Para gostar de Santos III: Aquário Municipal

Um dos parques municipais de maior visitação do Estado de São Paulo, o Aquário Municipal de Santos é também um passeio obrigatório para a criançada. Visitando o local é possível perceber o quanto os pequenos se divertem ao se sentirem dentro do filme Procurando Nemo.

aquário municipal

Anderson Bianchi/Prefeitura Municipal de Santos

Os moradores do Aquário Municipal ficam divididos em tanques: o oceânico, o amazônico, o das tartarugas e o dos pinguins, aqueles fofos. E há ainda o espaço reservado à estrela maior do aquário, o lobo marinho.

Por toda a fama do Aquário Municipal, eu o imaginava um pouco maior. Mas a visita não chegou a ser frustrante, pelo contrário. Foi divertida e valiosa. Os arredores também convidam para uma caminhada em um dia de sol. Se você se render ao ócio por ali mesmo, vai aproveitar bem o dia, certamente.

Aquário Municipal

Re Sarmento/Prefeitura Municipal de Santos

Aquário Municipal

Rogério Bomfim/Prefeitura Municipal de Santos

Ao entrar no Aquário Municipal, há uma pequena sala (um cineminha) com informações sobre o espaço e sobre as espécies. Seguindo por um comprido corredor, é possível ver as diversas espécies de peixes e crustáceos em seus tanques.

Mais ao final, estão os pinguins e o lobo marinho. Na saída do aquário, há uma loja de souvenirs para criança nenhuma botar defeito. O difícil são os pais conseguirem convencer os pequenos a sair sem nenhuma pelúcia de peixe, tartaruga ou pinguim.

Aquário Municipal

Rogério Bomfim/Prefeitura Municipal de Santos

Deck do Pescador
Saindo do Aquário Municipal, as crianças podem querer aproveitar o espaço da praça em frente para correr, brincar, comer pipoca ou algodão doce. Voltando um pouco na avenida, está o trecho final da praia. Se o dia estiver ensolarado, aproveite para um mergulho. É desta região que saem os passeios de escuna.

E, à direita, seguindo a mureta do mar, onde já não há mais praia, siga menos de dois quarteirões e chegue ao Deck do Pescador. A entrada é gratuita e o deck conta com bancos e um pequeno café. Aprecie o mar, observe os pescadores e curta a leseira de um sábado ou domingo de sol. Se for temporada de navios, o deck deve estar mais cheio. Procure um lugarzinho para ver de perto a passagem dos transatlânticos.

Aquário Municipal

Candido Gonzalez/Prefeitura Municipal de Santos

Serviço:
O aquário fica na avenida Bartolomeu de Gusmão s/n, na Ponta da Praia. Aberto de terça a sexta-eira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 20h. O ingresso custa R$ 5. Menores de 12 e maiores de 60 anos não pagam pela visita.

TEXTO: ÉRICA FRANÇA

Leia também:

Pinacoteca Municipal Benedito Calixto

Orquidário Municipal

Bonde no Centro Histórico de Santos

Museu do Mar e Museu Marítimo

Museu do Café

Zoológico de São Vicente

Acqua Mundo, no Guarujá
Receba os posts do Viajante em Tempo Integral por e-mail

One thought on “Para gostar de Santos III: Aquário Municipal

  1. Fábio Mendes

    A orla e o estuário de Santos são ótimos para o ócio e alguns passeios interessantes. Vale a pena conhecer. Ótimo texto!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial