4 razões para viajar com as crianças

4 razões para viajar com crianças!

Você é daquelas pessoas que pensam que quando tiver filhos vai ter de parar de viajar? Ou você tem filhos e acha que é difícil e complicado viajar com crianças e conseguir se divertir? Antes de viajar, você pensa em toda a estrutura que o destino oferece para as crianças? Se você respondeu a sim a qualquer uma destas perguntas, este texto é para você. E o objetivo deste texto é derrubar mitos em relação a viagens com crianças.

Quero te contar neste post:

Que existem muitos casais que continuam viajando após o nascimento dos filhos;
– Que é possível fazer viagens descomplicadas e divertidas com as crianças;
– Que você pode visitar qualquer lugar do mundo com seus filhos e não precisa se limitar aos lugares “adequados”;
– Quais são as minhas 4 razões para viajar com minha filha

É possível viajar mesmo após o nascimento dos filhos

VIAGEM_CAROL

Existem inúmeros casais que amam viajar e que, quando os filhos nascem, adaptam o tipo de viagem, mas continuam visitando lugares novos e explorando novos destinos com os filhos a tiracolo.

Eles acreditam (e eu faço parte desta turma) que temos de respeitar nossos valores de vida e transferi-los a nossos filhos e que viajar com crianças faz parte disso. Se nossos valores são conhecer novas culturas, expandir os horizontes, vivenciar novas experiências, respeitar as diferenças, temos de passar isso a nossos filhos.

 

Quer assistir a palestras gratuitas destes viajantes- Inscreva-se no Ciclo de Palestras Crescendo em Viagens!

É possível fazer viagens descomplicadas com crianças

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Tendemos a pensar que uma viagem com os filhos é complicada, difícil de planejar e pode ser estressante, já que as crianças têm tanta energia.

Mas as viagens em família não precisam ser assim. Envolva seus filhos no preparativo das viagens, mostrando-lhes em um mapa ou globo o local que vocês vão visitar. Dê a eles guias de viagem coloridos, com desenhos e que mostre as principais atrações daquele lugar.

Planeje a viagem com cuidado. Leve objetos que remetam à casa, para que ele não estranhe o processo.

E, no local novo, mescle as atrações visitadas. Além das atrações para os adultos, coloque também atrações para as crianças, como livrarias infantis, zoológicos, parques, museus interativos.

Veja mais dicas de como organizar uma viagem com as crianças

É possível visitar lugares diferentes com as crianças

Nós mães e pais sempre cuidamos de nossos filhos, queremos evitar problemas e situações de risco e analisamos sempre um local antes de visitá-lo.

Mas não é preciso viajar apenas para um lugar com recreação, parque temático ou parque aquático. As cidades e destinos – mesmo não considerados “adequados” às crianças – sempre têm uma atração que vai interessar a seu filho. Pode ser uma pracinha, um lago, uma livraria, uma sorveteria. As crianças se divertem com coisas simples, pequenas. E têm uma imaginação muito fértil: uma igreja pode virar um castelo; um passeio por ruínas ou em meio à natureza pode se tornar uma grande aventura. Dê asas à imaginação e não se limite a viagens que sejam “adequadas” às crianças.

Vá saindo aos poucos da zona de conforto até você perceber por si próprio que é possível ir para qualquer lugar com as crianças.

Abaixo, quero dividir com você as minhas 4 razões para viajar com minha filha e que acho que podem ser as 4 razões para as famílias viajarem com as crianças.

# 1 Fortalecimento do vínculo familiar

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Quando viajamos, temos mais tempo livre e de qualidade com nossa família. Sem termos todas as atribuições do dia a dia, seja com trabalho, casa, entre tantas outras tarefas, temos mais tempo, energia e disposição para ficar com nossos filhos.

E este tempo de qualidade é importante para o desenvolvimento das crianças. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e o Instituto Datafolha mostra que 71% das 1.525 crianças ouvidas se sentem tristes e muito tristes é quando ficam longe de suas famílias.

O núcleo familiar proporciona sensações de alegria e prazer para as crianças. Este convívio é decisivo para seu desenvolvimento emocional e cognitivo.

Oitenta e sete por cento das crianças entrevistadas se definiram como alegres e muito alegres quando estão na mesa com a família, quando pensam na mãe ou brincam com os irmãos.

Então, em uma viagem temos muitas chances de fortalecer este vínculo e contato familiar

# 2 As crianças aprendem na prática sobre temas diversos

 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O que é melhor na sua opinião? Ver a foto de um animal no livro ou vê-lo de verdade em seu habitat? Ouvir falar sobre Roma antiga ou visitar o Coliseu e entender mais como funcionava a política na época? Ver a foto de um sorvete e ouvir dizer que ele é gelado ou, de fato, experimentar o sorvete? Quando experimentamos alguma coisa, aprendemos melhor. E não é isso que queremos para nossos filhos?

# 3 Crianças (e adultos) desenvolvem tolerância e respeito às diferenças

 

carol mapa

Sempre dizemos que queremos criar crianças educadas, que aceitam as diferenças, sejam tolerantes, respeitem o próximo. Queremos que nosso filho respeite o idoso, o diferente, o meio ambiente. As viagens são grandes mestres nestes ensinamentos. Se criarmos nossos filhos em uma bolha, em que eles não têm contato com o diferente, eles não conseguirão respeitar o que não conhecem. Se dissermos a ele – respeite o meio ambiente – mas não deixá-lo mergulhar em uma cachoeira, pode ser que ele não desenvolva o amor necessário à natureza para querer protegê-la.

Quando viajamos, nos deparamos com pessoas e culturas muito diversas da nossa e percebemos como nossa opinião e modo de viver são apenas um dentre tantos que existem. Isso ensina a tolerância.

# 4 Todos aprendem habilidades para a vida

 

catavento_dentro

Durante as viagens, somos testados de diversas formas e aprendemos muito com estes testes e desafios. Aprendemos a lidar com o diferente, com o imprevisto, com o não-planejado. Desenvolvemos tolerância, paciência, jogo de cintura, atenção, foco, criatividade. São habilidades que as crianças levarão para a vida e as ajudarão em muitos desafios.

Conclusão:

É possível continuar viajando mesmo após o nascimento das crianças;É possível fazer uma viagem em família descomplicada e divertida;É possível visitar lugares que não sejam necessariamente “adequados” a crianças.

Espero que você tenham gostado. Se quiser saber mais sobre o tema Viagens com Crianças, se inscreva no Ciclo de Palestras sobre Viagens com Crianças Crescendo em Viagens AQUI. Inspire-se com histórias de famílias que rodam o mundo e aprenda ferramentas para viajar com economia com os maiores especialistas de viagem.

ÉRICA FRANÇA

12 thoughts on “4 razões para viajar com as crianças

  1. Guaciara

    Eu acredito que viajar faz muito bem e ensina demais as crianças. Eu sempre fui uma criança boazinha, de acordo com a minha mãe, sempre aproveitei muito as viagens, curtia mesmo, fazia amizade com a excursão toda. Meu irmão já não curtia tanto como eu e meu filho só curte se tem parque ou se o pai tá junto. Uma pena, porque acho que viajar é a melhor escola: novas culturas, pessoas, comidas, aprender na prática! Bjs!

  2. Melissa Lima

    Dá trabalho? Dá! Muito. Mas eu sempre levei e sempre vou levar a minha. Parece que se ela não vai, falta alguma coisa! Eu ainda só não tive coragem de levá-la a Europa, pois sempre vamos em ritmos frenéticos e andamos MUITO. Mas , do ano que vem não passa! É a melhor herança que posso deixar pra ela! Beijos, ótimo texto.

    1. Érica França Post author

      Mel, dá trabalho, mas eu não vejo como um trabalho maior do que a gente já tem em casa, sabe…e creio que os cuidados que devemos ter são os que temos em casa também. Leva sim sua filhota, vai dar tudo certo. Se precisar de alguma dica, é só avisar! Beijos.

  3. Nini Ferrari

    Que fotos de família mais lindas!! Eu ainda não tenho filhos, e imagino que viajar com crianças deve ser bem diferente, porém as recordações devem ser ainda mais incríveis!!!

  4. Nathalia Peixoto de Oliveira Depolo

    Não sei se é porque eu viajo desde muito pequena, mas eu acho que viajar e ver o mundo contribui muito para a formação das crianças como pessoas.
    Eu acredito que, quem tem condições para proporcionar isso aos seus filhos, não só pode levá-los consigo em viagens, como deve!

  5. Gisele Prosdocimi

    Pôxa, devia ter lido este post há 21 anos atrás quando nosso filho Victor nasceu. A gente pensava tanto no conforto dele, no silêncio dos ambientes, na comidinha quentinha e fresca, no bercinho macio de nossa casa. Hoje ele é um apaixonado por viagens como a mãe e o pai, mesmo a gente ficando alguns anos sem viajar com ele, esperando que crescesse um pouco mais. E eu vejo que poderíamos sim ter aproveitado muito mais, ótimas dicas.

    1. Érica França Post author

      Que bom que pensa isso, Gisele. Obrigada pela visita! De fato, a gente toma cuidados, mas é bom demais sair com os pequenos por aí.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial