Ouro Preto: Museu da Inconfidência

inconfidência

Se você se interessa pela história do Brasil, um passeio obrigatório em Ouro Preto é o Museu da Inconfidência. Porque ali, o que você vê não é apenas a história desta revolta separatista de nosso período colonial. No interior da antiga Casa de Câmara e Cadeia da Vila Rica, há objetos da vida social do Brasil colonial dos séculos XVIII e XIX.

O prédio é lindo, bem no centro da praça Tiradentes, imponente e deslumbrante. Primeiro, o prédio serviu para a Câmara e para a cadeia da Vila Rica, primeira capital do Brasil. Depois, abrigou uma penitenciária estadual. E se transformou em museu a partir da decisão do então presidente Getúlio Vargas, na década de 30, de trazer os restos mortais ao Brasil, de inconfidentes que morreram no degredo na África. Ali, se instalou o Panteão dos Inconfidentes.

Tiradentes, o mais famoso dos Inconfidentes, não está no museu. Mas outros 16 integrantes do movimento repousam no panteão, como Tomás Antônio Gonzaga e Inácio José de Alvarenga Peixoto. Em 2011, foram sepultados Domingo Vidal Barbosa, João Dias da Mota e José Rezende Costa, que tiveram suas ossadas identificadas após décadas de pesquisas.

inconfidência

E se você leu o livro Marília de Dirceu no colégio, de Tomás Antônio Gonzaga, vai se emocionar ao se deparar com o túmulo da própria, Maria Dorotéa Joaquina de Seixas, brasileira de quem o poeta português fora noivo.

No primeiro andar, há objetos da época da mineração em Ouro Preto e região, além do Panteão dos Andradas. No andar superior, há peças que tratam da religião em Minas Gerais, com relicários e obras de Aleijadinho, além de mobiliário da época do Brasil colonial.

O museu conta com uma loja de souvenir, um café e ainda tem armários para você guardar seus pertences. Não é permitido visitar o museu com bolsa ou mochila.

Na praça onde fica o museu, a efervescência cultural é grande. Em julho, ela abriga os shows e demais atrações do Festival de Inverno de Ouro Preto. Ao longo do ano, dá lugar a apresentações culturais e artísticas diversas.

inconfidência

Serviço
O Museu da Inconfidência funciona de terça a domingo, das 12h às 18h. Os ingressos são vendidos até as 17h30 e custam R$ 8 (meia-entrada: R$ 4).

Não é permitido fotografar ou filmar no interior do museu.

Mais Informações podem ser obtidas aqui.

TEXTO E FOTOS: ÉRICA FRANÇA 

Leia mais:

Ouro Preto: Basílica Nossa Senhora do Pilar

Ouro Preto: o que ver

Congonhas do Campo

Trem de Ouro Preto a Mariana

São João del Rei

Tiradentes

Belo Horizonte

Inhotim

 

Related Post

One thought on “Ouro Preto: Museu da Inconfidência

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial