Siena é uma parada obrigatória na Toscana

Siena

Siena é uma cidade que vale ao menos uma pequena estadia

Grande rival de Florença nos primeiros anos do Renascimento, Siena é uma cidade esplendorosa, cheia de atrativos típicos dessa lindíssima região que é a Toscana. Mas também possui seu charme próprio e características que só cabem a ela.

Siena geralmente é encarada como base para quem deseja conhecer as pequenas aldeias da Toscana. A cidade geralmente serve de ponto de partida para bate-voltas a Arezzo, Cortona, San Gimignano, Montaltino e Montepulciano, entre outras. Mas ela é fabulosa e merece ser apreciada como uma taça de Chianti, o vinho típico da região.

Se você tem poucos dias para visitar toda a região, pode dedicar ao menos dois deles para curtir a cidade. É o suficiente para conhecer o básico, se encantar e querer ficar um pouco mais. Por que não mais uns diazinhos em Siena?

Se essa for sua opção, nós reservamos algumas dicas para que aproveite ao máximo a estada na cidade.

Leia mais
Veneza, guia básico para iniciantes
Florença: conheça o caminho das pedras
Milão: tudo o que você precisa saber sobre a cidade

Quando ir
Como acontece em boa parte da Itália, a melhor época para visita-la é entre abril e maio e de setembro a outubro. As temperaturas estão mais amenas nesta época do ano e o número de turistas é bem menor.

O grande evento de Siena é o Palio, uma corrida de cavalos que ocorre desde o século 17 e é sempre realizada em agosto. A cidade transborda de gente nesse período, os hotéis ficam abarrotados e os preços sobem consideravelmente. Por isso, a menos que você queira MUITO acompanhar esse evento, convém evitar a cidade a todo custo nesta época.

Onde ficar

Siena

A Casa Buonsignori é uma excelente opção de hospedagem

Siena não é muito grande e, portanto, não há muito segredo sobre a melhor região para se hospedar. Com uma boa pesquisa em sites como VRBO você pode encontrar até mesmo quartos em grandes fazendas nos arredores da cidade, com vistas deslumbrantes.
Em nossa estada, ficamos na Casa Buonsignori, um apartamento localizado em um edifício do século 16, muito próximo do Duomo e em frente à Pinacoteca Nacional. O local é tocado pelos irmãos Kathleen e Nicholas Furi (não, não é o personagem da Marvel), muito simpáticos e atenciosos. A Kathleen sempre passeia pelo Brasil e, por isso, fala muito bem o português. Como se não bastasse, o local é espaçoso, aconchegante e bacana (tem até um piano). Recomendamos o apê fortemente.

Mais: como alugar apartamento de temporada

Como chegar
Como quase todas as cidades da Itália, Siena é coberta pela rede ferroviária da Trenitália, com rotas para Florença, Roma e outras cidades. No entanto, o preço é salgado e a estação fica fora do centro histórico. A melhor pedida, neste caso, é chegar de ônibus: de Florença sai um a cada 40 minutos, por menos de 10 euros. Além de mais barato, o ponto final fica ao lado do centro histórico, bem mais acessível.

Atrações principais
Siena oferece opções suficientes para passar alguns dias sem se entediar. A enorme quantidade de edifícios históricos, obras de arte e, principalmente, mirantes, é garantia de deleite. Confira alguns desses pontos obrigatórios:

Piazza del Campo

Siena

O cair da tarde na Piazza del Campo é um espetáculo à parte

A Pizza del Campo é o coração de Siena. Trata-se de um largo inclinado, espaçoso e que oferece diferentes ângulos de apreciação. Ao centro há o estupendo Palazzo Comunale e seu museu cívico, repleto de tesouros artísticos e arqueológicos do período dourado da cidade. A Torre de Mangia é o principal mirante da cidade e permite uma vista extraordinária da região. E há ainda a famosa Fonte Gaia, símbolo máximo do estupendo sistema de distribuição de água construída no início do século 15 e que funciona até hoje.

Pinacoteca nacional
O imponente edifício está localizado a poucos quarteirões do Duomo e abriga uma preciosa coleção de arte sienense e toscana dos séculos 14 e 15, em que o esplendor da República de Siena ainda não havia sido varrida pela peste. Documentos históricos desse período também são encontrados no edifício.

Duomo

Siena

O Duomo de Siena é uma construção fabulosa, por fora e principalmente por dentro

A fabulosa catedral de Siena é uma das construções mais impressionantes de toda a Toscana. Projetada ainda no comecinho do século 13, ela é quase que totalmente coberta de mármore preto e branco. O teto é forrado com os bustos de 172 papas e 36 imperadores. Mas o mais impressionante é o piso. Um mosaico de obras de arte que levou 200 anos para ser concluído e custou o suor de 40 artistas, incluindo nomes como Pinturicchio. São ao todo 56 painéis, alguns deles enfeitando túmulos de papas, cardeais e monarcas. Trata-se de um trabalho tão delicado que permanece coberto a maior parte do tempo, sendo liberado para visitação apenas quatro semanas por ano. Nós tivemos o privilégio de conferir e fizemos um post sobre essa impressionante atração.

Basílica de San Domenico

Siena

A Basílica de San Domenico é uma das construções mais belas de Siena

Uma das mais impressionantes construções religiosas de Siena, a Basílica de San Domenico está estrategicamente instalada próximo aos muros da cidade. Vista das torres e mirantes da cidade, se destaca graciosamente entre a vegetação nativa e os edifícios ocre. Trata-se de uma imponente construção gótica que surgiu ainda no século 13. Entre as obras de arte mais impactantes de seu interior, estão “Madonna e o Filho”, de Francesco di Vannuccio, e “O Nascimento da Virgem”, de Alessandro Casolani, que datam do Renascimento.

Palazzo Salimbeni

Siena

Bandini dá as boas vindas

Construído no século 14 pela família Salimbeni, trata-se de uma ampliação do antigo palacete que ali havia, e que data de dois séculos antes. Foi utilizado como dependência administrativa da República de Siena e hoje é sede do Banco Monte dei Paschi di Siena.

Logo à entrada, se destaca a estátua de Sallustio Bandini, importante figura da história local. Bandini foi um educador jesuíta mas também economista e teve atuação política intensa no final do século 17 e no século 18.

O Palazzo Salimbeni se mistura a outras construções, como os palácios Santucci e Spannocchi. No local são realizados vários eventos culturais, além de abrigar uma importante pinacoteca, com obras de grandes nomes como Pietro Lorenzetti, Alessandro Franchi e, principalmente, Jacopo della Quercia.

Orto Botanico
Os jardins artificiais, criados ainda no século 19, pertencem hoje à Universidade de Siena e abrigam uma belíssima coleção. Com uma área de 2,5 hectares, é dividido em três grandes seções, sendo uma delas dedicadas à flora de toda a Toscana, incluindo ervas aromáticas que fazem a fama da região. Uma ala de plantas aquáticas e outra de árvores frutíferas e cactos completam a lista. A entrada do Orto fica na Piazza Santo Agostino, próximo à Porta Tufi, uma das antigas saídas da cidade. A entrada custa 8 euros entre julho e março, enquanto de março a junho o ingresso sobe para 9 euros. Para quem vai com crianças, vale comprar o passe familiar, a partir de 20 euros, para casais com filhos de 6 a 14 anos.

Fortezza Medicea

Siena

A fortaleza tornou-se um jardim agradável, com uma bela vista da cidade.

A imponente fortaleza começou a ser construída em 1561, quando Florença já havia vencido a queda de braço com Siena pela hegemonia da Toscana. Em 1937, o local foi convertido em um jardim público e é um dos lugares mais agradáveis para se caminhar. Além das belas alamedas, a construção também serve como um mirante, oferecendo uma vista excelente das mais altas construções da cidade. O local também sedia exposições temporárias e ainda é a sede da Enoteca Italiana, abrigando mais de 1.500 rótulos nacionais.

FOTOS: ÉRICA FRANÇA E FÁBIO MENDES

Related Post

7 thoughts on “Siena é uma parada obrigatória na Toscana

    1. Fábio Mendes Post author

      Dia desses assisti um filme passado em Siena. É daquelas cidades que você visita uma vez e lembra o resto da vida!

  1. Hosting

    Uma boa dica de hospedagem e ficar, em vez de hostels em Siena , em uma pensao ou B B. Tem otimo custo-beneficio e vao dar um clima caseiro super aconchegante a sua estadia.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial