Museus em São Paulo: 5 ótimas opções para ir com crianças

Há muitos museus em São Paulo e alguns deles são excelentes para ir com as crianças. Neste post, divido com você 5 ótimos museus da capital paulista para ir com os pequenos. Se você já os visitou, deixe seu comentário abaixo e diga como foi sua experiência. Assim você inspira mais famílias a passarem ótimos momentos com seus filhos!

Catavento

avião na área externa do museu cataventoO Catavento Cultural ou Museu Catavento é o museu mais visitado do Estado de São Paulo. Não é para menos – há diversas alas com atrações de muitas áreas do conhecimento, como Física, Astronomia, Biologia e Química. As crianças se encantam ao ver um meteoro, tocá-lo e sentir o cheiro de ferro nas mãos; quando brincam na areia e simulam chuva, montanhas e a erosão; e ao entrar dentro de um intestino.

O Catavento conta ainda com atrações extras em fins de semana, feriados e durante as férias, como exposição de dinossauros, borboletário, oficinas de nanotecnologia e lego.

Além disso, o belo prédio onde já funcionou o Palácio das Indústrias é uma atração à parte. E, em sua área externa, há locomotivas e um avião utilizado com fins militares, além de réplicas de transportes antigos, como carroças. As crianças adoram.

Leia mais aqui sobre o Catavento Cultural

Museu do Futebol

sala das copas no Museu do FutebolOs fanáticos por futebol não podem deixar de visitar esta atração quando estão em São Paulo. Se você mora na capital, vale a pena de tempos em tempos voltar ao museu e verificar as novidades. Aos finais de semana, há o Espaço Dente de Leite para as crianças, com jogos interativos, e geralmente há oficinas temáticas, como para confecção de pipas. Confira a programação aqui no site do museu.

Mas mesmo quem não é afficionado por futebol pode se interessar – e muito – por esta atração. O museu tem grande valor histórico e muita interatividade. Quem gosta de história vai adorar a Sala das Copas, com telas que mostram o que acontecia no Brasil e no mundo nos anos de copas do mundo.

E as crianças se divertem ao avistar o gramado do Pacaembu, onde se localiza o museu, e em áreas interativas, como jogando pebolim (ou totó para os cariocas) ou brincando com a bola (de mentirinha) em um campo de futebol virtual.

Leia mais sobre o Museu do Futebol no site São Paulo com Criança.

Museu da Imaginação

museu da imaginacaoEm 2017, a cidade de São Paulo ganhou um museu da iniciativa privada voltado inteiramente à experiência das crianças.

Em uma sala do museu, há sempre uma exposição temporária, em que as crianças podem tocar nas obras e interagir com as peças. Em outro espaço, há estações lúdicas com muita brincadeira para os pequenos.

O Museu da Imaginação fica na Lapa e a visita é feita por turnos.

Leia mais sobre o Museu da Imaginação aqui.

Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira, localizado na tradicional avenida Brigadeiro Faria Lima, tem no seu exterior o ponto de maior interesse para as famílias. O museu ocupa um casarão da avenida e, em seu jardim, as famílias fazem piqueniques e deixam as crianças brincarem livremente aos finais de semana. Há programação cultural no local e as famílias ainda podem almoçar no restaurante Santinho, que tem uma unidade no museu.

Saiba mais sobre o Museu da Casa Brasileira aqui.

Inventolândia

sala do Museu das Invenções em São PauloO único museu das invenções da América Latina é um espaço pequeno com muitas curiosidades para seus visitantes.

No local, são 700 invenções diferentes, que chamam a atenção de jovens e adultos.

Saiba mais sobre a Inventolândia ou Museu das Invenções aqui.

Serviço:
Catavento: Avenida Mercúrio, s/n, Parque Dom Pedro II, Brás
Museu do Futebol: Praça Charles Miller, s/n
Museu da Imaginação: Rua Ricardo Cavatton, 251, Lapa de Baixo
Museu da Casa Brasileira: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano
Inventolândia: Rua Doutor Homem de Melo, 1.109, Perdizes, São Paulo

 

18 thoughts on “Museus em São Paulo: 5 ótimas opções para ir com crianças

  1. Lucimar da Silva Moreira

    Fábio ótimas sugestões de museus para ir com as crianças, tem gente que acha que museu é sem graça, mas isso não é verdade, museu é um ótimo programa, principalmente para fazer com as crianças, gostei demais da dicas bjs.

  2. Michelle Ladislau

    Oi.
    Não conheço nenhum desses museus, mas achei bem interessante todos.
    Como tenho uma filha de 8 anos acho que ela ira gostar de futuramente conhecer algum deles.
    Beijos

  3. Sara

    Os últimos três intrigaram-me o suficiente, espero ter uma oportunidade de ir ao Brasil e visitá-los, gostei dos seus conceitos e dinâmicas. Exceto o museu do futebol, pois não aprecio, de todo, esse desporto, então sinto que ia aborrecer-me, haha. Excelentes recomendações!

  4. Ana

    Uau! Dicas maravilhosas. Principalmente para curtir a Selva de Pedras com criança. Já quero ir em todos na minha próxima viagem. Obrigada pelas dicas!

  5. Ione

    Eu amei conhecer lugares onde podemos levar as crianças. Confesso que eu ia amarrar levar eles no museu da casa brasileira e também no do futebol. Não sei se é por mim ou por eles hahahha. Adorei

  6. Ane Ossanes

    Olha que dicas legais! Adorei o Museu Inventolândia. Imagino que deve ser bem interativo e as crianças devem amar (eu adoraria ir hehehe). Parabéns pelo post e pelas indicações.

  7. Alice Martins

    Olá, tudo bem?

    Eu adorei essas dicas de museus, pois são lugares que sempre procuro visitar quando vou viajar. Como uma amante por futebol, sou louca para conhecer o Museu do Futebol, pois ele parece incrível. Amei conhecer os outros museus que foram apresentados!

    Beijos!

  8. Adriane Melo

    Quantos lugares incríveis! Sou doida para conher o museu da casa brasileira. Ótima opção de passeio principalmente nas férias escolares, já vou compartilhar o post.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial