Mercado del puerto: farte-se com uma boa parrillada

Mercado del Puerto

Carnívoro que se preze gosta mesmo de experimentar a carne do lugar que visita. Não precisa de restaurante francês, marroquino nem nada chique. Pode ser sem molho e sem acompanhamento. Mas tem de ser o melhor corte. Imagine um País plano, em que grande parte das propriedades rurais é utilizada para criação de gado. Imaginou? Agora é possível entender porque carne no Uruguai é coisa séria.

Um dos bons lugares para se experimentar a tradicional parrillada (churrasco com diversos cortes de carne) é no Mercado del Puerto, ali na curvinha de Montevidéu, no centro velho.
Mercado del Puerto

Por fora, já há restaurantes te chamando para sentar e desfrutar de um bom almoço. Dentro, também há diversas opções. Você pode se sentar no balcão e pedir ali mesmo para o churrasqueiro a carne que você quer. Ou pode escolher uma mesa e ser atendido por um garçom.

Do lado de fora, são servidos almoço e jantar. Do lado de dentro, os restaurantes abrem apenas para almoço.

Eu havia lido sobre diversos restaurantes, mas escolhi mesmo o que estava mais cheio – Estancia del Puerto. E sentei-me no balcão, onde também havia pessoas em seu horário de almoço. Achei que era um bom indício e não me enganei. Pedimos a parrillada (meu Deus, QUANTA carne) e comemos: linguiça, frango e outros cortes de carne vermelha. Só não quis mesmo a morcilla (o nosso choriço, feito de sangue), mas mandei ver no restante.

Com aquela quantidade imensa de carne, não é preciso pedir mais nada para acompanhar. Fui de salada apenas para melhorar o processo digestivo mesmo, que seria trabalhoso. Parrillada para dois, mais salada e sucos: 930 pesos uruguaios (ou R$ 93). Se você preferir apenas um corte de carne com acompanhamentos, pode gastar menos. Havia frango por 170 pesos, por exemplo (ou R$ 17).

O Mercado del Puerto foi inaugurado em outubro de 1868, tendo sido construído a partir da ideia do comerciante espanhol Pedro Saenz de Zumarán.

Mercado del Puerto

Embora a fachada conserve suas características originais, não é a mesma inaugurada há 130 anos. De acordo com o site do mercado, por se tratar de um prédio com arquitetura característica de sua época e por ser uma obra que acompanha a evolução histórica do País, o Mercado foi considerado Monumento Histórico Nacional, em 1975.

Molho para churrasco
Ali no Estancia del Puerto, experimentei um molho bem bom para acompanhar o churrasco e pedi a dica para o garçom. Segue a receita:

Em um pote de vidro, coloque:

– salsinha
– cenoura ralada
– cebola
– alho
– óleo (até cobrir os outros ingredientes)

Está pronto. Sirva-o junto com o churrasco e fará sucesso.

TEXTO: ÉRICA FRANÇA
FOTOS: FÁBIO MENDES

Leia mais sobre o Uruguai no blog

8 thoughts on “Mercado del puerto: farte-se com uma boa parrillada

  1. Fábio

    Nossa, ainda tenho sequelas dessa parrilla. Sensacional, tassim como o texto. Senti o cheiro do churrasco ao ler!

  2. Fábio

    Nossa, ainda tenho sequelas dessa parrilla. Sensacional, tassim como o texto. Senti o cheiro do churrasco ao ler!

  3. Pingback: Teatro Solís: visita imperdível para a primeira vez em Montevidéu « Viajante em tempo integral

  4. Pingback: Estádio Centenário para quem não é fã de futebol « Viajante em tempo integral

  5. Pingback: Estádio Centenário para quem não é fã de futebol « Viajante em tempo integral

  6. Pingback: Programas gratuitos em Montevidéu « Viajante em tempo integral

  7. Pingback: Programas gratuitos em Montevidéu « Viajante em tempo integral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial