Em Santos, vá à Pinacoteca Benedito Calixto

Um casarão do início do século XX por si só merece atenção. Quando está de frente para o mar, é ainda mais intrigante. E, se abriga coleções de arte e quadros de um importante pintor paulista, o passeio é obrigatório. Esta é a Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos.

Trata-se de uma excelente opção para o turista, tanto em um dia de chuva como sendo parte de um roteiro cultural pelo município.

O primeiro piso do casarão é o espaço para as exposições temporárias. Mas belo mesmo são os vitrais do salão principal, que também conta com um piano da época em que o prédio era uma casa.

No piso intermediário, há informações históricas sobre o casarão.

As telas e aquarelas do artista que lhe empresta o nome estão expostas no segundo piso. Em uma sala, retratos; em outras, pinturas de portos e da orla da praia; e ainda, ensaios de pinturas feitas em igrejas do Estado de São Paulo. A Pinacoteca Benedito Calixto também conta com uma bela vista do jardim da praia.

Benedito Calixto nasceu em Itanhaém, em 1853.

História
O conhecido Casarão Branco foi construído pelo alemão Anton Carl Dick em 1900 e habitado pela família alemã por dez anos. Depois, o imóvel foi vendido ao exportador de café Francisco da Costa Pires, que ali viveu com sua família até 1913. Neste ano, por dificuldades financeiras, a família se desfez do imóvel, que passou a abrigar um asilo.

Em 1921, Costa Pires comprou de volta a casa e fez uma grande reforma. Ali viveu até 1935, quando o vendeu novamente. A Prefeitura de Santos, para garantir a preservação do patrimônio, declarou o imóvel de utilidade pública. Hoje ele é tombado como patrimônio histórico.

No fundo do terreno, funciona hoje também a casa do projeto Livro Livre. Mais informações sobre a Pinacoteca Benedito Calixto estão aqui.

Serviço:
Endereço: Avenida Bartolomeu de Gustão, 15, Boqueirão – Santos
Funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 18h
Entrada gratuita

P.S. – Dada a arquitetura da casa, o passeio não é indicado para deficientes físicos e crianças, pela falta de acessibilidade.

TEXTO: ÉRICA FRANÇA
FOTOS: FÁBIO MENDES

Leia Mais sobre Santos:

Orquidário

Bonde no Centro Histórico

Museu do Mar e Marítimo

Aquário de Santos

Bolsa do Café

Receba os posts do Viajante em Tempo Integral por e-mail

Related Post

One thought on “Em Santos, vá à Pinacoteca Benedito Calixto

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial