O que fazer na sua primeira viagem a Roma

o que fazer em roma

Você já se perguntou o que fazer em Roma, destino que habita os sonhos de quase todo viajante? A cidade figura entre as 10 mais visitadas do mundo e está entre uma das mais amadas por artistas, escritores e cineastas. Se Roma está ou já esteve entre seus sonhos de consumo, você provavelmente já se perguntou o que fazer em uma primeira viagem à cidade. Será que dá tempo de ver tudo? Como faço para não deixar nada de fora?

Neste texto, quero apresentar a você algumas opções do que fazer em Roma. Tratando-se de uma grande capital, de história e arte tão ricas, não é minha intenção cobrir tudo neste texto. Mas sim te dar as dicas essenciais dos pontos turísticos de Roma, para uma primeira e inesquecível viagem. Vou também ressaltar o que fazer em Roma com crianças e o que fazer de graça nesta cidade. Já te adianto: não dá para ver tudo em apenas uma viagem e, sim, algumas coisas vão ficar de fora. Mas deixe a ansiedade de lado, caminhe pelas ruas sem pressa e apreciando o cheiro e clima desta cidade. Não dá para ver todos os pontos turísticos de Roma em uma única viagem, mas não dá para voltar de Roma a mesma pessoa que você era.

O que fazer em Roma – O essencial

1. Museus do Vaticano

 

vaticano

Se você gosta de museus, imagine todos os museus que você já visitou ou quer visitar e coloque-os em um único lugar. Assim é o Museu do Vaticano – gigantesco, riquíssimo, imperdível. Chegue cedo porque a fila para entrar é enorme, mesmo que você já tenha comprado seu ingresso pela Internet (a dica é fazer isso antes). Dica que vale muito tempo e dinheiro: vá direto à Capela Sistina, a atração mais imperdível dos museus na minha opinião. Todos os turistas farão o caminho “tradicional”, devagar, seguindo seus guias, deixando a capela para o final. Quando você chegar à capela, ela estará lotado e você mal poderá ver os afrescos (foi o que aconteceu comigo).

Mas, no dia seguinte à minha visita, era a vez do meu marido se maravilhar pelos corredores do Vaticano. Como falei pra ele que a capela ficava supercheia, ele entrou e correu pra lá. Disse que dava para ver tudo tranquilamente, que não havia o menor movimento. E, depois de se deliciar com os afrescos do teto da capela, pintados por Michelângelo, ele voltou com calma às outras alas do museu.

Eu, particularmente, me maravilhei com a ala de tapeçaria e de mapas. E gostei muito da ala egípcia do museu. Mas há MUITA COISA a ser vista. E, não, não dá para ver nem uma pequena fração de tudo. Então, se você quer ver a capela cistina, visite-a primeiro e, depois, faça seu passeio com calma, apreciando as alas em que entrar. E deixe de lado aquelas que não der pra ver. O que você vir veja de verdade.

2. Coliseu e Fórum Romano

o que fazer em roma

Não sei se ir a Roma e não ver o Papa é não ir a Roma. Não senti isso, pelo menos, mesmo não tendo encontrado nuestro hermano Francisco por lá. Mas talvez eu sentiria que ir a Roma e não visitar o Coliseu seria não ter ido a Roma. O Coliseu e o Fórum Romano (o fórum fica em frente ao coliseu) podem ser visitados em uma visita combinada e com o mesmo ingresso. Estas atrações são o “must-see” de Roma, são mais caras e disputadas. Então, se você comprar o Roma Pass, escolha o Coliseu como uma das atrações gratuitas. Assim, você economiza e não perde tempo na fila da bilheteria.

Passar pelos corredores do Coliseu é uma experiência única. Parece que toda a energia que já correu ali ainda está em suas paredes. E me emocionei apenas de pensar em tudo que já se passou ali – lutas de gladiadores, homens sendo entregues a leões para diversão de quem estava assistindo, cristãos sendo mortos por defenderem sua religião. O Coliseu é um lugar inexplicável, mas obrigatório.

Exatamente em frente, ficam as ruínas do Fórum Romano, onde funcionava o “centro” da Roma Antiga, onde eram feitos discursos, julgamentos, reuniões. Ali, há tesouros guardados, como as ruínas do colégio Ateneu, de Adriano, o Templo de Saturno, o Templo das Vestas. As vestas eram virgens que dedicavam sua vida à fé e a cuidar do fogo sagrado dentro do templo.

No fórum, também fica o túmulo onde foi enterrado o famoso líder militar Júlio César.

Leia mais sobre a Itália AQUI.

3. Termas de Caracala

o que fazer em roma
As Termas de Caracala são um ponto turístico de Roma daqueles que nos dão uma ideia da grandiosidade deste império. Ali funcionavam uma das termas imperiais, espécie de banhos públicos onde os líderes da época iam para relaxar enquanto tomavam importantes decisões. As termas foram construídas entre 212 e 217. Parte de sua estrutura, como colunas, encontra-se ainda preservada e dá a ideia da magnitude do local. O local hoje também parece um grande parque. Há uma grande área gramada, arborizada e é um lugar muito bacana para se visitar com as crianças, porque há espaço para elas correrem. E andar por entre as colunas que faziam parte das Termas é uma grande aventura para grandes e pequenos viajantes.

4. Basílica de São Clemente

 

o que fazer em roma

Roma conta com inúmeras igrejas e escolher quais serão as visitadas não é uma tarefa muito fácil. Uma dica sem medo de errar: coloque entre suas atrações escolhidas a Basílica de São Clemente. É um passeio barato, cheio de história e você vai conhecer três templos em uma única visita.

A Basílica fica a poucos metros do Coliseu e é um dos grandes tesouros de Roma. Nesta igreja, você terá acesso a três templos, de eras diferentes. Ao entrar, você se depara com uma igreja do século XII. No andar inferior, há uma construção também já da era cristã, mas do século IV, e, no andar mais profundo, após descer mais alguns degraus e sentir a umidade da terra, você estará em uma construção do século I, um templo pagão.

Reserve seu hotel em Roma com preços especiais no Booking.com

O que fazer em Roma Com Crianças

o que fazer em roma

Eu acredito que não existam “passeios de criança” e “atrações de criança”, porque, na minha opinião, é muito mais fácil entreter e agradar uma criança do que um adulto. Para os pequenos, tudo é interessante. Nossa filha tinha dois anos em nossa visita a Roma e se divertiu muito. E imagino que mais velha também se divertiria. Porque criança gosta de novidade, aventura e a maior parte dos passeios que fizemos tinha estes dois componentes. Mas, claro, existem atrações que são mais moldadas para os pequenos e, neste momento, quero dividir contigo algumas destas (nota: o que não exclui em uma viagem com crianças o restante das atrações aqui apresentadas, ok?)

1. Bioparco

o que fazer em roma

Zoológico sempre faz a alegria da criançada. O Zoo de Roma é uma ótima atração e sua localização é ótima para um dia em família. O zoológico fica no parque da Villa Borghese, cercado de áreas verdes e parques. Então, neste dia, você pode visitar o zoo e combiná-lo ao parque da Villa Borghese, deixando as crianças bem soltas.

No Bioparco, vivem animais que foram ameaçados ou sofreram maus tratos. Ali, eles são cuidados e vivem em segurança. Você pode elefantes, girafas, macacos, encontrar espécies da América do Sul e ver alguns pavões soltos.

Há também um passeio de trenzinho para os pequenos, pago à parte.

2. Parque Villa Borghese

o que fazer em roma

A Villa Borghese é um complexo de parques, em uma área bem central de Roma. É um lugar maravilhoso para passar o dia, deixar as crianças livres, contemplar a natureza. Há lagos, muitas áreas verdes, biciletas para alugar. Você pode também visitar o museu da Villa Borghese, um belo edifício próximo ao Bioparco.

Nestes parques, tivemos um momento muito bacana da viagem. Levamos a canga, colocamos nossas coisas, e ficamos por ali sem pressa. E a Carol fez algumas amigas no parquinho – uma venezuelana, uma italiana e uma inglesa. E as quatro se entenderam maravilhosamente bem e correram a tarde toda atrás das pombas. Esta cena me valeu a viagem toda! <3

3. Sorveterias – Passeio pelo Trastevere

 

o que fazer em roma
Uma das coisas maravilhosas da Itália são os gelattos, os maravilhosos sorvetes italianos. Não há como não experimentar um de cada sabor. E as crianças adoram. Um bairro bacana para se passear com os pequenos, descobrir praças, restaurantes e sorveterias maravilhosas é o autêntico Trastevere. Dá para chegar até ele pelo transporte público, de Tram (número 8). Passe uma tarde caminhando por suas ruas e ouvindo o italiano, para variar um pouco. 😛

o que fazer em roma

O que fazer em Roma de graça

Uma viagem à Itália pode não ser muito barata, especialmente em épocas de euro alto. Mas é possível reduzir os custos e economizar em muitos aspectos. Uma forma de economizar por lá é visitar os pontos turísticos de Roma que são gratuitos. E nem estou falando do primeiro domingo do mês, quando muitos museus e atrações são gratuitos, mas lotados. Estou falando das atrações que são de graça todos os dias. Confira algumas.

 

o que fazer em roma

A maior e mais famosa basílica do mundo é gratuita aos visitantes. Mas existe um preço para isso: filas quilométricas e horas de espera.

Eu confesso que não entrei na igreja – lamentei, mas foi uma escolha consciente, levando em conta que eu estava com uma criança pequena.

Mas a visita à Piazza di San Pietro ou Praça de São Pedro também é gratuita e emocionante. De lá, dá para ver a grandiosidade da basílica e sentir a energia do lugar. Antes da construção da basílica, neste lugar ficava o Circo de Nero, onde muitos cristãos foram mortos.

Leia mais sobre como economizar em suas viagens

2. Obras do Caravaggio na Basílica Santa Maria del Popolo

 

o que fazer em roma

Roma deixa amantes da arte entusiasmados e embasbacados. É muita arte espalhada por suas construções. E muitas obras de arte podem ser vistas facilmente, sem pagamento de taxas ou investimento. É o que acontece com duas obras famosas de Caravaggio, “Conversão de São Paulo” e “Crucificação de São Pedro”. Ambas estão na basílica Santa Maria del Popolo, que fica na Piazza del Popolo, do lado oposto das igrejas Santa Maria dei Miracolie Santa Maria in Monte Santo.

Nesta igreja, você também pode ver gratuitamente obras de Bernini e Pinturicchio.

3. Escadaria e Praça de Espanha

 

o que fazer em roma

Esta região famosa de Roma é também cheia de um burburinho alegre. Sente nos degraus desta famosa escadaria. Aprecie no alto a Igreja Trinitá dei Monte (de onde a vista também é fabulosa) e uma das inúmeras belas fontes da cidade, a fontana della Barcaccia. Quando fui, ambas estavam em restauração, mas já estão abertas. O poeta inglês John Keats morou em uma casa alaranjada, do lado direito de quem sobe as escadas em direção à igreja.

4. Fontana di Trevi

 

o que fazer em roma

A mais famosa das fontes italianas é a Fontana di Trevi, cenário de La Dolce Vita, de Fellini, em que a estonteante Anita Ekberg toma banho em suas águas. A visita à Fontana di Trevi é gratuita, mas espere filas para poder jogar sua moedinha na fontana. Mas a cidade tem fontes lindas, como a da Piazza Navona e a localizada em frente ao Panteão. Escolha a sua preferida.

5. Panteão

o que fazer em roma

O Panteão de Agripa é um ponto turístico de Roma que eu considero obrigatório para quem visita a cidade. E ele é gratuito. O panteão foi um templo é um templo dedicado a todos os deuses e sua arquitetura chama a atenção. Em sua cúpula, há uma abertura por onde entra a luz do sol. De acordo com o horário do dia, a luz é refletida em uma parte de sua estrutura – um belo espetáculo.

No panteão, há os restos mortais de algumas personalidades, como do artista Rafael.

Se você tem alguma dúvida, deixe sua pergunta abaixo. Se você já visitou Roma, deixe seu comentário dizendo qual atração, na sua opinião, é imperdível.

Seguro-viagem com 15% de desconto? Cote o seu aqui!

Related Post

28 thoughts on “O que fazer na sua primeira viagem a Roma

    1. Fábio Mendes

      O Coliseu é mesmo imperdível, um dos lugares mais incríveis que conheci. A Fontana di Trevi estava em reformas na época, mas já está aberta ao público. Abraços!

  1. Melissa Lima

    Roma costumo dizer que é o maior museu a céu aberto do mundo, mas o que mais gostei de verdade, foi andar por Roma. Aquela sensacao de nao saber pra onde olhar, que cada dobra de esquina me levava a algo surpreendente, eu amei. Amo a Italia inteira, cada pedacinho dela! 🙂 Ótimas dicas.

    1. Érica França Post author

      Melissa, é linda demais mesmo! Eu ainda volto para conhecer mais lugares maravilhosos desta terra!

    1. Érica França Post author

      Nossa, Aline, é de arrepiar mesmo. Andar por aqueles lugares e pensar no que já ocorreu ali é demais! Brigada pela visita!

  2. Liliane Inglez

    Muito lindo seu post! Completinho! Roma é mesmo um encanto, mas visitei antes de ter o Léo. Acho que preciso levá-lo, né? Esses dias mesmo eu estava falando pra ele sobre o Tartufo Nero da sorveteria Tre Scalini e acho que ele se animou!!! Rsrs
    Beijos,
    Lili
    @trilhasecantos

    1. Érica França Post author

      Lili, como não se animar? A Carol sente falta dos sorvetes “rosas” diários dela.

    1. Érica França Post author

      Brigada pela visita Fran. Com certeza, este caldeirão cultural tem muito a ensinar tanto à nós quanto a nossos filhos!

  3. Guaciara

    Que lugar maravilhoso, né? Tenho muita vontade de conhecer! E o gelatto era maior que a Carol, hahaha, deve ser chato isso, andar e ter vários sorvetes, um melhor que o outro, para provar e testar (só penso em comida, rs). Um dia quando for à Itália com certeza vou consultar o tempo integral! Bjs!

    1. Érica França Post author

      Ahahahahahaha, falando em Itália não dá para pensar em algo melhor que comida, Guaci! Beijos.

  4. Simone Hara

    Adorei o post! Muitas opções de passeios pra animar qualquer um… E olha que você nem chegou a entrar na parte da gastronomia…
    Roma é mesmo um destino imperdível pra qualquer viajante de qualquer perfil! Rica em história e cultura, com um cenário gastronômico incrível e se isso tudo não fosse suficiente ainda tem os gelattos… Uhmmm!!

    1. Érica França Post author

      Pois é, Simone, não dá para colocar tudo em um único post. Roma é mesmo indescritível!

  5. Lucimar da Silva Moreira

    Roma é uma cidade linda, muitos lugares bonito pra se visitar, com certeza se eu fosse para Roma um dos lugares que iria imediatamente seria uma sorveteria adoro sorvetes, belíssimo o post sobre a Roma, bjs.

  6. Alessandra Ramos

    Adorei o post ! É a primeira vez que vejo em posts relacionados a turismo, o detalhe de lugares e atividades voltadas para quem vai com crianças e dicas de opções gratuitas! Roma é um sonho meu!! Ah, e com gelatto e tudo a que tenho direito! Parabéns pelo post!!

    1. Fábio Mendes

      Oi, Alessandra. Dicas para viagens com crianças é uma de nossas especialidades. Temos várias postagens sobre o assunto no blog. E Itália com gelatto é ainda mais deliciosa. Obrigado pelo comentário!

  7. Renata Pereira

    Roma é um daqueles lugares que estão sempre na minha lista de “próximas viagens”, mas que acabam sendo adiadas… E olha que eu estudei italiano por 3 anos justamente pra isso! hahaha! Amei o post! Já fiz o bookmark aqui porque qualquer dia desses a viagem se concretiza!

    1. Fábio Mendes

      Sempre temos “aquela” viagem que acabamos adiando. Espero que você visite Roma em breve, porque é um lugar de sonhos, mesmo!

    1. Fábio Mendes

      Ir a Roma é um sonho, mas pode ser mais próximo com um pouco de planejamento. Nós temos várias dicas de economia, que podem ajudar bastante! 😉

      Abraços!

    1. Fábio Mendes

      Oi, Shirley. Sempre que eu via fotos e vídeos de Roma, minhas lombrigas também ficavam agitadas. Agora, vejo as fotos que tirei e fico louco pra voltar. Hahahahahaha.

      Beijos e obrigado pelo comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial