Ilha Anchieta, em Ubatuba: Mata Atlântica exuberante e história

ilha anchieta

Andar de barco ou escuna por uma água azul e ir entrando mar adentro rumo a ilhas desertas ou pouco habitadas é um passeio sempre recomendável. Quando o passeio mescla paisagens exuberantes e história, o programa é ainda mais gostoso. E isso é o que acontece na visita à Ilha Anchieta, em Ubatuba.

Agências de turismo fazem o passeio até a ilha, com saída do saco do Ribeira. O que fiz custou R$ 50 por pessoa há cerca de seis meses. A duração foi de 4 horas.

A Ilha Anchieta guarda as ruínas de uma antiga penitenciária que funcionou no local no início do século XX. Começou a ser construído em 1902 e foi desativado em 1914. Voltou a funcionar em 1928. Em 1942, havia cerca de 273 detentos no então Instituto Correcional da Ilha Anchieta. Em 1952, depois de uma sangrenta rebelião, a prisão foi novamente extinta. Contos e causos da rebelião não faltam por ali.

ilha anchieta

A história da prisão e da rebelião está por cada canto da ilha. Dentre os agentes de turismo que atuam no lugar, garantindo a preservação da ilha e as informações aos turistas, há alguns que trabalharam ali quando havia uma prisão. Outros que são parentes  de ex-detentos da ilha.

Um autor, ex-oficial da Polícia Militar e que buscou informações com ex-detentos para escrever um livro sobre a rebelião, também fica na ilha, nas ruínas do presídio, vendendo sua obra e dando informações aos curiosos.

Do presídio, restam as ruínas. Uma das celas está bem conservada e dá para ter noção do tamanho onde os presos viviam. O banheiro está pouco preservado também, bem como as grades.

ilha anchieta

Entre as antigas celas, há um grande gramado, que funcionava como uma espécie de pátio. A grama ali é super bem aparada, trabalho feito pelas capivaras que têm na ilha.

A Ilha Anchieta conta com uma grande população de capivaras, que foram introduzidas no local e não naturais da ilha. Caminhando pelas trilhas, em busca das piscinas naturais, você as encontra tranquilas. Algumas grandes, outras filhotes nadando em um riozinho que corre para o mar.

Para quem gosta de mergulho, a ilha também conta com uma trilha subaquática, de um quilômetro. Por baixo do mar, você passeia até um outro pedacinho da ilha, acessível apenas pela água.

A Ilha Anchieta foi transformada em Parque Estadual em 1977 e conta com 828 hectares. Mais informações podem ser encontradas aqui.

TEXTO: ÉRICA FRANÇA
FOTOS: ÉRICA FRANÇA E DIVULGAÇÃO

One thought on “Ilha Anchieta, em Ubatuba: Mata Atlântica exuberante e história

  1. Fábio Mendes

    A Ilha Anchieta é um lugar espetacular, tanto para quem quer curtir paisagens belíssimas quanto para quem busca conhecer histórias peculiares e construções idem. Excelente dica!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial