Cidades históricas de Minas Gerais: textos compilados e dicas gerais para a região

Cidades históricas de Minas

As igrejas das cidades históricas chamam a atenção pela beleza

As cidades históricas de Minas Gerais estão entre os mais importantes destinos turísticos do Brasil. Suas igrejas cobertas de ouro, seu casario antigo e fazendas preservadas fazem dessa uma região que merece ser visitada. Por isso, fizemos uma compilação das principais matérias. Os links seguem abaixo.

A região viveu seu apogeu durante o Ciclo do Ouro, no século XVIII. Municípios como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e São João del Rei ganharam importância econômica e política e seus moradores mais ilustres se tornaram influentes no Brasil Colonial.

Todo esse poder e riqueza se refletiu nas construções da época. Muitas delas sobreviveram ao tempo e hoje estão entre as mais antigas construções do país. Além disso, a região também sediou o primeiro grande movimento pela independência do Brasil: a inconfidência mineira. Muitos passos dessa história são contadas nas cidades históricas.

Se você pretende visitar as belezas das cidades históricas de Minas Gerais, não deixe de conferir todos nossos posts, com dicas de atrações em cada cidade.

Como percorrer as cidades históricas de carro em 10 dias

Ouro Preto: Museu da Inconfidência

Ouro Preto: Basílica Nossa Senhora do Pilar

O que fazer em Ouro Preto

Ouro Preto-Mariana: embarcando no trem mineiro

Mariana

Tiradentes

Congonhas do Campo

São João Del Rei

Related Post

8 thoughts on “Cidades históricas de Minas Gerais: textos compilados e dicas gerais para a região

  1. henriqueta

    Olá ! Adoro o blog de vocês !! Estou sempre por aqui a pegar dicas e conhecer lugares mesmo sem ir a eles.
    Ainda pretendo conhecer as cidades históricas de MG e os posts estão ótimos!!!
    parabéns!

    1. Érica França Post author

      Olá, Henriqueta. Que bom que gostou dos posts!

      As cidades históricas de Minas são sensacionais e merecem uma visita. Espero que as conheça em breve, você vai adorar!

  2. Djanne

    Olá, Erica e Fabio estou querendo sair de Goiânia , de carro, para conhecer ouro preto, São João Del rei , estátuas de aleijadinho , Tiradentes e o museu inhontin . Tenho 5 dias . Assim preciso da rota , das paradas para almoçar , lanche, jantar e dormir . Ainda , este são os pontos turísticos que acredito serem mais importantes , mas aceito sugestões .

    1. Fábio Mendes

      Olá, Djanne. Cinco dias é um bom prazo para fazer esses passeios partindo de Belo Horizonte. Saindo de Goiânia já fica bem apertado. O que é possível fazer é um percurso bem esticado, sem muitas paradas, de Goiânia a BH. Saindo bem cedo, dá para fazer uma paradinha em Paracatu, que possui um bonito centro histórico, e passar a noite em Três Marias, uma cidade com um belo lago e muitas cachoeiras. Aqui, dicas de hospedagem: http://tinyurl.com/zn69frh

      No dia seguinte, dá para ir direto a Inhotim, fazendo uma parada em BH. Mas já avisamos que o Museu é grande e para ver tudo em um único dia é preciso chegar o mais cedo possível. Há opções de hospedagem próximo a Inhotim: http://tinyurl.com/jj62uy6

      Nos três dias seguintes, é possível se organizar para ver todas as outras cidades. Ouro Preto e Mariana ficam coladinhas e é possível se hospedar em uma cidade e fazer um bate-volta para a outra. Em Ouro Preto, ficamos na Pousada Colonial: http://tinyurl.com/zuds3qt.

      A partir daí, o melhor é ir até Congonhas, onde ficam os famosos profetas de Aleijadinho. Chegando lá, você pode optar por passar a noite em Congonhas ou usar a cidade como ponto de parada até São João del Rei e Tiradentes.

      São João del Rei e Tiradentes estão bem próximas uma da outra e vale usar a mesma tática de Ouro Preto-Mariana: se hospedar em uma cidade e fazer um bate-volta para a outra. Nós ficamos na Pousada do Ó, em Tiradentes, e recomendamos: http://tinyurl.com/grh93xb

      Quanto a atrações para crianças, as cidades históricas oferecem vários passeios interessantes. Se ele gostar de natureza, há várias cachoeiras, trilhas e mirantes no caminho. Espero ter ajudado.

  3. Paloma

    Moro em Minas em BH, aos finais de semana sempre faco bate volta para cidadezinhas aqui perto como Ouro Preto, Lavras, Tiradentes, Sao Joao Del Rei…… Amo muito. Alem de lindo tem muita história e Cultura.

    1. Fábio Mendes

      As cidades históricas são maravilhosas! E que legal que você mora tão perto deles. Belo Horizonte é um lugar muito massa! 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial