Centros culturais na Paulista: para exposições, cursos e debates

centros culturais

Exposição Lígia Clark, no Instituto Itaú Cultural

Você pode caminhar pela Paulista sem destino. Pode escolher um bom cinema e assistir a um filme do circuito. Pode passar horas a fio nas livrarias da região, lendo ou ouvindo música. Ou pode ver uma exposição de fotografias, checar uma nova peça em cartaz, acompanhar um bate-papo sobre a Guerra do Golfo, ver o lançamento de uma obra sobre culinária ou fazer cursos livres, de literatura, artesanato, ikebana. Você pode fazer isso em locais diversos ou concentrar tudo nos muitos centros culturais da região. Ufa! Isso é São Paulo e, mais especificamente, a avenida Paulista.

Há lugar para tudo isso nesta avenida símbolo da cidade. Se você não quiser participar dos cursos, palestras ou mesas redondas, ainda assim os prédios a seguir o convidam para uma visita agradável. Conheça os melhores e mais importantes centros culturais da região.

– Itaú Cultural
Patrocinada pela Banco Itaú, a casa aglutina diversas atividades. E sempre uma irá te interessar. Além disso, o prédio é moderno, todo envidraçado e bem bacana. Vale a pena conferir a programação aqui. O melhor: todas as atividades são gratuitas. É um dos mais novos e modernos centros culturais da cidade

Endereço: O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149, São Paulo, SP (próximo à estação Brigadeiro do metrô).

Horário de funcionamento:
terça a sexta 9h às 20h
sábado domingo feriado 11h às 20h

centros culturais

– Casa das Rosas
A Casa das Rosas é um dos poucos casarões remanescentes da Paulista. Se você quiser apenas observá-lo por fora, faça um passeio pelo parque. Além de ver o casarão, há ali plantação de rosas, ao lado da qual você pode caminhar. Nos fundos, um café simpático e convidativo.

A casa foi projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo (mais prédios dele neste post), em 1928. Ela fica em uma área de 5.500 metros quadrados e possui 30 cômodos no estilo arquitetônico francês. Está na lista dos centros culturais mais charmosos de São Paulo.
Querendo descobrir a programação de dentro do casarão, visite o site.

Endereço: Avenida Paulista, 37 – Bela Vista.
Para visitas agendadas, ligue: (11) 3285.6986

centros culturais

– Sesc Paulista
Próximo da Casa das Rosas, ele está fechado para reforma desde abril de 2010. Por enquanto, as atividades são realizadas no Sesc Consolação, mas ainda assim vale a pena este prédio figurar nesta lista, porque o Sesc sempre tem atrações ótimas, como shows, peças de teatro e cursos. E o novo prédio deverá ganhar atrativos arquitetônicos. Vamos aguardar por um dos mais queridos centros culturais de São Paulo.

Endereço: Avenida Paulista, 119 – Paraíso

– Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
Filmes, mostras, ciclos, peças de teatro, exposições fotográficas e de arte, cursos, debates. Tudo isso no Centro Cultural Fiesp. O prédio por si só também é muito bacana. Visto de fora, é inclinado, como se fosse um tobogã. Em épocas festivas ou de grandes eventos na Paulista, como o Natal e a Parada Gay, fica todo enfeitado.

Endereço: Av. Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp

Mais informações aqui.

– MaspMuseu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Cartão postal da cidade, um dos museus de arte mais importantes da América Latina, um vão livre de 74 metros que atrai olhares e é um pouco intrigante.

Local de exposições importantes e dono de um acervo com obras impressionistas de Renoir e Monet, bronzes de Rodin, cores de Matisse, o Masp é um dos pontos turísticos de São Paulo que tem de ser visitados, sendo sua primeira, segunda, vigésima visita à cidade. Um lembrete: às terças-feiras, a entrada é gratuita.

Seu acervo é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN desde 1969, e possui atualmente cerca de 8.000 peças.

Endereço: Avenida Paulista, 1.578, próximo à estação do metrô Trianon-Masp

Horário de funcionamento:
segunda-feira: fechado
de terça a domingo: das 11h às 18h (bilheteria aberta até 17h30)
quinta-feira: das 11h às 20h (bilheteria até 19h30).

Ingressos:
Para público em geral: R$15,00 (valor inteiro)
Para estudantes, professores e aposentados com comprovantes: R$7,00 (meia-entrada)
Menores de 10 e maiores de 60 anos não pagam
Terça-feira: entrada gratuita para o público em geral

centros culturaisTEXTO: ÉRICA FRANÇA
Fotos: Masp (site do Masp); Casa das Rosas (site da casa); Itaú Cultural (Site do guia Time Out Brasil)

Leia mais sobre São Paulo no blog

3 thoughts on “Centros culturais na Paulista: para exposições, cursos e debates

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial