Santo Antônio de Lisboa: o recanto mais charmoso e o melhor por do sol de Floripa

Restaurantes e lojas de artesanato ocupam o casario dos séculos XVII e XVIII

Restaurantes e lojas de artesanato ocupam o casario dos séculos XVII e XVIII

O distrito de Santo Antônio de Lisboa é um recanto especial nessa ilha paradisíaca que é Florianópolis. Fundada em 1698, com o nome de Nossa Senhora das Necessidades de Praia Comprida, cresceu no século XVIII com a chegada de imigrantes dos Açores (arquipélago colonizado por Portugal e localizado no litoral africano). Hoje, é um ponto turístico charmoso da capital catarinense, com suas lojas de artesanato e restaurantes.

Santo Antônio de Lisboa se manteve como um importante ponto de preservação histórica da cidade. Muitas das casas construídas e ocupadas pelos açorianos, nos séculos XVII e XVIII, continuam de pé.

Entre as mais antigas e importantes construções, está a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, erguida na década de 1750. Tombada como patrimônio histórico do Estado, está em funcionamento até hoje e é um dos raros exemplos de preservação do barroco no sul do Brasil.

Os passeios pelo distrito estão entre os mais deliciosos programas para se fazer na cidade. Caminhar entre o casario antigo se torna ainda mais interessante porque muitas das antigas residências deram espaço para lojinhas de artesanato e souvenires. Alguns produtos vendidos ali reproduzem a arte dos antigos açorianos, mas há também as conhecidas lembranças que remetem a outros recantos de Florianópolis.

Santo Antônio de Lisboa

Na pracinha central, a história é contada aos visitantes

Nem é preciso se preocupar com a alimentação durante o passeio, já que o distrito abriga alguns dos melhores restaurantes da cidade. A maioria é especializada em frutos do mar e serve pratos deliciosos como ostras gratinadas, polvo ao molho tarê e tainha grelhada. Mas quem procura pratos como paella não vai se decepcionar.

Em nosso passeio, conhecemos o aconchegante Villa do Porto,  instalado em um edifício construído em 1840 e que serviu de hospedagem para o imperador D. Pedro II. Outras opções são o Rosso Restro e o Bate Ponto, todos com vista para o mar.

E por falar em mar, a praia de Santo Antônio de Lisboa é um dos melhores locais em Florianópolis para apreciar o por do sol. A estreita faixa de areia, somada aos barcos ancorados ali perto, formam um cenário perfeito para encerrar um gostoso dia de passeio. Ou, mesmo, para iniciar uma noite animada.

Santo Antônio de Lisboa é um dos melhores lugares para apreciar o por do sol

Santo Antônio de Lisboa é um dos melhores lugares para apreciar o por do sol

FOTOS: FÁBIO MENDES


Leia mais:

– Praia da Daniela

Related Post

11 thoughts on “Santo Antônio de Lisboa: o recanto mais charmoso e o melhor por do sol de Floripa

  1. Nique

    Que lugar lindo, realmente um Senhor Pôr do Sol né? Adorei as fotos, vc com essas viagens só me deixa com mais vontade de viajar e conhecer esse mundão!

    1. Fábio Mendes Post author

      Alessandra. Esse lugar se tornou um dos meus preferidos em Floripa. É mesmo muito agradável, vale e muito a pena visitar. Beijos!!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial