Montalcino: um pedaço de sonho na Toscana

 

montalcino

Vielas, construções medievais, velhinhos e flores. Essa é a Toscana que procurávamos!

Nosso passeio pela Toscana teve de tudo: um mergulho no auge do renascimento em Florença, estadia em um apartamento do século 16 em Siena, bossa nova, sorvetes e um casamento em San Gimignano. Faltou apenas uma parada em uma pequena e pacata cidadezinha toscana. A meta foi cumprida em Montalcino.

A cidade, mais conhecida por ser o lar do vinho Brunello, faz parte de um belíssimo roteiro dentro da Toscana, que inclui outras cidades igualmente deliciosas, como Montepulciano, Arezzo e Cortona, esta última eternizada no best seller de Frances Mayes “Sob o Sol da Toscana”, que virou filme estrelado por Diane Lane. Falamos aqui sobre esse e outros filmes para inspirar os viajantes.

Montalcino é quietude pura. Mesmo estando em um circuito turístico, é bem menos movimentada que San Gimignano e é possível encontrar ali aquele clima “vilinha charmosa e sossegada” que todos procuram quando vão à Toscana, à Provence na França ou Alentejo em Portugal.

Como chegar a Montalcino

montalcino

Um castelo em cada esquina, uma beleza em cada viela

Montalcino fica relativamente próxima de Florença (cerca de 110 quilômetros de distância). E está coladinho a Siena, distante apenas 48 quilômetros ao sul.

Fazer o percurso de carro é altamente recomendável, já que você poderá encontrar paisagens de sonho pelo caminho: pequenos vilarejos, plantações de girassóis, jardins coloridos, montanhas e casinhas encarapitadas no alto de colinas.

De Siena, o caminho é feito pela rodovia SR2, passando por lugarejos simpáticos como Ponte D’arbia e Buonconvento. Por essas estradas você poderá se deparar com as vinícolas que produzem o Brunello. Muitas delas estão abertas ao público e é a oportunidade de saborear um vinho fino e delicioso, além de puro, sem mistura de uvas. Essa região ficou eternizada em outro filme perfeito para inspirar os viajantes: “Cartas para Julieta”, dirigida por Gary Winick e estrelada por Amanda Seyfried, Gael Carcía Bernal e Vanessa Redgrave (com participação luxosa de Franco Nero!).

Se não estiver de carro, a melhor opção são os ônibus da Toscana Mobilitá. É possível adquirir as passagens online. De Siena, a tarifa é de 4,90 euros.

Para guardar na memória

montalcino

Montalcino é daquelas cidadezinhas que apaixonam à primeira vista

Montalcino segue todo aquele script de cidade medieval italiana: foi construída sobre um monte, é cercada por muralhas e possui ruelas curvas e estreitas. É linda, charmosa e sossegada.

Pouco antes de chegar à cidade, uma vista esplendorosa lhe espera: parte da cidade se estendendo sobre uma elevação, tendo logo abaixo um vale e, mais ao longe, montanhas. Daquelas imagens para guardar na câmera e, principalmente, na retina.

Faça um favor a você e perca alguns bons minutos apreciando essa paisagem. Futuramente, quando você estiver desanimado, procurando alguma motivação ou algo que lhe anime, basta lembrar deste cenário. De nada.

A Fortaleza

montalcino

A fortaleza é um símbolo de um período de disputas. Hoje, é um patrimônio da cidade

A principal atração da cidade pode ser vista ao longe. Ainda na estrada, você consegue enxergar a Fortezza di Montalcino dominando a paisagem.

A fortaleza é símbolo de um período importantíssimo da Toscana: as disputas entre Florença e Siena, no final da Idade Média. Montalcino foi disputada pelas duas repúblicas e, em dado momento, precisou construir a fortificação para se proteger dos ataques dos vizinhos belicosos.

A Fortezza di Montalcino começou a ser construída no século 13 e foi concluída somente no século seguinte. Boa parte da sua estrutura é remanescente da época. O local está aberto à visitação de terça a domingo e conta inclusive com uma enoteca. A entrada é gratuita, mas para subir às torres a entrada é de 4 euros (crianças pagam a metade). Lá de cima, tem-se uma bela vista da região.

Brunellos, sorvetes e jardins

montepulciano

O Palazzo Pieri e seu prosaico poço de pedra. O local vale ser visitado

No centro da cidade, chama a atenção o Palazzo dei Priori, que funciona como uma espécie de Paço Municipal. A arquitetura inusitada do edifício chama a atenção: ele se espreme em um trecho da Piazza Del Popolo, criando duas ruelas estreitas ao seu lado. A torre com seu relógio quebra a monotonia do prédio. Bem próximo há enotecas e osterias, onde é possível degustar brunellos, chianti e afins.

Outro edifício interessante é o Palazzo Pieri, construído no século 16 como a sede de um batalhão do exército francês, enviado pelo rei Henrique II para ajudar a República de Siena. Atualmente sede de uma cooperativa agrícola, mantém até hoje um centenário poço de pedra,

Um dos principais pontos de visitação da cidade é o Museu Diocesano, localizado em um edifício anexo à Igreja de Santo Agostinho. O local reúne peças preciosas dos séculos 11 a 14 e é um tesouro para quem se interessa por arte sacra.

montalcino

A igreja matriz e o museu contêm preciosidades do período medieval

Mais um templo que chama a atenção é a pequena Igreja de São Egídio, construída em 1325 em substituição a uma pequena abadia. Sua fachada é de inspiração romana, mas o mais interessante é um afresco do século 14 em seu interior.

Em frente à igreja, está a Piazza Garibaldi, um lugar sossegado e perfeito para sentar e experimentar um sorvete. Para quem viaja com crianças como a gente, é um local ideal para descansar, curtir a cria e apreciar as simpáticas casas e o modo de viver pacato dos moradores.

montalcino

Paz e sossego em Montalcino

Outro lugar sossegado para descansar e curtir uma preguiça toscana é Piazza Camilo Benso Conte di Cavour. Ela fica em frente à via Roma e ao ponto final das linhas de ônibus. Para nós, foi o ponto final e inicial de mais um passeio fantástico, encerrado com os pais tomando uma taça de vinho sentado em um banco de praça, enquanto a filha brincava com crianças locais. Idílio é pouco.

Related Post

18 thoughts on “Montalcino: um pedaço de sonho na Toscana

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Juliana. Obrigado pelo comentário! Viaje sim. A gente sempre dá boas dicas para economizar em viagem! O Brasil e o mundo tem lugares fabulosos!

  1. Evandro

    Parece um cenário de filme ou de livro, tudo tão perfeito. Cada construção, cada estradinha, fico imaginando os campos de girassóis. Tudo tão perfeito. Deve ser uma viagem de sonhos.

    atraentemente.blogspot.com

    1. Fábio Mendes Post author

      Foi uma viagem de sonhos mesmo, Evandro. Uma experiência incrível para mim e as meninas. Espero voltar em breve!

    1. Fábio Mendes Post author

      Viajar sempre é bom, para qualquer lugar. A gente prioriza isso e sempre vale a pena! 🙂

  2. Renata

    Que lindo!!! A Itália é fantástica, é muito mais que Roma ou Veneza… São cidadezinhas assim que sempre surpreendem e fazem a viagem ficar ainda mais gostosa!

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Renata. A Itália toda é fabulosa, mas essa viagem bucólica teve um sabor especial. Montalcino é deliciosa!

  3. Liliane Inglez

    ah… Toscana… sonho antigo que precisa sair do papel. Que bom que Montalcino ainda preserva um clima autêntico de “vilinha sossegada”. Sou louca pra provar os Brunellos in loco! Lindo post!

  4. Guaciara

    Nossa, que coisa mais linda!!! E eu tenho essa imagem da Itália, com velhinhos, hahaha, ri muito com sua colocação! Que viagem maravilhosa, tenho muita vontade de fazer também!

  5. Melissa Lima

    Chorando de raiva que eu estive em Siena e nao fui conhecer essa cidadezinha que é exatamente do jeito que eu amo….vou ter que voltar, fazer o que? Amo!!! A Italita é um dos meus lugares preferidos no mundo. Lindo! Lindo!

    1. Fábio Mendes Post author

      A Itália tem tanta coisa maravilhosa que é impossível mesmo ver tudo em uma só viagem. Deixamos vários lugares como esse também sem visitar, mas teremos de voltar! Abraços!

  6. Malu Naves

    Nossa que vontade de pegar um avião agora!! Lindas as fotos e ótimas dicas. Estou até com vontade de tomar um sorvete agora!
    Parabéns pelo ótimo texto!
    Bjs,

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial