Deixe as desculpas de lado e viaje!

viajar mais

Veneza vista da Ponte dos Suspiros: deixar as desculpas de lado é o primeiro passo

Quando a pergunta é “O que você mais gosta de fazer nas férias?” ou “Qual a melhor maneira de relaxar?”, a resposta provavelmente conterá o verbo VIAJAR. Este é um sonho de consumo muito comum. Mas nem nem todos podem se dar ao luxo de viajar mais, certo? Errado.

É preciso desmistificar o termo “viajar” e a viagem em si. Quanto mais você perceber que é possível rodar pelo Brasil (ou pelo mundo) em circunstâncias diversas, mais você vai se libertar das amarras e se jogar. E viajar mais só vai lhe fazer bem!

Qual é a sua desculpa?


1 – Não viajo porque não tenho companhia

viajar mais

Vai viajar sozinho? Hospedar-se em hostels é uma forma de fazer amigos

Esta é uma desculpa especialmente utilizadas por mulheres que gostam de viajar, mas não encontraram a amiga ou parceiro que se encaixe no mesmo perfil. Pois bem. Você pode viajar mais, e sozinha. E a experiência será incrível. Escolha o destino evitando os mais românticos, pelo menos no início da fase “viajante solitária”. Em vez de ficar em um hotelzão, opte por um hostel. Há muitas opções bacanas, descoladas e seguras. Além de economizar, você terá a oportunidade de conhecer gente de todo o mundo. E muitas também estarão viajando sozinhas. As chances de você se enturmar e ter companhia para as visitas aos sítios históricos, museus, bares, baladas e festas são enormes.


2 – Gostaria de viajar mais, mas não tenho dinheiro

Bem vindo ao mundo da maioria dos terráqueos. De fato, não é todo mundo que tem dinheiro de sobra e pode viajar quando e para onde quiser. Para viajar, é preciso planejamento. E também colocar a viagem como prioridade. Em vez de trocar o carro anualmente, viaje mais. Escolha saídas mais baratas durante o fim de semana e assim sobrará mais dinheiro para o feriadão prolongado. Se não der para ir à Europa, escolha um destino mais barato, na América Latina ou sudeste asiático. Passeie pelo Brasil, pelo seu Estado, sua região. Não é possível bancar um hotel bacana? Há hostels ótimos mundo afora. Em quartos compartilhados, a diária pode ser uma pechincha. Quem gosta de aventura e natureza, pode acampar. E se você estiver em uma cidade grande, pode alugar um apartamento com os amigos. Há pessoas com o mesmo padrão econômico e social que você (ou até inferior), mas que viajam mais, muito mais. Por que será?

Honeycomb (1)
Coloque seu e-mail abaixo e clique em Subscribe:
E-mail:


3 – Não tenho tempo

Novamente, esta é a desculpa de muitas pessoas – e não há mentira nisso. Mas, em vez de deixar para fazer uma bela viagem apenas nas suas férias, procure outras oportunidades. É possível aproveitar uma promoção de passagem aérea e passar um fim de semana em outra cidade ou Estado. Em feriados prolongados, você pode dar uma esticadinha até algumas capitais mais famosas de nossos vizinhos, como Buenos Aires, Santiago ou Montevidéu. Estas pequenas viagens vão recarregando suas energias e, quando chegarem as férias, você não sentirá que faz um século que não viaja.

Confira 7 dicas para viajar mais e melhor

Siga os cinco passos para o seu dólar valer mais em uma viagem

Tire as suas dúvidas sobre o novo passaporte

Saiba como aproveitar melhor os feriadões

4 – Tenho filhos pequenos e é impossível pensar em viajar com eles

viajar mais

Com a criançada, qualquer construção histórica vira um lindo castelo

Vou lhe contar um segredo: viajar com crianças não é impossível. Muito pelo contrário, é delicioso. Desde, é claro, que algumas medidas sejam tomadas. O primeiro passo é respeitar o ritmo e o limite das crianças. Em vez de levar uma criança de 3 anos para uma trilha árdua, leve -a para ver o mar e brincar na areia. Crianças maiores devem ser envolvidas no planejamento da viagem. E os pais devem levar em conta atrações que agradem aos pequenos, como parques, piqueniques, museus interativos, zoológicos. E alugando um apartamento, em vez de ficar em um hotel, elas se sentirão mais à vontade. Você pode se surpreender positivamente com seus filhos.
E, claro, use a imaginação para transformar as atrações turísticas em algo interessante para as crianças. Quando visitamos construções históricas ou grandes templos, eles se transformam em castelos para nossa filha. E já se tornou um relato clássico o dia em que levamos a Carolina para conhecer o Panteão, em Roma, e ela acreditou estar na “escolinha do Mike”, o simpático personagem da animação “Universidade Monstros”, da Pixar.


Veja todas as dicas para viajar bem com crianças


Escolha os melhor hotéis para Buenos Aires

Está convencido? Com um pouco de planejamento e a consciência de que viajar é importante, você certamente irá se libertar destas desculpas e colocar o pé na estrada. Ou embarcar em um avião, um navio, um ônibus, um tuk-tuk, uma canoa…

FOTOS: ÉRICA FRANÇA E FÁBIO MENDES

Related Post

4 thoughts on “Deixe as desculpas de lado e viaje!

  1. Arthur Amaral

    Realmente, acabo sempre usando a desculpa do tempo.
    Vou tentar me programar para aproveitar melhor os feriados!
    Ótimo texto!

    1. Fábio Mendes

      Obrigado, Arthur. Os feriadões são um ótimo começo para a gente começar a se livrar das desculpas. Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial