Feriados de 2017: saiba aonde ir

feriados

A Carol já sabe: feriado é sinônimo de viagens!

Quem conferiu o calendário de 2017 já sabe: o ano estará repleto de feriados prolongados, perfeitos para fazer aquela viagem curta, mas fundamental para refrescar a cabeça, cair na farra ou aproveitar com a família.

Teremos nada menos que 9 (isso mesmo, NOVE) feriados nacionais prolongados, entre datas cívicas e religiosas. Isso sem contar o Natal, Ano Novo e o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), que é feriado apenas em algumas regiões do Brasil. Essas três datas cairão em uma segunda-feira.

Feriados do ano

Contem comigo: Carnaval (de 25 a 28 de fevereiro), Semana Santa (14 a 16 de abril), Tiradentes (21 a 23 de abril), Dia do Trabalho (29 de abril a 1º de maio), Corpus Christi (15 a 18 de junho), Independência do Brasil (7 a 10 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 a 15 de outubro) e Finados (2 a 5 de novembro), além do Natal e Ano Novo, que caem em uma segunda-feira. Não bastassem todas essas datas, ainda há os feriados de âmbito estadual ou municipal, que engordam ainda mais a lista.

Para aproveitar ao máximo esse ano incrível que está por vir, preparamos um post completo, com dica de onde viajar em cada um desses feriados. Você pode conferir também dicas especiais para otimizar melhor sua viagem em qualquer época. Anotem as dicas e faça de 2017 o ano das viagens!

Carnaval

feriados

A muvuca do Rio de Janeiro ou o sossego de ibitipoca: você escolhe

Se você gosta de folia no Carnaval, os melhores destinos são mesmo Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

Agora, se o seu negócio é fugir do furdúncio, a melhor pedida é Bonito e suas águas transparentes. Nesta época, o nível dos rios está alto e a riqueza animal está em seu melhor momento. O mesmo acontece na Ilha do Cardoso, onde a grande atração são os botos que passeiam pelo canal.

Outro passeio que vale muito a pena é o arraial de Conceição de Ibitipoca (MG), que pertence ao município de Lima Duarte (próximo a Juiz de Fora). Neste local fica o belíssimo Parque Estadual do Ibitipoca e seus rios com cor de coca-cola, trilhas belíssimas e a incrível cachoeira Janela do Céu.

Semana Santa/Tiradentes

feriados

A Chapada dos Guimarães é um ótimo destino para a época

O mês de abril, que terá dois feriados prolongados, é um dos melhores períodos para visitar as 3 grandes chapadas: Diamantina, dos Guimarães e dos Veadeiros. Essa época é ideal porque está entre a estação de chuvas e o período de seca.

Dessa forma, você evita os transtornos do período chuvoso, como estradas e trilhas enlameadas e de acesso dificultado. Outro problema do período de chuvas é que muitas cachoeiras ficam interditadas para visitas, já que as trombas d’água são constantes e perigosas.

Como ainda não entrou no período de seca, a vegetação ainda está verde e vibrante, além de a incidência de queimadas ser muito menor. Portanto, você consegue aproveitar o melhor de cada época. Você pode escolher os dois feriados para duas dessas chapadas. Vai valer e muito a pena.

Dia do Trabalho

feriados

Igrejas, artesanato, casario antigo e trens. Eta lugar bão!

Maio é uma boa época para visitar destinos como as Cidades Históricas de Minas Gerais, como Mariana, Ouro Preto, Congonhas do Campo, São João del Rei, Tiradentes e Diamantina. Se tiver outros feriados nessa época, aproveite. Você pode conferir aqui todas as dicas de como aproveitar essa belíssima região.

Se você viajar para alguma dessas cidades no feriadão do Dia do Trabalho, vai aproveitar bastante. A temperatura é amena, o céu está sempre limpo, as chuvas estão escassas e ainda não estamos na alta temporada (que ocorre no auge do inverno, entre junho e agosto), o que permite curtir melhor as atrações, sem tanta muvuca.

O mesmo vale para as Cidades Históricas de Goiás, como Pirenópolis, Corumbá e Cidade de Goiás (também conhecida como Goiás Velho). Além do casario histórico, datado dos séculos 18 e 19, a região também conta com belíssimas cachoeiras e mirantes.

Corpus Christi

O mês de junho é o auge do inverno no Brasil e a época ideal para visitar as serras catarinenses, a região mais fria do país. As temperaturas devem ficar abaixo de zero e, com alguma sorte, pode até mesmo nevar. As cidades de São Joaquim e Urubici e Bom Jesus da Serra são as mais procuradas. Uma das grandes atrações é a Serra do Rio do Rastro, que oferece paisagens exuberantes.

Independência do Brasil

feriados

Os turistas se perdem na grandiosidade das dunas

Chegamos aos feriados quentes! Setembro é uma ótima época para visitar o Litoral Nordestino. Cidades como Natal, Aracaju e João Pessoa estão mais tranquilas, fora da alta temporada do verão e das férias de julho. A estação das chuvas ainda não chegou e a chance de você pegar sol todo dia ainda é alta. Os preços também estão mais convidativos. Portanto, é o momento de aproveitar!

N.S. Aparecida

Outubro é uma das melhores épocas para curtir o Litoral Catarinense. As temperaturas começam a subir e a estação de chuvas ainda não chegou ao auge. De quebra, as multidões ainda não chegaram e por isso não há riscos de encarar congestionamentos ou ônibus lotados em locais como Florianópolis e Balneário Camboriú.

Outro lugar que vale a pena visitar é Bombinhas, entre as duas cidades. Eis também uma chance para dar um pulinho até o Vale Europeu (Blumenau, Gaspar e Brusque), que ficam a menos de 100 quilômetros de Balneário Camboriú ou ao parque Beto Carrero World, que fica a apenas 20 km do aeroporto de Navegantes.

Finados

feriados

As cataratas bombam em novembro

Foz do Iguaçu, um dos lugares mais impressionantes do Brasil, não poderia ficar de fora da nossa lista. As cataratas estão trincando em novembro, com as quedas apresentando um ótimo volume de água. É uma oportunidade perfeita para conhecer as cachoeiras (tanto no lado brasileiro quanto no lado argentino) e também visitar a Usina de Itaipu, o Parque das Aves e muitas outras atrações.

Natal

Há tempos que as serras gaúchas deixaram de ser apenas um destino de inverno. As cidades da região têm investido pesado em eventos natalinos, e são altamente interessante para ser visitadas no final do ano e em outros feriados.

O exemplo máximo é Gramado com seu belíssimo Natal de Luzes e eventos sem fim. Mas também há Canela, Nova Petrópolis e as cidades do Vale dos Vinhedos, como Bento Gonçalves e Farroupilha. O que não falta é opção de passeio nesta época do ano!

60 thoughts on “Feriados de 2017: saiba aonde ir

  1. Rayanni Araujo

    Olá adorei as dicas, mas pra quem assim como eu trabalha aos feriados só fica na vontade mesmo, risos.
    Um beijo.

  2. Lucimar da Silva Moreira

    Fábio esse ano tem muito feriado temos que aproveitar e nada melhor do que as suas dicas de belos lugares para se conhecer, gostei muito dos lugares tenho muita vontade de conhecer a Foz do Iguaçu quem sabe um dia eu venha conhecer esse lugar lindo do Brasil, Fábio bjs.

  3. Gustavo Mendes

    Oi.
    Adorei o post, é muito útil para muita gente que gosta de viajar no feriado. Eu por outro lado além de preferir descansar em casa ou ir a praia, não tenho dinheiro para fazer algumas das viagens citadas.

    Abraços

  4. owner

    Ótimas dicas,belos lugares,mas de uma coisa eu tenho certeza: em todos feriados estarei em casa! Triste, mas verdade ?

  5. Camila

    Carraca esse ano Tá cheio de feriados bons mesmo..dá para aproveitar muito. Exelentes lugares vc citou para passar todas essas datas..adorei as dicas.beijokasss

    1. Fábio Mendes Post author

      A gente fez um planejamento bacana para quem deseja conhecer ou rever esses lugares. Mas há ainda muito mais. Beijos!

    1. Fábio Mendes Post author

      Ótimo programa, Thays. Mas aproveita e chama o boy pra viajar para outros lugares, ele vai gostar. Abraços!!!

  6. Gisele Rocetti

    Esse ano está recheado de feriados!!!
    Adorei as dicas!!! Espero que 2017 seja um ano melhor economicamente para todos, para conseguirmos aproveitar todos os feriados viajando!!!
    Bjos

    1. Fábio Mendes Post author

      Verdade, Gisele. Não adianta ter trocentos feriados se não tiver grana para viajar. Mas a gente sempre dá um jeitinho. Beijos!

  7. Priscila Sawa

    Cada fotão hein, em 2017 já tenho confirmado que na páscoa vou conhecer Curitiba, porque né, painho vai a trabalho e eu vou a férias, hahaha. Mas estou mega curiosa com as dunas porque me falaram que tem piscinas naturais dentre elas né? Minha curiosidade é tanta que fiz minha amiga fazer mini vlogs me mostrando a experiencia dela no lugar, hahaha. Fabio eu simplesmente adoro teu blog, a viagem aqui é abordada como estilo de vida e o melhor: não pagando os horrores que muitos pagam. Adoray!

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Priscila, obrigado pelo comentário. Nosso negócio é viajar com economia para viajar sempre! Hahahahahahaha

      Nós gostamos bastante de Curitiba. É uma cidade muito bonita e com parques belíssimos. Queremos voltar logo para lá. Quanto às dunas de Natal, várias delas têm piscinas naturais sim. Visitamos algumas delas e são incríveis (o relato está aqui: https://www.tempointegralblog.com/natal-genipabu/). Beijos!

  8. thamires vasconcelos

    Nossa! Um lugar mais lindo do que o outro. Na próxima semana estarei de recesso, acho que não vou esperar os feriados chegarem… rsrs Tô desejando conhecer “Ouro Preto” em Mg. Que é um lugar lindo mas ainda não conheci.
    Obrigada pelas dicas. Ameeei.
    O nosso Brasil é lindoo!
    Bjooo

  9. Erica Oliveira

    Adorei as dicas de lugares mas esse ano trabalharei em quase todos os feriados rsrs
    Tem alguns lugares que morro de vontade de conhecer como A Chapado dos Guimãraes e Natal, meus pais já foram e voltaram contando maravilhas.

    1. Fábio Mendes Post author

      Esses são lugares maravilhosos, mesmo!! Mas que pena que você vai trabalhar nos feriadões. Espero que consiga agenda em outros dias para aproveitar as viagens. Abraços!!!

  10. Rafael

    Boas opções sem dúvidas, eu como vejo praia todos os dias prefiro um clima mais ameno em lugares de serra, logicamente com lugares também baratos, pois apesar do Brasil ter lugares lindos, o turismo ainda não é tão valorizado e são caras as estadias

    Abraços
    Rafael

    1. Fábio Mendes Post author

      O Brasil é legal por ter tudo isso e muito mais, bem próximo. Dá pra aproveitar praia, montanha e outro tipo de atrações. Pena que, de fato, as estadias ainda são caras, mas com pesquisa dá para achar boas alternativas. Abraços!

  11. Andréia Ribeiro

    Uma coisa que eu gosto é conhecer lugares novos, porém nem sempre tenho oportunidade pois a grana é curta rsrs Tenho muita vontade de conhecer as praias do Sul e algumas praias do Nordeste também! Adorei as indicações dos lugares para passar cada feriado, principalmente Florianópolis.
    Abraços

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Andréia. A gente sempre tenta economizar ao máximo para poder viajar mais. Temos várias dicas e você pode acompanhar algumas por aqui. Abraços!

  12. Vany Nunes

    Dicas mega interessantes, gostei mesmo das indicações.Com um calendário cheio de feriados, já dá pra planejar as viagens! Eu amo viajar! Obrigada pelas dicas preciosas!

  13. Paula Cardoso

    Seus posts me matam de vontade de largar tudo, pegar numa mochila, cartão de crédito e percorrer esses lugares maravilhosos que você tanto fala.
    Posso não ir, mas percorro o mundo aqui, no seu blogue. 😉
    Beijinho

  14. Lilian Brito

    Olá!
    Que ótimas dicas Fábio, visto que esse ano realmente vai bombar de feriado, o que mais gostei é que você deu várias sugestões aqui em Minas minha terrinha.
    Bom demais da conta!!!!!!
    Beijos

    1. Fábio Mendes Post author

      Eu adoro Minas Gerais, Lilian! Sempre que posso, dou uma passadinha em algum lugar. A gente deve voltar a Ibitipoca logo mais, é um de nossos lugares preferidos! Beijos!

  15. Flávia Donohoe

    Infelizmente aqui na Inglaterra não temos esse tanto de feriados, mas me arranjo com o que posso, o ano está ótimo pra viajar! Falo sempre pra minha irmã que sorte trabalhar no Brasil, além das férias de 30 dias, vários feriados! Abraços

    1. Fábio Mendes Post author

      Eu adoro os feriados e férias de 30 dias!! Se trabalha muito no Brasil, nossa jornada é mais puxada do que parece, sem falar no tempo perdido em deslocamento nas grandes cidades. A gente merece! Abraços!

    1. Fábio Mendes Post author

      Quando trabalhava em redação, só conseguia aproveitar um terço dos feriados, vivia de plantão! Agora consigo aproveitar mais! Abraços!!!

  16. Fernanda Souza

    Esse ano está realmente ótimo de feriados. No carnaval do ano passado fui para Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul e amei. Super tranquilo, sem trânsito e não dava nem para lembrar que era carnaval (não sou fã). Pena que esse ano não consegui passagens baratas, senão ia de volta.

    1. Fábio Mendes Post author

      A gente adora fugir da praia no Carnaval. A gente não pega fila, multidões e consegue aproveitar bem o destino!

    1. Fábio Mendes Post author

      Ano passado tivemos poucos feriados prolongados, infelizmente. Um ano bom foi 2015. Deu pra aproveitar bastante!

  17. Ana Carolina Miranda

    Ótimas dicas! Ano passado fiz duas viagens em feriados prolongados. Uma para Salvador e outra para Foz do Iguaçu. Este ano já estou me programando!

    1. Fábio Mendes Post author

      A gente aproveita sempre que pode. São aquelas viagens que limpam a alma enquanto as férias não chegam!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial