Quais países você pode visitar sem passaporte?

viajar sem passaporte

Para visitar essa incrível geleira, você não precisa de passaporte

Os viajantes brasileiros ficaram com os cabelos em pé quando o governo federal anunciou que iria suspender a confecção de passaportes por tempo indeterminado. E como viajar sem passaporte? Essa foi a pergunta que muitos se fizeram.

Hoje, a situação foi contornada, com a alocação de recursos específicos para que a Polícia Federal volte a emitir os documentos.

Mesmo assim, o susto foi grande e serve como advertência para os viajantes. A grande lição é que qualquer viagem exige um bom planejamento para evitar imprevistos como este. Não adianta reservar hotéis e passagens aéreas se o mais importante (passaporte e vistos, quando necessário) não estão prontos.

Antes de viajar, verifique se seu passaporte não expirou. Em alguns países, o documento precisa estar com prazo de validade superior a 6 meses antes da data de embarque. Por exemplo: se você vai viajar em janeiro, o prazo não pode ser anterior a julho.

Viajar sem passaporte

viajar sem passaporte

Colônia do Sacramento é uma incrível cidade histórica, que também pode ser vista sem passaporte

Caso você esteja planejando ir ao exterior, saiba que alguns países da América do Sul exigem apenas o RG (carteira de identidade). Ou seja: é possível sim viajar sem passaporte.

Mesmo assim, esses países fazem algumas exigências básicas. A primeira, claro, é que o documento precisa estar em bom estado. Se o seu está rasurado, amarrotado ou com alguma informação borrada, providencie a substituição o quanto antes.

Outra exigência é quanto à atualização do documento: ele precisa ter sido emitido a no máximo 10 anos para ser aceito. Por fim, a foto: se você estiver muito diferente da imagem que está no RG, as autoridades podem implicar.

E fique atento (a) a mais um detalhe importante: evite viagens com conexão para países que exigem passaporte. Por exemplo: se você for à Colômbia, com escala no Panamá, o documento será solicitado ainda em território brasileiro. Siga todas essas dicas e você poderá viajar sem passaporte e sem passar por apuros.

Quais são esses países?

viajar sem passaporte

Buenos Aires e Santiago: duas capitais que podem ser visitadas apenas com seu RG

Confira agora a lista dos países para onde você pode viajar sem passaporte. Uruguai, Argentina e Chile são os destinos preferidos dos brasileiros na América do Sul pela sua proximidade dos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Vinícolas, estações de esqui e estâncias estão entre as principais atrações turístias. Muitas vezes, uma viagem a estes países sai mais barata que ir ao Pantanal ou ao litoral nordestino, por exemplo.

O Paraguai, apesar de não ser um país tão famoso pelo potencial turístico, também tem seus atrativos, como Ciudad del Este, um importante centro de compras próximo de Foz do Iguaçu, as ruínas jesuíticas em Itapúa, que datam do século 17, e as cachoeiras de Monday.

Mais ao norte, estão países como Bolívia, Peru e Equador. A maior parte de suas belezas naturais estão vinculadas à cordilheira dos Andes. O território boliviano conta com o Salar de Uyuni e o Lago Titicaca, o mais alto do mundo. O Peru, por sua vez, oferece a incrível cidade inca de Machu Picchu. Os equatorianos têm orgulho de sua espetacular Rota dos Vulcões.

A incrível cidade inca de Machu Picchu, no Peru. Foto: Divulgação

A incrível cidade inca de Machu Picchu, no Peru. Foto: Divulgação

Por fim, temos os países banhados pelo Mar do Caribe. A Venezuela hoje vive um sério conflito político e não parece ser um destino recomendável no momento. Mas espere a poeira baixar e visite o arquipélago de Los Roques, com aquela areia branca e fina como talco e o mar azul, azul…

A Colômbia é hoje um destino mais seguro. Você pode visitar a incrível cidade colonial de Cartagena das Índias ou o arquipélago de San Andrés, já no Mar do Caribe.

Fotos: Fábio Mendes

28 thoughts on “Quais países você pode visitar sem passaporte?

  1. Lucimar da Silva Moreira

    Que bom ficar sabendo os países que pode viajar sem ter um passaporte, é uma boa notícia para nós brasileiros, que vamos ter a oportunidade de conhecer outros países. Conhecer Buenos Aires e Santiago é um sonho, abraços.

    1. Fábio Mendes Post author

      Buenos Aires e Santiago são ótimas cidades, Lucimar. Acabamos de voltar de Santiago e adoramos. Mas a América do Sul inteira é incrível, vale visitar. Abraços!

  2. Joana D'arc

    OI!!
    Que bom saber que não precisa de passaporte para conhecer estes países 😀
    Todos são lindos, mas quero mesmo conhecer é a cidade inca de Machu Picchu, com certeza é um lugar maravilhoso.
    bjo

    1. Fábio Mendes Post author

      E muita gente não sabe mesmo, Fernanda. E textos como esse acabam ajudando muito mais do que nós mesmos imaginamos. Abraços!

  3. Renata

    Nossa, eu não sabia que pode viajar assim sem passaporte, fiquei nuito interessada, esse tipo de post é muito legal, pois nos informa de algo que nem todos sabem né?!

    1. Fábio Mendes Post author

      Acabamos de voltar de Santiago. Quem estava com o passaporte vencido usou o RG mesmo, e tudo bem. 😉

  4. Heloisa Lofrano

    Eu tenho o sonho de conhecer muitoossss lugares! Ano passado tive a felicidade de conhecer Punta Del Este, José Ignácio, Montevideo, Buenos Aires, Canelones, Punta Ballena e Colônia de Sacramento, todos na América do Sul e me deixaram encantada!!! Lugares lindos que valeram a pena cada centavo gasto!! Se tudo der certo em 2018, Cusco lá vou eu ?✈️

    1. Fábio Mendes Post author

      A América do Sul é linda, incrível! Cada destino que visitamos nos deixa mais feliz. Vale muito a pena conhecer! Abraços e que venha Cuzco!!! 😀

  5. Amanda Caldas

    Hey!
    Que post super informativo, eu faço parte do grupo que ficou de cabelos em pé quando soube dos passaportes. Tenho muitos conhecidos no Peru e Bolívia e planejava visitá-los, tenho mais um motivo agora: APROVEITAR DO DIREITO DE IR E VIR!!!

  6. Saga Literária

    Olá, tudo bem?

    Achei bem legal a sua publicação, os locais parecem ser lindos. Então, percebi que os países que podemos visitar sem passaporte são aqueles que fazem parte do Mercosul.
    Abraços

  7. Erica Oliveira

    Eu fui uma das que fiquei enlouquecida, pq estava prestes a tirar o passaporte e bateu aquele desespero, aí fui em busca de posts e inforrmações como essas que vc passou sobre lugares que poderia ir sem o passaporte e o resultado foi paises do mercosul mesmo rs

    1. Fábio Mendes Post author

      Sim Erica. São os países da América do Sul, excluindo as Guianas. Na prática, é uma versão estendida do Mercosul. Mas são mais países do que muitos imaginam. Abraços!

    1. Fábio Mendes Post author

      Que bom que gostou, Tamara. Espero que consiga ir logo a Machu Picchu. Boa viagem e aproveite as dicas! 😉

  8. Erika Monteiro

    Oi, tudo bem? Quando os passaportes ficaram parados realmente foi um susto para muitas pessoas que iriam viajar. Mas que bom termos algumas alternativas não é mesmo? Um sonho é conhecer Buenos Aires. Beijos, Érika =^.^=

    1. Fábio Mendes Post author

      Sempre há alternativas, Erika, é só pesquisar. Nesse caso, são nove alternativas, uma melhor que a outra. Abraços!

  9. Paula Cardoso

    Oi. É Sempre bom ter em mente países onde não seja necessário passaporte. Não sabia que certos países pediam o passaporte com validade de pelo menos 6 meses. Por vezes há coisas que nos passam mesmo ao lado, não é? Adorei suas indicações, mas Buenos Aires me deixa com bichinhos na barriga 🙂
    BeijinhoBom

    1. Fábio Mendes Post author

      Pois é, Paula. Essa regra dos 6 meses pega muita gente desprevenido. Por isso, é sempre bom dar uma conferida no prazo de validade do Passaporte, por precaução. E Buenos Aires é uma cidade lindíssima, muito charmosa e especial. Beijos!

  10. Adriane Melo

    Adorei o post! Sou doida para conhecer a Colombia, eu ainda não tirei meu passaporte, bom saber que não é preciso para visitar alguns lugares.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Adriane. Aproveite a dica e vá à Colômbia, mesmo sem passaporte. Tenho certeza que será uma incrível viagem. Abraços!

  11. Alice Martins

    Olá, tudo bem?

    Eu sempre tive muita dúvida em relação aos países que poderíamos viajar sem passaporte, isto é algo realmente importante. Estou pensando em fazer uma viagem pela Argentina, Colômbia e Uruguai, então é bom saber que não precisa do passaporte. Adorei o post, muito útil!

    Beijos!

    1. Fábio Mendes Post author

      Que bom, Alice. Fico feliz de saber que te ajudamos. Aproveite e faça ótimas viagens. Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial