Ouro Preto: Basílica Nossa Senhora do Pilar

nossa senhora do pilarA cada nova igreja visitada em Ouro Preto, você pensa: é esta, a mais bonita até agora. E, justamente, a última que visitei, adivinhem? Foi a mais bonita da viagem toda. Na parte baixa de Ouro Preto está localizada a Basílica Nossa Senhora do Pilar. Além da igreja, transformada em basílica em 2012 por ordem do Vaticano, você poderá visitar também seu Museu de Arte Sacra. O museu fica no que foi a cripta da igreja.

Ao entrar na Nossa Senhora do Pilar, a reação é imediata: seu queixo despenca. Algumas cortinas vermelhas instaladas em espécies de camarotes nas laterais parecem deixar o ouro dos 8 altares ainda mais brilhante. Segundo informações de guias da cidade e sites oficiais de Ouro Preto, foram empregados mais de 400 quilos de ouro na decoração desta igreja. Há quem diga que o número ultrapassou os 800 quilos.

nossa senhora do pilar

Sua construção da Basílica Nossa Senhora do Pilar se deu entre 1700 e 1703. O primeiro prédio foi demolido em 1728 porque não comportava o público e a igreja foi reinaugurada em 1733. O templo, da forma que existe hoje, ficou pronto apenas em 1848. A igreja é ainda um maiores exemplos do Barroco brasileiro.

Na sacristia, está o Museu de Arte Sacra, com rico acervo de objetos utilizados em cerimônias religiosas na cidade, ainda no tempo de Vila Rica. Os móveis da igreja também são centenários e belas obras de arte.

Os arredores da igreja Nossa Senhora do Pilar guardam muitos imóveis com arquitetura dos séculos XVIII e XIX, bem preservados. Vale a pena um passeio por ali.

Nossa Senhora do Pilar

A estação de trem, de onde parte o trem da Vale rumo a Mariana, também fica próxima da igreja. Se puder fazer os dois passeios no mesmo dia, você economiza uma subida de volta ao centro (se tiver a pé, economizará muito fôlego).

O ingresso para visitar a igreja e o Museu de Arte Sacra custa R$ 8. A visitação pode ser feita de terça a domingo.

Não são permitidas fotos. Mas a Globo pôde filmar o interior da Igreja para uma reportagem. Então, se quiser conferir o interior da Basílica, clique aqui e assista à matéria.

FOTOS E TEXTOS: ÉRICA FRANÇA

Leia mais:

Ouro Preto: o que ver

Ouro Preto: Museu da Inconfidência

Trem entre Ouro Preto e Mariana

Congonhas do Campo

São João del Rei

Tiradentes

Belo Horizonte

Instituto Inhotim

3 thoughts on “Ouro Preto: Basílica Nossa Senhora do Pilar

  1. Jean W. Rodrigues

    A UFOP não fica na parte baixa de Our Preto como citado. Fica no Morro do Cruzeiro no bairro Bauxita.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial