Notícias do turismo: confira todas as novidades no Brasil e no Mundo

Nesta página, você acompanha as principais notícias do Turismo, com novidades de destinos que ganham infraestrutura, além de eventos, feiras, inaugurações.

Veja também promoções de passagens aéreas e tudo que pode fazer você viajar melhor.

————————————————————————————————————————-

20 de Fevereiro de 2017

FORTALEZA: PRAIA ACESSÍVEL REGISTRA MAIS DE MIL ATENDIMENTOS

O projeto, inaugurado há dez meses, oferece banho de mar e atividades esportivas às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida

notícias do turismo

Programa inclui atividades esportivas e oferece cadeiras anfíbias. Foto: Divulgação

O Praia Acessível, projeto idealizado pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), em parceria com o Governo do Estado do Ceará e iniciativa privada registrou a marca de 1.025 atendimentos, no período de abril de 2016 até janeiro deste ano.

O programa, que oferece banho de mar assistido, através de cadeiras anfíbias e atividades esportivas, como vôlei e frescobol adaptados funciona de quarta-feira a domingo, de 9h às 14h, na Praia de Iracema.

A Secretaria de Turismo de Fortaleza estuda ampliação do projeto, com a implantação de mais uma estação. “É um trabalho bonito e muito gratificante. Em média atendemos mais de 100 pessoas por mês. Durante a alta estação esse número aumenta. Existe a demanda, então já estamos realizando estudos para oferecermos mais uma estação, desde vez no Mucuripe”, destaca o secretário municipal de Turismo, Alexandre Pereira.

O projeto ainda oferece banheiro adaptado, depósito para guardar material e cinco vagas de estacionamento para pessoas com deficiência destinadas ao público participante da iniciativa.
Cerca de 15 profissionais da Prefeitura de Fortaleza, entre técnicos da Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), enfermeiros e fisioterapeutas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e guarda-vidas da Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza prestam atendimentos aos usuários do Praia Acessível, além do apoio do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará.

 

————————————————————————————————————————-

17 de Fevereiro de 2017

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO EXIGE CAUTELA DO PASSAGEIRO

Empresas aéreas recomendam que os viajantes confiram com atenção os horários. Relógios devem ser atrasados em 10 estados e no Distrito Federal
O final do horário de verão, previsto para este domingo, pode causar confusão entre os passageiros de voos programados para este dia. Por isso, as companhias aéreas divulgaram notas oficiais lembrando de algumas medidas que precisam ser tomadas neste final de semana.

A partir de zero hora de domingo, os relógios que estavam adiantados nos estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e no Distrito Federal voltam ao horário convencional, ou seja, devem ser atrasados em uma hora.

De acordo com a Latam, seus bilhetes para todos os voos domésticos e internacionais operados após a zero hora de domingo (19/2) já foram processados e emitidos pela companhia com os horários corretos de embarque e desembarque.

Segundo a companhia, “a volta dos relógios ao horário normal impactará a malha aérea do Norte e do Nordeste do país, estados que não adotaram o horário de verão, em vigor desde o dia 16 de outubro de 2016”.

A Gol divulgou nota informando que “os bilhetes aéreos já adquiridos, assim como as novas emissões, apresentam a hora local, sendo o embarque no horário da cidade de origem e o desembarque de acordo com o horário da cidade de destino. Os clientes, portanto, devem seguir o horário indicado no bilhete, de acordo com a hora local da cidade, para programarem todas as suas viagens de avião”.

————————————————————————————————————————-

15 de Fevereiro de 2017

AVIESP ANUNCIA CANCELAMENTO DE EVENTO EM 2017

Entidade justificou a suspensão da 40ª AVIESP – Expo devido ao “atual cenário econômico do país”

A Aviesp (Associação das Agências de Viagens Independentes do Interior do Estado de São Paulo) anunciou a suspensão de sua tradicional feira de eventos. A AVIESP: Expo de Negócios em Turismo, teria em 2017 a sua 40ª edição.

“Considerando o atual cenário econômico do Brasil e a realização simultânea de vários eventos para o trade turístico, o que pulveriza a participação dos agentes de viagens e, principalmente, para preservar o investimento dos Expositores, que ao longo destes anos sempre confiaram na gestão da Entidade, resolveu cancelar o evento em sua edição 2017”, informa a nota oficial da Aviesp.

Ainda de acordo com o informe, a Aviesp “unirá esforços” na realização da Abav Expo 2017. “Sabemos da enorme importância de um evento voltado aos agentes de viagens, que proporciona capacitação e relacionamento entre estes e seus fornecedores, fomentando a cadeia produtiva do turismo”.

————————————————————————————————————————-

14 de Fevereiro de 2017

IGUATEMI SÃO PAULO TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE TEATRO INFANTIL

notícias do turismo

“O Bailinho de Carnaval dos Bichos” é uma das atrações. Foto: Divulgação

O shopping promove espetáculos gratuitos aos sábados e domingos, com destaque para as peças especiais de Carnaval

Desde o início do ano, o projeto de teatro infantil do shopping foi reformulado: agora, além das apresentações aos domingos, os sábados também têm sessões, e as crianças podem aproveitar ainda mais esta programação cultural. As peças programadas para fevereiro garantem diversão aos pequenos.

Nos primeiros finais de semana, a programação contemplou os clássicos infantis “A Tartaruga e a Lebre” e “A Bela e a Fera”. Agora, será a vez de duas empolgantes histórias que têm como tema o carnaval: “O Carnaval na Floresta” e o “Bailinho de Carnaval dos Bichos”.

O projeto Sábado e Domingo são Dias de Teatro! acontece todos os sábados e domingos, em novos horários – 15h00 e 17h00 – na sala Eva Herz da Livraria Cultura do Shopping, com concepção e interpretação da Cia de Teatro Arte & Manhas.

Confira a programação

Dias 18 e 19 – O Carnaval na Floresta
Em uma bela floresta, viviam bichos que nunca tinham ouvido falar em carnaval, esta incrível festa que anima tantas pessoas! Certa vez, um macaco muito curioso, enquanto pulava de galho em galho, ouviu uma música bastante animada e pessoas mascaradas se divertindo. Não teve dúvidas: voltou para a floresta e decidiu fazer uma festa igual para os amigos da mata, porém, teve que pedir permissão para o Rei Valente, o comandante daquelas bandas. Com o aceite do Rei, surgiu outro problema: a cobra Gildinha que detesta qualquer comemoração que deixe os outros bichos da floresta alegres, deseja acabar com a folia. E agora? A festa vai acontecer ou não?!

Dias 25 e 26 – O Bailinho de Carnaval dos Bichos
Vamos conhecer uma das comemorações mais animadas da Floresta: o carnaval! A Joaninha está toda animada, afinal, será seu primeiro bailinho de carnaval. Já começou a pensar nos preparativos da festa, roupas e tudo mais, agora só falta deixar a mata decorada com o tema de Carnaval. Eis que surge o Macaco Maciel, sempre danado, que pensou também na comemoração e está enfeitando toda a floresta ao mesmo tempo que a doce Joaninha! A floresta ainda mais colorida e festiva é um mistério para ambos que ainda não se cruzaram. E agora? Como será a produção desta festa? Traga suas fantasias e descubra conosco!

SERVIÇO:
Projeto: Sábado e Domingo são Dias de Teatro!
Montagem e produção: Cia. De Teatro Arte & Manhas – www.amanhas.com.br
Texto e direção: Leonardo Cassano, Tamires Faustino e Pedro Molfi
Período: Sábados e domingos, às 15h00 e 17h00
Local: Livraria Cultura do Iguatemi São Paulo – Sala Eva Herz
Endereço: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2232 – Jardim Paulistano
Tel. informação: (11) 3048-7305
Capacidade: 70 lugares
Gratuito; sujeito a disponibilidade de lugares.
Senhas devem ser retiradas no local 30 minutos antes do início do espetáculo
Estacionamento: R$ 15,00 até duas horas.

———————————————————————————————————————-

13 de Fevereiro de 2017

LATAM FIDELIDADE FAZ PROMOÇÃO PARA VOOS NACIONAIS

O LATAM Fidelidade, programa de fidelidade da LATAM Airlines Brasil, lança a promoção de pontos para passagens aéreas a partir de 4 mil pontos Multiplus* o trecho em diversas rotas operadas pela companhia no Brasil.

A oferta para resgate de pontos na Rede Multiplus estará disponível até as 23h59 de 17 de fevereiro, para viagens a serem realizadas de 15 de março a 31 de maio deste ano.
O resgate com pontos das passagens aéreas promocionais pode ser efetuado no próprio site da Multiplus (www.pontosmultiplus.com.br).

Confira algumas ofertas:
São Paulo/Congonhas – Rio de Janeiro/Santos Dumont – 4.000 pontos Multiplus
São Paulo/Congonhas – Curitiba – 4.000 pontos Multiplus
Manaus – Fortaleza – 7.000 pontos Multiplus

As taxas de embarque devem ser pagas em dinheiro, não podendo, portanto, serem pagas em pontos Multiplus. Assentos sujeitos à disponibilidade no período da promoção. As informações integrais e detalhadas sobre as regras/restrições específicas das tarifas anunciadas, estão disponíveis para consulta no site www.passagens.pontosmultiplus.com.br.

————————————————————————————————————————-

10 de Fevereiro de 2017

GOL OFERECE PASSAGENS PROMOCIONAIS PARA SANTIAGO

notícias do turismo

Capital chilena é um ótimo destino sulamericano

Promoção vale de 11 a 13 de fevereiro e também contempla trecho de volta
Para comemorar o aniversário da cidade de Santiago, no Chile, a GOL Linhas Aéreas Inteligentes oferece, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, desconto de 20% na compra do bilhete de ida e volta, que partem ou se destinam a esta localidade.

A promoção poderá ser encontrada no site da companhia para viagens realizadas de 14 de março a 12 de abril de 2017, utilizando o código FESTASCL no ato da compra.

Durante todo o ano a GOL realiza a promoção “Cidades em Festa”, que disponibiliza descontos nas passagens de ida e volta da cidade aniversariante de cada mês. Para saber mais, acesse: www.voegol.com.br/promocoes.

 

————————————————————————————————————————-

9 de Fevereiro de 2017

AIR FRANCE E KLM LANÇAM VOOS PARA A EUROPA A PARTIR DE US$ 729

Reservas estão disponíveis até 22 de fevereiro. Viagens podem ser feitas até o fim de 2017, para diversos destinos

notícias do turismo

Paris é um dos destinos com promoções. Foto: Divulgação

Chegou a hora de viajar! A Air France e a KLM deram início às suas promoções semestrais de passagens aéreas, com tarifas a partir de US$ 729 na classe Economy, saindo do Brasil para vários destinos da Europa.

Pela campanha Oh LaLa Deals da Air France, tarifas de ida e volta em classe econômica com origem do Rio de Janeiro ou São Paulo partem de US$ 729, para destinos como Barcelona, Frankfurt, Genebra, Lisboa, Londres, Madri, Nice, Roma, Zurique, entre outras. Partindo de outras cidades do Brasil a partir de US$ 779. Ao voar direto para Paris, quem sai do Rio de Janeiro ou São Paulo encontra tarifas a partir de US$ 779, e quem sai de outras cidades brasileiras tem passagens a partir de US$ 829. As taxas de embarque não estão incluídas.

Na Dream Sales da KLM, há passagens de ida e volta a partir de US$ 729 em classe econômica para saídas de São Paulo e Rio de Janeiro e US$ 779 partindo de outras cidades, para a mesma diversidade de destinos na Europa. Ao voar direto para Amsterdã, quem sai do Rio de Janeiro ou São Paulo encontra tarifas a partir de US$ 779, e quem sai de outras cidades brasileiras tem passagens a partir de US$ 829. As taxas de embarque não estão incluídas.

Para quem não abre mão de viajar com mais conforto, na Premium Economy da Air France, as tarifas saem a partir de US$ 1.329 e, na Business das duas companhias, a partir de US$ 2.299. As taxas de embarque não estão incluídas.

Vale sempre lembrar que, independentemente do destino final, o passageiro tem o direito a pelo menos 1 parada grátis (stopover), em Paris (voando Air France) ou Amsterdã (voando KLM) na ida e outra na volta, por bilhete.

————————————————————————————————————————-

8 de Fevereiro de 2017

ZÉ PEREIRA DOS LACAIOS ABRE O CARNAVAL DE OURO PRETO (MG)

Tradicional bloco comemora 150 anos e é tema da festa deste ano

notícias do turismo

Bloco será o grande homenageado deste ano. Foto: Patrícia Souza/ SETIC

O Carnaval de Ouro Preto se destaca pela folia junto à tradição com os blocos caricatos e as alegorias. O “Zé Pereira e o Clube dos Lacaios” tornou-se uma manifestação cultural e símbolo do carnaval da cidade histórica, que saiu às ruas, ecoando o som dos clarins, pela primeira vez, há 150 anos.

As comemorações dos 150 anos do bloco Zé Pereira se iniciaram no primeiro dia do ano de 2017, como direito a missa solene na Igreja de Santa Efigênia e desfile do bloco pelas ruas da cidade. O bloco também voltou às ruas no dia 29 de janeiro esquentando o clima para o carnaval que começa no dia 23 de fevereiro em Ouro Preto.

Como de costume, o bloco do Zé Pereira e o Clube dos Lacaios abre o Carnaval de Ouro Preto na quinta-feira e retorna às ruas históricas no domingo. Este ano, o bloco será levado ao carnaval de Belo Horizonte, a convite da Belotur, e desfila na segunda-feira de carnaval.

“O carnaval de BH, nos últimos três anos, se tornou um grande carnaval e vamos levar o bloco mais antigo do Brasil, que é o Bloco Zé Pereira, para desfilar na segunda-feira de carnaval, o que vai potencializar o carnaval de BH, levando também parte do carnaval de Ouro Preto”, declara o diretor de promoção e marketing e coordenador de comunicação da Belotur, Gustavo Mendes Sinos.

“150 anos do Bloco Zé Pereira” é o tema do Carnaval de Ouro Preto de 2017. O bloco caricato é umas das principais representações carnavalescas ouro-pretana, que resgata a tradição dos carnavais de rua. Durante os dias 23 a 28 de fevereiro, a cidade recebe várias atrações, com resgate aos blocos tradicionais e das Escolas de Samba e com a expectativa de 40 mil foliões nas ruas históricas.

————————————————————————————————————————-

7 de Fevereiro de 2017

AVIANCA E BB ANUNCIAM PROMOÇÃO ESPECIAL EM PROGRAMAS DE FIDELIDADE

airmen-boarding-571104_1280

Os programas de fidelidade Amigo, da Avianca Brasil, e Ponto pra Você, do Banco do Brasil, acabam de anunciar uma nova promoção. Os clientes da instituição financeira que realizarem a primeira transferência de pontos para o programa de relacionamento da companhia aérea serão contemplados com 100% de bônus.

Para participar da campanha, basta efetuar uma transferência mínima de 10.000 pontos até o dia 13 de fevereiro. Eles serão creditados em até 15 dias úteis após o término da ação e terão validade de dois anos.

“Trata-se de uma ótima oportunidade para acumular mais pontos e realizar viagens nacionais e internacionais. Os clientes do Amigo poderão utilizar os pontos acumulados para emitir passagens para mais de 1.330 destinos em 192 países, atendidos pela rede de voos das empresas membro da aliança Star Alliance”, destaca Renato Ramos, diretor do Programa Amigo.

————————————————————————————————————————-

6 de Fevereiro de 2017

notícias do turismo

Voo Manaus-Buenos Aires será aos sábados e no sentido contrário aos domingos

GOL INICIA VOOS DIRETOS ENTRE MANAUS E BUENOS AIRES

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes iniciou as operações de voos diretos entre Manaus e Buenos Aires, na Argentina. A companhia é a primeira aérea brasileira a oferecer esta rota direta entre as cidades. Com esse lançamento, os clientes terão à disposição um voo aos sábados partindo de Manaus com destino à capital argentina e um voo aos domingos de retorno para a capital amazonense.

A Argentina está entre os destinos turísticos preferidos dos brasileiros na América Latina e, atualmente, a GOL é a aérea com o maior número de voos para o país, atendendo as cidades de Buenos Aires (Aeroparque e Ezeiza), Córdoba, Rosário e Mendoza. “Constantemente trabalhamos para disponibilizar novas opções de rotas para os nossos clientes, a fim de proporcionar a melhor experiência de viagem. Por isso, a nova operação internacional com saídas de Manaus é mais uma importante conquista para os nossos clientes amazonenses, que podem viajar para a capital argentina em voos diretos”, afirma Alberto Fajerman, diretor executivo de assuntos corporativos da GOL.

A companhia mantém saídas de voos diretos de mais dez cidades brasileiras para a capital argentina, sendo elas: São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Seguro, Fortaleza, Natal, Salvador, Maceió, Recife e a partir de março Belo Horizonte.

Os voos serão operados com aeronaves Boeing 737-800 com capacidade para até 170 passageiros. Os clientes podem optar durante a compra pela classe GOL Premium, que oferece uma série de vantagens exclusivas. Os bilhetes já estão disponíveis para venda no site da companhia (www.voegol.com.br), nas Lojas VoeGOL e nas agências de viagem.

 

————————————————————————————————————————-

2 de Fevereiro de 2017

PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN GANHAM ESPAÇO NO TURISMO DE PE

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco (Seturel-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), promoveu a abertura oficial do curso de Recepcionista de Eventos para Pessoas com Síndrome de Down. A iniciativa oferece oportunidade às pessoas com a síndrome para atuarem em diversos eventos ligadosao Turismo.

O curso foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, entre os dias 24 e 27 de janeiro, com uma carga horária de seis horas e uma metodologia dinâmica, interativa e lúdica.

Em 2015, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur, promoveu o primeiro Curso de Informações Turísticas para pessoas com Síndrome de Down. Cerca de 20 pessoas participaram das atividades e dois integrantes do curso passaram a fazer parte do projeto de visita guiada do Palácio Campo das Princesas. A ideia é que mais pessoas sejam contratadas desta vez.

————————————————————————————————————————-

30 de Janeiro de 2017

SOCORRO (SP) INICIA CARNAVAL COM FESTIVAL DE MARCHINHAS

Socorro carnaval

Socorro já deu a largada para o Carnaval. A cidade tem um dos carnavais de rua mais animados do interior do Estado de São Paulo recebendo centenas de turistas durante os dias dedicados a folia.

O tradicional Festival de Marchinhas, que irá escolher as melhores músicas de Carnaval do interior de São Paulo, já está com as inscrições abertas. E todo mundo pode participar. Basta fazer a inscrição até o dia 17 de fevereiro pelos Correios, pessoalmente ou pela internet. Só serão aceitas músicas de Carnaval inéditas.

Na sexta-feira de Carnaval (dia 24), 20 músicas inscritas, pré-selecionadas pelo júri, serão apresentadas na Praça da Matriz (centro da cidade) às 20h dando início a tradicional programação de Carnaval da cidade de Socorro. Os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro.

O Festival de Marchinhas tem por objetivo descobrir novos talentos, incentivar os compositores, aprimorar e desenvolver a cultura musical. O regulamento do concurso está disponível no site: www.festivaldemarchinhas.com.br

Carnaval de rua
Socorro é conhecida pelo animado Carnaval de rua onde centenas de foliões, de todas as idades, lotam as ruas do centro da cidade para brincar e pular atrás dos blocos carnavalescos, escolas de samba, trios elétricos e bandas.

Durantes os dias da folia há desfiles de escolas de samba e matinês para a criançada. Um dos blocos mais tradicionais da cidade é o Bloco do Turista formado por foliões que estão visitando a cidade. Os hotéis e pousadas de Socorro organizam o bloco com coloridos abadás. Este ano, o tema é “Aventura”. Foliões com coletes, capacetes, cadeirinhas, bicicletas e triciclos irão animar a avenida. Até um bote inflável, usado para fazer o rafting, irá “desfilar”. Quem estiver hospedado em Socorro durante o Carnaval vai se divertir a valer!

Na Praça da Matriz, centro da cidade, nas tardes de sábado (25) e domingo (26), haverá várias atrações para as crianças com brinquedos e oficinas de dança, pintura facial, entre outras diversões. Ninguém vai ficar parado!

Mais informações sobre a cidade de Socorro e hospedagem pelo site www.socorro.tur.br

 

————————————————————————————————————————-

26 de Janeiro de 2017

TRANSPORTE AÉREO: DEMANDA DOMÉSTICA CAIU 5,7% EM 2016

notícias do turismo

A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros acumulou queda de 5,7% em 2016. A oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) por transporte aéreo doméstico do ano acumulou redução de 5,9%.

Os dados estão disponíveis no relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O relatório pode ser acessado na seção Dados e Estatísticas do portal da ANAC na internet.

No mês dezembro de 2016 a demanda e a oferta registraram queda de 2,8% e 4,6%, respectivamente, quando comparadas com o mesmo mês de 2015. Com o resultado de dezembro de 2016, a demanda doméstica apresentou o décimo sétimo mês consecutivo de retração. A oferta doméstica apresentou a décima sexta baixa sucessiva do indicador.

Avianca e Azul apresentaram crescimento na demanda doméstica no mês de dezembro, quando comparadas com o mesmo mês de 2015, da ordem de 13,2% e 1,8%, respectivamente. Gol e Latam registraram retração de 3,5% e 7,6%, respectivamente. A Avianca aumentou a oferta doméstica (em termos de ASK) em 16,5%. Azul, Gol e Latam reduziram a oferta em 2,2%, 5,4% e 9,6%, respectivamente.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico no ano foi de 88,7 milhões, uma redução de 7,8% em relação ao ano anterior. Em dezembro, o número de passageiros transportados atingiu marca de 8 milhões, com queda de 5,9% em relação a dezembro de 2015 e com dezessete meses consecutivos de retração.

Gol e Latam continuaram liderando o mercado doméstico em dezembro de 2016, com participações (em RPK) de 37,4% e 32,7%, respectivamente. A Latam registrou queda de 4,9% na participação de mercado em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto a Gol reduziu sua participação em 0,7%. A participação das demais empresas somadas, 29,8%, representou avanço de 6,9% em relação a dezembro de 2015.

A taxa de aproveitamento das aeronaves (RPK/ASK) em voos domésticos em 2016 foi de 80%, frente a 79,8% em 2015, o que representou variação positiva de 0,2%. Em dezembro de 2016 o aproveitamento doméstico foi da ordem de 81,3%, o que representou aumento de 1,8% em relação ao mesmo mês de 2015. O resultado representa o maior valor deste indicador para o mês de dezembro desde o início da série histórica em 2000.

A quantidade de carga paga transportada no mercado doméstico no ano, acumulou redução de 5,4% em relação a 2015, atingindo 325,0 mil toneladas. Em dezembro de 2016, foram transportadas 32,1 mil toneladas, o que representou aumento de 7,8% em relação a dezembro de 2015.

Mercado Internacional
No acumulado de janeiro a dezembro de 2016, a demanda internacional (em RPK) de passageiros das empresas aéreas brasileiras diminuiu 0,3% em relação ao mesmo período de 2015. A oferta internacional (em ASK) caiu 3,1% no período.

Em dezembro de 2016, a demanda do transporte aéreo internacional registrou aumento de 5,4%, em comparação ao mês de dezembro de 2015, enquanto a oferta internacional apresentou crescimento de 3,0% no mesmo período. Com o resultado de dezembro de 2016, a demanda internacional, considerando apenas as operações das empresas brasileiras, alcançou o seu maior nível para o mês desde o início da série histórica em 2000. A oferta internacional registrou o segundo aumento após oito meses consecutivos de retração e também foi recorde para dezembro.

No ano de 2016, a quantidade de passageiros transportados por empresas brasileiras no mercado internacional acumulou aumento de 2,9% em relação ao ano anterior, somando 7,5 milhões. O número de passageiros pagos transportados em dezembro de 2016 foi recorde para este mês desde o início da série histórica em 2000, tendo atingido 682,3 mil. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o indicador apresentou elevação de 7,5%.

No acumulado de 2016, o número de passageiros transportados por empresas brasileiras nos mercados doméstico e internacional totalizou 96,163 milhões, número 7,07% inferior ao registrado em 2015.

No período de janeiro a dezembro de 2016, a carga paga internacional transportada por empresas brasileiras acumulou aumento de 1,0% em relação ao mesmo período de 2015, tendo atingido 182,2 mil toneladas. A quantidade de carga paga transportada alcançou 18,9 mil toneladas em dezembro de 2016, o que representou aumento de 11,7% com relação a dezembro de 2015 e recorde para o mês desde o início da série histórica em 2000.

O relatório Demanda e Oferta do Transporte Aéreo é elaborado com base nas operações regulares e não regulares das empresas brasileiras de serviços de transporte aéreo público de passageiros.

————————————————————————————————————————-

25 de Janeiro de 2017

ASTROS DA SÉRIE HARRY POTTER VÃO A EVENTO ESPECIAL TEMÁTICO EM ORLANDO

unnamed

O Universal Orlando e a Warner Bros. revelaram que o astro da série Harry Potter Jason Isaacs (Lucius Malfoy) participará da quarta A Celebration of Harry Potter™ – evento anual especial com três dias de duração e repleto de experiências emocionantes que possibilitarão que os convidados celebrem o Mundo Mágico de J.K. Rowling.

Isaacs se juntará aos já anunciados astros Warwick Davis (Professor Flitwick e Griphook) e Matthew Lewis (Neville Longbottom), para um fim de semana inesquecível no A Celebration of Harry Potter 2017.

Demonstrações e sessões de perguntas e respostas apresentarão os atores e equipes criativas dos filmes da série Harry Potter, com painéis especiais e demonstrações também para as crianças. A admissão para os painéis e demonstrações ocorrerão sob ordem de chegada e solicitação.

Os fãs poderão se reunir novamente neste evento mágico organizado pelo Universal Orlando Resort e pela Warner Bros., de 27 a 29 de janeiro de 2017.

Para obter mais informações sobre o evento, incluindo a programação, ingressos e pacotes exclusivos de férias disponíveis, visite www.UniversalOrlando.com/celebration.

 

————————————————————————————————————————-

24 de Janeiro de 2017

ABAV-SP E ENTIDADES DIVULGAM PREVISÕES PARA O CARNAVAL

O impacto do carnaval brasileiro na movimentação turística nacional se compõe de 80% de pacotes para não-foliões e outros 20% dos que optam por um dos destinos tradicionais de folia. Para a Abav-SP, o Rio de Janeiro se destaca como o mais barato entre os destinos tradicionais no quesito folia e lidera o ranking da procura em 2017. “Como polo emissor que concentra o maior volume de operações turísticas no país, São Paulo é termômetro consistente na verificação desta preferência pelo carnaval carioca”, diz Marcos Balsamão, presidente da entidade.

De acordo com as entidades hoteleiras do Rio de Janeiro, no ano passado a ocupação geral da cidade no Carnaval ficou em 85%. Para 2017, a previsão é que o período tenha ocupação na casa dos 80%. A variação nominal do índice leva em conta o incremento aproximado de 18 mil quartos na cidade em 2016.

O valor das diárias hoteleiras nos destinos mais tradicionais de folia se comporta assim: Rio de Janeiro – a partir de R$ 105,00; Salvador – a partir de R$ 139,00; Recife – a partir de R$ 166,00. Cabe ressaltar que em Salvador a taxa média de ocupação hoteleira no Carnaval 2017 já alcança mais 90%.

————————————————————————————————————————-

23 de Janeiro de 2017

CARNAVAL: AZUL ANUNCIA ROTAS TEMPORÁRIAS E MAIS DE 200 VOOS EXTRAS

Operação especial em fevereiro e março chegará a 35 destinos atendidos; rotas temporárias envolvem Brasília-Salvador, Curitiba-Salvador e outras

notícias do turismo

Salvador, Rio e Porto Seguro serão os destinos mais contemplados. Foto: Divulgação

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras e a Azul Viagens, operadora de turismo da companhia, terão mais de 200 voos extras no Carnaval. A novidade para este ano são as novas rotas temporárias da companhia para o período das festas: Brasília-Salvador, Curitiba-Salvador, Curitiba-Cuiabá e São Paulo (Viracopos)-São Luís.

A oferta complementar entra em vigor na segunda quinzena de fevereiro e segue até o começo de março, com pico entre os dias 24 e 1º. Ao todo, a aérea abraçará 35 destinos com frequências adicionais no Carnaval.

Os destinos que mais terão voos extras da Azul serão Salvador, Porto Seguro e Rio de Janeiro, cidades que historicamente recebem um grande volume de turistas para o Carnaval. As operações adicionais em São Paulo (Viracopos), Belo Horizonte e no Recife, centros de distribuição de voos da companhia, permitirão que Clientes de todo o Brasil possam aproveitar o período no lugar que desejarem.

A relação geral de cidades que receberão voos extras de Carnaval da Azul envolve São Paulo (Viracopos e Guarulhos), Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Presidente Prudente, Teresina, Recife, Porto Velho, Manaus, Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão), Salvador, Florianópolis, Fortaleza, Cabo Frio, Natal, Porto Seguro, Fernando de Noronha, Campo Grande, Ilhéus, Brasília, São Luís, Belém, Maceió, Porto Alegre, Goiânia, Vitória da Conquista, Dourados, Juazeiro do Norte, Petrolina, Teixeira de Freitas, Santarém, Três Lagoas, Ipatinga e Montevidéu (Uruguai).

 

————————————————————————————————————————-

20 de Janeiro de 2017

CASA VALDUGA INICIA TEMPORADA 2017 DA VINDIMA

A partir de 26 de janeiro, a Casa Valduga dá início a sua tradicional temporada de colheita de uvas, a vindima. Durante um mês, os visitantes e hóspedes terão a chance de vivenciar o início do processo que resulta nos tradicionais e premiados rótulos da vinícola. A vindima é a época em que ocorre a colheita das uvas na região do Vale dos Vinhedos.

Neste período, a Casa Valduga oferece pacotes para quem quiser conhecer a região e acompanhar algumas das etapas da produção de um bom vinho. Quem se hospedar na vinícola, poderá participar desde a colheita das uvas até a tradicional “pisa”, quando a fruta é amassada e o vinho começa a ser produzido.

As opções de pacote da Casa Valduga oferecem uma programação única, permitindo que os hóspedes aprendam um pouco mais sobre o processo de produção do vinho. Além disso, também é possível conhecer um pouco mais sobre a história da vinícola que surgiu há mais de 130 anos. Quem quiser aproveitar a experiência, ainda dá tempo de adquirir um dos pacotes da temporada.

A programação na vinícola tem início logo cedo, quando os hóspedes podem tomar café da manhã sob os vinhedos. Depois, começa o treinamento para fazer a colheita das uvas. Tudo é feito sob a supervisão de enólogos da Casa Valduga, que acompanham o grupo formado por visitantes e hóspedes. O momento mais esperado por todos é durante o tradicional almoço italiano. Após a refeição, mais perto do fim da tarde, acontece a “pisa” das uvas, acompanhada por um coral tipicamente italiano. À noite, os visitantes têm direito a um jantar harmonizado com degustação de vinhos da vinícola.

A temporada da vindima 2017 da Casa Valduga será realizada durante cinco finais de semana, de 26 de janeiro até 26 de fevereiro. Quem quiser visitar a vinícola durante a disputada temporada, conta com três opções diferentes de pacote, que podem ou não incluir hospedagem. Os valores variam de R$ 1.948 a R$ 5.785.

A programação inclui café da manhã, colheita das uvas no vinhedo, almoço típico italiano, passeios na região e jantar. Todas as opções de pacotes estão disponíveis no site:

 

————————————————————————————————————————-

19 de Janeiro de 2017

LUFTHANSA E AUSTRIAN AIRLINES OFERECEM INTERNET A BORDO

Novidade, antes exclusiva dos voos de longa distância, estarão disponíveis também para viagens mais curtas

notícias do turismo

Serviço será gratuito no período de testes. Foto: Divulgação

Enviar e-mails a uma altitude de 9,9 km, comprar online enquanto sobrevoa os Alpes, baixar vídeos acima das nuvens – e tudo com qualidade banda larga. Em breve, os passageiros da Lufthansa e da Austrian Airlines poderão navegar nas viagens curtas também, assim como já podem fazer já há algum tempo nos voos de longa distância.

No verão passado, a Lufthansa recebeu o chamado certificado suplementar para a frota Airbus A320 da European Aviation Safety Agency (EASA), e concluiu com sucesso todo o trabalho necessário. Agora, o novo estágio de testes nas rotas servidas pela Lufthansa e Austrian Airlines vai começar, a princípio envolvendo cinco aeronaves de cada. Passageiros que voarem nestas aeronaves vão poder navegar gratuitamente na fase de testes. A análise do comportamento dos usuários vai fornecer os dados necessários para melhorar ainda mais o serviço antes do lançamento.

No primeiro trimestre de 2017, o número de aeronaves da Lufthansa com acesso à Internet vai aumentar em 20. Uma a uma, toda a frota A320 da Lufthansa vai ser equipada com o que há de mais avançado em tecnologia até meados de 2018. A renovação de todas as 31 aeronaves da Austrian Airlines está prevista para terminar antes do fim de abril deste ano. Assim como Lufthansa e Austrian Airlines, Eurowings também tem planos de levar a internet para as aeronaves, o lançamento deve acontecer até o fim do primeiro trimestre. Todas as 69 aeronaves Eurowings devem estar equipadas com os sistemas no meio do ano.

Os passageiros da Lufthansa podem ter acesso à internet usando os próprios equipamentos. Serviços de e-mail e streaming de vídeo também estão disponíveis. O lançamento oficial está previsto para acontecer ainda no primeiro trimestre do ano.

Os passageiros poderão escolher entre três diferentes tipo de pacotes – FlyNet Message por 3 euros, FlyNet Surf por 7 euros e FlyNet Stream por 12 euros por voo. Enquanto FlyNet Message apenas permite o uso de serviços de mensagem, como e-mail, Whatsapp or iMessage, FlyNet Surf também permite que os passageiros navegarem na Internet. No pacote FlyNet Stream, o streaming também é possível. Os pacotes podem ser pagos via cartão de crédito ou outros serviços de pagamento, como PayPal.

————————————————————————————————————————-

18 de Janeiro de 2017

NOVA ATRAÇÃO DA UNIVERSAL ORLANDO RESORT SERÁ INAUGURADO EM ABRIL

notícias do turismo

A atração contará com a participação do próprio Jimmy Fallon. Foto: Divulgação

O Universal Orlando Resort anunciou que sua mais nova atração, “Race Through New York Starring Jimmy Fallon”, será oficialmente inaugurada em 6 de abril de 2017. A atração dará aos visitantes a experiência definitiva de “The Tonight Show” ao colocá-los bem perto dos momentos mais divertidos do programa, antes de decolar em uma excitante corrida cheia de ação pela cidade de Nova York contra o próprio apresentador do talk show, o ator e comediante Jimmy Fallon.

Para celebrar a grande abertura da atração, o programa “The Tonight Show Starring Jimmy Fallon” vai pegar a estrada e será apresentado no Universal Orlando Resort de 3 a 6 de abril. Mais detalhes sobre as celebridades convidadas e sobre como participar da audiência do programa serão divulgados em breve.

Ao vivenciar a atração, os visitantes entrarão no Studio 6B para embarcar no primeiro teatro voador do mundo, com capacidade para 72 pessoas, para a corrida de suas vidas. Eles vão acelerar pelas ruas de Nova York e por todos os lugares, até a Lua, se deparando com monumentos icônicos, da Estátua da Liberdade ao Empire State Building e tudo mais que estiver pelo caminho.

“Race Through New York Starring Jimmy Fallon” será a primeira atração do parque Universal Studios Florida a apresentar uma experiência inédita de Fila Virtual, que permitirá que os visitantes passem menos tempo esperando na fila e mais tempo descobrindo emoções ainda mais incríveis no Universal Studios. O sistema de reservas Virtual Line é acessível através do aplicativo móvel do Universal Orlando Resort ou nos quiosques localizados próximos à entrada da atração.

————————————————————————————————————————-

17 de Janeiro de 2017

MAIS DE 20 NAVIOS TRAZEM TURISTAS A SALVADOR ATÉ O CARNAVAL

notícias do turismo

Até o Carnaval, mais de 60 mil turistas devem aportar na capital. Foto: Manu Dias/Divulgação

Do início de janeiro até o Carnaval, Salvador recebe 21 navios de cruzeiro com quase 66 mil visitantes. As embarcações que aportam na capital baiana têm origem em cidades do Rio de Janeiro, Pernambuco, Alagoas, São Paulo e Pará.

Somente neste mês de janeiro a programação prevê a chegada de 11 navios, trazendo cerca de 36 mil visitantes, que vão conhecer atrativos da cidade como o Mercado Modelo, Pelourinho, Igreja do Bonfim e Farol da Barra.

Nas duas primeiras semanas de janeiro, cinco navios já passaram por Salvador e trouxeram visitantes como Eric Coelho Passos. Pela primeira vez na Bahia, o administrador carioca aproveitou a parada para conhecer a capital. Visitou o Farol da Barra e a Igreja do Bonfim.

Do total de navios previstos pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) para o primeiro bimestre do ano, metade dos que passarem por Salvador também incluem Ilhéus (BA) como destino. O município, situado no sul do Estado, encanta os visitantes pelas belezas naturais e atrativos históricos e culturais.

Temporada
Entre os meses de novembro de 2016 e março de 2017, cerca de 50 navios devem passar pela capital baiana, com cerca de 150 mil turistas a bordo. O Porto de Ilhéus deve receber 17 embarcações de grande porte e mais de 61 mil visitantes nesta temporada.

————————————————————————————————————————-

16 de Janeiro de 2017

PERNAMBUCO ABRE CALENDÁRIO DE FEIRAS INTERNACIONAIS

Pernambuco estará presente em um dos principais eventos de turismo do mundo, a Feira Internacional do Turismo (Fitur), na cidade de Madri, na Espanha, que acontece entre os dias 18 e 22 de janeiro. A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Estado, por meio da Empetur, participará do evento com um espaço dentro do estande da Embratur.

Após a Fitur, a comitiva do Governo de Pernambuco participa de evento em Cabo Verde, atendendo a demanda de três de suas principais cidades, Sal, Praia e São Vicente. A equipe seguirá capacitando e apresentando a importantes operadores e agentes de turismo as novidades do destino Pernambuco. O Road Show será realizado entre os dias 23 e 26.

O objetivo é promover a divulgação das suas potencialidades por meio de vídeos e folheteria promocional, além de atendimento e reuniões com profissionais do setor. A feira reúne milhares de agentes do trade turístico mundial e vem se tornando uma excelente oportunidade para divulgação do destino para vários países.

Em 2017, a Fitur terá como destaque o ano do turismo sustentável para o desenvolvimento, envolvendo uma série de ações e painéis com destaque para práticas sustentáveis. “Começamos o ano muito bem com a participação na Fitur, uma das principais vitrines no mercado de turismo da Europa. Na edição de 2016, a feira quebrou recorde de participação com um público de mais de 100 mil pessoas. Nossa expectativa é alcançar esse público, aproveitando as conexões que já temos com o continente através dos voos para Recife partindo de Frankfurt, na Alemanha, Lisboa, em Portugal, e Milão, na Itália”, comenta o secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

O secretário aproveitará a Fitur para se reunir com companhias aéreas e agências de viagens. Carreras espera voltar com boas novidades para o turismo pernambucano. Serão duas companhias aéreas (TAP e AirEuropa) e oito agências de viagem. “Queremos apresentar o nosso Estado para essas agências venderem mais e melhor nosso destino para os europeus. Vamos focados em conquistar primeiro os vendedores, pois são eles que formam a opinião dos turistas, na maioria das vezes”, concluiu.

————————————————————————————————————————-

13 de Janeiro de 2017

LAVAGEM DO BONFIM, NA BAHIA, ENCANTA TURISTAS

notícias do turismo

Milhares foram ao adro da Igreja Santuário do Senhor do Bonfim. Foto: Tatiana Azeviche/Setur

A quinta-feira foi dia de reverenciar Nosso Senhor do Bonfim, o padroeiro do coração dos baianos. A tradicional lavagem em homenagem ao santo, sincretizado como oxalá no candomblé, reuniu baianos e turistas de várias partes do Brasil e do mundo, além de autoridades. O cortejo de fé, devoção e alegria mostrou a marca que caracteriza as festas populares do estado, unindo fiéis católicos e das religiões de matrizes africanas.

Como manda a tradição, baianas, tipicamente trajadas abriram o cortejo, carregando jarros com água de cheiro (preparada com flores e folhas cheirosas utilizadas nos rituais dos terreiros de Candomblé) para o ritual da lavagem do adro da Igreja Santuário do Senhor do Bonfim. Elas foram seguidas por uma multidão, alegre e emocionada, vestida de branco. Grupos culturais, bandinhas e capoeiristas animaram o percurso.

No trajeto de oito quilômetros, feito a pé, entre a Basílica da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, e a Colina Sagrada, onde fica a famosa Igreja do Bonfim, os participantes aproveitaram para rezar, fazer e renovar pedidos, agradecer as graças alcançadas e renovar as energias.

notícias do turismo

Evento destaca a tolerância religiosa e respeito à cultura local. Foto: Tatiana Azeviche/Setur

As demonstrações de fé e a beleza da festa estão entre os motivos que convidam os turistas a participar da lavagem, que faz parte da tradição baiana de aliar aspectos sagrados e profanos nas comemorações religiosas da Bahia. Na chegada à Colina Sagrada, muitos aproveitaram a oportunidade de banhar a cabeça com as águas perfumadas trazidas belas baianas, num gesto de fé, esperança e purificação.

O respeito às diferentes crenças chamou a atenção da paulista Tereza Novaes, que, animada, se integrou à festa com um grupo de amigas. A participação de católicos e adeptos do candomblé também deixou encantada a italiana Valentina Biancci. “É uma festa acolhedora, que reúne pessoas tão diferentes em um mesmo lugar”, destacou.

No percurso, a moradora de Roma buscou informações sobre atrativos turísticos da Bahia em um dos postos de informação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur) instalados ao longo dos oito quilômetros do trajeto. Quem também aproveitou o serviço foi a sueca Asa Gustavii, que ganhou um colar como lembrança da Bahia.

Mãe e filhas, Carmen, Doralice e Dolores Câmara saíram do Pará, estado onde é realizado o Círio de Nazaré – uma das principais festas do turismo religioso no Brasil – para vir a Salvador participar da Lavagem do Bonfim, segunda maior festa popular do Estado, atrás apenas do Carnaval. “Do Pará ao Bonfim cheias de fé”, diziam em coro.

As homenagens ao Senhor do Bonfim seguem até domingo (15), com alvorada, missas e procissão. O encerrando se dá com a bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício. Até o próximo dia 31, a igreja ficará aberta em horário prolongado, até 20 horas.

————————————————————————————————————————-

11 de Janeiro de 2017

OURO PRETO REABRE CASA DA ÓPERA PARA VISITAÇÃO

notícias do turismo

Teatro é o mais antigo da América Laitna. Foto: ASCOM/PMOP – Marcelo Tholedo

O mais antigo teatro em funcionamento da América Latina está novamente de portas abertas à população. Na última sexta-feira, dia 06 de janeiro, o Teatro Municipal Casa da Ópera, em Ouro Preto, foi reaberto à visitação.

Para o secretário municipal de Cultura e Patrimônio, Zaqueu Astoni, é preciso desenvolver ações que buscam apoiar a cultura local, e a Casa da Ópera é um importante patrimônio de Ouro Preto.

Inicialmente a visitação aconteceria apenas de segunda a sexta-feira, no entanto, com apoio e empenho dos servidores municipais, foi possível a abertura também no sábado e domingo.

Horário de visitação:
Segunda a sexta-feira: 12h às 17h30
Sábado e domingo: 12h às 16h
Entrada: R$2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia)
Crianças até 8 anos, moradores de Ouro Preto e estudantes da UFOP e escolas locais têm entrada gratuita.

————————————————————————————————————————-

10 de Janeiro de 2017

MINISTÉRIO LANÇA PROGRAMA PARA QUALIFICAÇÃO INTERNACIONAL

Promover a cooperação internacional na área de turismo e hospitalidade e contribuir para o aumento da competitividade do trade turístico brasileiro. Esses são alguns dos objetivos do Programa de Qualificação Internacional em Turismo e Hospitalidade publicado nesta segunda-feira (09), no Diário Oficial da União.

A iniciativa prevê o envio, em 2018, de 120 alunos de cursos técnicos e de graduação de instituições públicas para até três meses de treinamento no Reino Unido. A seleção dos estudantes será realizada no primeiro semestre deste ano. O MTur investirá R$ 5 milhões no programa.

A proposta é complementar a formação dos estudantes em outro idioma e técnicas de turismo e hospitalidade. A parceria entre os dois países foi definida há dois meses, durante a World Travel Market (WTM), uma das maiores feiras de Turismo do mundo, em Londres.

Os recursos do Ministério do Turismo serão repassados a entidades da administração pública, que firmarão convênio com a Pasta, por meio de Termo de Execução Descentralizada. A bolsa arcará com a matrícula na universidade, além de cobrir gastos com hospedagem, alimentação, auxílio-deslocamento, seguro saúde e ajuda de custo mensal.

Os critérios de seleção dos bolsistas serão os mesmos dos utilizados nas experiências de 2013 e 2014. Dentre eles, o estudante deve ser brasileiro e residir no país no momento da candidatura; estar matriculado em curso de bacharelado, licenciatura, e/ou tecnólogo em Turismo e/ou Hospitalidade; ter integralizado de 20% a 80% do currículo previsto do seu curso; ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, a partir de 2009; apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico, segundo parâmetros da Instituição de Ensino Superior e; comprovar proficiência mínima em língua inglesa.

————————————————————————————————————————-

9 de Janeiro de 2017

AZUL COMEÇA A VOAR PARA BUENOS AIRES EM MARÇO

notícias do turismo

Embraer 195 fará a ligação com a capital argentina. Foto: Divulgação

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras está cada vez mais próxima de Buenos Aires. A companhia recebeu aprovação das autoridades aeroportuárias brasileira e argentina para iniciar voos à capital portenha (por meio do aeroporto de Ezeiza) em 6 de março, com uma ligação diária que partirá de Belo Horizonte.

Desta forma, os Clientes de todas as regiões do Brasil poderão chegar a Buenos Aires, uma vez que a Azul tem, na capital mineira, um importante hub, com mais de 40 destinos servidos sem escalas. Tarifas já estão disponíveis por meio de todos os canais de venda da Azul a partir de dez parcelas R$ 71,40* ou 30.000 pontos do TudoAzul** para ida e volta.

Os voos serão cumpridos com os jatos Embraer 195, que têm capacidade para até 118 passageiros e conta com mais de 40 canais de TV SKY ao vivo (disponível em território brasileiro) em telas individuais. Também a bordo, os clientes contam com snacks e bebida à vontade e sem custo adicional.

Buenos Aires será a sétima base internacional da Azul – as demais são Fort Lauderdale/Miami, Orlando, Lisboa, Montevidéu e Caiena. Já foram solicitados voos para Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), com previsão de início também em 7 de março.

————————————————————————————————————————-

6 de Janeiro de 2017

LATAM REDUZ TARIFAS DA CLASSE EXECUTIVA PARA EUROPA

A LATAM Airlines Brasil acaba de lançar tarifas promocionais para cabine Business (Executiva) em voos com destino a Londres, Paris e Frankfurt, com saídas de diversas cidades brasileiras e passagens de ida e volta a partir de R$ 3.912,58*.

As ofertas em classe Premium Business estarão em vigor até as 23h59 de 13 de janeiro, para viagens a serem realizadas entre 15 de Janeiro de 2017 e 30 de abril de 2017, com estadia mínima de sete dias.

As tarifas já estão disponíveis nas lojas físicas da LATAM ou diretamente no site www.latam.com. Confira o quadro abaixo:

unnamed

 

————————————————————————————————————————-

5 de Janeiro de 2017

RUA DAS ARTES ANIMA VILA VELHA (ES) NESTE DOMINGO

image001O domingo (08) será cheio de artesanato e cultura em Vila Velha (ES). Com o tema “Curtindo a Prainha”, a 2ª edição da Rua das Artes acontece das 10 às 18h, na Rua Luiza Grinalda, aos pés do Convento da Penha.

Os turistas e moradores que visitarem o evento poderão adquirir peças de 40 artistas locais. Entre os produtos comercializados estão telas, cerâmica utilitária, ferro batido, papel reciclado, porcelana, velas, tecidos e muito mais.

A Rua das Artes é composta por artesões e artistas plásticos de Vila Velha focado no desenvolvimento do turismo religioso e propagação da cultura capixaba.

O evento que iniciou em dezembro e acontecerá todos os meses, tem como objetivo potencializar o turismo aos pés do Convento da Penha, ampliar os atrativos para os turistas em Vila Velha, disseminar a arte e proporcionar a valorização dos artistas locais.

O evento é uma idealização dos artistas locais, em parceira com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Prefeitura de Vila Velha e Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

————————————————————————————————————————-

4 de Janeiro de 2017

MUSEU PELÉ, EM SANTOS (SP), TERÁ HORÁRIO AMPLIADO

notícias do turismo

Museu Pelé é uma das grandes atrações turísticas de Santos. Foto: Divulgação

Para atender às milhares de pessoas que passam por Santos (litoral paulista), durante a temporada de cruzeiros marítimos, o Museu Pelé (Largo Marquês Monte Alegre, 1, Valongo) vai ampliar o horário de funcionamento em alguns dias neste mês e em fevereiro.

A bilheteria do museu abrirá uma hora mais cedo, às 9h, nos dias 7, 14, 21, 22, 28 e 29 de janeiro, e nos dias 4, 5, 10, 11, 15, 17, 18, 19, 23, 24 e 25 de fevereiro.

O preço da entrada custa R$ 10,00, de terça a sábado. Aos domingo, todos os visitantes pagam meia-entrada: R$ 5,00.

 

————————————————————————————————————————-

3 de Janeiro de 2017

AZUL PLAY É LANÇADO PARA VOOS COM NOVOS AIRBUS A320NEO

azul-play

A partir deste ano, os clientes da Azul Linhas Aéreas Brasileiras em voos com o A320neo podem experimentar o Azul Play, sistema de entretenimento gratuito com várias opções de filmes e séries, tanto lançamentos quanto clássicos. Para ter acesso ao conteúdo – exclusivo para este modelo de aeronave –, é necessário que o Cliente baixe o app Azul Play no próprio dispositivo móvel antes do voo, acessando as lojas virtuais dos sistemas iOS e Android.

No momento do fechamento de portas da aeronave, os equipamentos devem ser colocados em modo avião, e, na sequência, deve ser acionado apenas a opção WiFi, com a seleção da rede WiFi Azul Play (o serviço de conectividade acessa somente o conteúdo gravado no app). O viajante, então, pode iniciar o aplicativo e aproveitar centenas de horas de conteúdo em seu próprio dispositivo.

“Este novo serviço da Azul trará as mesmas opções de entretenimento encontradas em um voo internacional, por exemplo. São vários filmes e séries que tornarão a Experiência Azul ainda mais especial e servem como um excelente passatempo até a chegada ao destino final”, comenta Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul.

O Azul Play oferece filmes como A Era do Gelo: o Big Bang, X-Men: Apocalipse, X-Men: Dias de um futuro esquecido, Batman vs. Superman: A Origem da Justiça, Uma Aventura LEGO, Voando Alto, No Coração do Mar, Perdido em Marte, Festa no Céu, Snoopy e Charlie Brown, Rio e Planeta dos Macacos: O Confronto. Entre as séries disponíveis estão Friends, How I Met Your Mother, Two Broke Girls, The Mentalist, The Big Bang Theory, Gotham, Lie To Me, Once Upon A Time, Scooby-Doo, Jetsons e Flinstones.

O serviço é perfeito principalmente para crianças, que contarão com um amplo leque de opções de animações para distração e entretenimento durante o voo.

Se o Cliente deseja utilizar o serviço de entretenimento em notebooks, é necessário adquirir o Microsoft® Silverlight® browser plug-in e a versão mais atual do Internet Explorer, que deve ser habilitado uma vez antes do voo por meio do site www.voeazul.com.br/azulplay.

O Azul Play está acessível até que a TV SKY ao vivo esteja ativa nestas aeronaves.

————————————————————————————————————————-

23 de Dezembro de 2016

CEARÁ DEVE RECEBER 1 MILHÃO DE TURISTAS NA ALTA TEMPORADA

notícias do turismo

Expectativa é de crescimento 1,8% no número de visitantes. Foto: Divulgação

O Ceará deve receber 1.022.000 turistas nesta alta estação (dezembro de 2016 a fevereiro de 2017). O número é 1,8% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando o Estado recebeu 1.004.259 visitantes. Essa demanda deve ocupar 76% da rede hoteleira do Ceará. Os dados são do Departamento de Estudos e Pesquisas da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

O gasto de cada turista é estimado em R$ 2.420, o que deverá gerar uma receita turística de R$ 2,4 bilhões. Já o impacto na economia do Estado será de cerca de R$ 4,3 bilhões. “Esses números são reflexo do nosso trabalho durante o ano, divulgando o Ceará nas principais feiras de turismo nacionais e internacionais e anunciando nos principais meios de comunicação”, aponta o secretário do Turismo, Arialdo Pinho.

Ele também destaca o engajamento do trade turístico nesse trabalho de promoção e a participação da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) em road shows de divulgação do destino pelo Brasil e por outros países. “Outra razão para essa boa expectativa na alta estação mesmo em um ano de crise é o número de voos extras para Fortaleza nesse período, que chega quase a 700”, completa Arialdo Pinho.

De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para o período de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017 está prevista a chegada/partida de 687 novos voos para Fortaleza. São 548 voos da Gol, 51 da Latam e 88 novos voos da Azul. Conforme estudo feito pelo Ministério do Turismo, Fortaleza será o segundo destino mais procurado pelos turistas no Nordeste e o sexto no Brasil.

————————————————————————————————————————-

22 de Dezembro de 2016

MARAÚ (BA) PREPARA RÉVEILLON GRANDIOSO

notícias do turismo

Além das praias, Maraú possui uma belíssima piscina natural

As renomadas agências Scheeeins, Orion, TAJ se uniram ao Península Beach Club para realizar o Réveillon Maraú. A Península de Maraú é o ‘paraíso da vez’, recém-descoberto por turistas, com praias magnificas, água cristalina, coqueiros e uma linda lagoa de água doce. Esse será o cenário para despedir-se de 2016 no melhor estilo.

Serão cinco dias de festas, todas open bar, além de uma programação diária em 3 Beach Clubs com bandas, DJs, aula de Cross Fit com presença VIP de Ricardo Barbato, Jipe Tour pelas 8 praias paradisíacas da região, passeios em quadricículos, Stand Up Paddle (SUP), surfe e mergulho nas piscinas naturais.

A badalação no paraíso começa no dia 27/12, terça-feira com uma Welcome Party, que contará com apresentação de uma das principais referências mundiais no Deep House, a suíça Nora En Pure. No dia seguinte, na lindíssima Pousada Taipu de Fora, a boa será curtir o pôr do sol na Devassa Tropical Sunset ao som do fenômeno da música eletrônica nacional; Vintage Culture.

Já na quinta-feira a festa Gandaia entrará em cena trazendo ritmos brasileiros para todo mundo dançar! Na sexta-feira, pré Réveillon, é a vez da consagrada festa carioca ‘Nas Internas’ deixar todos já no clima de ano novo. Para a noite da passagem, foi selecionado um time de peso para entrar com pé direito em 2017: Lorenzo Caliento, Marcelo Botelho, Manza Show, Beto Ribeiro, Lucce e o live Sax de George Israel (ex kid abelha) embalarão a passagem de ano.

A festa espera mais de 2 mil pessoas vindas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outros cantos do país para a virada do ano; que receberão kit de boas vindas e welcome drinks assim que pisarem no aeroporto de Ilhéus. Produção de alto nível, o projeto contará com a Vila Scheeeins que terá mais de 800 leitos já reservados para quem fechar o pacote completo com as festas e acomodação, além dos quartos do Peninsula Beach Club. O Time de agências fretou ainda 4 vôos saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro para a festa já começar nos ares! O projeto tem apoio de Devassa, Volvo, Jack Daniels, Santa Dose, Tequila El Jimador, Gin Beefeater, Fusion, 99, Nivea e Olla.

Sobre a Península de Maraú
A Península de Maraú é localizada ao Sul da Bahia na Costa do Dendê entre Morro de São Paulo e Itacaré. Com mais de 40 km de praias, piscinas naturais e coqueirais, o acesso é feito por terra a partir de Ilhéus. São 90 minutos de carro até chegar no paraíso. A Praia de Taipu de Fora (onde será o evento) é considerada uma das mais bonitas praias do país por possuir piscina natural com mais de 1km de extensão e rica fauna marinha. No verão a dica é fazer um mergulho noturno e apreciar os animais que saem das suas tocas em busca de alimento.

————————————————————————————————————————-

21 de Dezembro de 2016

AVIANCA VENDE PASSAGENS PARA TORONTO, EM PARCERIA COM AIR CANADA

24474228186_fb6e5e68bf_z

A Avianca Brasil e a Air Canada, empresas associadas à aliança global Star Alliance, anunciaram uma expansão do seu acordo de voos compartilhados, iniciado em maio deste ano. A partir de hoje, a companhia brasileira passa a comercializar o destino canadense Toronto em conexão com as cidades de Brasília, Chapecó, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Natal, Petrolina, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

As vendas valerão para embarques realizados a partir do dia 16 de janeiro de 2017 e o trecho internacional será realizado em aeronave da Air Canada.

“A ampliação da parceria demonstra o nosso empenho em oferecer as melhores opções de conectividade internacional aos clientes”, disse Frederico Pedreira, presidente da Avianca Brasil. “Membros do nosso programa de fidelidade, Amigo, e do Aeroplan, da Air Canada, podem utilizar os pontos e milhas acumulados em trechos voados nas duas empresas para elevar seu status e emitir passagens em todos os 18.500 voos diários operados pelas 28 companhias da Star Alliance, em 1.330 aeroportos de 192 países”.

Acordos de code-share oferecem vantagens aos passageiros de avião, como a possibilidade de realizar o check-in apenas uma vez e despachar as bagagens diretamente até o destino final, além de receber assistência extra durante as conexões. A Avianca Brasil informou, ainda, que clientes das categorias Gold e Diamond dos programas Amigo e Aeroplan têm benefícios adicionais, como direito a check-in preferencial, franquia de bagagem adicional, embarque prioritário e acesso a Salas VIP.

Os bilhetes para Toronto podem ser adquiridos pelos telefones 4004-4040 (São Paulo e principais capitais) ou 0300-789-8160 (demais localidades), lojas da Avianca Brasil e via agências de viagens. Em breve, o destino também estará disponível no site oficial da Avianca.

 

————————————————————————————————————————-

20 de Dezembro de 2016

FOZ DO IGUAÇU: MARCO DAS 3 FRONTEIRAS REABRE VISITAÇÃO NESTA QUARTA

notícias do turismo

Homenagem às missões jesuíticas são uma das novidades do novo Marco

Diante desta geografia única no planeta, que é o Marco das Três Fronteiras, onde dois rios e três países se unem, os visitantes ganharão a partir desta quarta-feira, 21 dezembro, às 16 horas, um marco revitalizado, além de novas e envolventes atrações turísticas. Algumas surpresas estão guardadas para este grande dia. O Marco das Três Fronteiras será um espaço com mais infraestrutura para celebrar a união do Brasil, da Argentina e do Paraguai, resgatando a história da região, fortemente relacionada às Missões Jesuíticas.

A estrutura irá agregar mais valor cultural ao destino turístico – um marco geográfico único no país que merece um projeto arrojado e envolvente. Por isso, o Grupo Cataratas dedica esforços para valorizar ainda mais esta localidade, que passará a ser referência para os moradores da região e turistas, fortalecendo sempre mais a cidade como um dos melhores destinos do país.

O diferencial do complexo é a valorização do local, que resgata aspectos históricos e culturais de nossa região. A nova atração turística é resultado de muita pesquisa, envolvimento de talentos profissionais, empresas, com suas áreas de conhecimento em engenharias, arquitetura, cultura, tecnologia, turismo e meio ambiente. Juntos estão constituindo um complexo turístico pioneiro e sem precedentes no Brasil.

Homenagem às Missões Jesuíticas
Paralelamente às edificações e obras de infraestrutura, o atrativo começou a receber as grandes intervenções da cenografia temática, que fará reproduções da arquitetura das reduções jesuíticas, povoados indígenas organizados por jesuítas no continente americano, durante os séculos 17 e 18. Homenagear as Missões Jesuíticas será uma forma de valorizar o local e a história da região.

Os jesuítas e os índios guaranis viveram nesta ampla extensão de terras, que hoje integra parte do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Neste território, eles construíram um bem-sucedido sistema social que integrou mais de cem mil pessoas. Das 30 reduções jesuíticas identificadas no Cone Sul, sete estão no leste do Paraguai e 14 no norte da Argentina, muito próximas à fronteira com Foz do Iguaçu. Tudo isso em um raio de 300 km.

As projeções da arquitetura cênica farão uma ambientação das Missões Jesuíticas nos principais pontos do atrativo, passando pela história do desbravador Cabeza de Vaca, primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu, uma Maravilha Mundial da Natureza; dos tratados internacionais delimitando as fronteiras dos três países; da fundação da cidade de Foz do Iguaçu; das referências das Três Fronteiras e do Marco das Três Fronteiras brasileiro. Serão utilizados recursos de entretenimento, tecnologia, educação e artes para envolver os visitantes nesta história.

Show de luzes e águas

notícias do turismo

Intervenções deram novo clima ao local

Uma das novas atrações será o show de luzes e águas que será realizado por meio de um sofisticado sistema de iluminação. Imagens e vídeos serão projetados em uma grande cortina d’água a ser instalada no novo mirante de contemplação das Três Fronteiras. O espetáculo será uma verdadeira apresentação para despertar e mexer com os sentidos dos visitantes.
Restaurante Cabeza de Vaca

Um lugar para o visitante despertar os sentidos, com o cenário, a gastronomia, o clima, as companhias e a energia que emana dos rios, das fronteiras e da mata. Visitar o Cabeza de Vaca será mais uma forma de vivenciar sensações únicas nas Três Fronteiras. O estabelecimento terá capacidade para 180 pessoas e cerca de 500 metros quadrados, com área interna climatizada, temática e envolvente, e uma área externa com visão singular dos rios Iguaçu e Paraná. Toda a sua infraestrutura é integrada à natureza e à paisagem local. A sua arquitetura será envolvida com as Missões Jesuíticas.

Parque infantil
As crianças serão presenteadas com um parque infantil. O serviço proporcionará ainda mais entretenimento às famílias que visitarem o atrativo. Os brinquedos devem estimular atividades físicas e motoras, permitindo também a interação entre as crianças de diferentes lugares do Brasil e do mundo.

Serviço:
Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras
Local: Marco das Três Fronteiras
Abertura da visitação turística: 21 de dezembro
Horário de funcionamento: 16 às 22 horas

————————————————————————————————————————-

1o de Dezembro de 2016

BLOCO “AGRADA GREGOS” FAZ CARNAVAL ANTECIPADO EM SP

notícias do turismo

Bloco é um dos mais animados do carnaval paulistano. Foto: Divulgação

O Carnaval ainda está longe de começar, mas quem está em São Paulo já pode ter uma prévia do que esperar. Neste sábado (3) acontece a segunda edição do “Agrada Gregos Nos Trilhos”.

O bloco que teve seu primeiro desfile no Carnaval de 2016 foi o 13º maior da capital paulistana (de um total de 355 blocos) de acordo com dados oficiais da Secretaria Municipal de Cultura.

O evento no dia 3 de dezembro contará com 16 DJs tocando diversos ritmos: do funk ao pop, passando pelo sertanejo e axé. E também contará com show do “Bonde do Tigrão”, grupo que fez sucesso nos anos 2000, com os hits “Tchutchuca” e “Cerol na Mão”.

Ao todo, serão 11 horas de festa, com início a partir das 19h e previsão de término apenas às 6h do dia seguinte.

Além disso, o clima carnavalesco está garantido. A ideia é que os convidados compareçam vestidos à caráter. Ou seja: vai ter muita fantasia, maquiagem e adereços diversos. E a organização também vai providenciar que não falte nem catuaba de garrafa nem chuva de glitter.

Repetindo o sucesso
O local da festa, chamado de “Nos Trilhos”, é um espaço aberto cercado por vagões de trens antigos, que fica localizado no bairro de Mooca, Zona Leste de São Paulo. Isso vai garantir que esse Carnaval fora de época tenha um estilo mais parecido com o desfile de rua.

Essa é a segunda vez que o bloco acontece lá. A primeira edição do “Agrada Gregos Nos Trilhos” foi realizada no dia 24 de setembro, atraindo milhares de foliões. Agora, a expectativa é que o evento repita o sucesso da última vez.

A diferença do “Agrada Gregos” para a maioria dos blocos é, primeiramente, sua seleção musical. Em vez de ter apenas canções tradicionalmente carnavalescas, o bloco também oferece outros estilos. Outro ponte forte é a qualidade dos DJs convidados, famosos na noite paulistana.

O bloco ainda tem como foco a integração do público LGBT com o heterosexual. Ao contrário dos demais, direcionados ou para um ou para o outro, o “Agrada Gregos” costuma englobar a todos. É o que afirma o idealizador do evento, Armando Saullo.

“Acreditamos na importância do lazer na vida das pessoas. Queremos promover a mistura de tribos e classes sociais através de uma festa democrática e inclusiva”, afirma Saullo, que também é DJ na noite paulistana e atua como locutor na Rádio 89.

SERVIÇO
2ª edição do bloco “Agrada Gregos – Nos Trilhos”
Data: 3 de dezembro (sábado)
Local: “Nos Trilhos” – Rua Visconde de Parnaiba, 1253 – Mooca –São Paulo (SP)
A 7 minutos da estação do Metrô Bresser-Mooca
Horário: Das 19h às 6h
Página do evento: www.facebook.com/events/906557662783134/?ti=icl
Página do bloco: www.facebook.com/AgradaGregos
Compra de ingressos: http://www.ingresse.com/agradanostrilhos

Valores: 
1º lote: R$ 30 (esgotado)
2º lote: R$ 40
3º lote: R$ 50
Valor na porta: R$ 70

————————————————————————————————————————-

30 de Novembro de 2016

GASTOS DE ESTRANGEIROS NO BRASIL SUPERAM NÚMERO DE 2015

notícias do turismo

Receita cambial teve alta de 6,57% nos últimos 10 meses. Foto: Divulgação

A receita cambial do turismo teve alta de 6,57% nos últimos dez meses, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os gastos do turista internacional nos destinos brasileiros, de janeiro a outubro, somaram US$ 5,1 bilhões contra US$ 4,79 bilhões de 2015, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Ministério do Turismo.

O resultado positivo se manteve no acumulado do ano, apesar da queda de 4,2% na receita do mês passado. Em outubro a conta dos viajantes estrangeiros ficou em US$ 434 milhões, enquanto no mesmo mês de 2015 atingiu a marca dos US$ 453 milhões.

Já os gastos de brasileiros no exterior dispararam em outubro. Acumularam uma alta de 41,89%, na relação com o mesmo período do ano passado, embalados pela variação da cotação do dólar nos últimos meses. Assim, a despesa cambial do turismo fechou o mês em US$ 1,42 bilhão.

No acumulado do ano, os brasileiros gastaram US$ 11,9 bilhões em destinos internacionais. As estatísticas das contas de viagens são apuradas pelo Banco Central e consideram gastos com cartões de crédito e trocas oficiais de moedas.

————————————————————————————————————————-

29 de Novembro de 2016

VILA GALÉ INICIA EM DEZEMBRO CONSTRUÇÃO DE RESORT EM TOUROS (RN)

notícias do turismo

Vila Galé Marés, localizado em Camaçari (BA). Foto: Divulgação

O presidente do Grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, confirmou o início da construção do mais novo resort da companhia na cidade de Touros, no Rio de Grande do Norte, para dezembro deste ano. Com investimento previsto de R$ 100 milhões de reais, o Vila Galé Touros será o maior complexo hoteleiro do estado e contará com 500 quartos, quatro restaurantes, um spa Satsanga de padrão internacional, quadras poliesportivas, três piscinas externas, além de um amplo Centro de Convenções com capacidade para 1.500 pessoas.

“As nossas expecativas são boas, a abertura de Touros vai ajudar a consolidar a nossa posição como a maior rede de resorts do Brasil. O efeito cascata dos clientes que já conhecem os nossos hotéis vai ajudar muito na divulgação do Vila Galé Touros. Além disso, quando estiver em operação, o resort vai gerar em média 350 empregos diretos, 1000 indiretos e já durante as obras serão empregados cerca de 800 pessoas”, explica o presidente do Grupo, Jorge Rebelo de Almeida.

Além dos investimentos do Grupo no Brasil, a companhia hoteleira ainda pretende inaugurar quatro novos hotéis nas cidades de Porto, Sintra, Braga e Elvas, em Portugal. Com orçamento superior a seis milhões de euros (R$ 21 milhões de reais), o Vila Galé Braga terá 127 quartos e terá classificação quatro estrelas.

O Vila Galé Sintra deverá ser uma unidade hoteleira cinco estrelas, com apartamentos turísticos, e terá serviços dedicados à saúde e bem-estar. Localizado na cidade do Porto, o Vila Galé Ribeira do Porto, com 67 quartos, está em fase de licenciamento e terá custo estimado de sete milhões de euros (R$ 25 milhões de reais). Já o Vila Galé Elvas terá 64 quartos e o valor do investimento é estimado em 5 milhões de euros (R$ 18 milhões de reais).

————————————————————————————————————————-

28 de Novembro de 2016

CURITIBA CONFIRMA TRADICIONAL CORAL DE CRIANÇAS NO PALÁCIO AVENIDA

notícias do turismo

Coral infantil emociona multidões há mais de 25 anos. Foto: Divulgação

Uma das maiores tradições natalinas do Brasil está confirmada para se repetir neste ano. Curitiba é palco, em sua 26ª edição, do espetáculo do Coral do Palácio Avenida. Este ano, o evento é promovido pelo Bradesco, que adquiriu a HSBC Brasil, antiga organizadora.

O evento acontece no edifício histórico da cidade e reúne cerca de 20 mil espectadores a cada noite. Mais de 110 crianças, entre 7 e 12 anos interpretam clássicos natalinos e músicas brasileiras em um grande espetáculo de luzes, projeções e coreografias.

Com o tema “A inesquecível viagem de Natal”, as apresentações serão realizadas de 2 a 18 de dezembro, às sextas, sábados e domingos, às 20h15.

Serviço:
O que: Natal do Bradesco 2016
Tema 2016: A inesquecível viagem de Natal
Onde: Palácio Avenida – Centro de Curitiba/PR
Quando: 2, 3, 4, 9, 10, 11, 16, 17 e 18 de dezembro (às sextas, sábados e domingos)
Horário: 20h15
Duração: 45 minutos por apresentação

————————————————————————————————————————-

24 de Novembro de 2016

ALFREDO CHAVES (ES) RECEBE COMPETIÇÃO DE VOO LIVRE

notícias do turismo

Cidade oferece ótimas opções de esportes de aventura. Foto: Weverson Rocio/Divulgação

O Campeonato Capixaba de Voo Livre se prepara para consagrar os seus campeões 2016. A última etapa da competição acontece sexta-feira (25), sábado (26) e domingo (27), na Rampa de Cachoeira Alta, em Alfredo Chaves.

Aproximadamente 70 atletas disputam ponto a ponto a liderança do campeonato que começou em fevereiro em Venda Nova do Imigrante, passando por Baixo Guandu, Castelo e Vila Valério.

A cada etapa os competidores acumularam pontos e após a final, quem tiver a melhor pontuação, leva o campeonato na respectiva categoria. Atualmente Eduardo Machado Baldi lidera na categoria Open com 3.464 pontos. Já Dasanyhev Souza Cardoso está a frente na categoria Sport com 3.117. Na categoria Lite, o competidor Julvan Pacheco de Souza lidera com 1.378 pontos.

Descubra Alfredo Chaves
Alfredo Chaves é famoso por suas belas cachoeiras e pela prática de esportes radicais, como rapel e voo livre. Além de curtir a adrenalina da 2° Etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre 2016, aproveite para descobrir as belezas do município. Localizado a 81 km de Vitória, o melhor acesso saindo da capital é via BR 101, em seguida pela ES 146.

Entre os principais atrativos da cidade está São Roque de Maravilha, um distrito composto por vales e diversas cachoeiras; as cachoeiras Engenheiro Reeve e Vovó Lúcia, além da Igreja de Sagrada Família e a Estação Ferroviária de Mathilde.

Serviço:
Final do Campeonato Capixaba de Voo Livre (CCVL)
Local: Rampa de Cachoeira Alta, Alfredo Chaves
Data: de sexta-feira (25) a domingo (27)
Como chegar: A rampa de voo livre fica em Cachoeira Alta. A entrada para o Distrito está a 3 km do Centro da cidade, na BR-101 no sentido Vitória. Pegue a estrada de chão à esquerda, e siga sinalização que lhe guiará ao destino.
Inscrições: https://goo.gl/Z5Atpt

————————————————————————————————————————-

23 de Novembro de 2016

AVIANCA ANUNCIA PASSAGENS COM 20% DE DESCONTO NA BLACK FRIDAY

notícias do turismo

Passagens são para embarque entre 1º de março e 30 de junho. Foto: Divulgação

A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, participará de mais uma edição Black Friday Brasil. Pela ação, que se iniciará às 00h01 de sexta-feira (25) e vai até às 23h59 do dia 27 de novembro, a companhia oferecerá desconto de 20% em todos os seus voos.

A campanha é válida para passagens de ida ou ida e volta, sem período mínimo de permanência, desde que o embarque ocorra entre 1º de março e 30 de junho, exceto feriados. “No ano passado, participamos da campanha pela primeira vez e tivemos bons resultados. A Black Friday é uma boa oportunidade para fazer compras, inclusive de passagens aéreas com preços promocionais”, explica Tarcísio Gargioni, vice-presidente comercial da Avianca Brasil.

Para emitir passagens com desconto, o cliente pode acessar o site da companhia, entrar em contato com a Central de Vendas do programa, por meio dos telefones 4004-4040 ou 0300-789-8160, ou consultar um agente de viagens.

————————————————————————————————————————-

22 de Novembro de 2016

LATAM APRESENTA DECORAÇÃO DE NATAL NO AEROPORTO DE CONGONHAS

unnamed

A LATAM Airlines Brasil celebra o primeiro Natal de sua nova marca enfeitando o aeroporto de Congonhas (SP), um dos mais importantes do país. Desde ontem (21), ursos gigantes infláveis, árvores de Natal, bolas coloridas, guirlandas e flâmulas estão espalhados por todo o aeroporto.

A decoração ainda inclui a clássica mensagem de “Boas Festas” em português, inglês e espanhol para saudar os clientes das várias nacionalidades.

A ideia é reforçar a liderança de malha da LATAM, ligando a América Latina ao mundo. Os enfeites ficarão no aeroporto até 6 de janeiro de 2017.

Um dos destaques são a Comissária Ursa e Comandante Urso, devidamente uniformizados, e que estão no saguão principal do aeroporto de Congonhas encantando a criançada.

————————————————————————————————————————-

21 de Novembro de 2016

SOCORRO INICIA “LUZES DE NATAL” NO PRÓXIMO DIA 3

socorroA 4ª edição do “Luzes de Natal” na cidade de Socorro, interior de São Paulo, começa no dia 3 de dezembro e vai até 6 de Janeiro. A magia do Natal toma conta da charmosa cidade do Circuito das Águas Paulista, na Serra da Mantiqueira, atraindo turistas e moradores de todo o Estado.

O evento é considerado o mais iluminado e sustentável da região e está transformando Socorro em um dos principais destinos natalinos do Estado de São Paulo. No ano passado mais de 200 mil pessoas visitaram a cidade durante o “Luzes de Natal”.

Este ano, cerca de 500 mil garrafas pet foram reutilizadas e transformadas em enfeites natalinos. Flores, guirlandas, sinos, velas, anjos, bolas produzidas com muita criatividade e bom gosto irão decorar vários pontos da cidade, como o Portal Colonial, o Portal Lions, o Palácio das Águias, a Praça da Matriz, Praça do Fórum, a prefeitura e várias ruas e avenidas de Socorro.

O acender das Luzes de Natal na Praça da Matriz (centro da cidade) marca o início do evento e a abertura da Casa do Noel, no Horto Municipal, acontecem no dia 3 de dezembro, sábado.
Dezenas de shows, corais, bandas, orquestras, espetáculos teatrais, entre outras atrações estão programados durante todo o Luzes de Natal e turistas e moradores poderão percorrer os pontos decorados e iluminados da cidade a bordo de um charmoso trenzinho.

Os hotéis e pousadas de Socorro já estão aceitando reservas para quem quiser curtir a cidade durante o “Luzes de Natal”. Informações sobre a cidade e hospedagem nos telefones: (19) 3895 9562 / (19) 999743 6494 (whatsapp) Informações Turísticas e pelo site oficial.

Serviço:
4ª Edição Socorro “Luzes de Natal”
3/12 – Abertura – Acender das Luzes de Natal a partir das 20h
Local: Praça da Matriz
Praça Cel. Olímpio Gonçalves dos Reis s/n° – Socorro
Mais informações sobre a programação de Natal de Socorro pelo site: www.socorroluzesdenatal.com.br

 

————————————————————————————————————————-

18 de Novembro de 2016

FESTIVAL GASTRONÔMICO AGITA ITACARÉ (BA)

Itacaré oferece ótimas opções de hospedagem para o evento. Foto: Gabriel Carvalho/Setur

Itacaré oferece ótimas opções de hospedagem para o evento. Foto: Gabriel Carvalho/Setur

Turismo gastronômico na Bahia se agita com a nova edição do Festival Sabores de Itacaré, que vai até acontece de 1º a 17 de dezembro, no município da Costa do Cacau. Mais de 40 bares e restaurantes devem participar do evento, cuja programação inclui apresentações culturais, shows e aulas de culinária. Também estão previstas qualificação de profissionais e ações de estímulo ao uso de produtos da agricultura familiar.

A expectativa é de que a movimentação financeira na cidade supere em 20% os números alcançados nas duas primeiras edições (2014 e 2015) do festival: cerca de R$ 100 mil em cada ano. Para atrair visitantes, serão iniciadas negociações com hotéis e operadores de turismo, a fim de formatar pacotes com preços atrativos.

Pousadas e resorts
Itacaré, a 250 quilômetros de Salvador, é uma das áreas mais badaladas do Litoral da Bahia. A cidade oferece pousadas confortáveis, resorts sofisticados, restaurantes de cozinha internacional, cybercafés, lojinhas e o movimento constante de turistas. Na região, o ecoturismo também atrai visitantes interessados em rios preservados, cachoeiras e praias emolduradas por morros recobertos de Mata Atlântica.

————————————————————————————————————————-

17 de Novembro de 2016

GOL AJUSTA ENCERRAMENTO DE CHECK-IN EM 4 AEROPORTOS

notícias do turismo

Com a mudança, Gol espera agilizar deslocamentos dos usuários. Foto: Divulgação

A companhia aérea Gol adotará, a partir do próximo dia 22, um horário diferenciado para o encerramento do check-in nos aeroportos de Brasília (DF), Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e Congonhas (SP). Com a mudança, os clientes que efetuarem viagens em trechos nacionais nestas bases, deverão finalizar seus check-ins com antecedência de, no mínimo, 40 minutos para o horário de partida do voo.

De acordo com a companhia, o novo procedimento vai proporcionar aos passageiros maior tempo para realizar o deslocamento entre o saguão de check-in e o portão de embarque.

A GOL enviará comunicados alertando sobre a alteração a todos os passageiros com viagens programadas para os aeroportos em questão e também disponibilizará a informação pelo site da companhia e redes sociais. As novas emissões já contemplam o horário de encerramento atualizado.

Com o objetivo de proporcionar maior tranquilidade no embarque, a companhia indica que, para voos domésticos, os clientes compareçam ao aeroporto com 60 minutos de antecedência ao embarque ou efetuem o check-in antecipado disponível até 7 dias antes da viagem em seu website, aplicativo mobile ou twitter.

 

————————————————————————————————————————-

16 de Novembro de 2016

TEMPORADA DE CRUZEIROS 2016/2017 COMEÇA DIA 21

notícias do turismo

Ao todo, sete navios percorrerão o litoral brasileiro. Foto: Divulgação

A temporada de Cruzeiros Marítimos 2016/2017 começará na próxima segunda-feira, dia 21 deste mês de novembro, e contará com sete navios no litoral brasileiro até 18 de abril de 2017.

As embarcações navegarão por 13 destinos no Brasil (Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Salvador, Ilha Grande, Ilhabela, Ilhéus, Recife, Maceió, Angra dos Reis, Porto Belo, Cabo Frio, e Fortaleza), e por outros 13 locais em países da América do Sul: Argentina (Buenos Aires, Ushuaia, e Puerto Madryn); Chile (Cabo Horn, Chacabuco, Puerto Montt, Punta Arenas, Valparaiso, Chilean Fjords, e Estreito de Magalhães); Uruguai (Montevidéu e Punta del Este); e Port Stanley (nas Ilhas Malvinas), oferecendo sempre atrações inesquecíveis a bordo e o máximo de conforto, além das escalas nessas lindas cidades.

Os roteiros terão duração mínima de três noites e máxima de vinte noites. A expectativa da CLIA Abremar Brasil (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) é de que 381.694 cruzeiristas aproveitem 108 roteiros de viagens.

“O setor de Cruzeiros Marítimos ainda enfrenta queda e o tema principal do trabalho feito pela Abremar é o ganho de competitividade para que o Brasil atraia os Armadores”, afirma Marco Ferraz, presidente da Associação. Entre as atividades está o debate com o Governo, Legislativo, Judiciário e Fornecedores na busca por um ambiente com segurança jurídica, custos e impostos similares aos encontrados em outros países. “Queremos que o país suba no ranking dos Cruzeiros novamente”, completa Marco.

Na próxima temporada, serão estes os navios na costa do país: Costa Fascinosa, Costa Pacifica; MSC Musica, MSC Orchestra, MSC Preziosa; Pullmantur Sovereign; e Norwegian Sun.

 

————————————————————————————————————————-

14 de Novembro de 2016

AIR FRANCE E KLM LANÇAM PROMOÇÃO DE VOOS PARA A EUROPA

imagem_release_800157

Passar as férias no inverno europeu com a família, amigos ou aquela pessoa especial? O período de inverno na Europa proporciona paisagens incríveis e é época de aproveitar o melhor dos esportes de inverno.

Pensando nisso, a Air France e a KLM lançaram a campanha “Apaixonados por Neve”, com promoções de passagens de ida e volta para diversos destinos europeus de inverno, a partir de USD 569. Zurique, Toulouse e Ljubljana estão entre os destinos contemplados nessa promoção de tarifas, que já está no ar nas páginas promocionais da Air France e da KLM, e são válidas para vendas até o dia 17 de novembro de 2016.

Vale sempre lembrar que, independentemente do destino final, os passageiros das duas companhias têm o direito a pelo menos 1 parada grátis (stopover), em Paris (voando Air France) ou Amsterdã (voando KLM) na ida e outra na volta, por bilhete.

Abaixo, uma tabela com os principais destinos por companhia aérea e os preços, disponíveis para compra a partir dos valores abaixo:

Air France                    KLM
Zurique                  US$ 569                       US$ 569
Lyon                      US$ 569                       US$ 569
Viena                     US$ 569                       US$ 569
Milão                     US$ 569                       US$ 569
Toulouse               US$ 569                       US$ 569
Munique               US$ 610                        US$ 610
Ljubljana               US$ 659                       US$ 659

Condições:
Vendas: até 17 de novembro de 2016
Condições gerais: As tarifas podem ser alteradas sem aviso prévio. Valores sujeitos a disponibilidade. Assentos limitados por voo. Antecedência de compra de 7 dias. Tarifas de ida e volta em classe Econômica, classe V, excluindo taxas de embarque. Estadia mínima de 6 dias, podendo ser menos caso a viagem comece antes de domingo e termine após ou neste mesmo domingo. Partindo de São Paulo e Rio de Janeiro a partir de US$ 569. Partindo de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Foz do Iguaçu, Goiânia, Porto Alegre, Salvador, Vitória, Juiz de Fora e Montes Claros a partir de US$ 619. Reservas até 17/11/16.

Passageiros têm o direto a pelo menos 1 parada grátis em Amsterdã (voando KLM) ou em Paris (voando Air France) na ida e outra na volta por bilhete. Taxa de emissão gratuita para compras no site KLM Brasil ou Air France Brasil. Parcelamento em até 4 vezes sem juros até 30/09/17 com os cartões AMEX, Diners, Mastercard e Visa emitidos no Brasil.

Período de viagem 1: Partidas até 16/12/2016 com estadia máxima de 3 meses; retorno até 16/12/2016 ou entre 13/01/2017 e 16/03/2017. Período de viagem 2: Partidas entre 13/01/2017 e 25/03/2017; retorno até 31/03/2017.

 

————————————————————————————————————————-

11 de Novembro de 2016

PERNAMBUCO GANHARÁ 500 VOOS EXTRAS DA GOL NA ALTA TEMPORADA

notícias do turismo

Serão oferecidos mais de 90 mil assentos adicionais. Foto: Divulgação

O crescimento do turismo em Pernambuco desde o início de 2015 tem feito com que as companhias aéreas aumentem suas frequências para o Estado. No último mês, a Azul Linhas Aéreas confirmou 100 voos extras para a alta temporada. Nesta quinta-feira (10), a Gol Linhas Aéreas Inteligentes divulgou que disponibilizará mais de 500 voos extras no Estado a partir da primeira semana de dezembro até o fim do Carnaval. No total, serão oferecidos mais de 90 mil assentos adicionais, com novas opções de horários e rotas, facilitando o deslocamento dos passageiros em voos diretos.

“Os voos extras da Azul e da Gol confirmam o crescimento do turismo pernambucano, nacional e internacionalmente. Elas estão colocando mais cerca de 600 operações porque têm público para isso. Este final de ano e início de 2017 será uma excelente oportunidade para alavancarmos de vez o Estado. Haverá incremento na economia e geração de empregos. Todos ganham, desde o taxista até o dono do restaurante, a rede hoteleira, as agências de turismo, o vendedor de coco em Boa Viagem, os artesãos e tantos outros. É a hora de recebermos bem e encantarmos os visitantes para que eles voltem em breve e nos indique para ainda mais gente”, afirmou o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.

Dentre as novidades estão as rotas exclusivas, sem escalas, com decolagens de nove aeroportos distintos, para atender a demanda deste período. Entre as cidades estão: Viracopos (SP), Vitória (ES), Goiânia (GO), Belém (PA), Cuiabá (MT), Confins (MG), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR) e Londrina (PR), cada um desses trechos recebeu um voo para a capital pernambucana.

A Gol também reforçou os voos já atendidos regularmente de e para o Estado. Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo terão um novo voo no período de dezembro a janeiro e dezembro a março, respectivamente. A nova rota para Recife com saídas do aeroporto de Campinas, terá seis frequências semanais, com início em 10 dezembro até final de janeiro. Os trechos de Recife para Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Fernando de Noronha (PE) ganharam mais frequências durante a semana.

Os novos voos já estão disponíveis para venda no site da companhia.

————————————————————————————————————————-

10 de Novembro de 2016

PESQUISA APONTA A MELHOR ÉPOCA PARA COMPRAR PASSAGENS AÉREAS

notícias do turismo

Passagens aéreas ficam até 11% mais baratas às terças-feiras. Foto: Divulgação

Com o objetivo de ajudar o viajante a encontrar preços mais baixos, a momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, realizou uma pesquisa global para descobrir o melhor momento de adquirir bilhetes aéreos. Segundo o levantamento, a tarifa mais barata pode ser encontrada 56 dias antes do embarque. dentro desse prazo, a economia pode chegar a 28%. Para chegar a esta conclusão, o estudo analisou 13,2 bilhões de preços de voos que fazem parte das 100 rotas mais populares no site da momondo.

O levantamento ainda mostra que fatores como dia da semana e horário também influenciam nos valores. “Os preços podem variar muito dependendo do dia da semana. A terça-feira, por exemplo, é o dia mais barato para voar. Já sábado é o mais caro. A diferença de gasto entre esses dois dias é de 11%. Mas as tarifas mais caras são as de voos adquiridos no dia do embarque”, afirma Pedro Correia, responsável pela operação da momondo no Brasil.

Nos últimos dois anos, os dados da momondo mostravam que passagens aéreas mais baratas seriam encontradas com reserva de 53 dias de antecedência. Mas em 2016, esse prazo passou a ser de 56 dias. “Isso significa que, agora, para conseguir melhores ofertas, consumidores devem planejar suas viagens com maior antecedência do que no passado. Sabemos que um em cada quatro brasileiros considera importante poupar dinheiro com passagens aéreas. E é possível gastar menos. Para isso, é fundamental planejar e pesquisar”, reforça Correia.

 

————————————————————————————————————————-

9 de Novembro de 2016

MINISTÉRIO APRESENTA CARTILHA PARA MELHORAR ATENDIMENTO A TURISTA LGBT

unnamed

Os turistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor. Os dados são da Organização Mundial no Turismo (OMT) e mostram a importância desse segmento para o mercado turístico mundial. Com o intuito de melhorar o atendimento a estes viajantes, o Ministério do Turismo lançou a publicação Dicas para atender bem turistas LGBT.

Na publicação, que estará disponível nos formatos impresso e online, é possível encontrar informações sobre legalidade, conceitos básicos e dicas de como atender bem. Entre os conceitos tratados no guia estão a diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual. Foram produzidos 19 mil exemplares que serão distribuídos entre as secretarias estaduais e municipais de turismo.

“O Ministério do Turismo está atento aos públicos identificados como prioritários pelo Plano Nacional de Turismo. Precisamos entender as necessidades de cada perfil de viajante para oferecer o melhor atendimento possível para transformar a experiência do turista no país ainda mais positiva”, explicou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

No capítulo Dicas para atender bem, os estabelecimentos são orientados a tratar os clientes pelo nome social, oferecer promoções para casais e datas especiais, além de recomendar usar sempre o termo orientação sexual. A publicação é uma parceria do Ministério do Turismo com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e o Ministério da Justiça.

————————————————————————————————————————-

8 de Novembro de 2016

UNIVERSAL E LOEWS HOTELS & RESORTS ANUNCIAM NOVO HOTEL EM ORLANDO

unnamed

O Universal’s Aventura Hotel, criado para viajantes conectados que gostam de aproveitar boas ofertas, se tornará o sexto hotel do destino e dará continuidade ao crescimento do Universal Orlando Resort. A torre envidraçada de 16 andares terá 600 quartos, incluindo 13 suítes infantis.

O novo empreendimento vai elevar o número total de quartos nos hotéis localizados no Complexo Universal Orlando para 6.200, já incluindo os 400 novos quartos do Universal’s Cabana Bay Beach Resort que serão inaugurados em 2017.

O hotel apresentará o primeiro e único bar e grill panorâmico do destino, onde os hóspedes apreciarão pequenas refeições e coquetéis feitos na hora, enquanto curtem as incríveis vistas panorâmicas do Universal Orlando e as paisagens tropicais ao redor.

Os hóspedes do hotel poderão também fazer suas refeições em uma moderna praça de alimentação que oferecerá cinco opções únicas da culinária em um local próximo ao lobby. As facilidades exclusivas aos hóspedes incluirão Entrada Antecipada aos parques temáticos, transporte cortesia no Complexo, uma piscina relaxante com uma banheira de hidromassagem, área infantil e uma fogueira, uma academia de ginástica de ponta, uma loja de presentes e aluguel de carros no local.

As reservas serão abertas no início de 2017, e informações sobre valores serão anunciadas posteriormente.

————————————————————————————————————————-

7 de Novembro de 2016

TRANSPORTE AÉREO
Em setembro, demanda e oferta domésticas permaneceram em queda

image004

A demanda (em passageiros-quilômetros pagos transportados – RPK) por transporte aéreo doméstico de passageiros registrou queda de 4,9% em setembro de 2016, comparada com o mesmo mês de 2015, enquanto a oferta (em assentos-quilômetros oferecidos – ASK) registrou redução de 5,5% no mesmo período.

Com o resultado de setembro de 2016, a demanda doméstica completou o 14º (décimo quarto) mês consecutivo de retração. Já a oferta doméstica apresentou a décima terceira (13ª) baixa sucessiva do indicador. No acumulado do ano, a demanda doméstica registrou queda de 6,4% e a oferta redução de 6,1% no mesmo período.

Entre as principais empresas aéreas brasileiras, apenas a Avianca e a Gol apresentaram crescimento na demanda doméstica em setembro de 2016, quando comparada com o mesmo mês de 2015, da ordem de 9,6% e 1,8%, respectivamente. Latam e Azul registram retração de 12,7% e 7,5%, respectivamente.

O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em setembro de 2016 atingiu 7,1 milhões, caindo 8,4% em relação a setembro de 2015 e completando 14 meses consecutivos de queda. No período de janeiro a setembro de 2016, a quantidade de passageiros transportados acumulou redução de 8,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Mercado Internacional
Em setembro de 2016, a demanda (em RPK) do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras registrou queda de 4,7%, em comparação ao mês de setembro de 2015, enquanto a oferta internacional (em ASK) apresentou redução de 9,7% no mesmo período. Demanda e oferta internacional estão em retração há sete meses consecutivos.

Com o resultado de setembro de 2016, a demanda internacional caiu 2,2% em relação ao mesmo período de 2015. A oferta internacional também apresentou queda, da ordem de 4,2% na mesma comparação.

Latam, Gol e Azul representaram praticamente a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional de passageiros em setembro de 2016, com participações de mercado (em RPK) de 79,6%, 10,8% e 9,5%, respectivamente.

 

————————————————————————————————————————-

4 de Novembro de 2016

BIKE LEGAL DIVULGA OS 10 MELHORES ROTEIROS DE CICLOTURISMO NO BRASIL


O site Bike é Legal, criado por Renata Falzoni, divulgou um ranking com os 10 melhores roteiros de cicloturismo no Brasil. A lista foi criada baseada nos arquivos de Falzoni e com apoio de Paulo de Tarso, do Grupo Sampa Bikers.

O grande destaque da lista foi a Bahia, que emplacou 3 roteiros, inclusive o primeiro colocado, a Rota do Descobrimento. Também integram a lista a Costa dos Coqueiras (3ª colocada) e Chapada Diamantina (7ª posição).

Santa Catarina obteve duas indicações, enquanto São Paulo, Pernambuco e Paraíba também tiveram indicações. Dois dos 10 roteiros citados são interestaduais: a mítica Estrada Real, que percorre trechos de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, e o Caminho da Fé, que percorre o território paulista e mineiro.

No vídeo, que pode ser acessado no Youtube, esclarecem que a Rota do Descobrimento é a mais encantadora opção de destino turístico. “São 120 quilômetros por pequenas estradas e trilhas no litoral baiano, entre Prado e Arraial D’Ajuda. Um lindo roteiro de seis dias cruzando rios e falésias em meio a coqueirais, passando por comunidades preservadas. Conforto, ótima gastronomia e atividades como passeios de escunas e mergulho em corais fazem parte da incrível experiência”.

Criado por Renata Falzoni, que pedala há 40 anos, o Bike é Legal mostra tudo sobre bicicleta: notícias, vídeos, fotos, artes, ideias, questionamentos, discussões e reivindicações. O site reúne ciclistas que são referências sobre o tema no Brasil. A narração é do jornalista Murilo Azevedo, que foi repórter e coordenador de programas na TV Esporte Interativo e agora é videorrepórter e editor do portal Bike é Legal.

Confira os 10 roteiros:
1 – Rota do Descobrimento (BA)
2 – Vale Europeu (SC)
3 – Costa dos Coqueiros (BA)
4 – Cariri (PB)
5 – Estrada Real (MG/RJ/SP)
6 – Serra da Bocaina (SP)
7 – Chapada Diamantina (BA)
8 – Serra do Rio do Rastro (SC)
9 – Caminho da Fé (SP/MG)
10 – Fernando de Noronha (PE)

————————————————————————————————————————-

3 de Novembro de 2016

TURISMO DE PORTUGAL PROMOVE CENTENÁRIO DE FÁTIMA EM 2017

fatima2Em 2017, todos os caminhos vão levar a Fátima, em Portugal. No próximo ano, o país luso celebra o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos, fato que desencadeou na devoção de milhares de fiéis e na criação do mundialmente conhecido Santuário de Fátima.

Para assinalar esta data, que vai contar com a presença do Papa Francisco em uma visita oficial à cidade, está sendo preparada uma série de iniciativas para receber visitantes de todo o mundo. O governo português promove Fátima como um destino religioso em diversos países do mundo, entre eles o Brasil.

“Queremos apresentar Fátima e fazer com que os brasileiros vejam esta região como um destino religioso muito importante, que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida. Teremos uma programação extensa, não só em maio, quando se comemora o centenário da aparição de Nossa Senhora, mas em todo o ano de 2017″, afirma Ana Mendes Godinho, Secretaria de Estado do Turismo de Portugal.

“A presença do Papa Francisco reforça a imagem de Portugal como um destino religioso importante. O turismo religioso atrai 3,3 milhões de visitantes anualmente, número que ainda deve crescer”, conclui a Secretária.

Muitos brasileiros incluem nas suas viagens a Portugal uma visita a Fátima. O próximo ano será uma oportunidade de excelência para promover o destino e suas atratividades, tendo em conta a relevância das Comemorações do Centenário. O Calendário de Eventos previsto, com o contributo de várias entidades e coordenado pelo Santuário de Fátima, será um forte atrativo para, ao longo de todo ano, dar visibilidade a Portugal como destino turístico.

Fátima encontra-se no centro de um triângulo onde se encontram três dos monumentos mais identitários da História de Portugal, e que estão classificados como Património Mundial pela UNESCO – o Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça e o Convento de Cristo em Tomar – bem como de outros monumentos de elevado valor patrimonial e de paisagens naturais inesquecíveis.

Para celebrar estas comemorações, será realizado um filme em animação sobre o Centenário de Fátima, que deverá ser distribuído também no Brasil em 2017.

“Este filme é muito inovador e mostra que Portugal deixou de ser um destino envelhecido para se tornar um país inovador. Também estamos mostrando ao mercado brasileiro a qualidade de nossas atrações já comprovadas pelo grande número de prêmios na área do turismo que recebemos este ano”, afirmou a Secretária de Estado do Turismo de Portugal.

 

————————————————————————————————————————-

31 de Outubro de 2016

FESTIVAL GASTRONÔMICO MOVIMENTA CACHEIRA (BA) ATÉ SÁBADO

Com destaque para a gastronomia regional, prossegue até sábado (dia 5) o 1º Festival Gastronômico Samba & Sabores, no município de Cachoeira, a 109 quilômetros de Salvador, no Recôncavo Baiano.

Com a expectativa de atrair cerca de 5 mil visitantes em dez dias, de acordo com a Secretaria do Turismo de Cachoeira, o festival traz em sua primeira edição uma programação variada e iguarias de dar água na boca. Entre os que participam, estão alunos de faculdades de gastronomia, atraídos pelos cursos, workshops e debates, animados pelo “sarau de panela” nos restaurantes e o samba de roda nas ruas.

Iniciado no último dia 27, o festival conta com 24 participantes, entre restaurantes, lanchonetes e bares, que apresentam um prato especial à base de pescado e elementos da agricultura familiar, com preços variando entre R$ 5 e R$ 85, além de petiscos, lanches, bebidas e sobremesas.

Como parte da programação, de quinta-feira (3/11), a sábado (5/11), serão ministradas nove aulas-show, com chefs convidados, que, dentre outros, abordarão temas como Sabores de Cachoeira, do Recôncavo e da Bahia. Já os workshops trazem informações sobre vinhos, cachaças e licores. Para quem optar em participar dos talk-shows, as conversas serão sobre Feira Livre, Tabuleiro da Baiana e Plantas Alimentícias Não Convencionais.

 

————————————————————————————————————————-

28 de Outubro de 2016

NORDESTE CONTINUA SENDO A REGIÃO MAIS DESEJADA PELOS TURISTAS

notícias do turismo

Fortaleza é uma das cidades de interesse dos turistas. Foto: Divulgação

O Nordeste continua sendo a mais desejada por turistas brasileiros. De acordo com o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, a preferência chega a 48%. O índice representa um crescimento de 23% na intenção de viagens domésticas pelo Nordeste.

O estudo revela também que, em setembro, a intenção de viagem do brasileiro para os próximos meses atingiu o maior percentual do ano, 24,3%, representando um crescimento de 8% em relação ao mês de setembro do ano anterior.

Para o secretário Municipal de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, o estudo divulgado favorece Fortaleza, já que a capital lidera o ranking dos destinos nordestinos mais visitados. “Quando se fala em Nordeste, Fortaleza está no topo entre as praias mais desejadas. De acordo com os últimos dados divulgados pela Infraero, de janeiro a agosto deste ano, já recebemos mais de 1 milhão e 900 mil turistas. Ou seja, em setembro ultrapassamos os 2 milhões de visitantes. Resultado de investimentos e promoção que a Prefeitura vem realizando. Entre os programas, podemos destacar o Fortour.”

Estudo
A Região Sul ficou em segundo lugar com 25,3% das intenções de visita, seguida pelo Sudeste (19,2%), Centro-Oeste (4%) e Norte (3,5%).

Em relação aos meios de hospedagem, 46,3% dos brasileiros que manifestaram intenção de viajar desejam hospedar-se em hotéis e pousadas durante a viagem dos próximos seis meses. A segunda opção mais desejada pelos viajantes foi a casa de parentes e amigos (42,5%), seguida pelos meios de alternativos de hospedagem que somaram 11,2% das preferências.

Outro destaque do levantamento do Ministério do Turismo revela que a intenção de viajar de avião nos próximos meses cresceu 9,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando o índice de 56,8% das preferências dos potenciais turistas. O automóvel foi o segundo meio de transporte preferido para a próxima viagem com o índice de 30,4%, seguido pelo ônibus com 11,3%.

 

————————————————————————————————————————-

27 de Outubro de 2016

TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS COMEÇA EM NOVEMBRO

notícias do turismo

Sete navios percorrerão 13 destinos brasileiros nesta temporada

Uma das possibilidades de desbravar as belezas do Brasil é de navio. Rio de Janeiro, Santos e Salvador figuram entre os principais pontos de embarque e também de destinos para quem deseja viajar pelas águas brasileiras. Natal, Ano Novo e Carnaval são as datas mais desejadas, mas entre um período festivo e outro, também é possível planejar férias em um dos sete “hotéis marítimos” que estarão navegando pela costa brasileira até 18 de abril de 2017. Os navios oferecem todo o conforto de um resort e permite, ainda, paradas em alguns dos destinos históricos e de sol e mar mais procurados pelos turistas.

Os navios passarão por 13 destinos brasileiros: Rio de Janeiro, Búzios, Ilha Grande, Angra dos Reis e Cabro Frio (RJ), Santos e Ilha Bela (SP), Ilhéus e Salvador (BA), Recife (PE), Maceió (AL), Porto Belo (SC) e Fortaleza (CE).

No verão, os cruzeiristas poderão aproveitar, entre outras festas badaladas, o carnaval de Salvador, Recife e Rio de Janeiro ou, ainda, assistir do navio ao espetáculo da queima de fogos na praia de Copacabana em plena festa de réveillon.

Alguns dos cruzeiros que partirão do Brasil também visitarão outros destinos da América do Sul: Buenos Aires, Ushuaia e Puerto Madryn, na Argentina; Cabo Horn, Chacabuco, Puerto Montt, Punta Arenas, Valparaiso, Chilean Fjords, e Estreito de Magalhães, no Chile; Montevidéu e Punta del Este, no Uruguai; e Port Stanley, nas Ilhas Malvinas.

Os roteiros variam de três noites, no mínimo, e até vinte noites nas viagens mais longas. A expectativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Abremar Brasil) é de que 381.694 cruzeiristas aproveitem os 108 roteiros de viagens programados para a temporada. Para a temporada 2017 farão parte os navios: Costa Fascinosa, Costa Pacifica; MSC Musica, MSC Orchestra, MSC Preziosa; Pullmantur Sovereign; e Norwegian Sun.

 

 

————————————————————————————————————————-

26 de Outubro de 2016

VILLA MIX BETO CARRERO WORLD ACONTECE EM 29 DE DEZEMBRO

notícias do turismo

A cada ano, o Villa Mix Festival supera as expectativas do público e dos artistas que participam. Agora, chegou a vez do maior parque temático da América Latina receber o maior festival de música do Brasil. O Villa Mix Festival – Edição Beto Carrero World – será dia no 29 de dezembro, com abertura dos portões às 14 horas. As vendas promocionais já começam, exclusivamente pelos sites www.ingressonacional.com.br, www.ticmix.com.br e www.betocarrero.com.br (com opção de compra do passaporte para o Parque e o Festival).

O Villa Mix Festival Beto Carrero World contará com nove shows nacionais: Luan Santana, Jorge & Mateus, Victor e Leo, Simone & Simaria, Matheus & Kauan, Pedro Paulo & Alex, Jonas Esticado, Diego Strada e o DJ Alok.

Um palco incrível será montado no Beto Carrero World para receber os artistas e o público do Villa Mix Festival. Neste ano, o festival também marca a abertura das comemorações do aniversário de 25 anos do Beto Carrero World, que acontecerão durante todo o ano de 2017, e promete surpresas para os participantes.

O espaço mais disputado para curtir o Villa Mix Festival Beto Carrero World será o Setor Villa Premium, que conta com open food das 17h à 1h, open bar durante todo o evento de vodka Absolut, suco, refrigerante, água, cerveja Brahma e whisky Ballantines. Este é um setor coberto, com áreas de descanso, visão privilegiada dos camarins e do palco, além do acesso e ao Setor Villa dos Artistas e à frente do palco.

O Setor Villa dos Artistas tem open bar durante todo o evento de vodka Orloff, suco, refrigerante, água e cerveja Brahma. Também tem acesso à frente do palco e conta com praça de alimentação, além da visão privilegiada dos camarins e do palco. Importante: a entrada de menores de 18 anos é proibida nos setores Villa Premium e Villa dos Artistas por tratar-se de setores open bar. E, em ambos os setores, o público ganhará copos personalizados do evento.

Os Camarotes Box, ideais para quem quiser curtir o festival com sua turma de amigos, estão disponíveis no telefone/whatsapp do Grupo Maria’s: 47 9976.4562 e comportam até 20 pessoas. Nas plataformas acima do Camarote Box, a estrutura contará com dois andares do Camarote Coletivo, com ingressos individuais. Todos os camarotes, tanto o Box quanto o Coletivo, são cobertos e têm acesso à frente do palco.

Já a Área Vip fica em uma posição estratégica, em frente à Pista, centralizada e com acesso à frente do palco. Os ingressos para todos os setores, exceto Camarotes Box, podem ser adquiridos no site www.ingressonacional.com.br e www.ticmic.com.br. No site www.betocarrero.com.br está disponível o combo Villa Mix Festival + Passaporte Beto Carrero World, com passaporte para curtir o Parque entre os dias 24 e 31 de dezembro. Os visitantes que estiverem no Parque no dia do evento, terão acesso direto ao festival por uma entrada diferenciada. Em todos os sites de vendas os preços podem variar de acordo com os lotes e setores.

SERVIÇO:
VILLA MIX FESTIVAL EDIÇÃO BETO CARRERO WORLD
Data: 29/12/2016
Abertura dos portões: 14h
Local: Beto Carrero World – Penha/SC
Classificação: 18 anos para setores open bar.

 

————————————————————————————————————————-

25 de Outubro de 2016

GURIRI (ES) RECEBE FESTIVAL GASTRONÔMICO EM NOVEMBRO

image001O badalado Balneário de Guriri, em São Mateus (ES), será mais uma vez o ponto de encontro dos amantes da boa gastronomia. Em novembro, do dia 04 ao dia 27, acontece o IV Festival Gastronômico e Cultural da cidade, o Guriri Sabor.

A programação do IV Guriri Sabor será diferente este ano, com mais atrações e participantes. Do dia 04 ao dia 23 os restaurantes iniciam o Festival servindo os pratos. Já os dias 24 a 27 terão programação especial: aulas shows de culinária, espaço dos sentidos com degustação às cegas, cozinha kids, apresentações musicais e teatro de rua, literatura de cordel e muito mais.

Os diferenciais do Guriri Sabor deste ano são os foods trucks, o circuito de cervejas artesanais, o passeio ciclístico e a escola de surf. São mais de 30 bares e restaurantes participantes, que vão encher de cores e aromas o balneário.

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos como esse no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.

O Festival
O Guriri Sabor nasceu em 2013 da forte influência da gastronomia no turismo e na vida dos capixabas. O cenário não poderia ser outro, na charmosa Ilha de Guriri. O Festival vem se consolidando como um dos mais importantes eventos gastronômicos da região.

Chefs renomados, como Jimmy Ogro, do programa Mais Você, da TV Globo, e Alessandro Eller, um dos mais respeitados chefs do Espírito Santo, irão invadir a ilha e apresentar receitas de dar água na boca.

Agregando belas paisagens e comida de qualidade, os festivais já são tradição nas cidades capixabas. A Festa da Polenta, o Festival Gastronômico de Manguinhos e o Santa Teresa Gourmet são exemplos deste segmento, que cresce a cada ano. A pluralidade do povo capixaba, com seus imigrantes italianos, pomeranos, árabes e os povos negros e indígenas, faz da gastronomia local uma das mais ricas do país.

 

————————————————————————————————————————-

24 de Outubro de 2016

TARIFA AÉREA
Valor médio para voos domésticos foi de R$ 322,44 no 1º semestre

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulga o 35º Relatório de Tarifas Aéreas Domésticas, que compreende o 1º semestre de 2016. A tarifa aérea média doméstica real no nesse período foi de R$ 322,44, um aumento de 0,2% quando comparada ao mesmo período de 2015 quando a tarifa média domestica foi de R$321,66.

Já o valor do Yield Tarifa Aérea Médio Doméstico Real (valor pago por km voado) foi de R$ 0,28838/Km, apresentando uma redução real de 0,2% no 1º semestre de 2016, quando comparado a primeira metade de 2015.

Cerca de 58,3% dos assentos comercializados no período de janeiro a junho de 2016 correspondeu a tarifas aéreas domésticas inferiores a R$ 300,00. Verifica-se, ainda, que assentos comercializados com tarifas inferiores a R$ 100,00 representaram 9,5% do total, e as tarifas superiores a R$ 1.500,00 representaram 0,4% no período de janeiro a junho de 2016.

Desde 2015, são divulgadas também informações sobre as tarifas por unidade da federação e por pares de regiões do país. O estado com a menor tarifa aérea doméstica média real foi o Espírito Santo, com R$ 260,30, e o maior foi Roraima, com R$ 560,31. Em termos de yield, a UF com maior valor foi Minas Gerais, com R$ 0,3925/Km, e a UF com menor valor foi o Amazonas com R$ 0,2240/Km.

 

————————————————————————————————————————-

21 de Outubro de 2016

ARIAÚ TOWER VAI A LEILÃO
Tradicional hotel de selva e cenário de vários filmes tem lance mínimo de R$ 26 milhões

notícias do turismo

Local já foi palco de filmes como “Anaconda”. Foto: Divulgação

O hotel Ariaú Tower, instalado nas margens do rio do mesmo nome, um afluente do Rio Negro, a 60 km de distância de Manaus, vai a leilão entre os dias 24 de outubro e 17 de novembro. Brian Galvão Frota, leiloeiro responsável, disse que, durante o leilão online, o lance mínimo será de R$ 26 milhões entre os dias 24 e 27 de outubro, e de 13 milhões, a partir do dia 27 de outubro, mais 5% de comissão. O leilão será encerrado em 17 de novembro.

O hotel Ariaú Tower, marco na hotelaria de selva, possui cinco torres, de quatro a sete andares, 186 suítes e um alojamento com 40 apartamentos para funcionários. E mais, restaurantes com capacidade para 200 pessoas, auditório com 400 lugares, um anfiteatro, um pequeno auditório para 70 convidados, piscina, bar e um mini shopping.

Famoso por receber celebridades internacionais, como o então piloto de Fórmula 1, Gilles Villeneuve, o oceanógrafo Jacques Cousteau, o bilionário Bill Gates, o ex-presidente americano Jimmy Carter, entre outros, o Ariaú também conta com oito suítes construídas na copa das árvores, chamadas de casa do Tarzan. Para facilitar o deslocamento dos hóspedes, são quatro quilômetros de passarelas com estrutura em concreto e madeira e duas torres de observação. Possui também heliponto. O Ariaú Tower foi usado como cenário de dois filmes, “Anaconda” e “Survivor”.

Caso não haja interessados na primeira fase do leilão, na segunda, os lances livres podem ser feitos a partir de 50% dos R$ 26 milhões da avaliação do imóvel – R$ 13 milhões mais 5% de comissão, diferentemente da primeira etapa quando só eram permitidas propostas com valor mínimo da avaliação.

O leilão será realizado para pagar uma dívida contraída com a BR Distribuidora no valor de aproximadamente R$ 2 milhões. A ação judicial tramita há nove anos na 2ª Vara Cível da Comarca do município de Iranduba, Região Metropolitana de Manaus, onde o hotel está localizado.

Os interessados em arrematar o Ariaú com todas as suas benfeitorias, numa área total de 66.6813 hectares (Matrícula nº 98 do 1º CRI local), podem acessar o link e fazer uma proposta.

 

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial