Viaje com seus filhos: qualquer lugar pode ser um excelente destino para crianças

viajar com crianças

Viajar em família, mesmo para destinos românticos, fortalece os vínculos familiares

Desde que começamos a viajar com crianças (no caso, nossa pequena Carolina), fomos confrontados por um assunto que à primeira vista parece banal, mas na verdade é muito mais complexo e importante: “O que é um destino apropriado para criança?”. A resposta a essa pergunta pode revelar um pouco sobre nossos valores e o tipo de formação que pretendemos dar aos nossos filhos.

Não raro, nossos amigos e parentes nos questionam a respeito de viajar com crianças, sobre os destinos para onde viajamos e quão adequados eles são para a nossa filha. E percebemos, por esses questionamentos, que a maioria das pessoas está presa a um conceito limitador, que é o de Destino para Crianças.

LEIA MAIS

Confira 4 motivos para viajar com as crianças

Descobrindo o Brasil com os filhos

O que aprendi na minha primeira viagem longa com minha filha

Dentro desse conceito, você só pode viajar com seus filhos para lugares que tenham sido totalmente pensados e projetados para eles. Ou seja: se você não for para a Disney, Beto Carrero, Beach Park, Caldas Novas ou algum resort kids friendly, melhor viajar apenas em casal. Estamos aqui para mostrar justamente o contrário: que é possível viajar com crianças para outros lugares.

Viajar com crianças

Para as crianças, tudo pode ser um divertido brinquedo

Com a Carol, já visitamos grandes capitais, cidades médias e pequenas, no interior e litoral. Visitamos destinos “românticos” e também cidades históricas. Fomos a praias, montanhas, percorremos trilhas e cachoeiras, a levamos a museus. E em todos esses passeios ela curtiu a valer. Isso porque canalizamos nossos esforços para criar ambientes agradáveis para ela, onde quer que estejamos, sem deixar de aproveitar o passeio à nossa maneira.

Nós acreditamos que qualquer destino pode ser agradável para os pequenos, desde que haja um planejamento para isso. Tenha em mente duas coisas: 1) Qualquer lugar onde haja crianças é um local adequado para seu filho visitar; 2) Crianças são criaturas alegres, agitadas e altamente abertas a estímulos: isso quer dizer que não é necessário muito esforço para animá-las.

Cuidados ao viajar com crianças

Viajar com crianças

Praças, sítios históricos e até vinícolas: se há criança por perto, o local é bom para seu filho

Evidentemente há limites referentes aos locais onde podemos levá-las. Fazer uma trilha de baixa ou média dificuldade em lugar bem sinalizado e seguro é perfeitamente possível, mas convém não levá-las a locais muito distantes ou de difícil acesso.

Alguns sítios históricos ou museus são perfeitamente adequados quando conseguimos apresentar alguma referência reconhecível pelas crianças. Igrejas e construções históricas, por exemplo, sempre agradaram a Carolina por causa de sua predileção por histórias de princesas e de castelos. Um pouco de imaginação sempre ajuda nesses momentos.

Grandes cidades quase nunca são problema, desde que o roteiro inclua parques, zoológicos ou alguma atração similar. Se seus filhos gostam de ler, ouvir histórias ou de fazer passatempos, levá-los a uma boa livraria é garantia de entretenimento.

Além dessas medidas, lembre-se dos cuidados de sempre ao viajar com crianças. Respeitar horários e um pouco da rotina dos filhos também é importante e faz a diferença em toda a viagem.

Bom para todos

viajar com crianças

Para as crianças, viajar é uma aventura e garantia de novas descobertas

Partindo desse pressuposto, tudo flui perfeitamente. Ao viajar, organizamos roteiros que contemplem toda a família. Incluímos programas pensados exclusivamente para nossa pequenina e outros para nós três.

A grande vantagem desse tipo de planejamento é que não precisamos abrir mão de nenhuma viagem por causa da Carolina, tampouco viajar sem ela para aproveitarmos adequadamente.

Um exemplo clássico foi em nossa viagem à Itália, a primeira que fizemos ao exterior com ela. Na ocasião, algumas pessoas questionaram se valia a pena ir a um país cheio de destinos históricos e/ou românticos com uma criança de dois anos. Fizemos a viagem e foi um grande momento para todos nós. Nossa filha se divertiu muito e nós também.

Se cedêssemos ao conceito do Destino Próprio para Crianças, teríamos perdido uma grande experiência de vida. Aproveitamos a viagem, como qualquer turista, mas também fortalecemos nossos vínculos familiares e aproveitamos muito os momentos que passamos juntos.

FOTOS: FÁBIO MENDES E ÉRICA FRANÇA

 

 

20 thoughts on “Viaje com seus filhos: qualquer lugar pode ser um excelente destino para crianças

  1. Paloma

    É tão bom Viajar com as crianças 🙂 também viajo com minha cachorra Goldem que dá um trabalho danado rsrs, não tenho filho mas sempre que da viajo com meus sobrinhos e é a melhor coisa do mundo. Dou maior apoio!

    1. Fábio Mendes Post author

      É sensacional viajar com as crianças! A gente aprende muito com eles e é lindo vê-los descobrindo coisas novas!

  2. Ana Carolina Lopes

    Confesso que prefiro sair só com meu marido na maioria das ocasiões (meio egoísta né) mas também curto fazer um programa em família, só que tem que ser em lugares escolhidos a dedo por mim e eu preciso me programar pra ir aquele lugar já sabendo que minha diversão não será prioridade e sim a do meu filho, porque convenhamos, os cuidados que precisam ser dedicados aos pequenos tiram toda a graça da viagem se a intenção não for diverti-los.

    1. Fábio Mendes Post author

      A viagem com crianças só vale a pena se a criança puder aproveitar, se não a viagem em si, que ao menos se divirta. Com um bom planejamento, dá para todos se divertirem: as crianças, os pais, as mães etc! 😉

    1. Fábio Mendes Post author

      Nique, é verdade. Quando viajamos com os filhos, precisamos organizar toda a viagem para eles. Mas dá para os pais aproveitarem, e muito, em uma viagem com crianças. Aos poucos, vamos pegando os macetes.

  3. Lucimar da Silva Moreira

    Viajar com crianças é uma aventura incrível, elas querem ir pra todos os lugares, querem comer lanches, para viajar com elas os pais tem que se preparar muito, muito boa as suas dicas Fábio é sempre bom aprender com quem já tem experiência, abraços.

    1. Fábio Mendes Post author

      Para fazer uma boa viagem, é preciso ficar bem atento e se preparar muito, mesmo. Mas vale a pena a cada segundo! Abraços!

    1. Fábio Mendes Post author

      Pois é, às vezes a gente se espanta com os comentários que fazem sobre viagem com crianças. Mas eles não sabem o que estão perdendo! Abraços!!!

  4. Priscila Assis

    Oii,

    Gostei muito do seu post. Viajar com as crianças para outros destinos deve ser bem bacana tanto para os pais quanto para as crianças, em poder conhecer outras culturas e coisas divertidas. Parabéns pela postagem.

    beijos

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Priscila. É uma ótima oportunidade para descobertas, tanto para as crianças quanto pra nós. Obrigado pelo comentário!!

  5. Shirley Rodrigues Diniz

    Viajar com nossos filhotes realmente é sempre uma delícia, mas há de reconhecer que viajar só o casal também fortalece e muito a relação!!!
    Nunca deixei de viajar sem meus filhos, mas, ao menos uma vez por ano fazíamos (e ainda fazemos) uma viagem somente nós dois e as duas formas de viagem são deliciosas, cada uma à sua maneira!!!
    Carol está mesmo com uma carinha muito feliz!!!
    bjks
    #ClickFB
    http://www.sociedadedoesmalte.com.br/2016/07/misturinha-de-russos.html

  6. Juliana Moreti (www.turistando.in)

    Eu acho que grandes capitais (principalmente planas) é um destino ótimo para ir com crianças. Hà sempre atrações destinadas ao pùblico infantil e não se torna “viagem da criança”, mas viagem da familia.
    Confesso que aquela lista de disney, beto carreiro e etc não me agrada por nada no mundo!!!
    hehehehehe

    1. Fábio Mendes Post author

      A gente levou a Carol para o Beto Carreiro pela primeira vez no ano passado e estamos cogitando ir para a Disney futuramente. Mas esse tipo de passeio “da criança” fazemos raramente, não é muito nossa praia. Em geral, vamos um destino que eu e a Érica queremos visitar e lá encontramos atrações para a Carolina. Todos aproveitam muito bem e viagem. A nossa filha inclusive fica lembrando dos passeios por um bom tempo. As pessoas deviam fazer mais isso, é bom pra todo mundo. Abraços!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial