Colônia do Sacramento: ótima opção de bate-volta a partir de Montevidéu ou BsAs

Colônia do Sacramento

Ruas da cidade carregam marcas dos colonizadores portugueses e espanhóis

Fundada em 1680 pelo lusitano D. Manuel Lobo, Colônia do Sacramento foi alvo constante de disputa entre Portugal e Espanha, dada a sua posição estratégica às margens do Rio da Prata. Os dois países se revezaram no seu controle até o século XIX e o resultado é uma belíssima cidade histórica de duas almas, encravada em um belo recanto do Uruguai.

Em qualquer rua que se caminhe, é possível perceber as influências portuguesa e espanhola nos velhos edifícios de Colônia do Sacramento. Vide a famosa Calle de Los Suspiros, uma das belas vielas pavimentadas com paralelepípedos irregulares. Outra característica da cidade é a grande quantidade de árvores de maple. Elas são centenárias, todas muito altas e transformam as vias em gostosas alamedas.

A cidade foi declarada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco em 1995 e um rápido passeio por suas ruas atesta a razão: seu centro histórico é ornado por várias construções seculares, como a Basílica do Santíssimo Sacramento, a mais antiga igreja do país, construída em 1680.

Colônia do Sacramento

A partir da velha muralha, se tem uma bela vista do rio e da cidade

Mas o que mais chama a atenção no centro histórico é a chamada “Casa do Governador”, complexo de ruínas que datam do século XVIII. Ela recebe esse nome por causa da grandiosidade, por isso acredita-se que tenha sido a morada de algum nobre português, embora não haja confirmações.

Outro ponto de visita obrigatória é o do Farol, na Punta de San Pedro. Construído em 1857, sua torre possui 34 metros e ainda está em funcionamento. Ao lado há construções da mesma época, que hoje são ruínas, mas que ainda impressionam pela sua imponência.

Para completar o passeio histórico, há de se caminhar ao lado (ou sobre) o que sobrou da velha muralha que protegia a cidade das invasões. Do local se tem uma belíssima vista do Rio da Prata. À noite, é possível enxergar ao longe as luzes de Buenos Aires. O Portão da Cidadela marca a entrada da cidade no período colonial.

Relaxando

colônia do sacramento

Árvores da cidade são centenárias

Como é de se imaginar, o centro histórico é o principal ponto de encontro dos turistas em Colônia do Sacramento, graças aos vários bares e restaurantes instalados ali, que servem a boa parrilla uruguaia e outros pratos típicos.

Outro local bem procurado é a rua General Flores, onde se concentram alguns restaurantes, lojas e pousadas. À frente da rua há uma praça à beira-rio, de onde se pode contemplar o Prata e também a lenta e tranquila movimentação da cidade.

Como chegar
O acesso a Colônia do Sacramento é fácil. A partir de Buenos Aires o caminho é feito pelos navios que atravessam o Rio da Prata, como os das companhias Buquebus e Colonia Express. A passagem mais barata, mais impostos, custa 333 pesos argentinos (cerca de R$ 90).

Para quem parte de Montevidéu, a melhor opção é por terra, seguindo pela bem cuidada Ruta 1. São, ao todo, 170 quilômetros que podem ser vencidos de ônibus.

TEXTO: FÁBIO MENDES
FOTOS: ÉRICA FRANÇA

Em Montevidéu

Programas gratuitos

Bar Fun Fun: uvita e candombe na capital uruguaia

Estádio Centenário: para quem não gosta (e para quem adora) futebol

Teatro Solís: imperdível na primeira vez na capital

Mercado del Puerto: farte-se com a parrillada

Pocitos: cenas de comercial de margarina

 

22 thoughts on “Colônia do Sacramento: ótima opção de bate-volta a partir de Montevidéu ou BsAs

  1. Paloma

    Estive na cidade, parece a cidade de Paraty do Rio, adorei aqueles carros antigos que ficam parados na rua, um mais bonitinho que o outro, tem um restaurante em frente a igreja principal que ao lado tem 2 carros antigos com uma mesinha, copos, pratos e talheres, tudo dentro do carro, imitando uma mesa romântica de jantar, muito criativo! legal demais para bater fotos.

    1. Fábio Mendes Post author

      A gente adorou Paraty! Adoramos esses carros antigos e também tiramos fotos em frente a eles!!! É um lugar incrível, já estamos com saudades!

    1. Fábio Mendes Post author

      Obrigado, Sah! A cidade ajuda bastante nas fotos, pois é muito linda. Quando puder, dê uma passadinha lá, você vai adorar!

  2. Priscila Sawa

    Lugares históricos são sempre carregados de riquezas que só por chegar lá já sentimos que ali aconteceu algo importante que estamos tendo a honra de poder pisar ali. Meu tio quer viajar para Buenos Aires e agora me arrependo de ter recusado o convite porque pelas suas fotos e relator o lugar é maravilhoso. Eita mundão lindo gente. Amei. E viaje mais para mostrar pra gente, hahahahaha. Abraços!

    1. Fábio Mendes Post author

      Eita, será que não dá tempo de falar pro seu tio que você mudou de ideia? Hahahaha

      Colônia é um lugar incrível, de fácil acesso por Buenos Aires ou Montevidéu! Adoramos essa viagem e a nossa ideia é continuar conhecendo novos lugares e contando por aqui. Abraços!!!

  3. Lucimar da Silva Moreira

    Fábio que lugar perfeito, calmo pra visitar, gosto muito de lugares assim históricos que tem histórias, lindas as fotos que vista maravilhosa da velha Muralha é um lugar surpreendente, Fábio você sempre trazendo dicas de lugares bons, abraços.

    1. Fábio Mendes Post author

      Obrigado, Lucimar. Colônia é mesmo uma cidade incrível, cheia de história. A velha Muralha é um dos lugares mais bacanas para curtir. Abraços!!!

  4. Marcia Lopes

    Olá Fábio!
    Parece incrível o lugar, além do valor histórico parece ser bem tranquilo.
    É uma pequena que da história do Brasil, não temos nada preservado, nada da realeza portuguesa no Rio. Tudo é uma incógnita como esse lugar “A Casa do Governador”
    Bjs

    1. Fábio Mendes Post author

      A Casa do Governador é daqueles lugares em que você fica imaginando como seria, deixa a imaginação aflorar e, de repente, o local se constrói na nossa mente. É demais! Beijos!

  5. Ana Paula

    Que bacana!
    Lugar lindo, um ótimo destino de férias.
    Dá vontade de pegar a mochila e partir!
    kkkkk
    Adorei o post! bjks

    1. Fábio Mendes Post author

      Verdade, Ana Paula. É um ótimo lugar para mochilar. É uma região bem interessante e próxima das duas capitais platinas. Vale a pena visitar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial