7 passeios para fazer a partir de São Paulo

Se você mora em São Paulo e está buscando um destino próximo para um bate-volta com as crianças, este post vai te ajudar. Nele, elencamos 7 destinos para um bate-volta a partir da capital. Todas as cidades são agradáveis e super receptivas a crianças, com atrações diversas. Confira o post abaixo e aproveite para deixar nos comentários a sua dica de passeio bate-volta com crianças a partir de São Paulo.

Guararema

bate volta sp

A cidade de Guararema tem muito verde e clima agradável

Esta bucólica cidade, a cerca de 75 quilômetros de São Paulo, fica entre Mogi das Cruzes e Jacareí. Pequena e pacata, é cheia de verde e espaços que agradam muito as famílias. Entre as principais atrações, estão a Ilha Grande, a Praça Pau D´Alho, o Parque da Pedra Montada e a Estação Literária, todas ótimas para crianças e gratuitas. Outra grande atração da cidade é o passeio de maria-fumaça, do centro do município até o charmoso distrito de Luís Carlos, onde os visitantes podem almoçar, tomar um sorvete e visitar lojas de artesanato.

Socorro

bate volta sp

Esportes de aventura e belos cenários são rotina em Socorro

A bela cidade de Socorro fica no Circuito das Águas Paulista, a cerca de 130 km da capital, e também é cheia de atrações para famílias. Aqui, adultos e crianças podem praticar esportes radicais e em meio à natureza, como arvorismo, tirolesa, caiaque, stand-up paddle e rafting em parques como o Campo dos Sonhos e o Parque Monjolinho. Nestes e em outros locais, também dá para andar de cavalo, de charrete, pedalinho e até mesmo pescar para relaxar ainda mais. Outra atração do município é a Gruta dos Anjos, uma grande caverna que pode ser explorada de pedalinho. As crianças simplesmente não se cansam das atrações de Socorro.

Atibaia

A cidade de Atibaia também é um município próximo de São Paulo (70 km) que guarda um ar interiorano e, por isso, é uma ótima pedida para um descanso no meio da semana e um bate-volta. Uma das principais atrações é seu Parque Ecológico. No mês de setembro, a cidade também recebe a Festa de Flores e Morangos e se torna ainda mais atrativa para as famílias com crianças. Ao longo do dia, além das flores e muitos quitutes preparados com o morango, os visitantes podem conferir apresentações musicais, teatrais e contações de histórias infantis.

Em Itatiba, ao lado de Atibaia, uma opção para as famílias é o Zooparque, o maior zoológico particular do Brasil. São 500 mil metros quadrados de área verde, com belas paisagens e trilhas.

Campos do Jordão

bate volta sp

Campos do Jordão é agradável o ano inteiro, não só no inverno

Campos do Jordão, a 170 km de São Paulo, é um hit no inverno, mas fora de temporada, a cidade não perde seu charme e se revela sem os inconvenientes congestionamentos. Além do Capivari, onde estão restaurantes, bares e hotéis, a cidade oferece uma diversidade de atrações para as famílias com filhos, como o Parque Tarundu. Próximo à Feira de Malhas, ainda há pedalinhos e o teleférico para o Morro do Elefante.

A partir do centro, é possível fazer passeios de bondinho turístico e de trem. Uma das opções é um passeio da Estação Emílio Ribas, no Capivari, até a entrada da cidade. Há também possibilidade de seguir de trem até a vizinha Santo Antônio do Pinhal.

E uma atração imperdível para quem está com crianças é o Horto de Campos de Jordão, um espaço verde maravilhoso, com cachoeiras, espaço para piqueniques, muito verde, passeio de bicicleta, arvorismo, passeios de trenzinho e parquinho infantil.

Santos

bate volta sp

O passeio de bonde é uma das opções fora da praia em Santos

A cidade litorânea está a apenas 70 quilômetros da capital e o acesso via rodovia dos Imigrantes é super tranquilo, especialmente fora de temporada, sem os engarrafamentos. Em Santos, há muitas opções para quem vai com as crianças, além das praias. Os pequenos amam o Aquário Municipal, o Orquidário, o Parque Emissário e o Museu da Pesca, todos na beira-mar. No centro da cidade, também dá para fazer um passeio de bonde e conhecer o Museu do Futebol. Mesmo se o dia não der praia, Santos é uma ótima pedida para um bate-volta com as crianças.

Embu das Artes

bate volta sp

A Cidade das Abelhas é uma das atrações de Embu das Artes

Embu das Artes fica a cerca de 30 quilômetros de São Paulo. Aos sábados, domingos e feriados, as ruas do centro histórico recebem a tradicional feira de artesanato. São centenas de barracas com muito artesanato, pinturas, esculturas, porcelanas, bijuterias, vestuários, objetos de decoração. Há também a Feira do Verde, com plantas e flores ornamentais.

Embu também conta com uma ótima atração para as crianças, a Cidade das Abelhas. O apiário tem palestra educativa, visita a colmeias e muita diversão para os pequenos – há grandes escorregadores, arvorismo, labirinto, uma abelha gigante para ser explorada pelos pequenos, entre outras atrações.

Separe um dia para a Cidade das Abelhas, se você estiver com as crianças. Ou chegue cedo para dar tempo de passar na feira de artes antes de voltar a São Paulo, se for o caso.

Itu

A praça central da cidade conta com um orelhão gigante, que faz a fama de Itu como a cidade dos exageros. O semáforo gigante, o orelhão e outras atrações do gênero fazem a alegria da criançada passeando pelo centro da cidade.

Mas Itu conta com mais atrações para as famílias, especialmente em sua área rural. São famosos o Parque Maeda e o Parque Varvito.

O primeiro é um complexo de lazer, com pesqueiro e pousada. No pesqueiro, há restaurante, passeios de trem, cavalo, pôneis, playground, piscinas e esportes radicais.

O parque funciona diariamente e funciona com comandas individuais. Cada atividade é paga à parte.

O Parque do Varvito é um monumento geológico. Varvito é o nome da rocha sedimentar formada por sucessão de lâminas e camadas. É possível visitar o parque, acompanhando suas trilhas e lendo as explicações sobre as rochas. O local também conta com lagos, grutas e playground. Funciona de terça a domingo, das 8 às 17h. A entrada é gratuita.

viagem-com-criancas

 

16 thoughts on “7 passeios para fazer a partir de São Paulo

  1. Helana Ohara

    Embu das artes tenho vontade de conhecer ♥ Tinha uma amiga que ia muito lá.
    Itu já fui e achei a cidade divertida por causa das cosias grandes e tudo mais.

  2. Lucimar da Silva Moreira

    Que destinos maravilhosos para se conhecer, ótimos os lugares para passear com a família. Quem mora aí em São Paulo não pode deixar de conhecer esses lugares encantadores, adorei as dicas é sempre bom ficar informada abraços.

  3. Paty Souza

    Oi, tudo bem?
    Não conheço SP, mas as dicas muito bacanas pra quem é da área e não ir muito longe. Ótima forma de explorar cada cantinho do estado.
    Fiquei encantada com Guararema, por conta de tanto verde, muito lindo.

  4. Di Monteiro

    Um lugar que sempre falo que vou e acaba dando errado em visitar é Embu. Morro de vontade de visitar as feirinhas de artesanato, as casinhas que vendem também artesanato e bijus, os artistas de rua. Não morro sem ir para lá! E olha que é pertinho de SP. Adorei as indicações. Tão perto e nós, paulistanos, demoramos tanto para visitar. É uma pena…

    Bjs!

  5. Erica Oliveira

    Confesso que a melhor parte de morar em SP é essa facilidade de viisitar outras cidades com cara bem de interior mesmo ficando a poucos quilometros. Vou mais para Atibaia já que temos uma chacara lá, mas também amo os outros lugares citados. Fui muito para cAmpos na epoca que eu tocava violino, no festival de inverno, hoje faz tempo que não vou. Todos os locais são lindos e valem muito a pena conhecer.

  6. Alice Martins

    Oi Érica, tudo bem?

    Eu fiquei impressionada com os lugares que você mostrou no post, alguns ainda não tinha ouvido falar, então se tornaram uma ótima opção. Guararema é um ligar simplesmente fabuloso, já quero fazer as malas e ir correndo para essa cidade, pois ela transmite uma grande sensação de conforto e estabilidade. Campos do Jordão é outro lugar lindo e que já tive o prazer de conhecer quando era pequena, mesmo não tendo muitas lembranças haha
    Adorei o post!

    Beijos!

  7. Aline Ribeiro

    Amei! Tenho crianças e sempre pesquiso lugares para leva-los. Confesso que tenho muita vontade de conhecer Atibaia, nunca fui mas pelas fotos, achei bem acolhedor. Pretendo visitar Guararema final do ano, nas férias.

  8. Erika Monteiro

    Oie, tudo bem? Omg! Falou em viagens, passeios, já fico toda contente rs Amo dicas de lugares que ainda não conheço. Da sua listinha tenho muita vontade de conhecer e fotografar Campos do Jordão, a cidade é simplesmente incrível. Mas agora fiquei apaixonada também por Guararema, o que a gente faz? Ganha na loteria haha Beijos, Érika =^.^=

  9. Rafael

    Apesar de não ser de Sampa, conheço alguns desses “bate volta” e achei o máximo para distração e está em volta da natureza, são lugares bonitos com certeza e que vão deixar a família ou quem for satisfeitos em ter conhecido

    Abraços
    Rafael

  10. Ana Paula

    Dicas excelentes.
    Só lugar bacana.
    Daí eu só não fui pra Socorro e pra Campo do Jordão, acredita?
    Sou louca pra conhecer.. uma hora eu vou!

  11. Alexia

    Ja visitei Campos do Jordão quando era pequena e posso afirmar em primeira mão que é incrivel para crianças kkkkkkk

    Todas suas dicas sao otimas e valem a pena, levarei meu filho na proxima vez que for visitar SP. Dicas anotadas! Bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial