Faça das viagens a sua prioridade máxima!

"Nossa, mas como você consegue viajar tanto?"

“Nossa, mas como você consegue viajar tanto?”

Quem está sempre viajando, correndo o mundo e descobrindo novos lugares, sabe que terá de encarar um certo aborrecimento por toda a vida. Trata-se da incompreensão ampla, geral e irrestrita de todas as pessoas que a rodeiam. Os amigos, colegas e familiares não conseguem entender como alguém pode estar sempre viajando, a não ser que esteja com os bolsos cheios de dinheiro.

E assim, basta você fazer uma nova viagem, meses depois de ter retornado, para ouvir os batidíssimos comentários: “Nossa, mas vai viajar de novo? Tá rico, hein?”. “Ganhou na Mega-Sena ou assaltou um banco?”.

O que o resto do mundo não parece entender é que esses viajantes não costumam ser pessoas privilegiadas, cheias da grana ou com muito tempo livre. Tudo o que elas fazem pode ser resumida em uma única palavra: PRIORIDADE!

Por prioridade, entendemos colocar todo o seu foco nesse seu desejo de viajar. Seu grande desejo é fazer aquele tour romântico pela Europa, aquela aventura pelos Andes com os amigos ou ir com os filhos para a Disney? Então corra atrás do seu sonho e coloque-o como sua meta máxima.

Buscando o sonho

Conhecer Roma (um sonho de infância) ou trocar de carro todo ano?

Conhecer Roma (um sonho de infância) ou trocar de carro todo ano?

Para atingir essa sua meta, talvez sejam necessários alguns sacrifícios. E o principal deles é, sem dúvida, economizar o máximo possível. Gastar um pouco menos com alguns itens supérfluos (e geralmente dispendiosos) pode representar uma economia considerável em um ano. Reduzir os gastos com roupas ou festas pode fazer com que você consiga guardar alguns milhares de reais, dinheiro suficiente para fazer uma grande viagem ao exterior.

É dessa forma que agem os viajantes, que estão sempre às voltas com comentários de que “estão ricos” ou “viajam demais”. Eles elencaram as viagens como a sua grande prioridade e colocaram seu foco nesse desejo. Muitas vezes, para atingir seu intento, precisam abrir mão de algumas outras coisas. Isso vale não só para quem viaja muito, mas para outros hobbies e paixões.

Eu, por exemplo, tenho amigos que vão a praticamente todos os shows que seus artistas preferidos fazem. Eles batem cartão em diversos festivais de música em território nacional e, não raro, também vão a alguns no exterior.

Isso parece coisa de quem tem dinheiro sobrando, mas eles conseguem essa “proeza” porque abrem mão de outras coisas, como um carro último tipo, roupas caras ou uma casa muito grande.

Resista às pressões

As críticas estão lhe incomodando? Recorra às suas melhores lembranças. E tudo volta ao normal

As críticas estão lhe incomodando? Recorra às suas melhores lembranças. E tudo volta ao normal

Um grande obstáculo para alcançar esse status de viajante, por incrível que pareça, pode vir justamente de quem você mais espera apoio. Se ao priorizar as viagens você abrir mão de outras coisas que a sociedade considera importantes (um carro de luxo zero quilômetro, por exemplo), não faltarão pessoas indignadas com a sua atitude. Familiares podem argumentar, por exemplo, que se você não viajasse tanto “poderia comprar um carro melhor”.

Nem sempre elas vão entender que talvez você NÃO PRECISE de um carro melhor. E que seu modo de raciocinar pode ser justamente o inverso: se você comprasse um carro mais caro, não conseguiria viajar. E estamos aqui falando de prioridades, do que realmente te deixa feliz e realizado, certo?

Há não muito tempo, viajar era um luxo, algo reservado às pessoas com muitos recursos financeiros. Isso é coisa do passado: as passagens aéreas estão muito mais baratas, as opções de hospedagem se diversificaram e também se tornaram mais acessíveis. Para completar esse quadro favorável, temos a internet, que pode ser usada como uma arma para economizar em uma viagem.

Tudo isso pode – e deve – ser usado a nosso favor. Por todo o mundo, há pessoas com as mesmas condições financeiras que a sua, mas viajando muito mais. Eles devem servir como exemplos para que você também possa segui-los.

Lembranças que valem a pena

Para viajar constantemente, precisamos fazer sacrifícios, mas sempre valeu a pena

Para viajar constantemente, precisamos fazer sacrifícios, mas sempre valeu a pena

Uma das coisas que nos faz ter mais prazer em viajar é o fato de uma viagem ser eterna. Para mim e a minha família, ela não dura apenas nos dias em que estamos no destino. Ela já começa meses antes, quando compramos as passagens, planejamos o roteiro, traçamos itinerários e pesquisamos sobre o local a ser visitado.

E a viagem continua mesmo ao voltarmos. Porque as lembranças não se esvanecem. Elas permanecem fortes em nossas mentes. E lembrar delas nos deixa mais felizes, satisfeitos e animados para viajar novamente.

No final de contas, acaba valendo aquela máxima de que obter lembranças é muito mais importante que acumular bens. Nós valorizamos nossas lembranças e, claro, viajamos cada vez mais para continuar recordando!

Related Post

20 thoughts on “Faça das viagens a sua prioridade máxima!

  1. Aline

    Nossa, que texto perfeito!! Comecei recentemente essa vida de viajante e me vi nesse texto. Ultimamente ando evitando certos gastos para tentar realizar meu sonho de conhecer Orlando. E só essa parte da economia já é divertida por eu saber a razão pela qual estou fazendo isso! Acredito que independente de qual seja a prioridade de alguém, nada vem sem sacrifício. Precisamos nos dedicar aos objetivos e não ficar chateados com comentários em tom de crítica que possam surgir, pois somos nós que sabemos o que faz nossos corações felizes!
    Estou gostando muito do seu blog e suas postagens estão fazendo a minha lista de futuras viagens aumentar! Hahaha
    Um abraço e parabéns pela postagem! 🙂
    Inventando Assunto

    1. Fábio Mendes Post author

      É isso aí, Aline. Quando a gente quer muito alguma coisa, precisa fazer alguns sacrifícios. E nem todo mundo pode entender quando priorizamos alguma coisa (com viagens) em detrimento da outra. Mas no final, tudo vai valer a pena. Sorte na sua empreitada e obrigado pelos elogios!!

  2. Di Monteiro

    Bem, eu não tenho carro zero (aliás, nem carro tenho!), não bato ponto em shows ou espetáculos (apesar de morar em SP, o que tem muitos) e muito menos tenho grana para viajar, só pagar as contas mesmo, que são básicas. Então…tô na roça! kkkkkkkk Mas o futuro, quem sabe? Nada é impossível.

    Bjs!

  3. Tais Burigo

    Oi tudo bem?

    Não tem coisa melhor que viajar e se for com família/amigos melhor ainda né? Acredito que viajar é colecionar momentos bons, mesmo com a correria do dia a dia acho que devemos sempre fazer uma viagem de vez em quando pra espairecer.

    PS: que menina fofa hahaha.

    Beijos

  4. Lucimar da Silva Moreira

    Viajar é muito bom faz bem principalmente quando viajamos com a família. Viajar é poder conhecer lugares diferentes, novas pessoas, culturas é guardar momentos bons. Temos que sempre colocar a viagem na frente que venha ser o foco. Abraços.

  5. Tamara Siqueira

    Amo viajar. Acho que é o melhor investimento. Estou triste pq a viagem que estava planejando acho que não vai dar certo no final do ano, justamente pelo o que vc disse: economizar. hahah Não fiz o que deveria ao longo do ano. Viajar é tudo de bom! Otimo post!
    Beijos

  6. Beatriz Almeida sobrinho

    Adorei seu post. Viajar é maravilhoso! Para realizar esse sonho basta ter em mente um foco e trabalhar em cima, economizar daqui e dali e pronto, conseguimos realizar o sonho de fazer aquela tão desejada viajem! Muito bom seu post! Abraços

  7. Adriane Melo

    Realmente concordo com o que vc disse! Eu sempre reclamo que não sobra dinheiro para viajar e isso me caiu a real qdo comprei um iphone, logo em seguida me peguei pensando: porque fiz isso? Com esse dinheiro todo poderia ter viajado como a muito tempo estou desejando. Depois desse choque de realidade decidi colocar como meta de vida viajar pelo menos uma vez ao ano e cortar gastos, o que deu certo, semana que vem já estou indo na minha primeira viagem do ano. Traçar metas é fundamental, o resto são desculpas que inventamos para nos enganar.

  8. Erica Oliveira

    Acho que a pallavra principal é prioridade mesmo, e cada pessoa tem (ou pelo menos precisaria) a sua. Vc está super certo, muitas vezes precisamos abrir mão de outras coisas, ou cortar alguns gastos, mas isso no final nos traz um prazer imenso 🙂

  9. Shir Matos

    A melhor coisa nesse mundo é viajar, conhecer novas culturas e sociedades. Tenho um sonho de conhecer o Japão mas também quero conhecer primeiro o Brasil.
    Ótimo post
    Beijos

  10. Renata

    Eu viajei pouquissimas vezes, e sou doida para conhecer certos lugares! Concordo com vc! Na primeira oportunidade que eu tiver farei uma viagem, mesmo que simples, a vida é curta!

  11. alana zoz

    Como eu gostaria de ter tempo e uma ajudinha financeira para viajar, tem tanto lugar lindo e cheio de história que tenho muita vontade de conhecer. Quem sabe no futuro essa não seja minha prioridade.

  12. Erika Monteiro

    Oie, tudo bem? Que post mais inspirador. Mesmo não viajando tanto quanto gostaria também costumo ouvir isso. As pessoas trocam de carro todo ano, sempre compram roupas novas, ou saem para comer nos lugares mais chiques, mas não lembram disso quando olham a vida dos outros e percebem o quanto viajamos. Acredito que cada um faz suas próprias escolhas. Tem aqueles que querem uma casa enorme, aqueles que querem roupas, e nós que amamos viajar. #risos Beijos, Érika =^.^=

  13. Paula Cardoso

    Realmente tem toda a razão. Se o nosso foco não é igual ao de quem nos rodeia somos logo criticados e as pessoas não conseguem compreender que todos temos gostos diferentes e que isso não implica de termos mais ou menos dinheiro, apenas que investimos mais no que mais no interessa e menos no que menos nos interessa. Eu admiro imenso vocês pela vossa força de vontade e por conseguirem alcançar vossos sonhos. Pessoas como vocês são de admirar e tomar como exemplo e não de criticar.
    Parabéns por nunca desistirem de vossos sonhos e parabéns por esse maravilhoso post.
    Beijinho

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial