Final de semana em SP: um roteiro completo

ATUALIZADO EM 6/8/2014

final de semana em sp

Livraria Cultura, no Conjunto Nacional

Gosto tanto desta cidade que não consigo imaginar apenas um dia perfeito em São Paulo. Para aproveitar a maior capital do Brasil – como ela e você merecem – é preciso mais tempo. Melhor que isso, portanto, é pensar em um final de semana em SP.

Criei um roteiro para um final de semana prolongado – com atrações para sexta-feira, sábado e domingo. Assim, você pode adaptar as dicas de acordo com o tempo que passará na cidade.

E por falar em dicas, vale experimentar as ciclofaixas. Aos domingos e feriados, várias vias importantes da cidade dedicam uma de suas faixas exclusivamente ao trânsito de bicicletas. Ao todo, são seis circuitos, ligando parques e importantes atrações de lazer da capital paulista. Confira mais informações.

Muita coisa ficou de fora, claro. Cabe a você, agora, montar também sua lista de locais favoritos para um perfeito final de semana em SP.

SEXTA-FEIRA

Manhã
1. Padaria Bella Paulista
Tome um recheado café da manhã com tudo o que você tem direito. Esta padaria, localizada na Haddock Lobo, 354, está sempre lotada, independemente do horário. Mas, de manhã, vale a pena esperar na fila para o bufê de café da manhã. Se não tiver paciência, vá no balcão mesmo.

Ressalto que, apesar de a padaria ser concorrida, o atendimento é muito bom. Se você se sentar no balcão, será rapidamente atendido, tudo virá da forma que você pediu e sem demoras. E eu nunca nenhum funcionário mau humorado. E eu me canso apenas de olhar a correria deles.

2.Masp

masp
Você já está mesmo na região da Paulista e não vai deixar de visitar o museu mais famoso da cidade.

Além de seu rico acervo, o museu se destaca pela arquitetura e o grande vão livre, onde há feiras de antiguidade, eventos e também manifestações populares.

Neste aniversário de 459 anos, o visitante pode ver duas exposições temporárias – uma com obras do próprio acervo – Deuses e Madonas, a Arte do Sagrado. E outra chamada Luzes do Norte – Desenhos e Gravuras do Renascimento Alemão na Coleção Barão Edmond Rothschild/Musée du Luvre

Leia mais sobre o Masp aqui.

Tarde
3. Almoço no Bixiga
O Bixiga é um dos redutos gastronômicos da capital. Ali, se concentram cantinas italianas. E, além das boas e bem servidas massas, há personagens impagáveis em cada restaurante, seja imigrante, organizador do bolo de aniversário, ex-cantor do Show de Calouros do Sílvio Santos.

Você pode passear pela rua 13 de Maio e escolher a cantina de acordo com seu feeling mesmo. Mas se quiser acertar de vez, pode escolher entre as cantinas Roperto, Conchetta  ou Roma. O Villa Tavola é mais requintado e menos “cantina”, mas a comida também é ótima.

4. Passeio pelo Parque Ibirapuera

final de semana em sp
Fartou-se com muita massa? Então passe o resto da tarde no Parque Ibirapuera, considerado o pulmão da cidade de São Paulo. No parque, há famílias, casais, esportistas. E espaço para bicicletas, patins, skates. Quem quiser descanso, pode contemplar o lago. E, se a busca é por algum programa cultural, ali dentro estão o MAM (Museu de Arte Moderna) e a Oca, sempre com exposições e diversos programas bacanas.

Noite
5. Vila Madalena
E é na Vila Madalena que o paulistano termina a noite. Muitos vão para os barzinhos da região mesmo durante a semana, para um happy hour ou antes de ir embora do trabalho, a fim de escapar do horário do rush e grande trânsito.

Na região, há bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos. Passeie sem compromisso e sente na mesa que mais tiver a ver com você.

SÁBADO

Manhã
1. Pátio do Colégio
Comece o dia com um café e um salgado no Café do Páteo. Se tiver disposição, aproveite para conhecer o lugar, onde foi realizada a primeira missa da cidade.

2 – Roda de Samba e Choro
No fundo de uma loja de instrumentos no bairro da Luz, acontece aos sábados uma das melhores rodas de samba e choro da cidade, a roda da Loja Contemporânea.

O evento é gratuito e realizado das 9h às 14h. Os visitantes sentam em bancos de madeira ao redor dos músicos, que vão se revezando. É possível ver performances emocionantes de gerações que se encontram, como das meninas do Choro das Três com experientes do chorinho.

Endereço: Rua General Osório, nº 46 – Centro de São Paulo

3 – Mercado Municipal de São Paulo

final de semana em sp
Você já comeu o lanche de mortadela do Mercadão? Então vá.

O prato é típico, mas o Mercadão oferece uma gama de opções. Há o mezanino com restaurantes e barracas de pastel e outras comidinhas. A arquitetura do lugar é um espetáculo à parte e o cheiro das frutas é de inebriar.

O Mercadão faz aniversário junto com São Paulo e completa, em 2013, 80 anos.

4 – Feira da Benedito Calixto
Mais chorinho? Também tem roda na feira Benedito Calixto, localizada entre as avenidas Henrique Schauman e Dr. Arnaldo.

Além disso, há barracas com antiguidades e raridades, roupas e acessórios. Ao redor da praça, bares e restaurantes. Em alguns, apresentações musicais.

A feira rola durante toda a tarde de sábado. A animação dos bares vai noite adentro.

5 – Rua Augusta
Se quiser esticar ainda mais a noite, a rua Augusta está novamente em seus tempos áureos. E, ali, paulistanos de todas as tribos se encontram para comer, ver filmes e badalar.

DOMINGO

Manhã
1 – Centro Cultural Banco do Brasil
Mais um café cultural. E que vale pelo local onde será tomado. O café do CCBB está dentro do charmoso prédio, que abriga exposições, mostras de cinema, apresentações musicais e diversos eventos.

2 – Feira da Liberdade
Adoro feirinhas. E São Paulo está cheia delas. No domingo, é dia de Feira da Liberdade, a feirinha oriental da cidade.

Além de artigos de decoração, vestuário e bonsais, os visitantes encontram muitas opções gastronômicas.

Passeie pela feira e já almoce por lá mesmo, seja nas barracas de rua ou nos restaurantes que circundam a feira.

3 – Jardim Botânico

final de semana em sp
Não é só o Rio de Janeiro que tem seu Jardim Botânico. São Paulo também tem o seu e é muito lindo.

Embora não seja tão conhecido quanto o Parque do Ibirapuera, é um dos parques mais bonitos da cidade. Fica próximo ao Zoológico, também ótima opção para as famílias com crianças.

4 – Praça Roosevelt
Se você ainda estiver na cidade na noite de domingo e pode se dar ao luxo de curtir um pouco mais a cidade, uma pedida é a recém-reformada Praça Roosevelt, no centro, entre as ruas Augusta e Consolação.

A região tem cultura fervilhante e, além das salas de teatro, é cheia de bares, onde se reúnem atores, atrizes, escritores, músicos e por aí vai.

Leia mais aqui.

TEXTO: ÉRICA FRANÇA
FOTOS: ÉRICA FRANÇA E DIVULGAÇÃO

Mais sobre São Paulo:

Posts compilados da cidade de São Paulo

São Paulo for foreigners (post in English)

One thought on “Final de semana em SP: um roteiro completo

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial