Centro histórico de São Sebastião: uma pequena Paraty no litoral norte paulista

O Centro Histórico de Paraty, cidade do Rio de Janeiro, atrai turistas brasileiros e estrangeiros em razão de sua arquitetura e prédios preservados. Os cafés e restaurantes charmosos servem para tornar o passeio mais agradável. E a vista para o mar e as ruas alagadas dão ao lugar uma beleza ainda maior.

Pois é, mas não é de Paraty que falaremos agora.

É que é impossível não se lembrar da cidade carioca quando passeamos pelo centro histórico da cidade de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo.

São Sebastião

Localizado entre Bertioga e Caraguatatuba, São Sebastião é conhecida pelas suas praias badaladas, como Camburi, Juquehy, Maresias. O centro histórico não costuma ser um dos atrativos mais falados.

No entanto, os prédios históricos do início do século XX estão ali, e muitos são bem preservados.

Eles estão na chamada Rua da Praia, entre restaurantes e sorveterias. Mas também formam um bairro que vai até a Igreja Matriz, dois quarteirões mais para dentro de São Sebastião.

São Sebastião

Casa Esperança – prédio tombado pelo Condephaat

Parece-me que os prédios têm sido restaurados recentemente, porque muitos têm a pintura nova e estão muito bem cuidados. O passeio é agradável e nos faz passear também pela história. Mas, por enquanto, os cafés e restaurantes ainda não estão espalhados por ali de forma a atrair os turistas. O bairro histórico ainda é um pouco vazio. A concentração dos visitantes se dá realmente na rua da Praia e nas praias badaladas.

De acordo com a Prefeitura de São Sebastião, o centro histórico é composto por sete quarteirões e tem oito prédios tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Turístico do Estado).

Mesmo ainda não atraindo tanta gente, o passeio já é recomendado. E, certamente, se os investimentos públicos e privados continuarem no local, ouviremos falar em breve do “famoso” centro histórico de São Sebastião, como uma alternativa ao centro de Paraty – charmoso e histórico da mesma maneira e mais próximo de quem vem ao litoral a partir de São Paulo.

São Sebastião

Primeiro grupo escolar da cidade – hoje sede da secretaria de Cultura

ÉRICA FRANÇA
FOTOS: ÉRICA FRANÇA E FÁBIO MENDES

Receba os posts do Viajante em Tempo Integral por e-mail

Related Post

2 thoughts on “Centro histórico de São Sebastião: uma pequena Paraty no litoral norte paulista

  1. Fábio Mendes

    O interessante é que neste centro histórico há a conciliação de restaurantes charmosos (e caros) com lanchonetes simples. Há espaço para todos ali!

  2. isabel cristina

    Nos eramos muito felizes quando morávamos nessa cidade que e um perfeito paraíso. Isabel Cristina (0 MEU PAI SERVIU NA CAPITANIA DOS PORTOS FERDINANDO CANDIDO IN MEMORIAN)

    BOAS ESAUDOSAS LEMBRANÇAS DESSA CIDADE INESQUECIVEL.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial