Top 10 São Paulo: as principais atrações da capital paulista

Top 10 São Paulo

Ainda em tempo para o aniversário da capital paulista, um Top 10 São Paulo de lugares que devem ser visitados na cidade:

1 – Mercado Municipal (rua da Cantareira, 306)
Depois de restaurado, o mezanino com restaurantes bacaninhas vive lotado. As barracas de pastéis de bacalhau e sanduíches de mortadela também têm filas quilométricas, especialmente no final de semana. Mas nada paga passear entre as barracas cheirosas e lindas, cheias de cores, sabores, frutas nacionais, importadas, vinhos, azeites, queijos, temperos, produtos importados.

E o prédio, de Ramos de Azevedo, é um espetáculo à parte. É uma pena que as redondezas do Mercadão ainda não tenham sido revitalizadas como merecem. Mas isso só deixa mais paulistano este ponto turístico/gastronômico/arquitetônico.

O mercado funciona de segunda a sábado, das 6h às 18h e, aos domingos e feriados, das 6h às 16h. Mais informações podem ser obtidas no site.

2 – Museu do Ipiranga (Parque da Independência, s/n)
Mais um prédio de tirar o fôlego com um jardim maravilhoso, inspirado no jardim do Palácio de Versalhes, na França.

Para quem gosta de História, é um passeio obrigatório, que conta como se deu o desenvolvimento do município, com seus ciclos, como o do café. O prédio ainda guarda objetos de décadas antigas, como uma carruagem, um carro para limpeza das vias públicas, entre outros.

Leia mais sobre o Museu aqui.

3 – Catedral da Sé (Praça da Sé, s/nº)
Passar ali pela frente já rende uma bela foto. Por dentro a Igreja também guarda muita história. E é possível também visitar a cripta da Catedral da Sé, agendando uma visita. Ali, estão restos mortais de bandeirantes paulistas.

Mais informações sobre a visita guiada pela cripta podem ser obtidas pelo telefone: 0/xx/11 3107-6832

4 – Avenida Paulista
Apenas caminhe. Este é um dos melhores lugares de São Paulo, pois reúne cinemas ou está perto de bons cinemas (Espaço Unibanco, Belas Artes (ainda por lá), Reserva Cultural). Há também restaurantes, bares, prédios de arquitetura marcante, como um antigo casarão e também um prédio de Ruy Ohtake, além do Masp, claro. Outros dois pontos bacanas e obrigatórios são a Fnac e a Livraria Cultura, do Conjunto Nacional.

Aos domingos, tem também a feira de artesanato em frente ao Parque Trianon-Masp, a feira de antiguidades no vão livre do Masp e a feira de artesanato/CDs/decoração no Shopping Center 3. Na época do Natal, também é lugar mais decorado e bonito da cidade.

5 – Copan (Avenida Ipiranga, 200 – República)
Se eu chamar o Copan de “prédio que parece uma minhoca”, alguns podem não simpatizar com este blógui. Mas o prédio projetado por Oscar Niemeyer vale a pena ser visto. É bonito, com excelente localização e é um cartão-postal da cidade, na minha opinião.

6 – Masp (Avenida Paulista, 1578)
O vão livre é bem bacana. A vista a partir dali, da 9 de Julho, é legal. E ver o Masp a partir de outros pontos da Paulista também te dá uma sensação de ser paulistano mesmo. Guarda obras bem bacanas, como Renoir, Monet e Picasso. Exposições bacanas e acessibilidade (sim, é uma obrigação e não um ‘plus’, mas ainda não funciona assim em toda a cidade)

7 – Liberdade
São Paulo – a cidade – tem a maior população de japoneses fora do Japão. E a Liberdade mostra bem isso, com restaurantes bacanas, decoração oriental e a ótima feira da Liberdade, aos domingos, com artigos de decoração e muita gastronomia.

8 – Parque do Ibirapuera
É cheio, lotado no final de semana, mas é mesmo a praia do paulistano. Ali, os estressados e engravatados da semana se transformam nos esportistas aos sábados e domingos. O bom mesmo é sentar em frente ao lago e descansar. O Ibirapuera também tem o Museu de Arte Moderna e a Oca, com ótimas exposições.

9 – Pinacoteca (Praça da Luz)
Neste tópico, entraria a Vila Madalena, que deve ser visitada à noite por baladeiros, quem gosta de barzinhos e da noite, mas me lembrei no último minuto do meu prédio/museu preferido em São Paulo. Além da arquitetura fantástica costuma ter as melhores exposições ao meu ver. Já vi Eckhout, Rodin, impressionistas, Itaú Brasiliana (uma das melhores em História do Brasil) e tantas outras. O Parque da Luz, infelizmente degradado, também é um dos mais bonitos de São Paulo e guarda até mesmo um aquário.

10 – Mirante do Prédio do Banespa, ou Torre do Banespa (rua João Brícola, 24, centro)

Ele funciona apenas em dia útil, em horário bancário. Sim, isso é complicado. Mas se você tiver uma folga, não deixe de ir. É de graça. E a vista lá de cima é impagável. Dá para ficar se divertindo ao identificar os pontos mais conhecidos de São Paulo. “Veja, a Catedral da Sé”; “Olha como é lindo o Mosteiro de São Bento por dentro”. “Que igreja é aquela?”. O prédio do Banespa é um símbolo da cidade e a vista a partir dele dá uma noção do tamanho desta metrópole.

Ficou muita, muita coisa de fora. É difícil escolher os 10 melhores lugares de São Paulo para se visitar. A cidade realmente merece bastante tempo e paciência para ser explorada. É uma das cidades mais misturadas do mundo e este é o grande barato de São Paulo. Há colônia de chineses, coreanos, libaneses, gregos, italianos, japoneses e tantas etnias que a adotaram como seu lar e contribuíram para seu crescimento, sua personalidade. Comer em São Paulo é magnífico. Mas morar nesta cidade não é barato.

Há muitas coisas a serem resolvidas também. O transporte público é uma delas; as enchentes são outro problema. Sabe, o Poder Público falha em muitos pontos, mas os paulistanos – naturais ou por adoção – também deixam a desejar. Talvez quando deixarem o carro em casa e forem de metrô ao trabalho, cederem lugar no trem e não atirar lixo pela janela do carro ou em qualquer lugar que não seja destinado para o lixo, a cidade melhore. E seria bom começarmos agora para em 457 anos ela ainda ser símbolo de desenvolvimento, crescimento. Senão, será uma cidade falida, com índices de poluição insuportáveis, trânsito travado (ainda mais) e qualidade de vida zero (sim, ainda pior).

O post terminou pessimista. Mas é que paulistano ou amante de São Paulo que se preze mantém esta relação de amor e ódio com a cidade o ano inteiro. Até no aniversário.

TEXTO: ÉRICA FRANÇA
FOTOS: ÉRICA FRANÇA E DIVULGAÇÃO

Leia mais sobre São Paulo

5 thoughts on “Top 10 São Paulo: as principais atrações da capital paulista

  1. Pingback: Nova York: mesmo com tragédia, capital permanece cosmopolita « Viajante em tempo integral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial