Canela é uma das joias da Serra Gaúcha

Canela está pertinho de Gramado. Não tem o mesmo apelo turístico da vizinha famosa, mas é uma cidade igualmente charmosa.

Mesmo menor e com um centro comercial com menos lojas e restaurantes, Canela também convida para uma caminhada. No frio, o mesmo charme de Gramado. No outono, as folhas das árvores deixando o chão forrado. E, mesmo no verão, a cidade é um convite para o descanso e aquele flanar pelas ruas, sem pressa nem ansiedade.

Os restaurantes também são charmosos e convidativos e, muitas vezes, com preços menores que a vizinha Gramado.

Atrações.

1 – Compras
Entre lojinhas de chocolate e roupas, há uma que me chamou a atenção na cidade. No caminho entre Gramado e Canela, há uma loja do lado direito da pista, ao lado do Museu da Ferrovia, chamada Lã Pião e Maria Bonita. Ali, há muita lã e artigos de inverno, de couro e outros materiais. O passeio vale a pena. Alguns artigos, como sobretudos e blusas mais pesadas, são mais baratas que em São Paulo, por exemplo.

Endereço:  Avenida Don Luiz Guanella, 1.201, São José, Canela

2 – Igreja Matriz

Esta é uma das maiores surpresas para quem entra em Canela de carro e segue dirigindo pela avenida principal. Quando você menos espera, ali está ela, enorme, imponente e toda construída em pedra – a Igreja Matriz da cidade, Catedral Nossa Senhora de Lourdes.

À noite, a iluminação também a valoriza e te incentiva para novas fotos.

Endereço: Praça da Matriz, s/n. Aberta das 8h às 18h

3 – Parque do Caracol

Um dos grandes atrativos para quem visita as Serras Gaúchas é o Parque do Caracol, a 7 km do centro de Canela, e sua Cascata do Caracol, uma queda d´água de 131 metros. Exuberante, linda, imponente, uma vista fantástica.

Ali, de um mirante, você fica estupefato com a vista. Montanhas, cachoeira e, ao longe, uma plantação de hortênsias ao lado de um teleférico. Você também pode subir a um observatório e observar a cachoeira de um ângulo privilegiado, a 30 metros de altura. No local, todo envidraçado, há binóculos para você aproveitar bem a vista. (O passeio é pago à parte).

O parque tem 25 hectares de natureza, com trilhas ecológicas agradáveis e de fácil acesso. É um convite para um dia todo de contemplação. Há, no local, churrasqueiras, banheiros, campos para jogar futebol e vôlei.

Fui conhecer o parque por causa da cachoeira, mas me deu muita vontade de voltar lá para passar um dia de preguiça. Quem vai com crianças terá um amplo espaço à disposição e também pode aproveitar o passeio de trem, com a história da imigração.

Endereço: RS 466, Km 0 – Estrada do Caracol.

Horário de funcionamento: Segunda a Sexta – 9h às 17h45min (Sábado e Domingo até as 18h)

Mais atrações no site da cidade.

ÉRICA FRANÇA
FOTOS: ÉRICA FRANÇA E FÁBIO MENDES

 

Leia também:

Porto Alegre: o que ver em um dia

Gramado o ano inteiro

Rota Romântica

Parque da Cachoeira em Canela

Nova Petrópolis

Related Post

2 thoughts on “Canela é uma das joias da Serra Gaúcha

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial