Praia da Daniela: perfeito para crianças, é um oásis de calmaria em Florianópolis

Calmaria - na água e na areia - é a tônica na praia da Daniela

Calmaria – na água e na areia – é a tônica na praia da Daniela

Quando se fala em Florianópolis, as imagens que vêm à mente são de agitação pura: muito surf, ondas nervosas ou baladas incandescentes rolando noite afora, turistas vindo de toda a América do Sul para curtir suas belas (e animadas) praias. Mas nem só de burburinho vive a orla da capital catarinense: há alguns oásis de tranquilidade, tanto nas águas quanto nas areias. Uma delas atende pelo nome de praia da Daniela.

Antes de falar sobre o local, vamos a uma dica fundamental: tente visitar a região em outubro. As temperaturas voltam a subir nessa época do ano, as chuvas ainda não são tão frequentes e o mais importante: a horda de turistas que invadem a ilha (e congestionam todas as vias) ainda não chegou à praia da Daniela.

Localizada na região noroeste da ilha, a praia da Daniela está em um dos trechos mais tranquilos do litoral. Por isso, ela é perfeita para quem vai viajar à cidade com crianças: as ondas são suaves, quase inexistentes. Em alguns momentos, a impressão é de estar em um grande lago. A largura da faixa de areia é relativamente pequena, mas ela é comprida o bastante para permitir que a gurizada corra sem medo de ser feliz (e sem preocupar os zelosos papais).

O bairro onde está localizada a praia é outro recanto de tranquilidade. Totalmente plano, com ruas largas e sossegadas, é repleto de casas grandes e espaçosas, muitas delas sendo reservadas para temporadas, feriados ou finais de semana. Para quem não curte a opção, há algumas pousadas e hotéis, próximos à avenida e em uma região um pouco (só um pouco) mais agitada.

Faixa de mangue separa praia do bairro

Faixa de mangue separa praia do bairro

Vale citar duas curiosidades sobre a praia da Daniela. A primeira é que está próxima a um grande manguezal, transformado em parque Estadual. É a região mais ao sul do Brasil a registrar esse tipo de vegetação. Entre o bairro e o mar, há um pequeno trecho desse mangue. Ele não oferece nenhum tipo de obstáculo, nem mesmo às crianças. Mas convém abusar do repelente, pois os mosquitos podem incomodar.

A segunda curiosidade é que ela se situa em uma ponta de areia, quase uma península, circundando o bairro de mesmo nome. Por isso, a praia se estende como um semicírculo sobre o bairro, com uma face norte (com águas tranquilas como uma piscina) e outra ao sul, com vista para o resto da cidade e com águas bem mais agitadas. Aqui, não convém entrar na água, pois as correntes são fortíssimas. Por aqui, o negócio é mesmo pescar e contemplar o belíssimo visual da cidade, incluído a mítica ponte Hercílio Luz.

Como a Ponta da Daniela é uma área não muito extensa, há duas formas de visitar as duas faces da praia. Uma é sair da areia, atravessar o bairro e chegar à outra praia sem caminhar muito. Pode-se também circundar toda a região pela praia, mesmo. A caminhada rende de um a dois quilômetros, mas a beleza do visual faz com que o esforço seja imperceptível.

Como chegar
Você está cansado de tanta tranquilidade e quer um pouco de agitação? Não tem problema: as baladas praias de Jurerê e Canasvieiras estão bem próximas, a 5 e 11 quilômetros, respectivamente.

Ah, a praia da Daniela está a 23 quilômetros do centro de Florianópolis. Para chegar lá, basta seguir pela rodovia SC-401 até o primeiro viaduto após o pedágio. Pegue o acesso para esta ponte e siga no sentido Jurerê. A partir daí, é só seguir as placas. Mais informações, aqui.

TEXTO E FOTOS: FÁBIO MENDES

Leia mais:

Santo Antônio de Lisboa, recanto charmoso em Floripa

Dicas de passeios para crianças

4 thoughts on “Praia da Daniela: perfeito para crianças, é um oásis de calmaria em Florianópolis

    1. Fábio Mendes Post author

      Florianópolis é linda, uma praia melhor que a outra, tem para todos os gostos. Vale conhecer, sim. Anote na sua wishlist. Beijos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial