Museu Oscar Niemeyer é um mergulho na vida e obra do famoso arquiteto brasileiro

Não entendo de arquitetura. E nem tenho uma opinião formada sobre as obras de Oscar Niemeyer. Gosto de algumas, não gosto de outras.

Mas é inegável o quanto o arquiteto é visionário e ousado. Encarou construir uma nova capital neste país continental e, o que acho mais impressionante, criou um estilo que é sua marca, reconhecida e admirada em todo o mundo. Uma obra do Niemeyer é facilmente identificável, até por quem não entende nada de arquitetura ou por quem nem mesmo goste muito de seu estilo. Não por acaso, foi aclamado um dos maiores arquitetos do século XX.

Uma das obras do arquiteto é o Museu Oscar Niemeyer de Curitiba. Moderno, ousado e intrigante, o prédio tem o formato de um olho. Ótima ideia para as fotos posteriores de turistas, não?

Dentro do olho, há quatro andares e, além das salas de exposições, há um auditório e um pátio externo com esculturas. Há uma ala permanente com maquetes das obras do arquiteto, o Espaço Oscar Niemeyer. Ali, um vídeo com depoimentos do próprio arquiteto conta um pouco da história de suas criações. Há depoimentos de outras personalidades falando da importância de Niemeyer para o Brasil.

O Museu Oscar Niemeyer conta com um café e uma loja de souvenir no pátio, ao lado de um lago, que “sustenta” o olho. Tudo planejado para garantir um bem estar.

O ingresso inteiro para a visita custa R$ 4. O Museu Oscar Niemeyer funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.

DICA: Para quem viaja com crianças, uma ótima notícia: o museu disponibiliza carrinhos e tem também um fraldário. Ponto para eles.

ÉRICA FRANÇA
FOTOS: ÉRICA FRANÇA E FÁBIO MENDES

 

Mais de Curitiba: 

Linha Turismo

Jardim Botânico

Ópera de Arame

Pedreira Paulo Leminski

Parques

Torre Panorâmica

Paço da Liberdade

Lanchonete popular no aeroporto de Curitiba

Related Post

2 thoughts on “Museu Oscar Niemeyer é um mergulho na vida e obra do famoso arquiteto brasileiro

  1. Fábio Mendes

    Não esperava muito do museu em seu interior, mas valeu a visita. Especialmente por saber que ele tem uma ótima acessibilidade para quem está com crianças e/ou para deficientes. O Espaço Niemeyer é supimpa!

  2. Pingback: Curitiba: matérias compiladas « Viajante em tempo integral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial