5 dicas para curtir as férias com as crianças

12291242_940743985974056_5355250536054048089_o

Bem-vindos à temporada de Férias. um grupo de blogueiras uniu-se com o objetivo de compartilhar suas experiências, informações, dicas e muito mais para enriquecer as possibilidades para esta época do ano.

Nesta época do ano, com a chegada das férias, muitas são as mães que dizem: o que vou fazer com as crianças dentro de casa?

Eu confesso que sou uma destas mães. Amo a companhia da minha filha, mas quando penso naquele tanto de energia e no tamanho do apartamento onde moro, fico tensa.

Com o passar do tempo, fui desenvolvendo algumas estratégias para passarmos o tempo juntas e curtirmos as férias, mesmo quando não é possível fazer nenhuma viagem. E o principal: sem deixá-la o dia todo na frente da televisão.

E, neste post, vou falar de 5 estratégias para te inspirar a passar bons momentos com os filhos durante estas férias. Se você preferir, dou estas dicas em formato de vídeo!

1 – Piquenique no parque

IMG_20150808_100457359_HDR

É bem provável que na cidade em que você mora haja um parque, ou dois, ou vários parques. Este é um dos meus programas preferidos com a minha filha. E, durante as férias, sem compromissos e horários, a ida ao parque pode se estender.

A ideia é levar algumas comidinhas, frutas, sucos, uma canga e armar o piquenique. Vale levar brinquedos, bicicleta, bola e deixar a criança interagir com outras crianças, ter contato com a natureza e brincar até se cansar.

No Vale do Paraíba (SP), onde moro, há muitos parques para este tipo de passeio.NESTE POST, fiz uma seleção de lugares do Vale do Paraíba para ir com crianças.

2 – Ida à livraria e cinema

Livraria Cultura, no Conjunto Nacional

Livraria Cultura, no Conjunto Nacional em São Paulo

Minha filha é super fã de livros. Adora ir à seção infantil da livraria e ficar folheando livros, descobrindo novas histórias. Acabo sempre lendo histórias para ela e, muitas vezes, me vejo cercada de crianças. E isso é ótimo. É importante que as crianças, desde pequenas, tenham contato com livros, de diferentes tamanhos, formatos e texturas. Assim, o livro e a leitura serão constantes em suas vidas.

Muitas livrarias ficam dentro de shoppings. E, eventualmente, dá para aproveitar o passeio e ir ao cinema com a criança, assistir a algum desenho ou filme infantil. É um programa que geralmente é um sucesso.

3 – Programação cultural da cidade

IMG_20150927_165323774_HDR

Mesmo cidades menores contam com uma programação cultural – pode ser que haja shows, exibição de filmes, apresentações teatrais. Nos meses de férias, geralmente a programação cultural das cidades é adaptada justamente para garantir atividades às crianças e adolescentes que não estão em época de aulas.

Vale a pena entrar no site da sua cidade, se informar na Prefeitura, verificar o que há de atrações culturais neste período. Você pode se surpreender com atrações gratuitas e de grande qualidade.

Dica: Para quem é de São Paulo ou gosta de visitar a cidade, o site Catraquinha Livre sempre traz novidades sobre atrações culturais para crianças.

4 – Programação cultural das unidades do Sesc

sesc_crianca

Se na sua cidade tem uma unidade do Sesc, você certamente terá programação bacana para as crianças. Algumas unidades contam com brinquedoteca e a maioria delas têm atividades específicas para os pequenos, especialmente no período de férias.

Há oficinas de massinha, de culinária, apresentações teatrais, circenses, mostras de cinema, entre tantas outras atividades. A maioria dela costuma ser gratuita.

Descubra o Sesc mais próximo de você e cheque AQUI a programação.

5 – Brincadeiras dentro de casa

IMG_20150714_135450035

Claro que mesmo passeando e descobrindo a cidade que você mora, eventualmente você passará o dia em casa. Não se desespere nem fique estressada. É importante deixar tempo e espaço para a criança descansar, sem necessariamente enchê-la de atividades.

Com bom humor e um pouco de criatividade, é possível ter um dia muito divertido dentro de casa, com brincadeiras e descobertas.

Você pode ir à cozinha com seu filho, para preparar um pão, uma salada de frutas, uma vitamina. Atente-se à idade da criança, para saber se ela pode ou não manusear a faca. E não as deixe irem ao fogão.

Vocês podem fazer juntos uma massinha caseira. Ou forrar a parede de papel e cartolina e caprichar na arte, com colagem, pintura a guache, pintura a dedo.

Encha bexigas e faça competições. Pinte carinhas nas bexigas.

O importante é deixar a imaginação livre. As crianças sabem fazer isso muito bem. Deixe que elas te inspirem neste processo. Tenham todos ótimas férias!

Eu quero saber qual a sua atividade preferida para fazer nas férias com as crianças.Me conta na Caixa de Comentários?

Um beijo,

Érica França

————————————————————————————————————————

Veja os outros posts com dicas para as Férias

 

:: Carregando Malinhas, Aline Figueiredo

Férias na estrada: dicas para road trip com crianças

 

:: Comendo Chucrute e Salsicha, Poliana Fabiula Cardozo

Eletrônicos para Curtir as Férias

 

:: Criando Filhos pelo Mundo e para o Mundo, Liliane Arend

10 Regrinhas de Etiqueta para se usar na Imigração

 

:: Desempilhados, Tati Rosa Domingues

Férias com os amigos animais

 

:: E aí, Férias! Camila Faria

Férias chegando! Dicas para evitar perrengue na sua viagem

 

:: Malas & malinhas – Bárbara Calmeto

Dicas para aproveitar as férias com crianças

 

:: Maria Aqui e Ali, Renata Salas Collazo

Colônia de Férias (Summer Camps)

 

:: Nat’s Corner, Nathalia Depolo

Essenciais de Férias: 10 Coisas Que Não Ficam de Fora da Minha Mala

 

:: Passeiorama, Guaciara Rhein

4 dicas de passeio em São Paulo – temporada de férias

 

:: Quebrei a Bussola, Julia Igreja

Dicas para economizar nas férias!

 

Asas pra que te quero, Carla Araújo

Passo a passo para planejar a própria viagem

 

Viagem com Crianças (9)

  

32 thoughts on “5 dicas para curtir as férias com as crianças

  1. Pingback: Eletrônicos para curtir as férias - Comendo Chucrute & Salsicha

  2. Pingback: Pacote de viagem pra que te quero! Passo a passo para planejar a própria viagem | Asas, pra que te quero!

  3. Pingback: Férias na estrada: dicas para road-trip com crianças

  4. Nathalia Depolo

    Adoro programas culturais, como assistir peças ou visitar alguma exposição. Já meu marido nunca se interessa por nada disso. E acredito piamente que isto vem da criação – por isso é tão importante introduzir aos nossos filhos, ainda pequenos, estas opções como algo relacionado ao lazer. Ótimas dicas!

    1. Érica França Post author

      Concordo, Nathalia. Percebo a empolgação da pequena com os livros. E isso vem de a gente colocá-la em contato com este mundo!

  5. Aline Figueiredo

    Nossas atividades preferidas são piqueniques, cinemas e livrarias. A brincadeira dentro de casa tem prazo de validade, pra mim e para elas! Vamos torcer pela nossa sanidade até o fim das férias não é?!rs Beijos

    1. Érica França Post author

      Isso mesmo, Liliane. A gente até quer ficar na estrada o tempo inteiro, mas não dá, rs. Mas dá para passear e se divertir mesmo estando em casa.

  6. Henriqueta

    Ótimas dicas ! Adorei! As crianças adoram fazer piqueniques no parque e é muito importante estimular as atividades culturais. E o importante mesmo é estarmos junto delas para compartilharmos as emoções e aprendizados. beijos

  7. Julia Igreja

    Adorei as dicas! Piqueniques no parque são tudo e ainda rendem umas fotos lindas das crianças! Passeios culturais e livrarias são super importantes – e acho que os meus favoritos!
    O importante é todo mundo curtir né? Dicas anotadas! 🙂

    1. Érica França Post author

      A Livraria Cultura é tudo de bom! Eu adoro lá e a Carol também. Dá para passar horas né? Que bom que também é um bom passeio pra fazer com os bichinhos!

  8. Guaciara

    Muito bacana seu post!! Esse fim de semana por sinal fizemos um picnic e foi demais!!! Eles adoram, né! Meu filho brincou muito. Me tira uma dúvida, porque não tem o item 3? Hahaha, bjsss

  9. Carla

    Lendo o seu artigo, me lembrei do quanto eu adorava fazer bolo com a minha mãe nas férias! Acabava sendo uma grande brincadeira! Acho que fazer receitinhas com as crianças deve ser uma boa opção para divertir os pequenos!

    1. Érica França Post author

      Que bacana, Carla. Minha filha adora ir à cozinha, mas o dia a dia é corrido. Nas férias, dá para fazer disso um programão! 🙂

    1. Fábio Mendes

      Essa é uma das vantagens do post, Carla. Ele também se aplica aos adultos, com ou sem criança. Quem não gosta de piquenique?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial