Cidades históricas de carro: dicas para um roteiro de 10 dias por Minas Gerais

 

cidades históricas de carro

Igrejas, estradinhas e muita beleza te esperam neste delicioso roteiro

Conhecer as belas cidades de Minas Gerais é um sonho que muitos acalentam. Percorrer as cidades históricas de carro, então, é ser o diretor (ou protagonista) de seu próprio road movie. Essa viagem inesquecível permite conhecer de perto não apenas alguns dos mais importantes patrimônios históricos do país, mas também a alma de um povo hospitaleiro (e ótimo de cozinha) como o mineiro.

Nós preparamos alguns roteiros especiais para conhecer as cidades históricas de carro, partindo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e que podem ser feitos em 10 dias. Os percursos abrangem as principais cidades históricas, sem percorrer grandes distâncias (por isso, não incluímos Diamantina, que está muito afastada das demais e merece um passeio à parte).

Um fator que ajuda a destrinchar o roteiro são as “cidades irmãs”. Mariana está colada a Ouro Preto, assim como São João Del Rei está a um passo de Tiradentes. Isso faz com que você tenha de estabelecer menos bases durante o roteiro, se hospedando em no máximo quatro cidades (a não ser, claro, que você queira MESMO dormir cada noite em um lugar diferente). A missão é desfrutar ao máximo sem correria nem perda de tempo. E acredite: conhecer as cidades históricas de carro é espetacular. Lápis e papel (ainda se usa isso?) na mão!

Partindo de São Paulo

cidades históricas de carro

Não tem como ir a Minas e não falar de trem, não é mesmo?

1º dia – É perfeitamente possível ir de São Paulo a Tiradentes/São João Del Rei no mesmo dia. Se você tiver pouco tempo para fazer o roteiro das cidades históricas de carro, vá pela rodovia Fernão Dias até as proximidades de Lavras. No total, são cerca de 500 quilômetros, que podem ser feitos em seis horas se o trânsito na rodovia federal permitir. Mas o que recomendamos é um passeio mais tranquilo: vá até algumas das cidades situadas a meio caminho, como São Lourenço, Caxambu ou Cruzília, e passe a noite por lá. A região tem apelo turístico e não faltam passeios e lojinhas para visitar.

Do 2º ao 5º dia – Tiradentes e São João del Rei estão a menos de 20 quilômetros de distância entre si. Escolha uma delas como base e faça um bate-volta para visitar a outra. Esse percurso pode inclusive ser feito pelo trem maria-fumaça que liga os dois municípios.

Tiradentes é menor e mais charmosa, enquanto São João del Rei possui prédios históricos em maior quantidade.

cidades históricas de carro

Os profetas de Aleijadinho, em Congonhas, são atração imperdível

6º dia – A próxima parada é Congonhas do Campo, das famosas estátuas dos 12 Profetas de Aleijadinho. Elas estão no Santuário Bom Jesus de Matosinhos e é a atração imperdível da cidade. Mais uma vez, é preciso levar em conta seu pique e o tempo que possui para o passeio. É possível sair de Tiradentes/São João del Rei, ver as esculturas e seguir até Mariana/Ouro Preto no mesmo dia. É uma boa tática para conhecer todas as cidades históricas de carro.

Do 7º ao 10º dia – Mariana e Ouro Preto estão muito próximas uma da outra e, assim como em Tiradentes e São João del Rei, vale escolher uma cidade como base e fazer um bate-volta para a outra. Mariana é o local ideal para quem busca mais sossego. Agora, se você quer curtir a noite, vá para Ouro Preto, que é um polo universitário mais animado. Ambas são ligadas por um trem turístico, que percorre belíssimas paisagens.

Leia mais sobre o trem turístico da Vale (Mariana-Ouro Preto) _____________________________________________________________________

Está gostando? Assine nossa lista VIP e receba conteúdos exclusivos

_______________________________________________________________________

Partindo de Belo Horizonte

cidades históricas de carro

Em São João Del Rei, só os carros remetem ao presente

1º dia – A menos de 20 quilômetros da capital, Sabará é uma importante cidade histórica fundada no século XVIII, no auge do Ciclo do Ouro. Programe-se para sair cedo (mas não muito, senão será pego pelo trânsito da hora do rush) e passe a tarde toda curtindo a região. Ouro Preto está a duas horas e meia de distância e pode ser alcançada no mesmo dia. Uma ótima forma de começar o roteiro das cidades históricas de carro.

Do 2º ao 5º dia – Mariana e Ouro Preto são pousos perfeitos para apreciar os prédios históricos da era colonial, mas reserve um tempinho também para conhecer os arredores. Ouro Preto possui distritos como Amarantina e São Bartolomeu, onde há igrejas velhuscas, trilhas, mirantes e cachoeiras. O mesmo ocorre nos vilarejos pertencentes a Mariana, como Camargos e Furquim. Isso sem falar na Mina da Passagem, onde era feita a extração de ouro e hoje é aberta a visitação, inclusive com passeio no trolley, o velho vagão usado para transportar minérios.

6º dia – Quem leu o roteiro partindo de São Paulo já sabe: Congonhas do Campo está a meio caminho de Tiradentes e São João del Rei. Portanto, cabe a você escolher se fará apenas um pit stop ou se vai pernoitar nessa cidade.

cidades históricas de carro

Em Bichinho, ateliês, oficinas e lojinhas de artesanato se acumulam

Do 7º ao 10º dia – Além de visitar Tiradentes e São João del Rei, vale também dar uma esticada até Bichinho, pequeno distrito de Prados, onde há dezenas de lojas de artesanato. Dá pra decorar a casa inteira e garantir as lembranças para a família e amigos. O trajeto é feito em um dos trechos da mítica Estrada Real e está a 20 minutos de Tiradentes.

Leia mais sobre as cidades históricas de Minas Gerais

Partindo do Rio de Janeiro  

cidades históricas de carro

Só suspiros pelas cidades históricas de Minas Gerais

Do 1º ao 5º dia – O percurso do Rio de Janeiro a Tiradentes e São João del Rei é de aproximadamente 5 horas, indo a maior parte do tempo pela BR-040. Não é um percurso muito longo e pode ser feito em um dia. No entanto, se a sua ideia é ir “pingando”, vale mudar o percurso e ir à Serra do Funil, próxima ao município mineiro de Rio Preto, onde há cachoeiras, grutas, mirantes e muitas opções de esportes de aventura.

6º dia – Sim, você já sabe: Congonhas do Campo está a meio caminho das demais cidades históricas. Mais uma vez, pense se é interessante passar a noite aqui ou apenas fazer uma parada. Se optar pelo pitstop, vá direto ao Santuário de Bom Jesus de Matosinhos. Se sobrar tempo (ou faltar disposição para seguir na estrada), passe a noite em Congonhas, que possui outras atrações como o Museu da Imagem e Memória, o Parque das Cachoeiras e várias igrejas do século XVIII.

cidades históricas de carro

Do alto do monumento, Tiradentes zela por Ouro Preto

Do 7º ao 10º dia – De Congonhas para Ouro Preto e Mariana é um pulo. Aproveite para conhecer não apenas estas duas cidades, mas também seus distritos e vilarejos. O que não faltam são igrejas, casario antigo e belezas naturais para apreciar no entorno. Após conhecer todas essas atrações, é chegado o momento de retornar. Programe-se com atenção, escolha outros destinos para visitar pelo caminho e desfrute ao máximo desse fantástico roteiro. Minas Gerais está a seu dispor e conhecer as cidades históricas de carro será uma experiência inesquecível.

TEXTO: FÁBIO MENDES FOTOS: ÉRICA FRANÇA E FÁBIO MENDES 

 

Saiba mais sobre as cidades históricas de carro

 

Assine nossa lista e receba conteúdo exclusivo!

150 thoughts on “Cidades históricas de carro: dicas para um roteiro de 10 dias por Minas Gerais

  1. Elisa lopes

    Estou querendo em abril fazer uma viagem em 15 dias por minas, gostaria de fazer algumas partes da estrada real, vou sair de Floripa e está difícil montar um roteiro, vocês podem me ajudar?

    1. Fábio Mendes Post author

      Que legal, será uma viagem e tanto. Se você pretende percorrer a Estrada Real apenas de carro, existem alguns ótimos trechos, tanto no Caminho Novo quanto no Velho.

      No Caminho Velho, vale conferir os trechos de São Lourenço a Cruzília e de São Sebastião da Vitória a Lagoa Dourada, ambos em Minas.

      No Caminho Novo, vale conferir alguns trechos entre Barbacena e Conselheiro Lafaiete. Neste caso, vários trechos da Estrada Real vão “margeando” a BR-040, o que facilita a localização.

      Um pouco mais distante, mas que vale a pena, é o trecho entre Ouro Preto e Mariana, já no Caminho dos Diamantes. Primeiro por unir duas das mais fantásticas cidades históricas do País. Segundo por abrigar, no caminho, a Mina da Passagem, única mina de ouro aberta para visitação no Brasil.

      Se precisar de alguma informação específica, fique à vontade para perguntar!

    2. Douglas N de Matos

      Olá. Minha namorada e eu vamos viajar pra Minas de 10 a 20/02. Vamos até Belo Horizonte e pretendemos conhecer um pouco da história e da noite de BH, conhecer o Inhotim, Ouro Preto e Tiradentes. A ideia é conhecer um pouco da cultura de verdade, além da gastronomia e lugares mais animados? Pretendemos alugar um carro . O que não dá pra perder nessas visitas? Quanto tempo em casa lugar? Muito obrigado

      1. Fábio Mendes Post author

        Olá, Douglas. Dez dias é suficiente para conhecer bem esses quatro destinos. Recomendamos alugar um carro, porque melhora em muito a mobilidade, especialmente no trecho entre Ouro Preto e Tiradentes, que é um pouco maior.

        Inhotim dá para visitar em um dia inteiro, mas o ideal é dedicar dois dias, pois há muita coisa para ver. Tiradentes e Ouro Preto exigem ao menos dois dias para ser bem explorada. Quanto a BH, como toda grande capital, dá para aproveitar muita coisa em 3 ou 4 dias, mas vai depender do estilo de vocês, do que mais gostam etc. O bairro Savassi é um dos mais recomendados, por ter uma vida noturna agitada, com muitos bares, restaurantes e danceterias. Espero ter ajudado. Abraços!

  2. noelia de fatima

    Em março quero conhecer OURO PRETO, CONGONHAS,TIRADENTES E SÃO JOÃO DEL REI, saindo de Belo Horizonte, mas sem carro. É fácil ônibus entre as cidades? qual o melhor roteiro para ser realizado em quatro dias? Grata.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Noelia. Para quatro dias eu sugiro escolher apenas duas cidades. A vantagem é que existem “duplinhas” de cidades históricas, o que facilita a tarefa. Ouro Preto é muito perto de Mariana e Tiradentes é colada a São João del Rei.

      Dá para ir de ônibus de uma cidade a outra, mas uma opção mais divertida é pelo trem turístico. Há uma linha ligando Ouro Preto e Mariana e outra que vai de Tiradentes a São João del Rei. Agora, se você procura ônibus interestadual para chegar à região, sugiro procurar os melhores preços e horários no Click Bus (www.cliquebus.com.br) e Guichê Virtual (www.guichevirtual.com.br). Bom passeio!

    1. Érica França

      Paulo, tudo bem? Entrei em contato com o pessoal de Ouro Preto e a programação ainda não está fechada. Assim que eu tiver, te informo por aqui. De qualquer forma, embora eu não tenha visitado Ouro Preto no Carnaval, sei que há normalmente programação de blocos nas ruas históricas. E há uma tradição grande de festas de Carnaval em repúblicas, uma vez que a cidade é famosa pelas repúblicas dos universitários.

  3. Mário

    Oi Fábio tudo bem? Espero que sim. Olha sou de Florianópolis e gostaria de saber, qual a melhor época do ano para conhecer Minas. Levando em conta que não gosto de barulho e sou apaixonado pela natureza e História. Grato e que Deus te abençoe em nome de Jesus.

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Mário. Tudo bem por aqui. Espero que com você também! 🙂

      O inverno é uma boa época para viajar por Minas, pois é mais seco e fica mais fácil transitar pelas estradas. A partir de outubro chove muito e, em algumas regiões, a mobilidade fica seriamente prejudicada. Caso vá a Minas no inverno, leve bastante agasalho: o Sul, a Zona da Mata e a região das cidades históricas são bem frias nessas época do ano.

      1. Mário

        Obrigado meu irmão. Olha moro em um dos lugares mais lindo do Brasil, fica na grande Floripa, em um Bairro conhecido como: Governador Celso Ramos. Quando vieres para este lado, e só fazer contato comigo e te espero aqui. Abraço e até mais. (48) 9669-3650 ou de minha esposa (48) 99181797.

        1. Fábio Mendes Post author

          Oi, Mário! Obrigado pela atenção e hospitalidade. Estamos com saudades da ilha, quem sabe não passamos aí este ano? Um grande abraço!

  4. sueli

    Gostaria de Sair de São Paulo para conhecer as cidades historicas. De Minas ,em 5 dias qual o melhor roteiro r qual as cidades e estrafas.

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Sueli. Se você tem apenas cinco dias recomendo ir a Tiradentes e São João del Rei. Elas são as mais próximas de São Paulo e com acesso fácil. Pela rodovia Fernão Dias (até Lavras) o trajeto é mais rápido e você vai levar cerca de cinco horas e meia para chegar. Outro caminho é ir pela Dutra até a região de Cruzeiro e, de lá, seguir por estradas menores. Demora mais, mas o caminho é mais interessante e você vai passando por belas cidades como São Lourenço e Caxambu. Se você tiver tempo sobrando ainda dá para esticar até Congonhas do Campo, que fica a uma duas horas de Tiradentes.

      Se tiver mais alguma dúvida, é só falar. Um abraço e ótima viagem!

  5. Mário

    Oi Fábio, tudo bem? Olha se Deus permitir no dia 2 de julho próximo, ueo conhecer as cidades históricas de Minas através da estrada real em 10 dias, é possível? Abraço e fica com Deus.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Mario. É perfeitamente possível conhecer as cidades históricas em 10 dias, mas utilizando as rodovias federais e estaduais. Fazendo unicamente pela Estrada Real é mais difícil. O que recomendo é ir revezando. Ou seja, pegue um trecho menor pela estrada real e em seguida volte às rodovias.

      No Caminho Velho, os melhores trechos para percorrer são os de São Lourenço a Cruzília e de São Sebastião da Vitória a Lagoa Dourada. No Caminho Novo, dá pra fazer a mesma coisa entre Barbacena e Conselheiro Lafaiete. Também vale a pena fazer o trecho entre Ouro Preto e Mariana, já no Caminho dos Diamantes. Aproveite!

  6. carla sampaio

    Boa noite!!
    Sou do Rio de Janeiro e farei uma estadia em Belo Horizonte de domingo para segunda e seguindo viagem para cidades históricas…qual melhor roteiro e a cidade que devo ficar hospedada???

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Carla!

      Para quem parte do Rio de Janeiro, as cidades históricas são alcançadas antes de Belo Horizonte. Portanto, talvez seja melhor você ir a essas atrações antes de chegar à capital mineira. Recomendo ir primeiro a Tiradentes e São João del Rei e depois para Congonhas do Campos. Em seguida, visite Ouro Preto e Mariana e, por último, Sabará, que fica bem pertinho de Belo Horizonte.

      Todas essas cidades são ótimas para ficar hospedado. Ouro Preto é um polo universitário e, por isso, é bem agitada, com uma vida noturna animada. Mariana e São João del rei são um pouco mais sossegadas. E Tiradentes é a típica cidade turística charmosa: é bem tranquila, mas a praça central tem várias lojinhas, restaurantes e bares. Escolha a cidade que tem mais a ver com o seu estilo e divirta-se!

  7. Bruno

    Oi Fábio, tudo bom?

    Primeiramente, parabéns pelo blog, gostei bastante!

    Estou planejando sair de São Paulo dia 23, passar por algumas cidades históricas de Minas e chegar ao Rio antes do Carnaval, dia 4 ou 5. Você poderia sugerir um roteiro bacana para essa viagem de 13-14 dias?

    Obrigado! Abraço!

    1. Fábio Mendes Post author

      Ola, Bruno. Muito obrigado pela atenção!

      Às vezes é complicado traçar um roteiro porque é importante saber quais são as preferências do viajante. Mas vou dar uma sugestão que acho bem bacana, que contempla não só as cidades históricas, mas também alguns balneários ou vilarejos com belos mirantes e cachoeiras. Se você curtir esse tipo de passeio, vai aproveitar bastante.

      Um roteiro que acho muito bacana é seguir pela Dutra até o km 34 e de lá pegar a SP-052, no sentido de Cruzeiro. Por essa estrada você percorrerá as cidades do Circuito das Águas de Minas, como São Lourenço, Caxambu e Baependi. Daí, segue até São João del Rei e Tiradentes. Esse trecho pode ser feito em um dia, mas dá para fazer pouso em uma dessas cidades, curti-las um pouco e ir para as cidades históricas no dia seguinte.

      São João del Rei e Tiradentes são coladas uma na outra. Dá para aproveitar bem essas duas cidades e seus distritos por uns quatro dias e no dia 28 seguir para Congonhas. Lá, dependerá do seu ânimo fazer apenas uma parada ou dormir por lá.

      Depois de Congonhas, o caminho é rumo a Ouro Preto e Mariana, que ficam pertinho. Nessa região, o ideal é passar no mínimo quatro dias. No dia 1º ou no dia 2, já dá para seguir para o Rio. Pela BR-040, uma sugestão é parar na região de Três Rios, que conta com rios e corredeiras e é um polo de rafting.

  8. Ledilene

    Oi Fábio! Qual seria o melhor roteiro para quem sai de BH viajando de transporte público? Em 8 dias da para conhecer quantas cidades? Vc tem dicas de onde se hospedar um casal gastando razoavelmente pouco? Abraço,

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Ledilene! Em 8 dias, de transporte público, dá para visitar quatro cidades com tranquilidade e sem correrias. Partindo de Belo Horizonte eu sugiro ir a Sabará (que fica na região metropolitana de BH), Ouro Preto, Mariana e Congonhas, nessa ordem. De Ouro Preto a Mariana (ou vice-versa) dá para ir no trem turístico da Vale, que passa por cenários belíssimos e é uma atração turística à parte.

      O único inconveniente desse roteiro é que para chegar em Congonhas você terá de pegar um ônibus de Ouro Preto até Conselheiro Lafaiete e, de lá, mais um até Congonhas. Nos outros trechos, há linhas de ônibus regulares. Você pode pesquisar horários e preços no site do DER-MG (http://www.consultas.der.mg.gov.br/grgx/sgti/consulta_intermunicipal.xhtml).

      Para hospedagem, eu sugiro procurar no Booking, onde há várias opções e é possível escolher por preço, número de quartos, distância do centro e conferir as opiniões de antigos hóspedes. Abaixo, algumas opções:

      Ouro Preto: http://migre.me/sIE8F
      Mariana: http://migre.me/sIEcK
      Congonhas: http://migre.me/sIEef

      Espero que tenha ajudado. Boa viagem!

      1. Ledilene

        Oi, Fábio! Primeiramente obrigada pelas dicas. Bem, eu gostaria de pular Sabará, pois como é realmente muito próximo da capital, acho melhor deixar fora da viagem e visitar em qualquer próximo final de semana. Já Mariana, devido ao incidente com a barragem da mineradora Samarco, você acha aconselhável visitar por agora? Inclusive, está liberado o acesso a Mina da Passagem e o deslocamento entre Ouro Preto e Mariana pela Vale?
        Outra questão é que eu gostaria muito de passar por São João Del Rey, acha viável incluir neste roteiro? Abraço,

        1. Fábio Mendes Post author

          Olá, Ledilene.

          O centro histórico de Mariana não foi afetado pelo desastre da barragem. O caminho até Ouro Preto e a Mina da Passagem também não foram atingidos e podem ser visitados. Agora, se o seu interesse maior é São João del Rei e você tem oito dias de transporte público, sugiro incluir essa cidade e Tiradentes no lugar de Ouro Preto e Mariana. Assim, você consegue aproveitar melhor essas duas cidades e mais Congonhas. Abraços!

  9. Jordana

    Olá, Fábio, gostei muito das suas dicas. Gostaria de conhecer alguma cidades históricas: Ouro Preto, Mariana, São João Del Rei e Tiradentes. Terei 5 dias para conhecê-las, partindo de BH. Pretendo alugar um carro e fazer o trajeto. Você acha viável? Se sim, qual seria o roteiro que você sugeriria? Vou passar 2 dias em BH (fora os 5 destinados a conhecer as cidades históricas), você tem sugestões de lugares para visitar lá?
    Desde já, obrigada.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Jordana. Obrigado pela atenção!

      Cinco dias é muito pouco para conhecer as quatro cidades, fica corrido demais e você terá apenas um dia inteiro para cada uma delas. Eu sugiro que escolha duas delas (Tiradentes e São João del Rei ou Mariana e Ouro Preto). Assim, você aproveita muito mais a viagem. E se, ainda assim, estiver com muita vontade de conhecer mais lugares, pode dar uma passadinha em Congonhas, que também é muito bacana.

      Belo Horizonte tem uma série de atrações e a escolha vai depender do seu gosto pessoal. Mas algumas costumam agradar a gregos e troianos, como a Lagoa da Pampulha. Também valem a visita a Praça da Liberdade (com seus prédios históricos) . E se você gosta de artesanato vai adorar a Feira Hippie, que fica na Afonso Pena e é a maior do gênero na América Latina. Bem ao lado fica o Parque Municipal Américo Reneé Giannetti, ótimo lugar para conhecer e relaxar.

  10. Marta Araújo

    Olá Fábio, gostei muito do seu texto e achei ótimas as suas dicas Gostaria muito de conhecer essas 4 cidades históricas, saindo de Brasília, de avião, em junho deste ano. Penso em fazer os percursos de trem. O que você me sugere. Você indicaria allgum hotel ou pousada? Quero ir com minha mãe, idosa, e que aprecia muito a natureza e o interior. Desde já agradeço. Abraços.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Marta. Obrigado pelo comentário!

      De trem, é possível fazer dois trechos, por duas ferrovias diferentes: uma liga Tiradentes a São João del Rei e a outra faz a ligação entre Ouro Preto e Mariana. São passeios deliciosos e altamente recomendáveis.

      Quanto a hospedagens, nós nos concentramos em dois locais: Pousada do Ó (Tiradentes) e Hotel Colonial (Ouro Preto). Ambos são ótimos e gostamos muito. Tenham uma ótima viagem. Tenho certeza que vocês vão adorar!

  11. Marcelo

    Boa noite, pretendo ir a Minas Gerais no início de outubro, em família. Pensamos em ir de Porto Alegre a Belo Horizonte, lá ficar um ou dois dias e depois alugar um carro por uns 4 dias, para conhecer o que for possível de cidades. A ideia é pegar o vôo de volta em BH, por isso seria interessante um roteiro circular. Ou aproveitaríamos melhor pegando o vôo de volta em outra cidade? Se puder dar uma sugestão de roteiro, agradeço, abraço.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Marcelo. A melhor pedida é mesmo voltar por Belo Horizonte. Se você tem quatro dias para passear pelas cidades históricas, o mais recomendável é aproveitar Sabará, Ouro Preto e Mariana com tranquilidade. Se ainda assim você encontrar tempo para mais uma cidade, vale dar um pulo em Congonhas e então voltar a BH. Tenha uma ótima viagem!

  12. Gessi

    Oi Fabio, tudo bem? Vou viajar em maio, pretendo conhecer Inhotim, Tiradentes , Ouro Preto, e depois voltar para BH, por qual cidade você recomenda iniciar um trajeto e como seria? Muito obrigada

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Gessi. Tudo bem por aqui. E com você?

      Antes de mais nada, é importante saber quantos dias você terá para a viagem e, portanto, se você poderá se hospedar em mais de uma cidade. Sem essas informações, o que posso sugerir é ir de BH a Inhotim (o parque é grande o suficiente para passar mais de um dia visitando) e de lá ir para Tiradentes. Por fim, vá a Ouro Preto e retorne a Belo Horizonte. Espero ter ajudado. Abraços!

  13. MYLENA

    Olá, adorei todas as dicas!

    Moro no Rio e mês que vem vou a um casamento em Mariana. Sairei daqui na sexta meio dia e o casamento é na tarde de sábado.

    A intenção é dormir em algum lugar no meio do caminho que tenha algo bonito pra conhecer.

    Od vc me indicaria?

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Mylena. Vai ser meio corrido. Mas eu recomendo Congonhas do Campo. Fica no caminho e você não vai se desviar muito. E a cidade tem um Patrimônio Histórico da Humanidade: o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, com as estátuas dos 12 profetas. Boa viagem!

  14. Juliete

    Oi Fábio!
    Vou pra Minas no fim de abril e vou ficar uns 10 dias… Então gostaria que vc me desse a sua opinião… Como sou do interior de SP, vou pegar um voo para BH. Pensei em pegar um ônibus direto para Ouro Preto e me hospedar uns 3 dias lá (utilizando 1 desses dias para conhecer Mariana). Depois mais uns 3 dias em Tiradentes (sendo 1 dia para conhecer São João del Rei). Por último, 3 dias em BH e quem sabe dou um pulinho em Sabará… Como vou ter que voltar pra BH por causa do meu voo, pensei em deixar a capital por ultimo. Será que está bom esse roteiro? Ainda vou ter que pesquisar o transporte de uma cidade para outra…
    Obs: vai ser a minha primeira vez que viajarei sozinha e gostaria de planejar esta viagem para preencher bem os dias…

    Agradeço desde já,
    Juliete

  15. Clarissa

    Olá Fábio, parabéns pelo post.
    Li sobre a chuva a partir de outubro, pois bem, eu gostaria de passar uns 10 dias com a família na segunda quinzena de novembro, será que minha viagem vai ficar muito prejudicada? Além disso, eu gostaria de conhecer Inhotim, tem como conhecer as cidades históricas, além de Inhotim e BH!? Ufa! Rsrsrs… Obrigada.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Clarissa, muito obrigado!

      Em novembro já chove bastante por lá e isso deve atrapalhar um pouco, mas nada que inviabilize a viagem. Vale checar a previsão do tempo um pouco antes da viagem, por precaução.

      Olha, 10 dias para todas as cidades históricas, mais BH e Inhotim, é pouco tempo. Uma opção seria deixar algumas cidades históricas de lado. Mas o ideal mesmo é deixar BH e Inhotim para um passeio à parte e, talvez, incluindo Sabará.

  16. Luciana

    Olá, tudo bem?
    Gostei muito das suas dicas ….. estou pretendendo ir à Minas Gerais, em julho. Sou do interior de São Paulo(Presidente Prudente), gostaria de saber se é melhor sair pela capital ou não. Terei 12 dias , e gostaria de conhecer as cidades históricas e o circuito das águas. Ouvi dizer que tem um hotel maravilhoso, que queria conhecer. Desde já agradeço .

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Luciana, obrigado pelos elogios!

      Se for de ônibus, há mais opções fazendo parada por São Paulo, já que só uma empresa faz o percurso direto de PP a BH, e o tempo de percurso é quase o mesmo. Já que a viagem é só em julho, vale fazer uma pesquisa de voos por sites como Decolar ou Submarino, para essa época é possível encontrar voos ida e volta, direto de Presidente Prudente, por menos de R$ 600.

  17. Mariana

    Olá Fábio,
    Estou querendo fazer viagem de carro de SP a MG. Porém meu marido tem problema de mobilidade. É muito complicado com acessibilidade para visitar estas cidades como Tiradentes e Ouro Preto?
    Qual a programação que você recomenda?
    Obrigada!

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Mariana. Ouro Preto e Tiradentes são cidades de relevo bem acidentado, com muitas ladeiras. Mas as calçadas nas ruas da área central são transitáveis e não há muitas dificuldades para quem tem mobilidade reduzida. Os maiores obstáculos são os acessos a algumas igrejas: poucas têm acesso por rampas e contam apenas com escadas. Nos museus, o acesso é mais fácil.

  18. Rodrigo Francisco

    Olá Fábio, vou em Maio e pretendo ficar 15 dias (no máximo 16,17…), saindo do RJ. Como já li nos seus comentários, vou direto para TIradentes/ São João del Rei. De lá parto para Ouro Preto/ Mariana. Passando por Congonhas ou deixando para volta. E de lá parto para BH, conhecendo Sabará e talvez o parque de Inhotim.

    Minhas perguntas:
    1) Gostaria de uma dica de quanto tempo deixar para cada parada?
    2) Cidades do caminho, tais como Santos Dumont, Barbacena, Conselheiro Lafaete e Ouro Branco são interessantes para conhecer, algo em destaque?
    3) Acha que vale a pena conhecer o parque de Inhotim nessa viagem? dá tempo?
    4) Sabe de alguma data festiva nesse período em alguma dessas cidades em Maio?

    Obrigado.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Rodrigo. Espero que aproveite bastante a viagem. O roteiro é ótimo!

      Quanto às perguntas, vamos lá:

      1) O tempo para cada parada vai depender do quanto você gostar de uma cidade. O recomendável seria ficar uns três dias em uma das cidades-base e fazer um ou dois bate-e-volta nas cidades vizinhas. Se você preferir cidades mais tranquilas e charmosas, vale ficar em Tiradentes e fazer um bate e volta em São João Del Rei, por exemplo.

      2) Todas essas cidades e distritos têm algum atrativo. Barbacena e Conselheiro Lafaiete, por exemplo, têm várias fazendas centenárias e muitas estão abertas à visitação. Se você precisar passar alguma noite nesses lugares, haverá opção de passeios.

      3) Inhotim é um lugar espetacular e merece a visita. O ideal é dedicar dois dias ao parque, que é grande e merece um bom tempo para ser curtido. Em 15 dias, se você não dedicar muito tempo a Belo Horizonte, é perfeitamente possível.

      4) Essa região tem vários eventos culturais e religiosos em maio. Tiradentes recebe um Festival de Teatro e há festivais gastronômicos e culturais em Sabará e Prados (próximo a Tiradentes). Ouro Preto terá a Festa de Santa Rita e no feriado de Corpus Christi a cidade confecciona os famosos tapetes pelas ruas. E se você quiser fazer uma parada em Barbacena, saiba que a cidade vai sediar uma feira agropecuária de 12 a 16 de maio.

      Espero ter ajudado.

  19. Andréa

    Olá Fábio,
    Estou pensando em fazer uma viagem Minas no feriado de Tiradentes, saindo do RJ quinta bem cedo e retornando no domingo
    Pode me indicar um roteiro por cidades históricas da região.

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Andréa. Quatro dias é um prazo curto, ainda mais em feriado, com estradas lotadas, para conhecer todas. Sugiro que escolha duas cidades próximas uma da outra (Tiradentes/São João Del Rei ou Mariana/Ouro Preto). Escolha uma como base e visite a outra. Vale tirar um dia para conhecer Congonhas do Campo.

  20. Laurici Teider Neimann

    Fábio, suas dicas tem sido valiosas, para nós, que pretendemos viajar no feriado de Corpus Christi , com minha mãe, professora de história, de 73 anos cujo sonho é conhecer um pouco das cidades das quais ele sempre falou tão bem em sua aulas…
    Infelizmente, o tempo é curtíssimo, ficamos na quarta em BH e na segunda retornamos para Santa Catarina. Precisamos de sua orientação, quanto a dificuldades por conta da idade dela e sugestãoe. A idéia é partir de carro, na quinta feira, de Bh para…? E? SE conseguirmos conhecer um pouco de três cidades está ótimo.
    Outra dúvida importante, pernoitamos em BH de quarta para quinta, e será que conseguimos hotel ou pousada pelo trajeto? Ou preciso reservar, por causa do feriado? E o clima, a temperatura na última semana de maio, como costuma ser? Agradeço muito a tua orientação.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Laurici! Espero que vocês aproveitem muito essa viagem!! 😀

      Se vocês têm apenas o feriado, recomendo visitarem Ouro Preto e Mariana, que estão bem pertinho de Belo Horizonte (menos de 100 quilômetros). Vocês podem até dar uma esticada para Congonhas do Campo, que fica a uns 80 quilômetros de Ouro Preto, mas daí vocês vão ficar no máximo menos de dois dias em cada cidade. É pouco para tanta beleza.

      Quanto à hospedagem, recomendamos que reservem, pois no feriado é muito difícil conseguir vagas, especialmente em bons hotéis ou pousadas. E o clima na região em maio é bem frio e seco.

      Se tiverem mais dúvidas é só nos procurar. Boa viagem!!

  21. Paulo Junqueira Junior

    Bom dia ? Sou de Goiânia e quero viajar durante 10 dias de carro pelo interior de Minas Gerais . Qual roteiro indicado por vcs ? Obrigado . Abraço

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Paulo. Bom dia! Fiquei com algumas dúvidas sobre a sua viagem. Vocês partirão de Goiânia de carro ou pegarão avião até BH e de lá alugarão um carro? Outra dúvida: vocês pretendem visitar apenas as cidades históricas ou outros destinos de Minas? Porque nesse caso o leque amplia muito, pois o que não falta em Minas é lugar bom pra visitar. Abraços e aguardo as respostas!

  22. viviani

    OI, Fábio! Irei com meu esposo e 4 filhos pras Cidades Históricas em Julho. Pensei em ficar 3 noites em Tiradentes e 3 em Ouro Preto. Em Tiradentes devo ficar no centrinho mesmo? Porque encontrei pousadas bacanas, com piscina aquecida e coberta (meus meninos adoram), mas não ficam no centro… o que você sugere?

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Viviani. Ficar no centro de Tiradentes (e de outras cidades do mesmo porte) é sempre interessante, mas não deve ser regra. Se você encontrou uma pousada que se enquadra nas suas necessidades, vale a pena investir mesmo sendo fora do centro. Informe-se apenas sobre a distância para o centro e, principalmente, as condições da estrada. E aproveite!

  23. Teresa Bronhara

    Oi Fábio. Pretendo viajar em julho, de São Paulo para BH, ficar uns 2 dias. Depois Inhotim, uns 3 dias, Ouro Preto uns 3 dias e Tiradentes, 3 dias. Voltar para BH e voar até SP.

    Como fazer para viajar entre as cidades, não tenho carro. Você indica serviços de transfer e pousadas boas e bem localizadas nas cidades históricas?
    Obrigada,
    Teresa

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Teresa. Há vários serviços de transfer nas cidades históricas e vale a pena pesquisar um pouco antes de escolher. Seguem alguns links com boas opções, recomendadas pelos departamentos de turismo das cidades mineiras:

      Belo Horizonte:
      http://tinyurl.com/jgg4j9a

      Ouro Preto:
      http://tinyurl.com/zcx74os

      Para hospedagem, recomendamos a Pousada do Ó, em Tiradentes, e o Hotel Colonial, em Ouro Preto. Nos hospedamos lá e gostamos muito, além de a localização ser muito boa. E já que vocês estão procurando transfer, vale buscar referências com eles também.

  24. Clara

    Olá Fabio! Sou estrangeira e estou queriendo conhecer as cidades historicas de Minas. Voçê acha que posso fazer a viagem de carro com a minha mãe? Ela têm dificuldades para caminhar. Normalmente eu levo ela até no frente dos lugares turisticos e depois eu procuro parking. É possible fazer isso nas cidades historicas?

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Clara. Fiquei muito feliz de receber seu comentário e saber que vocês visitarão as cidades históricas. Espero que aproveitem bastante! 😀

      Sim, é perfeitamente possível usar esse procedimento. Mesmo as cidades menores, como Tiradentes, oferecem uma boa oferta de estacionamento de veículos. Apenas evitem os feriados, quando as cidades ficam muito cheias. E aproveitem bastante!

  25. Marilourdes

    Fábio,gostaria de algumas dicas para conhecer as cidades turísticas,a estrada real e artesanato saímos de MS e queremos passar e minas e ir pelo litoral até Fortaleza.qy

    1. Fábio Mendes Post author

      Nossa, que viagem grande vocês vão fazer! Já que vocês vão percorrer outros Estados, o recomendável seria vocês se concentrarem em três cidades do roteiro. Mas seria interessante vocês falarem quanto tempo pretendem ficar em Minas antes de seguir viagem, daí podemos dar uma recomendação mais certeira. Aguardo a resposta!

  26. Helena Carvalho

    Oi Fábio , pretendo passar 20 dias de carro por Minas partindo de Curitba , pelo q pesquisei gostaria de ir para Capitólio , Serra da Canastra e Inhotim , como não começo Minas , o q vc indicaria para complementar este roteiro sem dar muitas voltas em vão , tipo um roteiro q acabe já retornando para o sul , no caso para Curitiba . Nosso perfil é de ecoturismo , parques e natureza , não pretendemos fazer as cidades históricas ( Ouro Preto , Tiradentes e etc ) . Fazer Ipoema , Caraça , Ibitipoca e Cipó entraria ou só ficaríamos nos deslocando infinitamente , desde já agradeço ! Helena

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Helena. Esse roteiro Ipoema, Santuário do Caraça, Serra do Cipó e Parque do Ibitipoca é sensacional e eu recomendaria se você começasse o passeio em Belo Horizonte. Mas como você vai partir de Curitiba faço outra sugestão: de Inhotim siga até Ibitipoca e de lá para Carrancas ou Aiuruoca. Em seguida, vá para o Parque Nacional do Itatiaia, já no Rio de Janeiro. A partir daí é possível retornar pela rodovia Presidente Dutra e ir acessando as cidades paulistas da Serra da Mantiqueira. São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal tem mirantes fantásticos e muitas cachoeiras. Dá para fazer um caminho de volta diferente da ida.

  27. edilene caldonazzo

    Olá Fabio dicas muito boas,
    Mas vou pedir mais uma…

    Estou saindo de Londrina- PR para seis dias de viagem.

    Quero conhecer inhotim, ouro preto, congonhas do campo, gruta de maquine, são joão del rey, mariana, BH, e mais alguma sugestão sua.

    UM abraço!

    Edilene

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Edilene! Seis dias são pouco para você conhecer tudo isso que você citou no seu comentário. O ideal seria ao menos 10 dias. Mas se quiser uma dica a mais, segue aí: Conceição do Ibitipoca, um distrito pertencente ao município de Lima Duarte (a 70 km de Juiz de Fora) e que abriga o Parque Estadual do Ibitipoca. É um lugar maravilhoso!

  28. edilene caldonazzo

    Olá Fabio,
    Grata pela atenção.
    Esses destinos são prÓximos?
    porque o nosso grupo é bem “ligeiro” e não pretendemos passar mais de um dia em cada lugar e em alguns caso só meio dia.
    Acha que começamos por onde?

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Edilene. Nesse caso é melhor descartar Ibitipoca, que é distante e dá certo trabalho para chegar. Tomando por base Belo Horizonte, os destinos mais próximos são Inhotim, Congonhas, Mariana e Ouro Preto. A gruta de Maquiné também é próxima de BH, fica a 150 quilômetros, mas ao norte, um pouco mais fora de mão das demais cidades. São João Del Rei e Tiradentes já ficam um pouco mais longe.
      Uma dúvida que tenho: vocês vão de Londrina a Minas de Carro ou vão de avião até BH? Porque se forem de carro vale a pena sim parar antes em São João Del Rei.

  29. edilene caldonazzo

    Bom dia Fabio,

    Vamos de carro sim.
    Então é melhor ja pararmos em São João Del Rei?
    Indica alguma pousada?

    1. Fábio Mendes Post author

      Edilene, nós recomendamos uma pousada em Tiradentes, que fica ao lado de São João del Rei: a Pousada do Ó fica no centrinho e é muito aconchegante.

  30. Ana

    Boa noite Fabio.
    Primeiramente adorei as dicas mas estamos um tanto perdidos em relação a montagem do roteiro de viagem.
    Temos 14 dias para essa viagem e vamos de carro com nossa filha de 3 anos.
    Vamos sair de Rio das Ostras – RJ.
    Teria alguma dica de roteiro bacana para fazermos com criança? Meu marido pretende fazer a estrada real de carro e ficamos migrando de cidades para conhecermos tudo que for possível. 😀

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi Ana, obrigado pelo comentário!

      Qualquer dos caminhos da Estrada Real são fantásticos, com ou sem crianças. Como vocês estão em Rio das Ostras fica mais fácil fazer o Caminho Novo, do Rio até Ouro Preto. Neste trecho vale a pena dar uma paradinha na cidade de Paraíba do Sul, que tem passeio de trem e fonte de águas mineirais terapêuticas. Entre Juiz de Fora e Barbacena fica a cidade de Santos Dumont, que abriga a fazenda onde nasceu o famoso aviador e vale uma parada.

      Se você quiser explorar também o Caminho Velho, dá para desviar do caminho em Juiz de Fora e pegar BR-267. Nela, você vai passar por lugares incríveis, com mirantes, cachoeiras e trilhas lindíssimas em Olaria, Baependi e Aiuruoca. Mais à frente você encontra, já no Caminho Velho, as cidades de Caxambu e São Lourenço, com atrações que as crianças adoram

      Espero que tenha ajudado com essas dicas. Aproveitem bem a viagem!

  31. Flávia Lima

    Olá,

    Em dezembro, pretendo fazer uma viagem de 7 dias por Minas, mas saindo de Brasília. Queria fazer um trecho da Estrada Real e finalizar a viagem em Brumadinho para conhecer o Instituo Inhotim. Será que é possível? Alguma sugestão de roteiro ou cidades a visitar?

    Att.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Flávia. Fiquei com apenas uma dúvida: você iria de carro até Minas? Neste caso, o recomendável é seguir o Caminho dos Diamantes, um dos braços da Estrada Real que liga Diamantina até Ouro Preto. Você vai passar por várias cidades históricas e também encontrar belíssimas reservas naturais, como a Serra do Cipó, do Espinhaço e o Santuário do Caraça, em Catas Altas. Inhotim está a 100 km de Ouro Preto e a 60 km de Belo Horizonte, portanto de fácil acesso a quem percorre quaisquer dos caminhos da Estrada Real. Espero ter ajudado.

  32. Eliane

    Olá Fábio,
    adorei suas dicas..e pretendo montar um roteiro com elas ,
    eu e meu marido pretendemos sair agora em julho , de Campinas-S.P, com destino a Minas , vamos de carro e pretendemos ficar 5 dias , a principio pensei em ir até Tiradentes , nossa intenção é conhecer antiquários , feirinhas, artesanato local e pontos turísticos também .Você tem alguma dica especial sobre isso ?e quanto a datas ? prefiro ir numa época mais tranquila , sem muito movimento , o que é melhor , durante a semana ou finais de semana ? obrigada .

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Eliane. Obrigado pelo comentário!

      Julho é uma época bacana para conhecer Minas pois o clima está mais seco, embora as temperaturas caiam bastante. Mas como é alta temporada de inverno, as cidades estarão bem movimentadas. Se quiser mais tranquilidade, o mais recomendável é no período de março a maio ou de agosto a outubro.

      Quanto ao roteiro de Campinas até Minas, vale dar um pulo no circuito das águas mineiro (Caxambu e São Lourenço) e, claro, conferir Tiradentes e São João del Rei pelo seu valor histórico. Se você procura artesanato local, uma boa dica é Campanha, próximo a Três Corações, que possui uma grande feira permanente. E vale conferir Bichinho, um distrito cujo nome oficial é Vitoriano Veloso e que pertence à cidade de Prados, pertinho de Tiradentes. Espero ter ajudado!

      1. Eliane

        Oi Fábio, vou seguir seu conselho e deixar pra ir em Agosto, pois gosto de mais tranquilidade , obrigada pelas dicas , elas foram e serão com certeza muito preciosas .
        Mais uma vez obrigada e parabéns pela sua generosidade em compartilhar seus conhecimentos.Abraços ….

      2. Luciano Silva

        Bom dia

        Gostaríamos de saber se no final de mês de Julho onde o período de ferias estão acabando, estamos planejando conhecer as cidades históricas pelos ou menos uns 5 cidades,voces teriam um roteiro que poderiamos conhecer em uma semana com hoteis ou pensoes que aceitem cachorro pequeno para indicar?

        1. Fábio Mendes Post author

          Olá, Luciano. Boa parte das cidades históricas têm hotéis e pousadas pet friendly, alguns dele são hotéis fazenda, mas há também opções nas áreas urbanas.

          Em Ouro Preto há opções como a Pousada Rural Capricho Asturiano, enquanto Mariana conta com a Pousada da Chácara. Em São João del Rei há a Pousada Recanto Alegria e, em Tiradentes, há opções como as pousadas Fazendinha de Minas e Berço da Liberdade.

          Há várias outros locais que hospedam pets. Você pode procurar os hoteis no Booking (http://tinyurl.com/jfmoqho). Lá você pode habilitar a opção “animais de estimação permitidos”.

  33. Walter

    Oi Fabio

    Estou com duvida o caminho correto vamos sair de São Paulo para São Lourenço para pernoitar de sexta para sábado. Depois partir para Tiradentes ficar um dia e depois permanecer dois dias em Ouro Preto.

    A duvida é: de São Paulo a São Lourenço qual o melhor caminho e depois como chego em Tiradentes

    Obrigada

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Walter! O melhor trajeto de São Paulo a São Lourenço é pela Via Dutra. No quilômetro 34, entre Cachoeira Paulista e Cruzeiro, pegue a rodovia que vai até Caxambu. Após Pouso Alto, siga alguns quilômetros até o acesso a São Lourenço. Este é o caminho mais curto e cênico, mas com bastante curvas. Um caminho com menos curvas é pela Fernão Dias, seguindo até a rodovia MG-458, que vai até Lambari. De lá, basta seguir até São Lourenço.

      De São Lourenço até Tiradentes, o melhor caminho é sempre pela BR-383, passando por Caxambu, Cruzília e São João del Rei até chegar a Tiradentes. Espero ter ajudado!

  34. Eduardo luiz

    Bom dia fabio. em novembro terei 10 dias para aproveitar minas gerais. sou do rio de janeiro qual o roteiro que vc faz pra mim incluindo a cidade historica de SERRO?

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Eduardo. Bom dia. Para aproveitar bem um roteiro de 10 dias incluindo Serro, é preciso correr um pouquinho mais. Nesse caso, seria interessante ir direto do Rio a Tiradentes/São João del Rei, chegando no mesmo dia. Nós recomendamos a Pousada do Ó, em Tiradentes. Ficamos por lá e é um lugar ótimo, bem aconchegante e bem no centro da cidade. De Tiradentes a Ouro Preto a distância é curta e dá pra fazer no mesmo dia e ainda fazer uma paradinha em Congonhas, onde há os profetas de Aleijadinho. Cabe a você decidir se vale pernoitar por lá, pois há mais prédios históricos.

      Ouro Preto e Mariana estão coladinhos e dá pra fazer bate-volta e passar bons dias por lá. Ficamos na Pousada Colonial, em Ouro Preto, que recomendamos bastante.

      A partir daí, vale parar em Sabará antes de ir a Serro. Aqui temos algumas dicas de hospedagem nesse link: http://tinyurl.com/jrr9x2v. Nas cercanias de Serro, o Booking listou opções de pousadas: http://tinyurl.com/hkjzp4c

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Eduardo. Em novembro as chuvas começam a cair com bastante frequência em Minas Gerais. Por isso, vale conferir alguns dias antes a previsão do tempo, especialmente se você incluir em seu passeio alguns trechos em estradas de terra. Se você for passear apenas pelo centro das cidades históricas, dá para visitar sem problemas.

      Quanto ao número de cidades para se hospedar, eu recomendaria: nem 8 nem 80. Ficar em apenas um único lugar vai limitar muito o alcance de sua viagem e também a oportunidade de conhecer coisas novas. Por outro lado, se hospedar cada dia em um lugar diferente é exaustivo e te fará perder tempo precioso. O ideal é escolher de 2 a 4 cidades como base, ficar de dois a 4 dias em cada uma delas e fazendo bate-volta nos locais mais próximos.

  35. Serize

    Olá Fábio boa tarde, eu e meu marido temos intenção de viajar em abril ou maio do próximo ano para cidades históricas por 10 dias, vamos de carro, moramos em Jundiaí interior de São Paulo, qual roteiro voce aconselha fazer para um bom aproveitamento? Será que é possivel conhecer todas?

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Serise. Em 10 dias dá para visitar numa boa até cinco das cidades históricas. O caminho mais rápido é seguir até Atibaia e de lá pegar a Fernão Dias até o acesso a Lavras e de lá direto para São João del Rei. Se você quiser fazer uma parada antes, dá pra seguir a Fernão Dias até Careaçu e de lá pegar o acesso a Lambari e São Lourenço, onde fica o circuito das águas de Minas. Esse segundo caminho é mais lento, mas bem mais interessante.

      A partir daí, dá para aproveitar no seguinte esquema. Escolha São João del Rei ou Tiradentes como base e faça bate volta para a cidade vizinha (a distância entre elas é de 20 quilômetros). Faça o mesmo com Ouro Preto e Mariana, que também estão próximas uma da outra. Entre essas cidades, pela BR-040, está Congonhas. Dá para fazer uma parada por lá ou mesmo passar uma noite.

  36. naiar

    ola Fabio sou gaucha e vou com outras amigas para mg em novembro, mas estaremos indo de Vitoria ES, pelo trem que sai de cariacica ate BH, com sao 14h de viagem pensamos em pernoitar em algum lugar do caminho, qual lugar tu sugere, obrigada

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Naiar. Há várias boas regiões para pernoitar no trajeto do trem. Uma sugestão é Ipatinga, que é uma cidade com boa estrutura hoteleira.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Wania. Você viria de carro ou pegaria um voo até BH?

      Se vier de carro, recomendo seguir o Caminho dos Diamantes, um dos braços da Estrada Real, que liga Diamantina até Ouro Preto. Você vai passar por várias cidades históricas. Caso venha direto de avião até BH, fica ainda mais fácil. A partir da capital dá pra visitar Sabará, Ouro Preto, Mariana, Congonhas, Tiradentes e São João del Rei em 10 dias numa boa. Espero ter ajudado.

  37. RODRIGO TEIXEIRA ANDREOTTI

    Olá Fabio, tudo bem?

    Cara vamos para as cidades históricas em Dezembro, estaremos de carro indo de capitólio até Sabará e de lá para Ouro Preto e Tiradentes para voltar para São Paulo depois, o problema é que vamos pegar em Ouro Preto e Tiradentes a véspera de nata e natal, você sabe o funcionamento de museus e igrejas nestes dias? Pretendemos ficar dois dias em Ouro Preto, fazendo uma passagem em Congonhas e mais dois em Tiradentes, você acha que é suficiente?

    Obrigado,

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Rodrigo. Dois dias em Ouro Preto e mais dois em Tiradentes acaba sendo pouco se você tiver de incluir nesse período Mariana e São João del Rei. Se puder dedicar mais um ou dois dias para visitar essas duas cidades (e mais Congonhas num bate-volta), fica um pouco mais tranquilo. Ouro Preto é a cidade que exige mais tempo, pois é a maior cidade e, além disso, as construções históricas estão um pouco mais afastadas umas das outras.

      Quanto a Ouro Preto e Tiradentes na época de Natal: as duas cidades estão preparando uma programação turística especial de Natal e, portanto, é de se esperar que as principais atrações estejam abertas. De qualquer forma, é bom conferir diretamente com as administrações locais. Para informações sobre Ouro Preto vale procurar o Circuito do Ouro Conventions & Visitors Bureau, pelo e-mail atendimento@ouropreto.org.br ou no telefone (31) 3551-3899. Em Tiradentes, vale se informar mesmo na prefeitura: (32) 3355-1412. Espero ter ajudado.

  38. Bruna Nobre

    Olá Fabio! Vamos fazer uma viagem de carro pra montes C partindo da cidade de Jundiaí.. sou estudante de Geografia e meu esposo de Letras.. sei q no percurso vamos passar por grandes riquezas histórico. Por favor, com a sua experiência nos ajude a traçar uma rota…

    Lembrando que vamos sair em lua de mel!

    Desde já agradeço 😍

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Bruna, que legal! Uma viagem por essa região de carro, em Lua de Mel, é um passeio sensacional!

      Saindo de Jundiaí, pegue a Fernão Dias (BR-381) até o acesso a Lavras. Esse é o caminho mais próximo para chegar às cidades históricas. Dali é um pulo até Tiradentes e São João del Rei. A partir dessas duas cidades, você pode pegar a BR 040 ou a BR 383 para chegar a Congonhas do Campo e, em seguida, para Mariana e Ouro Preto. Essas duas cidades já ficam próximas a Belo Horizonte e Sabará, sendo esta última mais uma bela cidade histórica.

      A partir daqui, há dois caminhos para chegar a Montes Claros. O mais rápido é continuar pela BR 040 e depois pela BR 135, passando por Sete Lagos e Curvelo. Mas o caminho mais interessante para quem procura cidades históricas a partir de BH é pegar a estradax no sentido de Itabira. Por esse caminho, você pode parar nas cidades de Conceição do Mato Dentro, Serro e Diamantina. Aproveitem!

  39. Sílvia

    Olá, Fábio.
    Muito úteis as informações postadas sobre as cidades histórica mineiras.
    Estou planejando uma viagem para outubro, e verificando a previsão do tempo, quase todos os dias deste mês estarão nublados e alguns com chuva, o que não é muito conveniente quando se trata de conhecer lugares. Tal condição interfere muito nos passeios?
    Qual o melhor percurso de carro para conhecer algumas cidades históricas mineiras, com programação de oito dias, saindo de São José do rio Preto – SP?
    Agradeço, antecipadamente, a atenção.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá Silvia, obrigado pelo comentário.
      Outubro é uma época em que chove bastante e isso costuma atrapalhar um pouco os passeios, mas dá para visitar numa boa. A coisa complica mais entre dezembro e janeiro, quando as chuvas são muito intensas. A dica que posso dar, além de conferir a previsão do tempo, é evitar as estradas de terra. Dá para fazer o percurso tranquilamente pelas rodovias principais.
      Partindo de SJRP, a melhor opção é começar por São João del Rei e, a partir daí, visitar as demais cidades históricas. Há dois caminhos principais ligando as duas cidades. Uma delas é pela SP-345, passando por Barretos e Franca e, depois por Passos, Boa Esperança e Lavras, já em Minas. Outra opção é por Ribeirão Preto, passando por Mococa e Alfenas até Lavras.

      Em qualquer desses dois caminhos, você levará oito horas de viagem. Se achar interessante dividir esse percurso em dois dias, dá para fazer uma parada na região de Alfenas ou Passos. Espero ter ajudado.

  40. Junior

    Oi Fabio, sou de Ribeirão Preto/SP e pretendo conhecer Diamantina em novembro com minha familia.
    Não sei nada sobre essa cidade, mas vi que é uma cidade linda e historico.
    Qual melhor percurso saindo de Ribeirão Preto e novembro é uma boa epoca para conhecer Diamantina?
    Novembro estou de férias.
    Diamantina é uma cidade bonita?

    1. Fábio Mendes Post author

      Júnior, Diamantina é uma das mais belas cidades históricas de Minas. Se o casario antigo lhe interessa, a cidade é uma ótima pedida.
      Em Novembro começa a época de chuvas na região, portanto não é a melhor época, mas é melhor que em dezembro ou janeiro, quando chove muito e, às vezes, acaba atrapalhando um pouco o passeio.

      Saindo de Ribeirão Preto, a melhor opção é passando pela BR-265, passando por Passos e pela região da Serra da Canastra. Depois de Capitólio e Piumhi, você pode escolher se passa por Belo Horizonte (via MG-050) ou se vai direto a Diamantina. Neste caso, pegue as rodovias MG-439 e MG-170.

  41. Fernanda

    Olá! Parabéns pelo blog!

    Tenho de 7 a 10 dias para ficar em Minas, saindo de Guarulhos/SP. Quero visitar algumas cidades históricas, reservando 3 dias para Inhotim. É indiferente começar a viagem por Inhotim ou pelas cidades históricas.

    Não quero ir de carro de Guarulhos à Minas.Qual o aeroporto mais perto das cidades históricas ou Inhotim? E de ônibus de São Paulo a qualquer lugar de Minas e começar a jornada é muito tempo de viagem?

    É fácil ir de ônibus comum de um lugar a outro? Tem um ônibus turístico também, não é? Qual o nome da empresa que opera esse ônibus?

    E se resolver alugar carro, as estradas são bem sinalizadas? Não tenho prática em dirigir em estrada, essa seria a última opção, para otimizar o tempo.

    O que você sugere para mim?

    Obrigada e muito sucesso para você,
    Fernanda

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Fernanda. Obrigado pelo comentário!
      De São Paulo a São João del Rei, que é a cidade mais próxima desse roteiro, são mais de 8 horas de viagem. Se você for de avião, terá bem menos trabalho.
      Inhotim fica no município de Brumadinho, a menos de 100 km dos aeroportos de Belo Horizonte (Pampulha e Confins). Portanto, basta descer na capital mineira. A Saritur (www.saritur.com.br) tem ônibus da rodoviária direto para lá.
      Uma sugestão é começar o passeio por Inhotim e depois por Sabará, Ouro Preto e Mariana, que são as cidades mais próximas de BH, e depois seguir para Congonhas, São João del Rei e Tiradentes.
      De Belo Horizonte para as cidades históricas, é possível ir de ônibus. Para conferir as empresas e itinerários, confira no site do DER-MG (http://www.consultas.der.mg.gov.br/grgx/sgti/consulta_intermunicipal.xhtml). Mas se você resolver alugar um carro, não precisa se preocupar, porque as estradas são bem sinalizadas. Espero ter ajudado. Tenha uma ótima viagem!

  42. César

    Olá Fábio, muito legal seu blog, sou do Rio Grande do Sul e estou pensando em fazer o seguinte roteiro: Belo Horizonte, Santuário do Caraça, Mariana e Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Congonhas, São João Del Rei e Tiradentes, retornando a Belo Horizonte. Tenho 7 dias para fazer, faria com carro alugado. Não sou de ficar entrando em todos os museus e igrejas, será que daria para fazer numa boa nesse tempo?
    Pergunto ainda, essa rota é segura para se fazer sozinho? Em Conselheiro Lafaiete e Barbacena teria opções de hospedagem melhores que nas pequenas cidades? E por fim, chove muito nesta época de final de outubro? E é muito lotado? Grato! Abraço.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, César. Obrigado pelo comentário!
      Eu adorei o seu roteiro, mas achei ele meio apertado para 7 dias. Seria menos de um dia para ver tudo e, mesmo que você não pare nos museus e igrejas, vai ficar corrido. Em 7 dias valerá mesmo se você encarar essas cidades como “passagem” entre dois pontos.
      Esse roteiro é bem seguro, dá para fazer sozinho numa boa, o que muita gente costuma fazer, inclusive. Todas as cidades listadas têm ótimas (e variadas) opções de hospedagem. As cidade menores têm forte apelo turístico e, por isso, contam com muitos hotéis, pousadas e hostels.
      Quanto às chuvas, outubro é o mês em que elas começam a cair com maior frequência, mas nada problemático. A coisa começa a piorar mesmo em novembro e, especialmente, dezembro e janeiro. Espero ter ajudado. Abraços!

  43. Tayana

    Olá Fábio!
    Muito interessante o seu blog, parabéns!!

    Penso em ficar entre 07 a 10 dias em Minas. Chego de aéreo em BH.
    A minha dúvida é o período escolhido… Penso em chegar dia 29 de dezembro e aproveitar para passar o ano novo aí..
    Nesta época os comércios, museus, e atrativos estão abertos? Saberias informar?

    Obrigada!!

    1. Fábio Mendes Post author

      Taiana, o cronograma deste ano, nas Cidades Históricas, ainda não foi divulgado. Mas em geral os museus fecham nos dias 25, 26 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. De qualquer forma, cidades como Ouro Preto e Tiradentes realizam vários eventos no réveillon, então os lugares não ficarão vazios, muito pelo contrário.

  44. Jessica

    Ola! Estou planejando fazer um tour por estas cidades e vou de carro. Os hostels/hoteis do centro geralmente nao tem estacionamento e as ruas parecem ser estreitas. Tem ruas que dão para deixar o carro a noite? vc sabe se há estacionamentos com pernoite no centro? Obrigada 🙂

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Jessica! Nas ruas próximas ao centro é possível deixar o carro à noite, sim. Fizemos isso e não houve problema. Tanto em Tiradentes quanto em Ouro Preto, nos hospedamos no centro, deixando o carro a poucos quarteirões de distância. Só é preciso ficar atento às restrições de estacionamento que existem em qualquer cidade. Na dúvida, dá uma conferida no Street View do Google Maps.

  45. MABEL

    Oi, Estou programando uma viagem a BH , será que num periodo de 07 dias daria para conhecer Diamantina, OURO PRETO, MARIANA , São JOAO DEL REI TIRADENTES E MARIANA , ainda gostaria de conhecer INHOTIM.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Mabel. É possível conhecer, sim. Mas ficaria muito corrido, com apenas um dia para cada cidade. Diamantina, inclusive, fica bem mais afastada das demais cidades que você citou. Acaba não compensando. Com apenas sete dias, o ideal seria tirar ao menos Diamantina da lista. Mesmo assim vai ficar corrido.

  46. Emerson Martins

    Ola Fábio, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho, essas informações são muito úteis a todos os interessados em conhecer essas cidades. Gostaria de fazer uma pergunta, estou pensando e ir entre os dias 26 e 31 de dezembro agora conhecer pelo menos umas duas cidades, é aconselhável ir nessa época? sabendo que gostamos de sossego e queremos apreciar as igrejas, museus, gastronomia e cultura mineira. um grande abraço.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Emerson. Obrigado pelo comentário!

      Nessa época do ano, algumas cidades históricas realizam eventos natalinos e de réveillon. Portanto, há bastante coisa para fazer. As cidades não ficam lotadas, já que a alta temporada da região é no inverno, mas não ficam vazias. Quanto à programação de Igrejas e Museus, em geral funcionam normalmente, mas é sempre bom conferir individualmente cada atração.

      O grande problema de se visitar a região nesta época do ano são as chuvas. Dá uma conferida na previsão do tempo, porque chove bastante nessa região. Espero ter ajudado. Abraços!!!

  47. Gabriel

    Olá Fábio! Minha noiva sonha em fazer essa viagem na nossa lua de mel. Estou me organizando pra isso… Como faço pra ter noção dos gastos, como por exemplo, combustível e hospedagem?
    Bom ano novo!
    Abraço.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Gabriel. Que legal! Uma viagem de lua de mel para essa região é será muito legal!!
      Nosso planejamento geralmente se baseia em reservas, pois com as compras antecipadas você não só garante preços mais baixos como melhores condições de pagamento. Isso vale tanto para hospedagem quanto para passagens aéreas. No seu caso, você não me disse onde mora e como iria para as cidades históricas, se de carro ou avião.

      Se precisar alugar carro, uma opção de compra pela internet é por aqui: http://tinyurl.com/jd8m9hf
      Para conseguir hospedagem em Ouro Preto, por exemplo, pode procurar por aqui: http://tinyurl.com/hw4ct45
      Uma boa dica para organizar os gastos com a viagem é fazer uma planilha. Vários sites oferecem modelos prontos. Um deles é este aqui: http://tinyurl.com/jejek2f
      Se precisar de alguma outra dica, é só falar. Abraços e uma ótima viagem pra vocês.

  48. Ricardo

    Olá Fábio, gostei muito do seu roteiro. Quero ir a Minas agora na sexta, saindo do Rio de Janeiro. Por onde você aconselha começar? Gostaria de conhecer também lugares com artesanato mineiro. Cidades que gostaria de ir: Ouro Preto, Congonhas, São João Del Rei,
    Inhotim, Bichinho, Tiradentes e outros lugares interessantes. Como não faço ideia das distâncias, não sei por onde começar. Será que você pode me ajudar?
    Abraço

    1. Fábio Mendes Post author

      Partindo do Rio de Janeiro, o ideal é começar por Tiradentes e São João del Rei, em seguida para Congonhas e, por último para Ouro Preto e Mariana. Todas essas cidades têm ótimas opções de artesanato, mas o distrito de Bichinho, na cidade Prados, é uma das melhores opções. Se você tiver tempo para conhecer algo mais, pode deixar Inhotim por último. Espero ter ajudado. Abraços!

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Ricardo. Quando fizemos a viagem. Estabelecemos base em duas cidades e fizemos bate-volta para as demais. Ficamos na Pousada do Ó, em Tiradentes, e no Hotel Colonial, em Ouro Preto. Gostamos muito dos dois lugares, o atendimento é muito bom.

      Se forem procurar outros locais, uma boa dica para pesquisar é no Booking. Seguem alguns links:

      Ouro Preto: http://migre.me/sIE8F
      Mariana: http://migre.me/sIEcK
      Congonhas: http://migre.me/sIEef
      Tiradentes: http://tinyurl.com/zjw6cmq
      São João del Rei: http://tinyurl.com/zrv7tda

  49. Juliana

    Ola,

    Seria um bom roteiro inhotim, capitólio, carrancas e ibitipoca?

    Sairemos do Rio de Janeiro e o fim do trajeto é Itaipava pois passaremos o carnaval lá.

    Desde já agradeço a atenção.

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Juliana. Os destinos são sensacionais e altamente recomendáveis. O roteiro em si também é ótimo. Mas para aproveitar bem cada um desses lugares vai depender do tempo disponível.

      A distância de média de um ponto a outro (de Carrancas para Capitólio, por exemplo) é de 4 horas. Vocês acabam ficando muito tempo na estrada por dia, então vocês precisariam ao menos de um dia a mais em cada um desses lugares para aproveitar minimamente.

      Como vocês partem do Rio, uma sugestão é começar pelo percurso mais longo, indo direto para Inhotim e, em seguida, seguir para Capitólio, Carrancas e Ibitipoca por último. Claro que, no primeiro percurso (Rio-Inhotim) dá para parar em outros lugares, como Congonhas, Ouro Preto e Belo Horizonte. Mas aí vai depender do tempo, dinheiro e pique de vocês. Boa viagem!!!

  50. elisabete

    Olá, tudo bem?

    Meu sonho é fazer uma viagem a Minas.

    Tenho 3 dias, qual roteiro recomendado?

    Tem alguma referencia de Hotel/Pousada?

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Elisabeth. De qual cidade você vai partir? E você vai a Minas de carro ou avião? Se for a BH de avião, a melhor pedida é ficar em Ouro Preto e Mariana, que são mais próximas. Como o prazo é muito apertado, vale otimizar ao máximo.

      Em Ouro Preto, ficamos na Pousada Colonial, que é muito boa. Mas você pode escolher outras opções da cidade aqui: http://tinyurl.com/gkt5ax7

  51. ROSELAINE GONCALVES DA SILVEIRA

    Boa noite,
    Estou panejando conhecer as Cidades históricas de Minas no mês de Julho (saindo do RJ). Segundo o que andei lendo aqui, o ideal seria Rio x Tiradentes x São João Del Rei x Congonhas do Campo x Ouro Preto. Entendi tbm que o ideal seria hospedagens em Tiradentes e Ouro Preto com bate volta nas outras Cidades. A pergunta é: Quanto tempo de hospedagens nessas cidades já que tenho no máximo uma semana.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Roselaine. Tem uma semana no máximo, o ideal é dedicar duas noites a cada cidade onde você ficar hospedada. Desta forma, você pode optar por ficar um dia a mais em uma dessas cidades ou escolher ficar em outra. Em nossa viagem, escolhemos Tiradentes e Ouro Preto, mas São João del rei e Mariana também têm ótimas opções de hospedagem. O importante é escolher entre Tiradentes e São João del Rei e, depois, entre Ouro Preto e Mariana. Espero ter ajudado. Abraços!

  52. Marta Mendes

    Oi Fabio! Que materia excelente e que atencao em responder tantas perguntas! Muito obrigada pela ajuda. Quem sabe voce poderia me ajudar um pouquinho mais: Estou planejando uma viagem curta com meu marido e 2 filhas (8 e 10) no comeco de Agosto. Nos nao moramos no Brasil e entao essa vai ser a primeira e unica experiencia da minha familia nas cidades historicas (eu ja fui). Vamos chegar em CNF, alugar um carro e ficaremos em Minas por 4 noites (4 dias e meio). Voce recomenda Congonhas/ Ouro Preto/ Mariana ou Congonhas/ Sao Joao del Rei/ Tiradentes? Eu estava pensando em visitar todas as cidades mas lendo esse seu otimo artigo vejo que vou ter que escolher… Ouro Preto fica mais perto de BH, mas pelo que eu me lembre, Mariana nao vale muito a pena. Sera que seria melhor ir pra Sao Joao del Rei/ Tiradentes? Minha familia nao vai querer se aprofundar em entender historia brasileira – sem falar Portugues fica dificil – mas eles vao gostar de ver um pouco de tudo, a parte artistica, a arquitetura, a historia, visitar uma mina e quem sabe fazer um passeio de cavalo ate uma cachoeira. O que voce recomendaria pra nos? Preciso decidir a(s) cidade(s) e depois o hotel. Queremos ficar num hotel de qualidade e sem barulho a noite. Sera que vale a pena ficar em hoteis um pouco mais afastados pra evitar barulho? Fica dificil chegar de carro nos centros historicos? Muito obrigada mesmo!

    1. Fábio Mendes Post author

      Oi, Marta. Obrigado pelo seu comentário!

      Pela proximidade, visitar Ouro Preto e Mariana fica mesmo mais cômodo que Tiradentes e São João del Rei, especialmente levando em conta que vocês terão menos de 5 dias para aproveitar tudo e ainda vão a Congonhas. De fato, Mariana tem menos prédios históricos que as outras cidades, mas mesmo assim é interessantíssima. Há dois passeios que, por si só, valem a visita. A primeira é o passeio de trem que liga esta cidade a Ouro Preto. O trem é ótimo e o cenário é lindo. A outra atração é a Mina da Passagem, onde era feita a extração do ouro. Hoje, é a maior mina aberta à visitação pública no mundo e dá até para passear no vagão usado para transportar o minério. O site deles têm informações em português e inglês. Segue o link: http://minasdapassagem.com.br/

      Quanto aos hotéis, há algumas opções fora da cidade que valem a pena, mas quando visitamos a região escolhemos estabelecimentos nos centros históricos e não tivemos problemas. E não há muitas restrições a carros nessas cidades, portanto dá para circular sem dificuldades. Espero ter ajudado. Abraços e uma ótima viagem!

      1. Marta Mendes

        Muito obrigada Fabio!!! Resolvido entao, vamos pra Ouro Preto! Adorei o link da Mina da Passagem, obrigada mesmo. Ontem a noite mostrei fotos de Ouro Perto pras minhas filhas e elas acharam super legal. Estou tentando decidir entre Pousada Chao de Minas (mais afastado) e Solar do Rosario. Uma alternativa seria ficar 2 dias em cada um: o positivo seria disfrutar de dois ambientes diferentes, e o negativo fazer e desfazer as malas – mas mae e pra isso, ne? 😉 Voce conhece esses dois hoteis? O Solar me parece muito caro, mas se as acomodacoes forem realmente superiores talvez valha a pena. Mais uma vez parabens pelo blog e obrigada por sua atencao.

        1. Fábio Mendes Post author

          Oi, Marta. Que legal, espero que aproveitem muito esta viagem!

          Sobre a hospedagem, ambos os locais têm boas referências, mas não os conhecemos profundamente, por isso recomendo que pesquise bastante. De qualquer forma, o que não falta são boas opções em Ouro Preto. Uma ótima viagem para vocês e obrigado pelos comentários!

  53. Marta Mendes

    Muito obrigada! E olha so, agora vi o post da sua esposa sobre Inhotim. Acho que vale a pena uma visita tambem! Vou mudar um pouquinho o roteiro e encaixar esse stop no ultimo dia. Esse seu blog maravilhoso vai ser minha inspiracao pra proximas viagem ao Brasil. Mais uma vez obrigada e boas viagens pra voce e sua linda familia! Voces se divertem e a gente aprende!

  54. Mikelly Barros

    Olá Fabio , amei seu artigo Parabéns.

    Moro no Paraná e gostaria muito de fazer uma viagem de carro até Minhas Gerais , o que vc me sugere ? tenho 7 dias …

    1. Fábio Mendes Post author

      Oim Mikelly. Obrigado pelo comentário!

      Em que lugar do Paraná você mora? Se for em Curitiba ou em cidade próxima, o que recomendo é seguir o mesmo roteiro de quem parte para São Paulo. Mas como você terá menos dias e um percurso maior para percorrer, sugiro que visite apenas 3 das cidades listadas. Congonhas dá para visitar em um bate-volta, não precisa dormir por lá. Daí, resta escolher outras duas cidades. Você pode optar por Tiradentes/São João del Rei ou Ouro Preto/Mariana. Assim você fica mais tempo em cada cidade e consegue aproveitar muito mais. Espero ter ajudado. Abraços!

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Celso. Saindo de Curitiba de carro, o melhor caminho é mesmo passando por São Paulo. Se quiser evitar a capital paulista de qualquer maneira, o que você pode fazer é acessar o Rodoanel, que contorna a Grande São Paulo, ou então seguir para o litoral paulista a partir do Vale do Ribeira. Mas nesse caso o percurso fica bem mais longo. Espero ter ajudado.

  55. Gustavo GOMES TORRES

    Olá Fábio!
    Parabéns pelas dicas e pela atenção !
    Esrou em um grupo de sete pessoas (4 adultos e 3 crianças).
    Temos seis dias saindo de BH e pretendemos alugar carro e dormir e se hospedar em dois hotéis neste periodo.
    Qual a sua sugestão de duaa cidades para hospedagem?
    Sobre o carro goataria de alugar um carro grande para todo o grupo, mas tenho receio do tamanho do carro atrapalhar a viagem, pela dificuldade de transitar e estacionar.
    Você sugere alugar dois carros menores?
    Obrigado e mais uma vez parabéns!!!

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Gustavo. Obrigado pelo comentário!
      Uma das cidades que recomendo para hospedagem é Ouro Preto, que fica coladinho a Mariana e de onde é possível fazer passeios bate-volta (inclusive de trem, vale muito a pena!). Para a segunda cidade, pode-se optar por Tiradentes ou São João Del Rei, pois ambas estão muito próximas uma da outra e também é possível fazer bate-volta (também aqui é possível fazer o percurso em trem turístico). Tiradentes é menor e mais charmosa. São João del Rei é um pouco mais movimentada, mas possui os maiores prédios históricos.

      Quanto aos veículos, realmente é mais difícil estacionar com um carro muito grande. Mas nas cidades maiores (Ouro Preto e São João del Rei) há ofertas de estacionamentos particulares que podem abrigar carros de maior porte. O que sugiro é que faça essa escolha de acordo com o local onde ficarem hospedados. Ao fazer as reservas, perguntem sobre o estacionamento, é sempre a melhor pedida nas cidades históricas. Espero ter ajudado. Abraços!

  56. Fernanada

    Olá, qual a sugestão para quem sai de Brasília e tem aproximadamente 10 dias para conhecer a estrada real? Gostaria de algo mais voltado para o público infanto juvenil, de 11 e 13 anos.

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Fernanda. Tenho uma dúvida: você iria de carro até Minas? Em caso positivo, recomendo pegar o Caminho dos Diamantes, que é o trecho mais ao norte da Estrada Real e que liga Diamantina até Ouro Preto. Além das muitas cidades históricas vocês também vão encontrar reservas naturais como a Serra do Cipó, do Espinhaço e o Santuário do Caraça, em Catas Altas. Vale muito a pena.

  57. Ana Beatriz

    Boa noite, Fábio,

    Primeiramente parabéns pelo post e pelas dicas ao responder os comentários! Você é muito atencioso.

    Assim como todos, gostaria de sua opinião para roteiro. Tenho 8 a 10 dias em julho, saindo de carro do interior de SP (Itatiba).
    A ideia inicial era ficar em Tiradentes- São João Del Rei (hospedar em 1 das duas cidades, e ir passear na outra)… uns 3 dias. Depois, Ouro Preto-Mariana (idem) também uns 3 dias. Mas só tenho essa ideia. Não sei onde “encaixar” as outras cidades, e se há alguma que posso ver “no caminho”. Gostaria muito de Inhotim / Brumadinho ( são meio que o mesmo local?), e Lagoa Dourada (pelo tal rocambole legítimo rs). Mas ainda tem Sabará, Congonhas, Bichinho, Entre Rios… é muita cidade!! É pra quem não conhece, não tem como “priorizar” uma ou outra, estou perdida!!
    Qual sua opinião?

    Muito obrigada!!!

    1. Fábio Mendes Post author

      Olá, Ana. Obrigado pelos elogios! 😀

      Gostei do seu esquema inicial para as quatro principais cidades. Acho que dá para aproveitar bem sem muita correira. Vamos aos dias e cidades que restam:

      Bichinho é o lugar mais tranquilo de conhecer. Como é um distrito pequeno e colado a Tiradentes, dá pra visitar quando for a essa cidade.

      Congonhas é uma cidade que merece uma visita mais tranquila, mesmo que vocês não pernoitem por lá. Uma sugestão é aproveitar o dia em que estiverem deixando Tiradentes/São João Del Rei e rumo a Ouro Preto/Mariana. Saindo bem cedo, dá pra chegar em Congonhas ainda pela manhã, aproveitar o dia por lá e depois seguir a próxima cidade-base.

      Agora, se vocês quiserem muito ir a Entre Rios de Minas e Lagoa Dourada, uma opção é sair de Tiradentes/São João Del Rei, dar uma passadinha nessas duas cidades e fechar o dia em Congonhas. No dia seguinte, conhecer a cidade e no final da tarde seguir para Ouro Preto/Mariana

      Quanto a Sabará e Inhotim, será preciso pesar alguns prós e contras. Esses dois destinos estão próximos de Belo Horizonte, portanto você teria de pegar mais estrada e perder um pouco mais de tempo (lembre-se: é trânsito de região metropolitana, muito pesado). Ambos os destinos valem muito a pena, mas como você tem poucos dias sobressalentes, é melhor escolher: ou vai para esses dois destinos ou escolhe Entre Rios e Lagoa Dourada. Espero ter ajudado. Tenha uma ótima viagem!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial