Jardim Botânico Curitiba: um pequenino pedaço da Europa em território brasileiro

Jardim Botânico Curitiba

O Palácio de Cristal é o grande cartão postal de Curitiba

A estufa do Jardim Botânico de Curitiba é uma das obras mais bonitas que já vi em parques. É um marco em um parque que é harmonioso, bem cuidado, muito bonito e que convida ao descanso e à contemplação.

Sem a estufa, ou Palácio de Cristal (conforme a cobradora de um ônibus de Curitiba), o parque já seria bonito. Mas com esta obra marcante, o Jardim Botânico é lindíssimo.

O parque é bem cuidado e há muitas flores, de cores fortes e harmoniosas. Ao redor delas, há bancos e um gramado cheio de árvores. Interessante: aqui você pode pisar na grama, não para estraga-la, mas para sentir o prazer de pisar na terra, e deitar, sentar, se espreguiçar. Também tive uma surpresa: em uma das luminárias, havia um ninho de joão-de-barro.

Jardim Botânico Curitiba

O jardim bem cuidado impressiona os visitantes

Dentro da estufa do Jardim Botânico, há diversas espécies de plantas nativas da região, devidamente identificadas. Além de ser bonito passear por dentro da estufa, é bacana ver o jardim deste novo ponto de vista.

Eu pensava que o Jardim Botânico era o jardim de entrada e a estufa e ponto final. Mas, atrás da estrutura, há ainda um herbário, um museu botânico, um lago com pontes de madeira e o Jardim das Sensações.

Jardim das Sensações
O nome é convidativo, não? Entre e veja diversas espécies de plantas e flores. Elas estão dispostas de forma que o visitante a cheire e passe as mãos sobre elas. É uma delícia poder tocar em flores, temperos e plantas conhecidas, que ou vemos de longe ou compramos na feira. Sabem o que descobri? Tem uma florzinha lindinha, delicada, chamada ÉRICA! Ueba!

Jardim Botânico Curitiba

O Jardim das Sensações ainda tem um caminho de palmeiras bem lindo. Vale a pena visitá-lo.

TEXTO: ÉRICA FRANÇA
FOTOS: ÉRICA FRANÇA E FÁBIO MENDES

 

Mais de Curitiba:

Linha Turismo

Ópera de Arame

Pedreira Paulo Leminski

Parques

Museu Oscar Niemeyer

Torre Panorâmica

Paço da Liberdade

One thought on “Jardim Botânico Curitiba: um pequenino pedaço da Europa em território brasileiro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial