Foz do Iguaçu: conheça uma das 7 Maravilhas Naturais do mundo

o que fazer em Foz do Iguaçu

Você já se imaginou em uma das 7 Maravilhas Naturais do Mundo? E já pensou que para fazer este passeio você contará com uma excelente infraestrutura e, ainda assim, vai se revigorar e se reenergizar só de olhar toda aquela beleza? Independentemente de você já ter imaginado a possibilidade de conhecer uma maravilha natural, se encantar com ela e ainda dispor de uma ótima infraestrutura, você precisa conhecer Foz do Iguaçu. Neste post, você vai saber o que fazer em Foz do Iguaçu: onde ficar, onde comer e qual a melhor forma de se locomover para conhecer a região.

Foz é um destino brasileiro que estava na minha lista de desejos há tempos, mas ainda não havíamos tido a oportunidade de visitá-lo. E a oportunidade veio da melhor forma: conhecer Foz do Iguaçu em família.

As Cataratas do Iguaçu são esplêndidas, maravilhosas. Não há adjetivo para descrever a grandiosidade que vemos, a paz que sentimos ao visitá-la. Ao se molhar (encharcar é a palavra) com a água das Cataratas do Iguaçu, não é só o corpo (capa e tênis) que você lava, mas sua alma. Este é um destino que revigora. E o mais bacana é que, diferentemente de outros destinos naturais, para você atingir o ponto máximo, o ângulo mais bonito, você não precisa caminhar horas, nem passar qualquer tipo de perrengue. E a energia que você sente também é imediata. É olhar para as cataratas e pronto. Você se sente renovado.

O que fazer em Foz do Iguaçu

o que fazer em Foz do Iguaçu

Quem vai a Foz do Iguaçu quer conhecer as Cataratas do Iguaçu, claro. Para fazer os passeios básicos – lados brasileiro e argentino das cataratas e Parque das Aves – um final de semana é o suficiente. Mas o passeio acaba ficando corrido, especialmente se você estiver viajando com crianças.

Mas Foz não se resume às Cataratas. Há excelentes atrações e eu recomendo ficar pelo menos 4 dias na cidade para conseguir aproveitar melhor tanto o lado brasileiro quanto Puerto Iguazú, na Argentina, e ainda dar uma escapadela a Ciudad del Leste, no Paraguai. Isso sem contar fazer a visita à usina Itaipu.

Confira as principais atrações de Foz do Iguaçu


#1 Parque Nacional do Iguaçu – Brasil

o que fazer em Foz do Iguaçu

Eu geralmente lamento a falta de estrutura turística existente em algumas cidades do Brasil. Fico triste quando vejo que não há sinalização em inglês, por exemplo, ou quando percebo que nossas belezas não são aproveitadas como deveriam.

Então, fiquei muito surpresa ao chegar no Parque de Foz. Tudo organizado, limpo, bem sinalizado. Uma superestrutura turística, que não deixa a desejar às maiores atrações do mundo. Aliás, a estrutura faz jus ao tamanho e beleza desta atração.

Neste parque, é possível ter uma vista panorâmica das cataratas e, com isso, ter uma ideia de sua grandiosidade.

#2 Parque Nacional Iguazú (Argentina)

o que fazer em Foz do Iguaçu

O acesso ao lado argentino das cataratas é pela cidade de Puerto Iguazú. Diferentemente do Brasil, a entrada do parque é mais simples. Senti um clima mais bucólico ali, havia menos movimento. O lugar é mais roots, eu diria.

Para chegar até as estações de onde é possível avistar as cataratas, como a Garganta do Diabo, o visitante pega um trenzinho e vai lento e tranquilo pela mata, em um passeio relaxante.

Para mim, não é possível dizer que lado é mais bonito ou melhor. Ambos são espetaculares e complementares.

Se do lado brasileiros, temos uma vista panorâmica das cataratas, do lado argentino, quando atingimos a Garganta do Diabo, sentimos sua grandiosidade, como se estivéssemos olhando de cima.

#3 Parque das Aves

o que fazer em Foz do Iguaçu

O Parque das Aves é uma das principais atrações de Foz do Iguaçu e não à toa. Para quem está viajando com as crianças, ele é obrigatório. Mas mesmo os adultos se maravilham com tantas espécies de aves que existem aqui.

Ao longo do passeio, há diversos viveiros em que é possível ver as aves bem de perto, como o viveiro Pantanal e o viveiro das araras. Imperdível.

#4 Templo Budista

o que fazer em Foz do Iguaçu

Um recanto de silêncio e tranquilidade em Foz do Iguaçu. Para visitar o templo, é possível ir de carro ou por meio de um city tour, organizado pela Loumar Turismo. Pelo city tour, o visitante também conhece o Marco da Três Fronteiras e uma mesquita.

Leia mais sobre o Templo Budista aqui. 

#5 Parque Aquático e Museu de Cera

o que fazer em Foz do Iguaçu

Foto: Divulgação/Acquamania

Quem viaja com crianças também pode querer tirar um dia para visitar o parque aquático Acquamania, na estrada que leva às Cataratas.

Bem próximo também está o Museu de Cera. Se você tem um dia a mais em Foz, vale a pena visitar estas atrações com os pequenos.

#6 Itaipu Binacional

o que fazer em Foz do Iguaçu

Foto: Itaipu Binacional

Infelizmente na minha viagem não tive tempo de visitar Itaipu. Tive uma mostra da grandiosidade desta usina hidrelétrica da janela do avião. A vista da barragem aberta é fantástica.

O Complexo Turístico de Itaipu é enorme, com visita à barragem, viveiro, museu e refúgios naturais.

Onde ficar

o que fazer em Foz do Iguaçu

Foto: Divulgação/Bogari Hotel

Muitas pessoas preferem ficar na Avenida das Cataratas, praticamente no meio do caminho entre o centro e o acesso ao parque do lado brasileiro e ao acesso a Puerto Iguazú. Nesta região, estão os famosos resorts.

Outros preferem ficar no centro de Foz, como foi o nosso caso. Nesta região, há hotéis com excelente custo benefício.

Nossa hospedagem foi no Bogari Hotel, hotel da mesma rede do Bella Itália, tradicional na região central.

Gostei do centro porque sempre gosto da opção de sair a pé e conhecer um pouco da cidade que estou visitando. Isso não seria possível se a hospedagem fosse na avenida das Cataratas.

Outra vantagem é que na região central há muitos bares, restaurantes e lanchonetes. E isso possibilita sentir como é a região e ainda economizar nas refeições.

O Bogari Hotel nos atendeu muito bem. O hotel é novo e está em processo de abertura gradual. Os quartos são espaçosos, há uma área de lazer que inclui três jacuzzis (e fizeram a alegria da minha filha) e o café da manhã é excelente. Um dos melhores que já provei, com grande variedade e qualidade. O espaço do café da manhã também é muito espaçoso.

O atendimento foi ótimo e contamos com estacionamento e wi-fi, que facilitaram a viagem, já que fizemos grande parte das pesquisas da cidade de dentro do hotel.

A única ressalva é que não havia canais de TV a cabo no quarto, possivelmente porque o hotel ainda não estava 100% inaugurado, digamos assim. E uma dica: se estiver com crianças, prefira quartos nos andares mais altos e mais no fundo dos corredores.

Onde comer

o que fazer em Foz do Iguaçu

Foto: Divulgação/Loumar Turismo

Se você quer comer barato, o centro de Foz tem inúmeras opções, desde lanchonetes, bares, restaurantes por quilo. Para se ter uma ideia do quanto é possível economizar, em uma noite, comi yakissoba no centro por R$ 15.

No centro de Foz, uma opção bacana é a Noite Italiana, no hotel Bella Itália. Há saladas, muitos e muitos queijos, rodízio de massas e música ao vivo. É excelente para um jantar romântico ou simplesmente para se comer muito bem. Em janeiro de 2016, o jantar custava R$ 67 por pessoa.

Para quem gosta da culinária argentina, o destino certo é Puerto Iguazú para um bife de chorizo, de lomo ou para uma empanada. Comemos no Parrilla Pizza Color e gostamos muito.

Foz do Iguaçu também tem muita influência árabe, o que possibilita a visita a ótimos restaurantes e docerias árabes.

Vale a pena alugar carro?

o que fazer em Foz do Iguaçu

Sim. Na minha opinião, alugar um carro em Foz é uma das melhores formas de conhecer e visitar a cidade. Um carro dá mobilidade e liberdade, especialmente se você está viajando com crianças. As principais atrações não são próximas do centro nem mesmo dos hotéis da avenida das Cataratas. Para visitá-las, você precisará contratar um serviço de transfer ou um city-tour. Com crianças especialmente, é melhor ter a liberdade de chegar à atração na hora que desejamos e ir embora também na hora que quisermos.

De carro, também é possível ficar no centro e, com isso, garimpar melhores preços de hotéis e também economizar com alimentação.

Curtiu o texto? Se você quiser mais dicas sobre o que fazer em Foz do Iguaçu, deixe seu comentário ou mande um e-mail pra gente: tempointegralblog@gmail.com. E se tiver alguma dica, compartilhe aqui!

 

Este post foi produzido com as parcerias da Loumar Turismo, Parque das Aves, Parque Nacional do Iguaçu e Parque Nacional Iguazú. Nós do Viajante em Tempo Integral agradecemos as parcerias e ratificamos a nossos leitores que todas as informações do post são provenientes de nossas experiências. Nossos parceiros não interferem em nossas publicações.

Organize sua viagem a Foz do Iguaçu

– Pesquise aqui suas passagens

– Reserve aqui seu hotel 

– Alugue aqui seu carro 

– Precisa de seguro-viagem? Ganhe 15% de desconto com a Mondial

13 thoughts on “Foz do Iguaçu: conheça uma das 7 Maravilhas Naturais do mundo

  1. Liliane

    Ótimas dicas Érica !! Quando fui estava sozinha com o meu filho e preferi ficar no Hotel ‘dentro’ das Cataratas mas quero muito que meu marido conheça Foz e suas dicas estão guardadas.
    Adorei também os vídeos que você fez!
    Beijocas
    Li

    1. Érica França Post author

      Que bom que gostou! Ficar dentro do parque deve ser fabuloso. Acordar com o barulho dos pássaros, saber que as Cataratas estão logo ali, um sonho!

  2. Maracy

    Erica, excelente dicas!!! Foz deve ser realmente linda! É um lugar que eu penso… poxa, como não conheço?!? Rsrs. Por isso adoro ver as fotos e não esquecer de incluir numa próxima viagem! 🙂

    1. Érica França Post author

      Obrigada, Maracy. Eu também me perguntava: Como ainda não conheço Foz? Agora me digo: Tenho de voltar a Foz! É belíssimo, vale muito a pena. E as crianças adoram.

  3. Julia

    Amo Foz ! Visitei uma vez, morro de vontade de voltar! Sem dúvidas o Parque das Aves é fantástico, não só por ser encantador, mas por todo o trabalho de reabilitação de aves que eles fazem lá! Achei lindo 🙂 Deve maravilhoso viajar em família para um lugar tão lindo!
    Beijos

    1. Érica França Post author

      Pois é Julia. É bom mesmo ir com os pequenos para este lugar. E eu, que nem você, quero muito voltar e passar mais tempo na região, que tem tantas belezas.

    1. Érica França Post author

      Lilian, nós nos encantamos mesmo. Um dos melhores destinos do Brasil que já visitamos. Obrigada pela visita! 🙂

    1. Érica França Post author

      Oi, Vanessa. Fico feliz que tenha gostado. Espero que as dicas possam ajudar sua mãe. Ela vai adorar Foz. Um beijo.

  4. Vivianne

    Estou pensando em ir pra lá agora em Outubro, eu já tinha dado uma pesquisada sobre os passeios, mas com o seu post me ajudou a decidir o que realmente vale a pena.
    Beijokas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial