De bonde pelo centro histórico de Santos: curta um passeio bem bacana e baratinho

bonde centro histórico

Bonde percorre várias vias do centro histórico de Santos

Quem visita Santos tem a oportunidade de conhecer o centro histórico de forma inusitada: de bonde. Este tipo de transporte saiu de circulação completamente em 1971. A cidade fez o restauro de alguns veículos, em parceria com o Rio de Janeiro, que conta com os bondes do bairro Santa Tereza, e instalou linhas aéreas e trilhos em parte da cidade, para retornar aos áureos tempo.

O passeio nostálgico é curto, tem cerca de cinco quilômetros e dura pouco mais de 15 minutos. O bonde é conduzido pelas ruas do centro histórico a vagarosos 20 km/h. Um guia turístico acompanha todo o percurso e fala sobre a história da região. E, antes de embarcar, você pode conversar com um ex-condutor do bonde, que faz parte de um projeto da Prefeitura chamado Vovô Sabe Tudo.

Para passear no bonde, o ingresso custa R$ 5. Com o ingresso, o visitante pode desembarcar em alguns pontos de interesse e embarcar novamente no próximo bonde. São eles: Outeiro de Santa Catarina, marco da fundação da Vila de Santos, e no Palácio Saturnino de Brito, sede da Sabesp – deste ponto também é possível chegar ao Complexo Turístico do Monte Serrat, em cujo topo se tem uma visão panorâmica da cidade.

O passeio é indicado para crianças, que adoram andar de “trenzinho” e ver o mundo sob um novo ângulo. Só é necessário cuidado para que as crianças não fiquem na ponta nos bondes totalmente abertos. Alguns são fechados na parte inferior.

Serviço:

Bonde Centro Histórico de Santos
Onde: Saídas da Praça Mauá, a cada meia hora.
Quando: De terça a domingo, das 11h às 17h.
Quanto: R$ 5 (com direito a três descidas e retornos)
Mais Informações: (13) 3201-8000, Disk Tour 0800 17 38 87

TEXTO E FOTOS: ÉRICA FRANÇA

Leia mais:

Museu do Mar e Museu Marítimo

Aquário Municipal

Pinacoteca Benedito Calixto

Orquidário

14 thoughts on “De bonde pelo centro histórico de Santos: curta um passeio bem bacana e baratinho

    1. Fábio Mendes

      Santos é uma das cidades que as pessoas sempre pensam em morar. E não é pra menos: ela tem boa infraestrutura e tem ótimos passeios também. Abraços!!

  1. Erica Oliveira

    Eu já fiz esse passeio e mesmo não sendo criança parecia uma rsrs é uma delicia, quase uma volta no tempo. Acho que é um passeio que muitas pessoas não pensam em fazer e não fazem a minima ideia do que estão perdendo 🙂

    1. Fábio Mendes

      Eu penso exatamente assim, é uma viagem no tempo. E Santos é uma cidade com prédios históricos muito interessantes, tem importante papel no Brasil do início do século 20. O passeio é delicioso!

  2. Ana Carolina

    Nossa que legal, adorei o fato de poder descer até três vezes sem precisar pagar a mais por isso. Deve ser um passeio muito interessante!

    Abraços

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial