Saiba quais documentos levar para uma viagem com crianças, no Brasil e no exterior

documentos para viajar com crianças

ATUALIZADO EM 28/10/2016

Os preparativos de uma viagem com os filhos devem ser minuciosos. Além do que levar na mala e no carro ou no avião, é preciso se atentar ainda ao seguro-saúde e aos documentos para viajar com crianças.

Se você planeja uma viagem ao exterior com crianças, saiba que elas precisam ter consigo os documentos pessoais. Se a viagem for aos países do Mercosul, é preciso que seu filho possua RG. Para quem mora no Estado de São Paulo, é fácil retirá-lo: basta agendar uma hora no Poupatempo mais próximo – veja aqui os locais – , levar os documentos requisitados (foto 3×4, original e cópia da certidão de nascimento) e fazer o documento.

Se você for viajar sozinha com a criança, é preciso uma autorização do pai com firma reconhecida. Se for o pai quem está em viagem, é necessário a autorização da mãe, sempre com firma reconhecida. Caso seu filho tenha até 14 anos e vá viajar com os avós ou outro adulto, ele precisará de uma autorização dos pais ou responsáveis.

Caso a viagem seja para um país fora do Mercosul, seu filho ou filha precisa de um passaporte. Note que o passaporte precisa ter validade de até seis meses depois da viagem. Tenha sempre em mãos os documentos para viajar com crianças, reunidos de forma correta.

Como tirar passaporte
No site da Polícia Federal, agende uma data para ir até o posto mais próximo e faça a emissão do boleto para o pagamento da taxa para o passaporte – R$ 257,25.

Se seu filho for menor de três anos, é preciso levar uma foto de rosto, colorida, atual e com fundo branco, sem data. Se for maior de três anos, a foto será feita no posto da Polícia Federal.

Note que é preciso também levar uma autorização preenchida por pai e mãe para que a criança possa tirar seu passaporte. Neste link da Polícia Federal, você terá todas as informações sobre o procedimento. O link também traz modelos de formulários para expedição de passaporte, com autorização de viagem internacional.

Em 2015, o governo federal anunciou o novo modelo de passaporte, que está em vigor desde então. Nós damos todas as dicas sobre como emitir o novo passaporte, além de tirar algumas dúvidas!

É importante ficar atento aos documentos necessários para não enfrentar nenhum problema que seja evitável – como não poder embarcar porque não tem a autorização do cônjuge. Este tipo de dificuldade é ainda mais chata quando estamos com uma criança a tiracolo. Fique atento, prepare tudo com antecedência e não se esqueça e conferir todos os documentos para viagem ao exterior. Abaixo, temos mais duas dicas importantes, a primeira é um Manual de Viagens de Menores, da polícia Federal. É só acessar e baixar o documento.

A segunda dica é este vídeo abaixo, em que falo dos documentos necessários para uma viagem com crianças. Confira!.

Untitled design (3)

text here (1)

Coloque abaixo seu melhor e-mail:


ÉRICA FRANÇA

Leia mais:

Revezamento em museus: é simples e dá certo

Dicas para entreter crianças em viagens longas

26 thoughts on “Saiba quais documentos levar para uma viagem com crianças, no Brasil e no exterior

    1. Fábio Mendes

      Obrigado, Paloma. Espero que essas dicas ajudem os país que querem viajar para o exterior com os filhos pela primeira vez. Abraços!

  1. Marcia Lopes

    Olá!
    Gostei do post, essas informações são bem importantes.
    Quando viajamos para alguns lugares somente o RG ou a Certidão de Nascimento são necessários.
    Mas alguns lugares precisam de vacinação em dia ou até mesmo outras doses de refôrço.
    E para fora então!
    Bjs

    1. Fábio Mendes

      Pois é, Márcia. Para os países do Mercosul é mais tranquilo. Mas para outros países é preciso sair com muito mais documentos. Isso sem falar no visto, que é exigido em alguns países. Abraços!!!

    1. Fábio Mendes

      Oi, Keila. Os procedimentos de viagem com crianças é bem criterioso. Você precisa comprovar que é responsável legal da criança para poder sair do país com ela. E mesmo assim é necessário ter em mãos outras autorizações. Abraços!

  2. Erica Oliveira

    Quando eu viajei com a minha sobrinho eu lembro que nós precisamos de vários documentos e autorizações e o pior é que na época, cada pessoa nos dava uma informação diferente então fiquei com muito medo de faltar algo na hora do embarque e desembarque. Mas deu tudo certo 🙂

    1. Fábio Mendes

      Viajar para o exterior com crianças exige bastante atenção nesse quesito. Mas depois de providenciados os documentos, tudo transcorre bem. Abraços!

  3. Eduarda

    Como eu sempre digo eu amo seu blog! Essas dicas são muito importantes, já marquei aqui como ”favoritos” hehe. É sempre um ‘auê’ viajar com as crianças, principalmente para o exterior! Muito bom o post.

    1. Fábio Mendes

      Obrigado, Eduarda! A gente fica feliz de ajudar com nossas dicas. Esse post pode ser muit útil nesses casos. Abraços e continue acompanhando a gente!

  4. Priscila Sawa

    Postagem com uma mega utilidade pública porque anos atrás, quando fui tirar o passaporte da minha priminha, tive que rodar tanto minha cidade para conseguir as coisas que pensei em desistir. Mas é bom correr o quanto antes da viagem para ter tudo certinho senão dá muita dor de cabeça. Gostei bastante do post, favoritei até. Abraço!

    1. Fábio Mendes

      O segredo é fazer tudo com antecedência, Priscila. Para alguns países, a burocracia aporrinha mesmo. Mas o planejamento deixa tudo mais fácil, continue acompanhando a gente por aqui. Abraços!!

  5. Tatiana Anflor

    Que dicas fantásticas, adorei! Na verdade, parece que é muito simples viajar com uma criança, temos a impressão de que é só pegar e levar, mas não é tão simples assim. É sempre bom ficar ligado nesses detalhes para evitar problemas. Ótimo post!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial