Tiradentes: a mais charmosa cidade histórica

Tiradentes

A história repousa sobre as ruas de pedra da mineira Tiradentes, que viu o Brasil enriquecer e viu conspirações e ideias revolucionárias nascerem. Mas ainda que eu não me interessasse pela história do Brasil – que não é o caso – eu me apaixonaria por esta cidade colonial.

O povo é cordial e acolhedor, a vista a partir do alto da cidade é muito bela. E as ruas repletas de lojas lindas de artesanato, cafés bacanas, restaurantes e barzinhos são um convite ao dolce far niente. Ou à comilança desvairada que sempre acontece quando estou em Minas Gerais.

Tiradentes

As atrações de Tiradentes são inúmeras e não é possível visitar tudo em uma curta viagem. Mas o gostoso de Tiradentes é andar pelas ruas, descobrir o que há para ser descoberto, conversar com quem nasceu ali ou escolheu a cidade como lar. Se estiver viajando com crianças, faça um passeio de charrete pelos pontos de maior interesse.

Se tiver mais tempo, tire uma tarde para ir até o distrito de Bichinho, da cidade de Prados, onde há dezenas de lojas de artesanato uma ao lado da outra. Há artigos de decoração para ninguém botar defeito.

Entre as várias igrejas da cidade, a Matriz Santo Antônio chama a atenção por sua imponência. Ela fica no alto da rua do Chafariz, de onde a vista da cidade é privilegiada. Sua planta foi feita por Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), que assina muitas das obras grandiosas das Cidades Históricas de Minas. Em seu interior, há um órgão de origem portuguesa. E seu altar é repleto de ouro.

Tiradentes

Na mesma rua, a poucos metros da Matriz, fica a Casa da Câmara de Tiradentes. Ali, eram recebidas autoridades em visita pela cidade e, em seu porão, também funcionou uma cadeia. O prédio é de 1717.

Descendo a rua, siga até o Chafariz de São José. Ele foi construído para abastecer a cidade, servir para lavar as roupas e também para os viajantes darem água para seus animais.

Tiradentes

Siga para a praça principal, o Largo das Forras, repleta de bares, restaurantes e de onde saem os passeios de charretes. É bacana notar também a arquitetura das casas e prédios. A cidade é tombada como patrimônio histórico e há muitos prédios bem preservados. Entre eles, está o da Prefeitura de Tiradentes. Do lado oposto da praça, se encontra a Capela Bom Senhor Jesus da Pobreza, de 1771.

Mas há muito mais para se fazer e se visitar em Tiradentes, como museus, igrejas, prédios históricos, cachoeiras. Também ficou por fazer o passeio de Maria Fumaça, até São João Del-Rey. Para mais informações sobre a cidade, visite o site oficial.

Onde ficar
Hospedei-me na Pousada do Ó e o que me chamou mais a atenção no local foi o atendimento. O quarto é amplo, dentro do casarão do século XVIII (há uma nova ala também) e o carinho foi o diferencial. O café da manhã é bem servido, em ambiente agradável. E, se minha pequena sentisse fome, era só pedir uma frutinha, que o pedido era gentilmente atendido. O custo benefício do local também é muito bom, na minha opinião.

TEXTO: ÉRICA FRANÇA
FOTOS: FÁBIO MENDES

Leia mais:

Ouro Preto: onde ir

Ouro Preto: Museu da Inconfidência

Ouro Preto: Basílica Nossa Senhora do Pilar

Trem de Ouro Preto a Mariana

Congonhas do Campo

São João del Rei

Belo Horizonte

Instituto Inhotim

3 thoughts on “Tiradentes: a mais charmosa cidade histórica

  1. Alessandra

    Cidade da época do Ciclo do Ouro, quando ainda era chamada de Santo Antônio do Rio das Mortes, A hoje Tiradentes também integra o roteiro da Estrada Real, que não fica a dever para o Caminho de Santiago de Compostela. Ótima opção de lazer e de turismos histórico e ecológico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial