Depois de análise de amostras do animal examinadas pelo Instituto Adolfo Lutz, constatou-se que o animal encontrado morreu em razão de febre amarela.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente, o Zoológico e o Zoo Safári informam que atividades internas permanecerão dentro da normalidade. A equipe técnica continuará a fazer o monitoramento dos animais do parque estadual e alguns recintos receberão tela de proteção nos próximos dias como ação preventiva contra a doença.

Em outubro, o Horto Florestal, o Parque da Cantareira e o Parque Ecológico do Tietê haviam sido fechados após a confirmação de morte de macacos em razão da febre amarela. Eles foram reabertos no último dia 10. As 17 famílias de bugios que viviam no Horto Florestal foram exterminadas.

Trata-se de uma triste notícia para os paulistanos, que perdem três importantes atrações turísticas. Mais do que isso, no entanto, revela um quadro de preocupação com a epidemia. Esperamos todos que os problemas sejam superados o quanto antes.

 

19 thoughts on “Zoológico, Zoo Safári e Jardim Botânico estão fechados para visitação após caso de febre amarela em macaco-bugio

  1. Amilton Júnior

    Triste isso que está acontecendo, ainda mais triste saber que na hora do desespero matam macacos sem nem saberem se estão infectados, acredito que as pessoas precisam se instruir um pouco mais sobre o assunto.
    Abraços 😊

  2. Sara

    Isso é lamentável, nem sei propriamente o que comentar mas lamentar pela vida desses pobres animais, vítimas de uma doença terrível. Claro que, perante o Zoológico, é uma despesa ter de encerrar as atividades mas é realmente imprescindível.

  3. Michelle Ladislau

    Oi.
    Nossa uma pena isso estar acontecendo, não só por nos mas pelos macacos também que são vitimas.
    Espero que isso passe logo para voltarmos a ter.normalidade.
    Beijos

  4. Lucimar da Silva Moreira

    Lamentável isso que está acontecendo, logo agora que está no final das férias das crianças, esses lugares são ótimos programas para as crianças. Com a febre amarela temos que tomar cuidado,espero que tudo isso se resolva, é uma pena quando se sabe da morte de um macaco, agora temos que esperar que volte o que era antes, abraços.

  5. Gabrieli Torres

    Está uma loucura tudo isso né? O pior é as pessoas quererem matar o macacos achando que são eles que transmitem essa doença.. Tomara que tudo isso acabe logo!

  6. Joana D'arc

    Oi!!
    Nossa!!! Com estes casos de febre amarela tem muitos parques sendo fechados. É preciso tomar muito cuidado e tomar a vacina.
    Bjo

  7. Beatriz

    Ultimamente os casos de febre amarela estão aumentando, espero que essa epidemia consiga ser contida. É uma pena que esses lugares estejam fechados, espero que se resolva logo. Abraços

  8. Rayanni kellsin

    Olá, tudo bem?
    Ah tão triste saber dos macacos, meu coração ficou super apertado!
    Uma pena o fechamento desses lugares, mas acho que é algo necessário ainda mais com a população que não entende nada e acha que os macacos transmitem a doença.
    Um beijo.

  9. Alice Martins

    Olá,

    Achei muito sensato fecharem o zoológico e jardim botânico, pois mesmo o animal diagnosticado com febre amarela tendo sido tirado do local, acho que é preciso um cuidado a mais, visto que a doença está se alastrando e é fatal. Espero que a situação possa ser normalizada em breve e que os estabelecimentos voltem a funcionar!

    Beijos!

  10. Barbara Novaes

    Realmente, SP está de pernas pro ar com essa febre amarela! Sou jornalista e fiz algumas matérias da região em que trabalho sobre as filas nos postos de saúde, está tudo um caos! Quanto mais anúncios de parques fechados, mais a população se desespera.

  11. Laiane Espósito

    Isso é muito triste. Eu sinto pena deles pois precisam sofrer e as vezes até morrer para nos informar que a nossa saude esta correndo risco. Me da dá uma dor no coração porque são os macacos (essas coisinhas fofas) que nos avisa dessa doença. Parabéns pelo post.
    Beijos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial