Óbidos: experimente a vista de dentro e de fora do Castelo

Óbidos

Lembra das aulas de História da escola sobre feudalismo? Com cidades muradas dividindo os senhores feudais, seus protegidos e também os servos? Pois é. Você pode assistir a um filme para que estas imagens cheguem à mente e você se recorde desta parte da história.

 

Mas outra forma de entrar de cabeça na história é visitando Óbidos, em Portugal. A pequena vila fica no distrito de Leiria, a cerca de 80 quilômetros ao norte de Lisboa. De carro, vá em direção a Leiria e pegue a A-8. Você levará entre 40 e 50 minutos.

Óbidos

É possível ir a Óbidos de ônibus (ou autocarro) por sete euros. No site www.rodotejo.pt, você encontra horários e locais onde tomar o ônibus.

Eu havia lido que a vila medieval de Óbidos é “fajuta”. Olha, pode ser, mas me convenceu. Não conheço outras e fiquei boquiaberta com a vista, tanto do castelo visto da cidade quanto do contrário.

Dentro das muralhas, há uma vila charmosa, com casas simples. Há subidas, descidas e muitas vielas. Prepare-se para se perder em Óbidos, é isso mesmo que vale a pena. Nas ruas de pedras, há também lojas de souvenir, artesanato, doces e muita, muita ginja – um licor de cereja servido geralmente em copinhos de chocolate.

DSC03703

 

Além de passear pelas ruas de pedra, experimente também andar pelos muros do castelo. Há algumas escadas pelas quais você chega ao muro e, de lá, você circunda a vila, podendo ver tanto a parte de dentro quando a parte exterior do castelo. É ótimo poder observar os quintais das casas, as ruas de pedra e igrejas (igrejinhas, vá lá) do lado de dentro.

Do lado de fora, há campos verdes, aquedutos. Os muros de Óbidos não têm proteção para o lado de dentro do castelo. Portanto, caminhe com cuidado. Se você tem medo de altura, deixe este programa pra lá. Caso não seja uma fobia, encare seu receio, porque a vista ali de cima vale a pena.

DSC03682

Uma boa opção de hospedagem é o Hotel Real D´Óbidos, que fica próximo a uma das entradas da muralha. O hotel tem ótimo custo-benefício e decoração medieval. O café da manhã é servido em um salão decorado com archotes e armaduras e há variedade de sucos, iogurtes e pães, um dos melhores que experimentei nas terras lusitanas.

DSC03709

Reserve o Hotel Real d´Óbidos com o melhor preço AQUI. 

O passeio mais indicado é, sem dúvida, as muralhas. Explorar cada viela é conhecer mais da história do lugar, de seus moradores e visitantes.

Para comer, há restaurantes charmosos pelas ruas principais. Há peixe, claro, massas e bons vinhos. Uma coisa que me chamou atenção em Lisboa (e arredores) foram os bons preços. Já havia lido que se tratava da capital (e região) mais barata da Europa. Mas muitos restaurantes têm preços menores que os de São Paulo (em alguns casos, são mais baratos MESMO você fazendo a conversão de euro pra real). Aproveite.

TEXTO E FOTOS: ÉRICA FRANÇA

Leia mais de Portugal

text here (1)

5 thoughts on “Óbidos: experimente a vista de dentro e de fora do Castelo

  1. Fã nº 01

    Amei…vc foi fiel ao que foi visto em Óbidos, mas uma obsevação, a gente toma GINJA e não ginga….ginga quem teve fomos nós ao encarar a muralha….. bjus meu amor…parabéns pelo texto, como sempre, impecável.

  2. Pingback: Mosteiro de Batalha – Patrimônio da Humanidade « Viajante em tempo integral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial