Feriadão na América do Sul? E por que não?

feriados 2017

Destino histórico, vinícolas ou uma grande cidade? Opções não faltam!

Há algumas semanas, listamos uma série de destinos brasileiros que podem ser visitados nos vários feriados prolongados que teremos em 2017. Não demorou para que alguns leitores nos solicitassem também dicas de viagens ao exterior.

Mas afinal de contas dá para aproveitar, no exterior, a sensacional lista de Feriados 2017? Claro que sim! Afinal de contas, temos destinos incríveis na América do Sul, que podem ser perfeitamente visitados em um feriado de 4 dias ou mesmo nos de 3 dias. Para isso, é preciso fazer um planejamento especial. Em outro texto, nós demos as dicas mais importantes.

Feriados 2017: aproveite!

Neste post, nós listamos cinco destinos que podem ser visitados nos feriados deste ano e nos próximos também. São cidades que estão a no máximo 4 horas de avião. Todas elas têm um bom número de atrações para serem curtidas em um curto período de tempo. E podem ser curtidas tanto no verão quanto no inverno.

A grande vantagem de curtir o feriado em um destes destinos é que eles, frequentemente, são alvos de promoções das companhias aéreas. Programas de fidelidade, como o Multiplus e Smiles, geralmente criam promoções para estes destinos. Confira alguns lugares que valem a pena ser visitados nos feriadões.

Colônia do Sacramento

feriados 2017

Em cada canto, Colônia do Sacramento nos encanta com algum detalhe

A pequena cidade uruguaia, situada às margens do Rio da Prata, é vulgarmente comparada com Paraty por causa de seu casario histórico e suas ruas de pedra. Mas ela é muito mais que isso: é uma cidade de duas almas, já que traz marcas das colonizações espanhola e portuguesa.

Colônia do Sacramento possui belíssimos sítios históricos, uma fortaleza que remete aos seus momentos mais belicosos e um farol antigo, ainda em funcionamento. Como se não bastasse, é repleta de lojinhas, bares e restaurantes charmosos.

Em geral, a cidade é visitada em bate-voltas a partir de Buenos Aires ou Montevidéu. Mas como estamos falando de viagens de tiro curto (é apenas um feriadão, lembra-se?), vale ir direto a essa cidadezinha e curtir dois ou três dias de sossego, história e muita beleza.

Montevidéu

feriados 2017

Museo Precolombino, Teatro Solis e Estádio Centenário são os destaques

A capital uruguaia tem mais de 2 milhões de habitantes (metade da população de todo o país), mas o clima é de uma pacata cidade do interior. Poucas metrópoles são tão tranquilas e gostosas de conhecer quanto esta. Também situada às margens do Rio da Prata, possui uma bela praia fluvial no elegante bairro de Pocitos e um farol que pode ser visitado. O Museo Precolombino é incrível e traz tesouros históricos das civilizações que viviam na América do Sul antes da chegada dos europeus.

O Mercado del Puerto é o melhor lugar para quem deseja conhecer a famosa parrilla uruguaia. E até mesmo quem não gosta de futebol vai adorar a visita ao mítico Estádio Centenário, palco da primeira Copa do Mundo, em 1930. Além do museu que conta a história do Esporte Bretão no país, há ainda a Torre de las Homenajes, um incrível mirante de onde é possível ter uma vista completa da região.

Mendoza

Por possuir um aeroporto internacional, a cidade argentina se torna um ótimo destino para um feriadão, já que não é preciso gastar horas na estrada até chegar ao destino. Conhecida por suas vinícolas, pode ser curtida tranquilamente em alguns dias.

A principal atração de Mendoza, como já foi dito, são suas vinícolas. Entre elas, estão as bodegas Ruca Malen, Catena Zapata e La Azul.

Para além dos vinhos, as grandes atrações são os parques. Um deles é o Parque General San Martín, onde é possível fazer passeios de bicicleta e curtir o belíssimo ecossistema local. Outro lugar que vale a visita é o Parque Provincial Aconcágua, que abriga o ponto culminante das Américas. O pico Aconcágua possui nada menos que 6.962 metros de altitude!

Santiago

feriados 2017

Do Parque Metropolitano é possível contemplar a cidade e também os Andes

A capital chilena é vibrante e bela, mas um pouco menor que Buenos Aires e, por isso, pode ser visitada tranquilamente em um feriadão. Entre as principais atrações estão o Parque Metropolitano, um dos maiores parques urbanos do mundo, e o Sky Costanera, o mais alto edifício da América Latina. Ambas as atrações oferecem uma vista espetacular da cidade e da Cordilheira dos Andes.

Também valem a visita o Palácio La Moneda, o Mercado Central e o Parque Araucano. Para quem está interessado em conhecer a cultura local, dê um pulo nos centros culturais Estação Mapocho e Gabriela Mistral. Vai viajar com crianças? Leve-as ao Museu Interativo Mirador, elas vão adorar!

Cartagena de Índias

A incrível cidade colombiana ficou mundialmente famosa por ser o palco do romance “O Amor nos Tempos do Cólera”, de Gabriel García Márquez. Você pode encontrar em vários pontos alguns marcos que remetem a esta obra e a seu autor, mas o que chama mesmo a atenção é o belíssimo e bem conservado casario histórico colonial. Como a cidade é pequena, é possível aproveitá-la totalmente em um feriadão.

Entre as principais atrações estão o Castelo de San Felipe de Barajas, a Cidade Amuralhada e o Palácio da Inquisição. Um passeio nas chivas (pequenos bondes) é altamente recomendável.

Buenos Aires

feriados 2017

Livraria Ateneo, criada sobre um antigo teatro: um bom lugar para passar o feriado

Ok, ok. Nós prometemos listar apenas cidades que podem ser visitadas adequadamente em curtos períodos de tempo, mas vamos abrir uma exceção a Buenos Aires. Em primeiro lugar, porque é uma cidade querida por todos os viajantes brasileiros. Em segundo, porque é uma cidade que, fatalmente, você visitará mais de uma vez.

Como toda grande capital, Buenos Aires exige ao menos 5 dias para ser degustada da forma correta. Mas pela sua proximidade do Brasil e pelos preços baixos para viajar até lá (há promoções das companhias aéreas o tempo todo), é possível ir até lá com certa frequência.

Isto posto, vamos combinar que é possível você visitar a cidade em um dos feriadões do ano e visitar algumas atrações. Futuramente (quem sabe até mesmo em outro feriadão deste ano, nunca se sabe) você poderá retornar para visitar as atrações que não conferiu na viagem anterior.

feriados 2017

Rosedal é um dos parques belíssimos de Palermo

Para um feriadão de 3 ou 4 dias, pense em aproveitar o principal. No bairro da Boca, o imperdível são o Caminito e o estádio La Bombonera. Na região central, tire um dia inteiro para visitar Congreso, Casa Rosada e Café Tortoni. Se a agenda permitir, dê um pulo no Teatro Colón.

Se sobrar um dia (ou se as atrações acima não lhe interessarem tanto), você poderá aproveitar outras atrações. Uma delas é a Livraria Ateneo, uma das mais incríveis do mundo. Construída onde existiu um teatro, ela ainda mantém a antiga estrutura, com os camarotes e o palco. Eis um lugar onde dá para ficar um feriadão inteiro!

Mas se o seu negócio é bater perna, aproveite que a cidade é toda plana e se esbalde pelas ruas dos bairros Recoleta e Palermo, que reúne os maiores e melhores parques da cidade. E, claro, não se esqueça de conferir um show de tango à noite. Aproveite bem o feriado!

 

31 thoughts on “Feriadão na América do Sul? E por que não?

  1. Lucimar da Silva Moreira

    Fábio que lugares lindos pra se conhecer gostei muito de conhecer cada um, lindas as fotos deu muita vontade de conhecer agora, muito obrigada por compartilhar esses lugares, lugares muito bons para passear, sair um pouco da rotina daqui do Brasil, bjs.

  2. Rayanni Araujo

    Olá, tudo bem?
    Que lugares lindos, morro de vontade de fazer um tour por essas belezas, mas ando com a grana super contada.
    Espero um dia realizar minha vontade, Um beijo.

  3. Estephane

    Fábio,
    eu gostaria muito de conhecer Buenos Aires e Santiago. Podem ser meus primeiros destinos internacionais. Estão na minha lista faz tempo. rs
    Legal você citar que esse ano teremos vários feriados prolongados, pois ao invés de perder horas no engarrafamento para curti o feriadão em cidades vizinhas, podemos optar em ir para esses lugares. E Porque não? haha
    Achei a ideia ótima!

    Att

  4. Vany Nunes

    Fábio, que compilado ótimo de um bom tour pela América do Sul vc nos deu neste post! Eu tenho muita vontade de ir para Buenos Aires, mas olhando as dicas , deu vontade de ampliar mais as viagens! ótimas dicas , tudo bem informativo !

  5. Livia Pinheiro

    Conheço essas cidades e adoro viajar por aqui pela America do Sul. Estava planejando uma viagem mais longa agora em julho para visitar todos os países, mas quase caí para trás quando vi os preços das passagens para alguns lugares….fiquei bem decepcionada. Mas vou reduzir os destinos e matar a saudade de alguns de qualquer forma. Adorei seu post. Parabens

  6. Bea Pires

    Embora esteja em Portugal e tenho imeeenso medo de andar de avião, o que me limita bastante, gostei desses destinos 😉 Adorava ir à Argentina. Ah, e ao Peru também!

    Beijos

  7. Marlene Marques

    Para quem como eu tem um trabalho semanal e é, ao mesmo tempo blogger de viagem, a primeira coisa do ano é mesmo marcar férias e ver em que dias calham os feriados nacionais! É sempre uma boa oportunidade de dar uma escapadinha!! 😉

  8. Maíra

    Lista otima! Também sou super a favor de visitar nossos países hermanos nos feriados. Ja fui na maioria da lista e em Buenos Aires mais de uma vez, mas voltaria a todos seguramente!

  9. Alice Martins

    Olá, tudo bem?

    Quero muito conhecer algumas dessas cidades e consequentemente seus países, e adorei vê-las como dicas em seu blog. Infelizmente, ainda não tive o prazer de visitar alguns desses destinos, mas espero fazer isso futuramente. Quero conhecer principalmente Montevideu e Buenos Aires! Adorei o post!

    Beijos!

  10. Camila Lisbôa

    Conheço toda a lista 🙂 e assino embaixo nas recomendações! A América do Sul é uma ótima pedida pros feriados que estão por vir!

    Mendoza e Santiago são as minhas queridinhas, mas Cartagena é um encanto também! 🙂

    Adorei as sugestões!

  11. Lu Barros

    Que dicas maravilhosas, as vezes viajar para fora sai mais em conta que ir para o nordeste, por exemplo, tenho vontade de conhecer Argentina, quando for venho aqui te contar. Bjs

  12. Paula Cardoso

    UAU!!! Mais um post daqueles!!!!
    De todos esses lugares se tivesse que escolher apenas um escolheria Buenos Aires. Acho que me iria perder nessa biblioteca…. que coisa maravilhosa para quem, como eu, é apaixonado por livros.
    Amei este post, aliás como sempre…

    Beijinho
    Paula (Magia nas Palavras ♥)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial