Guararema: recanto ideal para a criançada

Guararema

Cortada pelo rio Paraíba do Sul, Guararema é um encanto

POST ATUALIZADO EM 15/9/2016
A cidade de Guararema, no Vale do Paraíba, está a 80 quilômetros do centro de São Paulo. Pequena e aconchegante, é repleta de atrativos para famílias com crianças.

Duas das atrações de Guararema que atraem pais com seus filhos nos fins de semana são a Praça Pau D´Alho e a Ilha Grande, bem no centro da cidade. Em ambas, há pontes sobre o rio, pelas quais as crianças adoram passear. Outra atração que agrada muito às crianças são as hordas de capivaras. Dóceis, elas frequentemente deixam o rio para se alimentar próximo dos visitantes. Ótimo momento para fotos.

Na Ilha Grande, sob a primeira ponte, há dezenas de peixes. Crianças e pais se divertem jogando comida e pão para eles. Dentro da ilha, há parquinho, academia de ginástica ao ar livre, muitas árvores, pássaros, mirante para ver o rio Paraíba e capivaras passeando livremente. O passeio é sucesso entre as crianças e é gratuito.

 

Festa para a criançada

Nos últimos anos, a cidade inaugurou várias atrações, que vão agradar em cheio às crianças. Uma delas é a linha ferroviária turística, que liga o centro da cidade ao Distrito de Luis Carlos. A locomotiva (a maior em operação no país), conta com três vagões, que oferecem boa visibilidade do caminho. As crianças ficam muito animadas com a beleza do trem e do cenário que encontram pelo caminho.

As duas estações ferroviárias foram revitalizadas e o passeio é extremamente charmoso e divertido. O distrito de Luis Carlos conta com restaurantes, muitos com espaço kids.

Outra diversão para as crianças no centro da cidade é a Estação Literária. Inaugurada recentemente, o local possui uma ampla biblioteca, espaço cultural e uma brinquedoteca para ninguém botar defeito: tem fantoches, palquinho de teatro, máscaras e bonecos que fazem companhia para todo tipo de brinquedos e livros. Além de tudo, tem uma ótima acessibilidade. É daqueles lugares que dá para deixar a criança se divertindo o dia inteiro.

 

Guararema

A Ilha Grande é uma das atrações no centro da cidade

Muitas atrações em Guararema

Guararema tem gostado de sua vocação turística e aparecem cada vez mais novos empreendimentos voltados aos visitantes. Há restaurantes, sorveterias, padarias, lojas de artesanato e souvenir no coração da cidade. E o centrinho é puro charme.

A oferta de hotéis também é grande e muitos oferecem Day-use. Entre eles, estão o Guararama Park Hotel, O Vale do Encantado e o Vale do Sonho. Se você estiver procurando um bom lugar para acampamento de férias para crianças, uma das melhores opções é o Raposinha Day Camp.

A cidade conta ainda com o parque da Pedra Montada – mais uma atração para a criançada – e com o distrito de Freguesia da Escada. Ali, há restaurantes charmosos e uma pequena igreja, onde está a única imagem existente no Brasil do São Longuinho. Sabe aquele santo que acha objetos perdidos em troca de três pulinhos? Pois é. Sua imagem está em Guararema.

Flores e beleza

Guararema

A Carol adorou as flores e se encantou com o esquilo que apareceu na Orquidácea

Além de ser conhecida pelo seu clima ameno e agradável, Guararema também se notabiliza por ser uma região fértil para as orquídeas. Se você adora esse tipo de flor, não pode deixar de visitar a cidade. Há várias propriedades que vendem as plantas, em todos os formatos e tamanhos.

A maior e mais interessante delas, que pode inclusive agradar as crianças, é a Orquidácea. Trata-se de uma bela propriedade rural, situada no bairro do Itapema, voltada ao cultivo das orquídeas. Considerado o maior orquidário do país, possui enormes estufas, que estão abertas para visitação e onde é possível comprar alguns vasos de flores.

Para as crianças, há uma pequena área de diversão, mas eles também podem curtir a bela paisagem, com muitos pássaros e outros animais, como esquilos. A Carol viu um passar perto do carro e ficou encantada.

Natal em Guararema

Guararema

As capivaras se tornaram mais uma atração de Guararema

Guararema também se ilumina para o Natal. O centro ganha luzes, árvores de Natal e atrações natalinas. As principais atrações, como a Praça Pau D´Alho e a Ilha Grande, ganham milhares de luzes e decoração com objetos reutilizados, como garrafa pet, a exemplo de Gramado, no RS, e Socorro, no Circuito das Águas Paulista.

Leia mais:

Decoração de Natal pelo Brasil: conheça os melhores destinos

Confira os melhores destinos de inverno brasileiros

FOTOS: FÁBIO MENDES E DIVULGAÇÃO 

 

18 thoughts on “Guararema: recanto ideal para a criançada

    1. Fábio Mendes

      Oi, Ana. Programe-se sim. Além de perto, Guararema é super acessível, você chega na cidade pela Dutra, Ayrton Senna ou Pedro I. E as capivaras são um show à parte!

  1. Erica Oliveira

    Gente, que legal, quantos espaços interessantes, e aqui pertinho rs
    Não sabia da parte de flores e me fiquei bastante animada em visitar. E claro que me deixou mega curiosa o Natal, para saber como ficam com as luzes.
    Já quero conhecer mas acho que deixarei para época de Natal rs

    1. Fábio Mendes

      Guararema é uma cidade bem florida, Erica. E se você gosta de orquídeas, vai adorar visitá-la. Aproveite que o Natal está chegando e se programe!

    1. Érica França Post author

      Oi, Jéssica. Obrigada pela visita. É sim um lugar muito legal. E vale a pena pros adultos também. Há ótimos restaurantes e a natureza é muito linda por aqui!

    1. Fábio Mendes

      Olá, Daniel. Em breve vamos postar uma matéria dando mais detalhes sobre esse passeio de trem. Ele é muito legal! E sugiro ir ainda este ano, porque em 2017 vão reajustar o preço da passagem e aí vai ficar bem salgado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial