Gramado: nem só de frio vive a serra gaúcha

Palácio dos Festivais

Gramado é um exemplo de cidade que trabalha bem com o turismo. O município localizado na Serra Gaúcha sempre atraiu turistas por conta do frio. Mas de uns tempos pra cá, os especialistas em Turismo da cidade e região começaram a investir em eventos e atrações para todo o ano.

E, assim, a cidade é muito procurada no Natal, quando a temperatura está geralmente acima dos 20ºC. O evento Natal de Luzes, com enfeites espalhados pela cidade, cantatas e paradas de Natal, encanta a todos.

Gramado também é famosa pelos chocolates e, na Páscoa, segue a receita do final do ano: faz desfiles e fica com decoração temática por todo o centro. É sucesso na certa.

Gramado fica menos fria, mas não menos encantadora fora do inverno. Mas, claro, passear por lá de casaco e botas é sempre muito charmoso.

Vale a pena

– Gastronomia

Café colonial - o desafio

Como toda cidade de montanha que se preze, os restaurantes oferecem quitutes de inverno, como foundue, massas e vinhos.

Outros atrativos igualmente interessantes são os chocolates (há lojas, mais lojas e fábricas onde você pode ver todo o processo de confecção) e os cafés coloniais.

Os cafés coloniais são uma refeição completa: vinhos, sucos, café com leite, pães, frios, geleias, bolos. E ainda algumas coisinhas a mais, como linguiça calabresa, frango à passarinho, frango grelhado. Ah, e ainda tem sobremesa.

Este é o dia em que você pode fazer apenas uma refeição e passar o dia todo tranquilamente, sem fome.

– Caminhadas pelo centro

Catedral de Pedra, na rua principal do centro

O centro de Gramado é plano e convida para uma caminhada. Há muitas lojas de souvenir e artigos típicos, como botas, casacos e lãs. Além disso, você pode passear sem pressa pelas chocolaterias, ver o Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema; entrar na Igreja São Pedro (em frente ao palácio), tudo sem pressa.

Ali, no mesmo miolinho da avenida Borges de Medeiros, onde ficam o Palácio e a Igreja, também está a rua Coberta, com restaurantes e lojinhas charmosas.

– Decoração e atrações nos períodos de festas

Desfile de Natal

Nos períodos de festas, a decoração é um espetáculo à parte. Há árvores (no Natal) e luzes espalhadas por todo o centro. Fora isso, há desfiles, paradas, apresentações musicais.

Na Páscoa, a mesma coisa…chocolates enfeitando toda a cidade e apresentações e desfiles pelas ruas principais.

Se os adultos já se derretem, o programa é perfeito para ser feito com crianças.

– Muito verde e paisagens empolgantes
Passear por Gramado e região é se surpreender com as paisagens a cada curva. Montanhas e verde, muito verde. No Belvedere Vale do Quilombo (avenida das Hortênsias), são montanhas até onde a vista alcança.

No fim da tarde, é um espetáculo, com o sol se pondo lá ao fundo…

Como o próprio nome da avenida diz, você também encontra hortênsias por toda a cidade, nas beiras das rodovias que levam à serra. E elas garantem um charme especial para o seu caminho.

Mais atrações
Andar sem pressa, comer chocolate, passear, namorar (o marido, as paisagens, as vitrines). Mas, além disso, há mais a se fazer em Gramado. Confira no site oficial da cidade outras atrações turísticas.

TEXTO E FOTOS: ÉRICA FRANÇA

 

Leia também:

Porto Alegre:  o que fazer em um dia

Canela

Rota Romântica

Parque da Cachoeira em Canela

Nova Petrópolis

3 thoughts on “Gramado: nem só de frio vive a serra gaúcha

  1. Fábio Mendes

    Gramado é mesmo sensacional. Muito bacana ir lá também no final de ano. Imagine a Carol indo pra lá na Páscoa!

  2. Fábio Mendes

    Gramado é mesmo sensacional. Muito bacana ir lá também no final de ano. Imagine a Carol indo pra lá na Páscoa!

  3. Pingback: Canela: natureza exuberante na Serra Gaúcha « Viajante em tempo integral

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial