A 25 km de Natal, o maior Cajueiro do Mundo

maior cajueiro do mundo

Entrando…

Um quarteirão inteiro apenas para uma árvore. Mas não se trata de uma árvore qualquer e sim do maior cajueiro do mundo, localizado a 25 quilômetros ao sul de Natal, no Rio Grande do Norte, na praia de Pirangi do Norte.

São galhos e mais galhos do cajueiro, cujas raízes são difíceis de serem encontradas. Sob o cajueiro, a sombra é maravilhosa e há caminhos construídas de madeira para que os visitantes possam andar por entre os galhos sem prejudicar a árvore. Há bastantes lixeiras espalhadas pelo local (em forma de caju, claro), uma escada de madeira que leva a um mirante de 10 metros, de onde é possível ver quase a totalidade do cajueiro, com o mar ao fundo.

maior cajueiro do mundo

O cajueiro “por dentro”

A curiosidade dos visitantes em torno do cajueiro levou à construção de uma boa infra-estrutura ao redor da árvore. Há uma feira de artesanatos que vende desde roupas e acessórios característicos da região como toda sorte de produtos provenientes do caju, como doces, castanhas, licores, sorvetes, entre outros. É impossível sair de lá sem fazer umas comprinhas, boas compras, aliás.

O cajueiro entrou para Guiness Book em 1994 como o maior do mundo. Ele é deste tamanho, segundo os guias do local, devido à uma mutação genética. Para visitá-lo, é cobrada uma taxa de R$ 6. O Cajueiro atualmente possui uma área de 8.300 m² , o que corresponde a um agregado de 70 cajueiros de porte normal, estima-se que se houvesse espaço para seu crescimento poderia alcançar 30.000 a 40.000 m² .

maior cajueiro do mundo

Vista do cajueiro a partir do mirante.

Moradores
Quem visita o cajueiro também tem o privilégio de conhecer os moradores dos locais, os saguis. Eles são dóceis e fofos e chegam perto dos visitantes que têm algo a oferecer. Não é recomendado alimentar os macaquinhos, mas eles não resistiram ao cheio do caju que o Fábio estava comendo e não resistimos.

maior cajueiro do mundo

Apreciadores de caju e moradores do cajueiro

De Natal, vá de carro até o Cajueiro. Alugue seu veículo pela RentalCars

TEXTO E FOTOS: ÉRICA FRANÇA

Leia também:

Barra do Rio Punaú

Mergulho nos Parrachos de Maracajaú

Forte dos Reis Magos

De bugue pelas dunas

3 thoughts on “A 25 km de Natal, o maior Cajueiro do Mundo

  1. Pingback: Mergulho nos Parrachos de Maracajaú: melhor que o bate-bunda dos bugues nas dunas. Só uma opinião… « Viajante em tempo integral

  2. Pingback: Além do ar saudável de Natal, respire história no Forte dos Reis Magos « Viajante em tempo integral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial