No trem, no ônibus, no avião: saiba como entreter uma criança em uma viagem longa

como entreter uma criançaSeja no carro, no avião ou no trem, não é fácil fazer uma viagem longa com os filhos, certo? Nem sempre. Certamente, é preciso respeitar os limites e entender que o ritmo de um adulto e o do seu filho podem ser bem diferentes. Mas isso não significa que sua viagem precise ser difícil. Basta saber como entreter uma criança.

Faça um planejamento antes. Dependendo da idade do seu filho, é aconselhável envolvê-lo nos preparativos, para que ele aguarde feliz a viagem tanto quanto você e saiba que irá visitar um zoológico diferente, um museu bacana. Pense previamente em atividades que agradam seu filho (a) e prepare algumas delas.

No carro ou no avião, leve uma mochila com alguns objetos queridos e que o deixarão ocupado. A viagem de carro pode incluir várias paradas, para que a criança descanse, ande um pouco, faça um lanchinho, veja uma paisagem diferente. No avião, isso já não é possível. Então, leve consigo alguma guloseima, água ou suco e se informe antes sobre o cardápio do avião para crianças.

Já fiz uma road trip com minha filha, quando ela tinha um ano, e deu tudo certo. Bastou respeitar seus limites, parar de vez em quando, não tentar percorrer muitos quilômetros em um só dia, contar historinhas, dar bolachas e oferecer bonecos de pelúcia e de seus personagens preferidos. Viagem longa de avião será a primeira. Veja o que vai na mochilinha dela.

O que vai na mochila dos pequenos?
como entreter uma criançaEstou preparando a mochila da minha filha para uma viagem de 11 horas, sem contar a espera na escala e do check-in. A própria mochila já deve deixá-la entretida por algum tempo. Ela ainda não sabe, mas viajará com a mochila da Peppa, a porquinha querida dos pequenos atualmente.

Para ir dentro da Peppa, estou preparando uma série de desenhos para ela pintar – da própria porquinha, do Patati Patatá, do Nemo. Cada personagem deve deixá-la entretida por mais algum tempo. O estoque de giz de cera está sendo devidamente providenciado.

Minha filha também adora livros. Então, algumas historinhas vão viajar com ela. Não são livros pesados, mas um de pano, com dedoches, outro de papel cheio de figuras. Mais um tempo de tranquilidade no voo, seja ela “lendo” os livros ou a mãe e o pai contando-lhe as histórias.

Outro objeto que viajará em sua mochila será um DVD portátil das princesas Disney. O DVD veio com adesivos, que estão sendo guardados para o momento oportuno – o longo voo, quando eles por si só serão um grande atrativo.

Junto com o DVD, vai um case-cachorrinho com seus desenhos preferidos. Ufa! Espero, sinceramente, que consiga entretê-la ao longo da viagem.

Ainda estou levando em conta que o voo é noturno e que ela deverá dormir pelo menos algumas horas ininterruptamente.

E você, como faz para entreter seus filhos durante uma viagem longa? Divida conosco suas dicas. E eu prometo que depois da viagem, conto se as estratégias funcionaram.

TEXTO: ÉRICA FRANÇA
FOTOS: FÁBIO MENDES

Leia mais sobre viagens com crianças:

Revezamento em museus: é simples e dá certo

Documentos para viajar ao exterior

Hotel Fazendão, em Santa Branca

Aquário Municipal de Santos

A Sut-Mie do blog Viajando com Pimpolhos também tem dicas bem legais sobre o assunto. Passa lá.

Related Post

12 thoughts on “No trem, no ônibus, no avião: saiba como entreter uma criança em uma viagem longa

  1. henriqueta

    Érica sempre entro no blog de vocês para saber das novidades e adoro ler a parte das crianças. Ótimas dicas sempre!!! obrigada! abraço grande

    1. Érica França Post author

      Obrigada, Henriqueta. Fico muito feliz com as suas visitas e comentários. Volte sempre! 🙂

    1. Érica França Post author

      Ahahahahahahaha, Lilian, geralmente ficamos todos acordados mesmo. Nem sei quem é mais ansioso nesta família, rs.

    1. Érica França Post author

      Isso mesmo! Planejamento é importante, mas a disposição é primordial e com crianças temos de ter criatividade sempre mesmo!

  2. Simone Hara

    Não pode faltar também o bichinho de pelúcia preferido, ou a mantinha, o travesseirinho, qualquer que seja o objeto no qual a criança se apega nos momentos em que sente sono ou precisa de um aconchego.
    No caso da minha caçula por muito tempo foi uma fraldinha (ela tinha várias, mas nunca soube disso), carinhosamente apelidada de naná. com o tempo veio o tigrinho, um tigre de pelúcia que já está cego de um olho e todo amarrotado, mas que ainda hoje a acompanha.
    Sempre acho que vale a pena levar, porque dá uma segurana extra pra criança, mas atenção redobrada pra não perder o objeto na viagem porque dai o choro é certo (perdemos um naná no Magic Kingdom e foi bem sofrido pra ela – sorte que tinhamos outros no hotel)

    1. Érica França Post author

      Simone, a nossa pequena tinha duas fraldinhas; uma ela perdeu no ônibus na Itália. A outra perdura até hoje. Estou quase colocando em uma redoma sem vento nem alterações climáticas para durar mais, porque ela só dorme com ela, rsrsrsrs.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial