Rio de Janeiro: um passeio pelo Parque Lage

Um rico homem apaixonou-se por uma cantora lírica, com quem viveu. Para agradar à amada, construiu-lhe um palacete em estilo romano, com uma grande piscina em sua área interna. O cenário também compreendia um grande jardim em estilo europeu. O conto de fadas é real e deu origem ao Parque Lage, no Rio de Janeiro.

Parque lage

Piscina dentro do palacete

É neste paraíso que funciona atualmente a Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage. Mas, mesmo que você não esteja interessado nos cursos, pode tirar um dia para um piquenique neste local idílico.

A poucas quadras do Jardim Botânico, você pode pensar que este parque fica ofuscado pelo parente mais famoso. Mas o passeio ao Parque Lage é um ótimo programa para uma visita ao Rio. E a beleza do Jardim Botânico em nada ofusca a deste primo um pouco menor. Passeando pelas alamedas do Parque Lage, onde há espécies da Mata Atlântica, basta olhar para o alto para ver o Cristo o abençoando com seus braços abertos. Beleza maior não há.

Parque lage

Cristo, ao alto, onipresente.

No interior do palacete, há as salas de aula, a bela piscina e um café onde ficam visitantes e estudantes, sentados em almofadas apreciando o dolce far niente. Logo na entrada, você já enxerga o Cristo ao alto.

Os jardins ao redor da casa são parte do Parque Nacional da Tijuca. Além das espécies da Mata Atlântica, há pequenos lagos, um aquário, pontes de madeira, uma gruta e parte das ruínas que já foram um engenho de açúcar. O Parque Lage é mesmo uma delícia!

Parque lage

Jardins convidam ao passeio e descanso.

O que mais fazer:
Você pode aproveitar o dia para conhecer o Jardim Botânico. Mas a graça destes dois passeios é fazê-los sem pressa, apreciando a natureza, ouvindo os pássaros. Portanto, não se apresse em conhecer tudo de uma vez.

Se sobrar tempo, um passeio pelas ruas do Jardim Botânico é agradável e você encontra, pelo caminho, lanchonetes, boas padarias e restaurantes charmosos.

Serviço:
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. O parque funciona diariamente das 8h às 17h e a entrada é gratuita.

TEXTO E FOTOS: ÉRICA FRANÇA

Leia mais:

Rio de Janeiro: Forte de Copacabana

Rio: Lagoa Rodrigo de Freitas

Economizando com transporte a partir dos aeroportos
Read in english

Rodrigo de Freitas Lake

Lage Park

One thought on “Rio de Janeiro: um passeio pelo Parque Lage

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial