Museu da Pesca, em Santos, é atração barata e interessante para a criançada

Museu da Pesca

O prédio do Museu da Pesca foi inaugurado em 1909, no lugar de um antigo forte

Poucos casarões do período áureo de Santos restaram em frente à orla. Um desses edifícios é a Pinacoteca Benedito Calixto. Outra construção imponente deu lugar a uma Faculdade de Tecnologia. O terceiro prédio abriga o Museu da Pesca, reinaugurado no ano passado.

Localizado na Ponta da Praia, o Museu de Pesca está situado em um ponto estratégico da cidade, bem próximo ao aquário municipal e ao terminal de balsas que leva ao Guarujá.

Leia mais sobre as atrações de Santos e região

Confira passeios para crianças no Brasil e no exterior

O edifício do Museu de Pesca foi inaugurado em 1909 no local onde foi erguido, no século XVIII, o Forte Augusto. Esta fortificação integrava o complexo de defesa do porto, “cruzando fogo” com a Fortaleza da Barra Grande, situada do outro lado do estuário e que ainda está de pé.

Quando o Forte Augusto veio abaixo, foi construído o novo prédio, que deu lugar a uma escola de formação de marinheiros e, posteriormente, a uma escola de pescaria, embrião do atual Museu da Pesca. Vem daí parte da riqueza do acervo.

As alas

Museu da Pesca

Esqueleto de baleia, de 25 metros, é um dos itens mais interessantes do acervo

As primeiras alas do museu trazem espécies marinhas raras, que habitam o litoral brasileiro mas são vistos com dificuldade. Vide o exemplar empalhado do tubarão mangona-de-fundo.

Logo em frente temos exemplares de embarcações utilizadas em diversas partes do Brasil, desde antes do descobrimento até os dias de hoje. Para os moradores de Santos, uma atração especial é a “ala dos Macaés”, que conta a história de dois leões marinhos “adotados” pela população local.

Para os interessados em dados e estatísticas, o museu traz murais informando as principais bacias pesqueiras do Brasil e a participação do pescado na alimentação do brasileiro, em comparação com o de outros países.

A principal atração, no entanto, é o esqueleto de uma baleia Fin (Balaenoptera physalus, para os interessados no nome científico), com 25 metros de comprimento e pesando sete toneladas. O animal foi encontrado em Peruíbe, nos anos 1940, encalhado na praia.

Outros setores

Museu da Pesca

Reprodução de um navio de pesca é o preferido das crianças

Além das alas dedicadas aos tubarões, baleias e outros animais, o Museu da Pesca possui várias alas que abordam outros aspectos da pesca e do ecossistema marinho.

Um deles é a Sala de Areia e Conchas, com amostras de grãos das praias de todo o litoral brasileiro. Quanto às conchas, são mais de 300 espécies, também encontradas nas costas do Brasil.

O Museu da Pesca possui outras três alas especiais, criadas após a reinauguração e que atraem pela interatividade, especialmente entre as crianças. A Sala do Mar é uma reprodução das profundezas marinhas, com uma réplica de sua biodiversidade.

A Sala do Barco e a Cabine do Capitão simulam a estrutura de uma embarcação de pesca. O espaço é aberto para a entrada dos visitantes e as crianças se esbaldam ao subir e descer escadas e “pilotar” o navio.

MUSEU DA PESCA
Endereço: Av. Bartholomeu de Gusmão 192, Ponta da Praia, Santos (SP)
Visitação: de quarta a domingo, das 10 às 18 horas.
Ingresso: R$ 2 (estudantes pagam R$ 1)
Informações: (13) 3261-5260, de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas ou no site oficial

FOTOS: FÁBIO MENDES

One thought on “Museu da Pesca, em Santos, é atração barata e interessante para a criançada

  1. Pingback: Museus para crianças: aprender e viajar! - Carregando Malinhas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial